O que é o Mundo VUCA? Como Preparar sua Empresa Para Ele?

O conceito de mundo VUCA se remete às mudanças que tem acontecido e que podem transformar a nossa realidade, a mais recente, a pandemia do coronavírus trouxe uma série de alterações no modo de vida das pessoas e também nas organizações.

VUCA é um acrônimo criado pelo exército dos EUA nos anos 1990 após a Guerra Fria com a finalidade de descrever os confrontos que poderiam surgir. No entanto, também é muito utilizado nas empresas.

É nesse momento que você tem que se adaptar e encontrar soluções para que seu negócio se mantenha prosperando. Neste artigo você vai entender o que é o mundo VUCA, quais habilidades são necessárias para enfrentá-lo e como você pode preparar sua empresa para ele.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é o mundo VUCA?

VUCA na verdade é uma sigla que representa quatro palavras em inglês Volatility Uncertainty Complexity Ambiguity, essas palavras em português querem dizer respectivamente Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Elas fazem referência ao mundo que vivemos, o qual é rodeado de mudanças e incertezas. Foi o U.S. Army War College que utilizou esse termo para explicar a realidade após a Guerra Fria nos anos 1990. Dessa forma pode realizar planos de contingência para saber como atuar segundo a situação.

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman retratou no ano de 1992 o mundo VUCA como “modernidade líquida”, em que nada é fixo, tudo pode se transformar de um momento para o outro, assim nós seres humanos temos que mudar também.

Em 2001 após o atentado de 11 de setembro os militares americanos passaram a utilizar o mundo VUCA como o novo “normal”, pois não era apenas em época de guerra que deveriam estar preparados, mas em qualquer momento.

Mais tarde, em 2008, as empresas passaram a aplicar esse conceito por causa da crise econômica. Como vimos nesse período de pandemia, não sabemos o que esperar do dia de amanhã, sendo assim é preciso se reinventar para continuar sobrevivendo.

O que significam as palavras da sigla VUCA?

Para entender melhor o conceito do mundo VUCA vamos descrever o significado de cada uma das palavras que compõem o acrônimo. Vamos conferi-las:

Volatilidade

Essa palavra está relacionada às mudanças rápidas, o que de fato vem acontecendo no mundo atual. Se pararmos para pensar, é quando acontecem guerras e crises econômicas que novas soluções tecnológicas surgem para ajudar.

Isso mostra como muitas empresas se preparam para enfrentar as adversidades. Nesses momentos é preciso se preparar ao invés de pensar nos detalhes.

Saber os objetivos que se pretende alcançar é mais que suficiente para ter uma direção e entender como encarar diferentes situações.

Incerteza

Com tantas mudanças é difícil prever o que vai acontecer. Por isso que não adianta se basear em acontecimentos passados, pois experiências que já ocorreram dificilmente podem ser aplicadas atualmente.

Assim se torna difícil realizar o planejamento de investimento, tomadas de decisão e idealizar etapas de desenvolvimento. Por isso que a saída é se adaptar à nova realidade que se mostra.

Complexidade

Trata-se da dificuldade de entender a consequência das relações entre diversas variáveis de um novo desafio. Pois geralmente envolvem contextos que contêm vários aspectos que interagem de forma complexa.

Assim se torna impossível prever os resultados de ações isoladas, mostrando que fatores internos e externos podem influenciar o negócio e que na maioria das vezes o gestor não consegue controlar.

Por isso não há apenas uma resposta certa, mas várias, abrindo o leque para várias possibilidades para a resolução de problemas e desafios.

Ambiguidade

A ambiguidade nos proporciona diferentes possibilidades e caminhos a percorrer para encontrar uma solução para os desafios. Dessa forma as empresas devem arriscar e escolher uma possibilidade para seguir.

A escolha é difícil, pois pode resultar em consequências ruins, por isso é importante que você como gestor assuma a responsabilidade e saiba como enfrentá-las.

Quais habilidades são necessárias para enfrentar o mundo VUCA?

Para poder enfrentar o mundo VUCA é necessário desenvolver algumas habilidades que podem melhorar sua atuação e proporcionar menos erros e prejuízos. Vamos conhecê-las:

Resiliência

A resiliência é a capacidade de se manter firme após uma mudança súbita e ainda conseguir se ajustar à nova realidade e se preparar para novas transformações. É uma habilidade que muitas pessoas precisam desenvolver para poder sobreviver em um mundo tão volátil como o que vivemos.

Para aprimorar essa capacidade é importante trabalhar sua autoestima e pensar de forma positiva diante das adversidades.

Flexibilidade

Para conseguir se adaptar às mudanças é preciso ter flexibilidade e aceitar os problemas e entender que não há uma única forma de solucioná-lo, existem várias possibilidades, as quais devem ser estudadas para que você possa eleger a que considerar melhor no momento.

Multidisciplinaridade

Lembra-se da complexidade? Pois então, uma das melhores formas de lidar com ela é por meio da obtenção de conhecimento. Assim sendo é essencial buscar conhecimento em diferentes áreas, dessa forma você pode ter uma perspectiva maior e poderá encontrar resoluções mais eficientes.

Por isso que a multidisciplinaridade deve ser valorizada nas empresas, pois equipes que possuem diferentes conhecimentos estão mais preparadas para enfrentarem o mundo VUCA.

Coragem

Ainda que você busque conhecimento e se prepare, não há certeza de que escolherá o caminho correto, por isso é necessário ter coragem para tomar decisões e estar pronto para aceitar os erros cometidos no meio do caminho e começar novamente.

Liderança com objetivo

Também é importante realizar a gestão de sua equipe com um objetivo estabelecido para que assim você possa orientar as ações de sua empresa segundo suas estratégias.

Essa forma de liderar ajuda a motivar os funcionários, pois eles sabem onde a organização quer chegar, dessa forma se sentem engajados e trabalham com propósito.

Estratégia

Você também deve desenvolver em si e em seus funcionários uma visão estratégica para saber analisar os caminhos e riscos do negócio e assim elaborar planos que ajudarão a empresa a prosperar.

Pensamento crítico

É essencial que você não fique estagnado e conformado com a realidade atual, é importante se questionar e analisar determinada situação em diferentes âmbitos para que assim possa escolher qual o melhor caminho a ser seguido.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é muito importante no sucesso do negócio, pois todos os funcionários e gestores da empresa são necessários para que ela prospere, assim se todos contribuírem e tiverem uma boa comunicação e compartilhamento de ideias os resultados serão melhores.

Como as empresas podem se preparar para o mundo VUCA?

Também é importante que as empresas busquem realizar algumas ações que as ajudarão a se preparar para o mundo VUCA. Vamos conhecê-las.

Manter-se fiel à missão, valores e cultura organizacional

Com as constantes mudanças do mercado é preciso que as empresas se preocupem com suas regulamentações para se manterem honestas e respeitáveis. Pois apenas assim é possível sobreviver a tantas transformações.

Assim sendo é essencial se manter fiel à missão, valores e cultura organizacional, o que não só fará com que a empresa seja bem vista no mercado como dará mais segurança a seus funcionários.

Investir na capacitação de funcionários

Devido à evolução do mercado de trabalho, mais e mais profissões estão surgindo e a necessidade de encontrar profissionais preparados aumenta a todo momento.

Por isso é que as organizações precisam aproveitar seus próprios funcionários para assim manter bons profissionais e torná-los mais aptos para as diferentes necessidades do mercado. Dessa forma ajudarão não só em seu crescimento profissional, mas a proporcionar bons resultados à companhia.

Formar bons líderes

Você também deve se preocupar em treinar sua liderança para que ela seja uma boa gestora de equipe, tendo um bom relacionamento com seus liderados e motivando-os a se empenharem mais no trabalho e a enfrentar os desafios que vem pela frente.

Assim sendo é bom investir na capacitação de gestores por meio de cursos de qualidade para que eles melhorem sua gestão e se tornem líderes mais aptos.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Aplique os conceitos em sua empresa!

Como foi mostrado, o mundo VUCA traz diferentes dificuldades para as empresas, por isso é preciso ter garra e coragem para lidar com diferentes situações que se apresentam e estar prontas para enfrentar as consequências de suas escolhas.

Cada uma das palavras que formam a sigla VUCA demonstram como os desafios afetam nossa realidade.

A volatilidade nos mostra as mudanças recorrentes que acontecem sem sobreaviso.

A incerteza, a dificuldade de determinar o caminho a ser percorrido.

A complexidade, como a complicada relação dos fatores que influenciam um problema tornam a resolução do mesmo confusa.

A ambiguidade, que existem diferentes possibilidades que podemos escolher, mas que o poder de escolha requer responsabilidade e coragem.

Para ajudar a enfrentar essa situação é importante desenvolver algumas habilidades como:

  • resiliência;
  • flexibilidade;
  • multidisciplinaridade;
  • coragem;
  • liderança com objetivo;
  • estratégia;
  • pensamento crítico;
  • trabalho em equipe.

 

Essas habilidades são importantes tanto para você como gestor como para seus funcionários. Mas também é necessário que a empresa se prepare por meio de algumas ações, como: manter-se fiel à missão, valores e cultura organizacional, investir na capacitação de funcionários e formar bons líderes.

Dessa forma você pode preparar sua empresa para as transformações que podem surgir e assim ter habilidade para lidar com elas, isso é muito importante para que seu negócio sobreviva em meio às adversidades.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.