O que é Executive Search e quais suas vantagens

O executive search nada mais é do que um recurso para ser usado no recrutamento e seleção de executivos da alta gestão.

Consiste na pesquisa ativa, direta, ética e discreta dos profissionais com capacidade técnica para assumir o cargo e com perfil comportamental compatível com a empresa, sua missão, visão e seus valores.

Um cargo executivo pode se referir a várias posições diferentes dentro da administração.

Eles variam de acordo com as organizações, mas os principais e mais conhecidos cargos executivos, também conhecidos como C-Level ou C-Suite, são:

  • Chief Executive Officer (CEO): nível mais alto no mundo corporativo;
  • Chief Operating Officer (COO): chefe de operações;
  • Chief Financial Officer (CFO): chefe financeiro;
  • Chief Information Officer (CIO): chefe de informática;
  • Chief Technology Officer (CTO): chefe de tecnologias:Chief Marketing Officer (CMO): chefe de marketing.

 

Uma descrição de cargo executivo inclui o estabelecimento de metas, políticas e procedimentos corporativos, mas também a garantia de que sejam realizados de maneira adequada.

Frequentemente, novas políticas são estabelecidas pelo CEO por meio de uma colaboração com outros executivos de alto escalão da organização.

Além disso, todas as atividades de formulação de políticas são supervisionadas pela diretoria da empresa.

Depois que as políticas estão em vigor, os executivos são responsáveis por garantir que a empresa opere de acordo com as regras.

Essas posições envolvem decisões de alto risco, um grande volume de trabalho e remunerações altas.

As responsabilidades financeiras constituem uma grande parte das funções executivas em uma empresa.

Ao analisar as atividades financeiras de uma organização, um executivo de negócios desenvolve maneiras de economizar dinheiro cortando custos e, ao mesmo tempo, aumentando a produtividade e a eficiência.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Importância dos executivos nas organizações

O desenvolvimento de relacionamentos internos e externos sólidos é um dos pilares da descrição de um cargo executivo.

Os relacionamentos internos se concentram na construção de uma equipe de alto desempenho.

Muitos executivos de negócios, especialmente aqueles que trabalham nos escalões superiores de uma organização, são responsáveis por delegar responsabilidades a outros.

Por exemplo, um gerente de vendas pode ser contratado para supervisionar o departamento de vendas ou um gerente de controle de qualidade pode ser contratado para supervisionar a qualidade dos produtos e serviços produzidos.

Em organizações menores, os executivos de negócios também podem ser solicitados a lidar com a equipe, incluindo a contratação e o treinamento da força de trabalho.

Externamente, um executivo deve se conectar com influenciadores e apresentar uma visão geral da organização.

O gerenciamento da reputação para um executivo de negócios é fundamental. Transmitir confiança e uma imagem geral de sucesso reflete na saúde da organização e define o futuro da pessoa responsável.

As empresas de capital aberto podem até perceber as flutuações das ações, quando algo positivo ou negativo está conectado ao alto executivo.

A negociação de contratos é outro exemplo das funções de trabalho de um cargo executivo. Com contratos de trabalho, termos como remuneração e benefícios podem precisar ser negociados.

Além disso, os principais executivos de negócios estão frequentemente envolvidos sempre que ocorrem fusões e aquisições em uma organização.

Neste cenário, as organizações precisam garantir que a contratação para um cargo executivo seja da forma mais rigorosa e assertiva possível.

Para isso, estão cada vez mais utilizando a estratégia de Executive Search no momento de contratar seus profissionais de alto nível.

O que é Executive Search

Como já vimos, o termo Executive Search significa “busca de executivos” e refere-se a uma agência ou organização de RH especializada, usada por empregadores para ajudá-los a localizar, recrutar, selecionar e posicionar pessoas para cargos gerenciais ou profissionais de nível sênior.

Os candidatos em potencial são contatados diretamente e a abordagem é muito mais pessoal e aprofundada do que para cargos de outros níveis.

As empresas de busca de executivos também se concentram em cargos que normalmente são muito específicos e raros ou exigem um conjunto de habilidades com grandes qualificações.

Essas posições de nível sênior são críticas para os negócios em termos de liderança dentro da empresa, bem como as habilidades exclusivas para executar planos de longo prazo e operações diárias.

No início da contratação, as empresas de executive search podem desempenhar um papel estratégico e auxiliar na identificação dessas habilidades.

Os consultores de executive search procuram proativamente candidatos passivos, isto é, aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho ou aqueles que não possuem conhecimento de uma nova oportunidade.

Na busca de executivos, na maioria das vezes, o candidato aprovado não é um candidato a emprego que enviou seu currículo.

O foco de cada pesquisa é identificar candidatos qualificados que se encaixem no perfil para a função.

A próxima etapa é conectar-se com esses candidatos, induzindo-os a considerar a oportunidade oferecida.

As empresas de pesquisa adotam uma abordagem personalizada envolvendo conversas estratégicas com cada candidato interessado.

Vantagens de Executive Search

Existem muitos motivos pelos quais as organizações hesitam em contratar uma empresa de executive search para ajudá-las a contratar talentos de liderança.

Seja porque acham que podem contratar um líder executivo por conta própria, não querem pagar o custo dos serviços ou são apenas céticas em relação ao processo, essas empresas estão perdendo a oportunidade de contratar o melhor líder para sua empresa.

Descubra as vantagens de usar uma empresa de executive search para cargos de liderança difíceis de preencher e aumente suas chances de contratar a pessoa certa.

Conhecimento

Muitas empresas acreditam ter os recursos e as habilidades para contratar um executivo por conta própria.

No entanto, simplesmente postar a vaga em painéis de empregos ou em seu site não será suficiente para contratar um executivo talentoso.

Os altos executivos não estão vasculhando os quadros de empregos em busca de novas vagas.

Eles são líderes empregados, passivos e ocupados que estão acostumados a encontrar novas oportunidades de trabalho por meio de sua rede de contatos, conexões e referências.

Se você pedir a um profissional de RH ou a outro funcionário para entrar em contato com esses líderes de alto escalão, é provável que eles não obtenham uma resposta, muito menos ultrapassarão a recepção do local onde trabalham.

Os recrutadores de executivos, por outro lado, construíram conexões com os principais profissionais ao longo dos anos e têm acesso a essas pessoas tão inacessíveis e as suas redes.

Economia de tempo e recursos

Assumir a responsabilidade de atrair, recrutar e contratar um executivo não é algo que pode ser feito de forma passiva.

Recrutar e alcançar os melhores candidatos é um esforço estratégico e demorado que muitas vezes é realizado por várias pessoas.

Ter funcionários sem experiência na contratação de executivos será uma perda de energia e de tempo que pode ser gasto de forma mais eficaz em outros projetos.

Além disso, ter pessoas sem experiência em recrutamento de executivos aumentará as chances de contratar a pessoa errada para o cargo.

Os custos associados à contratação da pessoa errada para um cargo executivo são extremamente altos e a rotatividade pode até baixar o moral e a produtividade dos funcionários.

O custo de contratação de uma empresa de executive search é, na verdade, mais econômico no longo prazo.

Entrevista apenas com os melhores dos melhores

Publicar um anúncio para uma posição de nível sênior em um quadro de empregos ou no site da sua empresa significa que você será bombardeado com centenas de candidatos, a maioria deles não qualificados para a função.

Pode levar muito tempo para classificar todas essas inscrições e descobrir que nenhum dos candidatos é adequado para a posição.

As empresas de recrutamento de executivos realizam todo o trabalho braçal de recrutamento e pré-qualificação de candidatos.

Em vez de selecionar e entrevistar dezenas de candidatos, uma empresa de busca de executivos reduzirá esse grupo a um número mais gerenciável que inclua apenas o melhor dos melhores.

Esse processo ajuda a agilizar as entrevistas e economizar tempo.

Preenchimento rápido de funções difíceis

As funções de liderança de hoje geralmente exigem um profissional com uma combinação única de habilidades.

Por exemplo, redatores ou designers de ponta costumavam ser promovidos a cargos executivos e de liderança.

Hoje, os diretores de marketing não precisam apenas se destacar em seu conjunto de habilidades básicas, mas também precisam ser analíticos, criativos e possuir habilidades de liderança.

Encontrar um profissional que possua todas as qualidades não é uma tarefa fácil e essa pessoa pode nem vir de dentro da sua empresa.

As empresas de busca de executivos têm os recursos e processos para encontrar candidatos para preencher funções difíceis.

Elas possuem bancos de dados construídos com candidatos pré-qualificados e sabem como realizar pesquisas de posições técnicas que podem exigir um mix de habilidades.

Orientação sobre uma função executiva recém-criada

Muitas pequenas empresas em crescimento que precisam adicionar liderança executiva podem ter apenas os fundadores ou o proprietário em sua equipe de liderança.

Há muitos aspectos a serem considerados ao contratar para uma função recém-criada, como estrutura de remuneração, experiência e como lidar com essa nova contratação internamente.

Se você nunca teve essa função em sua empresa antes, pode ser difícil encontrar respostas para essas perguntas.

Ao usar uma empresa de executive search, esse relacionamento é muito consultivo e de parceria.

Se você tiver dúvidas sobre remuneração, eles podem aconselhá-lo sobre um plano de compensação razoável com base em seu conhecimento do mercado de trabalho e expectativas de função.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Confidencialidade

Às vezes, você pode precisar substituir um executivo de baixo desempenho enquanto ele ainda está em sua função atual.

Esse tipo de pesquisa requer confidencialidade e confiança para realizar o trabalho.

Uma empresa especializada poderá discutir quais características e qualidades estavam faltando no executivo atual e trabalhar para encontrar um candidato que atenda a todos os seus requisitos.

Essas são apenas algumas das vantagens de usar uma empresa de executive search na hora de contratar um novo líder.

Se você recorrer a um profissional para encontrar o melhor talento, o retorno do investimento pode ser muito maior e ter um grande impacto positivo no seu negócio.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.