O que é, e por que ESG é importante para a minha empresa?

Nos últimos anos, uma poderosa transformação vem moldando a paisagem empresarial global, evidenciando uma mudança fundamental na maneira como as organizações percebem e buscam atingir o sucesso.

Essa transformação é representada pela ascensão da abordagem ESG – Environmental, Social and Governance.

Este acrônimo representa um conjunto abrangente de princípios e critérios que direcionam as operações e decisões das empresas em direção a um modelo de negócios mais sustentável, socialmente responsável e eticamente orientado.

À medida que as preocupações globais relacionadas à crise climática, desigualdade social e responsabilidade corporativa ganham cada vez mais destaque, a tendência ESG emerge como um modelo que vai além da tradicional abordagem focada apenas no lucro financeiro.

As organizações estão se conscientizando da interconexão entre suas atividades e o meio ambiente, bem como o impacto que suas operações têm nas comunidades em que operam e nas partes interessadas envolvidas.

Nesse contexto, a adoção de práticas ESG não é mais uma escolha, mas uma necessidade imperativa para garantir a sobrevivência e o sucesso a longo prazo nos mercados competitivos de hoje.

A adoção de práticas ESG demonstra responsabilidade corporativa, além de impulsionar a inovação, atrair investidores conscientes e construir uma base sólida de confiança com os consumidores e a sociedade em geral.

Diante dessas transformações profundas, fica claro que a tendência ESG não é apenas uma moda passageira, mas uma nova era de gestão empresarial que está redefinindo o que significa ser bem-sucedido no mundo dos negócios.

Neste artigo, vamos explorar o significado dessa nova tendência, destacando suas principais dimensões e a importância dessa prática nas organizações.

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Como podemos definir ESG nas empresas?

O princípio ESG – Ambiental, Social e Governança, é mais do que boas intenções.

O sucesso não é apenas sobre mudanças climáticas, diversidade e divulgações. Trata-se de incorporar esses princípios – e muito mais em seus negócios – desde o investimento até a inovação sustentável.

Reunindo suas melhores pessoas e a tecnologia mais inteligente para que você possa ver mais, ir mais fundo e agir com rapidez.

Isso permite que você enfrente os maiores desafios de hoje e capture as melhores oportunidades de amanhã.

Como está a capacidade de adaptação da sua empresa a um cenário em constante transformação? Um cenário em que o êxito não se limita apenas a indicadores financeiros.

Ao inserir o ESG no centro das suas operações, você está dando passos audaciosos em direção a um modelo que irá proporcionar uma vantagem comercial sustentável e um valor tangível.

Essa abordagem viabiliza as mudanças operacionais, culturais e financeiras necessárias para preparar o seu negócio para o futuro.

Embora sustentabilidade, ética e governança corporativa sejam geralmente considerados indicadores de desempenho não financeiros, o papel de um programa ESG é garantir a responsabilidade e a implementação de sistemas e processos para gerenciar o impacto de uma empresa, como sua pegada de carbono e como ela trata funcionários, fornecedores e demais stakeholders.

As iniciativas ESG também contribuem para esforços mais amplos de sustentabilidade de negócios que visam posicionar as empresas para o sucesso de longo prazo, com base na gestão corporativa responsável e estratégias de negócios.

Quais são os critérios para ESG?

À medida que aumenta o número de fundos ESG para gerenciamento de investimentos, os líderes de negócios e TI nas empresas estão cada vez mais prestando atenção ao ESG como uma abordagem funcional para fazer negócios.

Cada aspecto do programa desempenha um papel importante no esforço de aumentar o foco de uma empresa em práticas sustentáveis ​​e éticas.

Aqui estão os detalhes sobre critérios ESG usados ​​por empresas e investidores.

Ambiental

Os fatores ambientais envolvem considerações sobre o impacto geral de uma organização no meio ambiente e os riscos e oportunidades potenciais que ela enfrenta devido a questões ambientais, como mudanças climáticas e medidas para proteger os recursos naturais.

Exemplos de fatores ambientais que podem ser critérios ESG incluem o seguinte:

  • consumo e eficiência energética;
  • pegada de carbono, incluindo emissões de gases de efeito estufa;
  • gestão de resíduos;
  • poluição do ar e da água;
  • perda de biodiversidade;
  • desmatamento;
  • esgotamento de recursos naturais.

Social

Os fatores sociais abordam como uma empresa trata diferentes grupos de pessoas – funcionários, fornecedores, clientes, membros da comunidade e muito mais.

Os critérios usados ​​incluem estes exemplos:

  • remuneração justa para os funcionários;
  • programas de Diversidade, Equidade e Inclusão;
  • experiência e engajamento dos funcionários;
  • saúde e segurança do trabalho;
  • políticas de proteção de dados e privacidade;
  • tratamento justo a clientes e fornecedores;
  • níveis de satisfação do cliente;
  • relações com a comunidade, incluindo a conexão e o impacto da organização nas comunidades locais em que atua;
  • financiamento de projetos ou instituições que ajudam comunidades carentes;
  • apoio aos direitos humanos e normas trabalhistas.

Governança

Os fatores de governança examinam o comportamento de uma empresa, com foco em controles e práticas internas para manter a conformidade com os regulamentos, as melhores práticas do setor e as políticas corporativas.

Os exemplos incluem o seguinte:

  • liderança e gestão da empresa;
  • composição do conselho, incluindo sua diversidade e estrutura;
  • políticas de remuneração executiva;
  • transparência financeira e integridade nos negócios;
  • conformidade regulatória e iniciativas de gerenciamento de riscos;
  • práticas éticas de negócios;
  • regras sobre corrupção, suborno, conflitos de interesse, doações e lobby político;
  • programas de denúncia.

Por que ESG é importante para a minha empresa?

O comportamento do cliente mudou para se concentrar em práticas mais sustentáveis.

As pessoas procuram cada vez mais reciclar, minimizar o desperdício e fazer escolhas mais ecológicas em produtos e recompensar as empresas que agem com responsabilidade.

No programa ESG, esses objetivos também influenciam as decisões sobre escolhas de investimento.

Frequentemente, investidores individuais e institucionais que consideram questões ESG escolhem usar seu dinheiro para apoiar empresas alinhadas com seus próprios valores de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

Além disso, essas empresas podem ter melhor desempenho financeiro de longo prazo do que outras organizações por causa de custos mais baixos, riscos de negócios reduzidos e novas oportunidades de marketing, levando-as potencialmente a superar o mercado de ações.

Como resultado, o investimento ESG teve um forte crescimento.

Pontuação ESG

Esse processo envolve várias etapas para fornecer dados ESG relevantes aos investidores.

As empresas acompanham as métricas ESG internas, que podem diferir de organização para organização com base no setor, composição do negócio e prioridades corporativas.

Elas podem então, usar várias estruturas de relatórios para documentar e publicar os resultados.

Em seguida, diferentes agências de classificação ESG analisam os relatórios e atribuem pontuações às empresas.

Os investidores ESG podem incluir todas essas informações em suas decisões de investimento.

Os fundos ESG diferem dos convencionais, uma vez que focam nas seguintes áreas:

  • acompanhamento de desempenho para avaliar a sustentabilidade do negócio;
  • uma visão de longo prazo que pode ajudar a melhorar a estabilidade financeira das empresas;
  • investir em empresas ou setores que atendem a critérios específicos baseados em ESG.

Benefícios das práticas de ESG

Alguns dos maiores benefícios das práticas ESG para empresas e investidores, incluem:

O retorno do investimento e a sustentabilidade podem se misturar

Os fundos de sustentabilidade podem obter retornos semelhantes ou melhores em comparação aos fundos tradicionais, de acordo com dados de desempenho de 2022 da Morningstar, uma empresa de pesquisa, gestão e tecnologia de investimentos.

ESG pode atrair novos clientes para crescimento adicional

Consumidores e clientes corporativos que levam em consideração as práticas ESG em suas decisões de compra provavelmente irão procurar produtos ou serviços fornecidos por empresas focadas nesse modelo de administração.

O investimento ESG leva as empresas a tomar outras decisões de investimento positivas

As organizações com iniciativas ESG tendem a se concentrar em uma ampla gama de questões ambientais e práticas éticas.

Por exemplo, o ESG se alinha com o triple bottom line, uma estrutura de contabilidade com foco na sustentabilidade que as empresas podem usar para medir o valor econômico geral que criam e seu impacto social e ambiental.

O ESG ajuda as empresas a atrair e reter funcionários de alta qualidade

Pode aumentar a motivação dos funcionários e aumentar a produtividade geral, dando aos trabalhadores um senso de propósito.

ESG pode diminuir custos

Quando as práticas ESG são incorporadas à cultura de uma organização, as despesas operacionais, contas de energia e outros custos podem ser reduzidos ao longo do tempo.

Investimento ESG- transformação e crescimento

O investimento ESG começou na década de 1960.

Embora certas preocupações éticas tenham mudado, o princípio do investimento sustentável permanece o mesmo.

Cada vez mais investidores estão adotando os critérios ESG, além da crença de que as organizações devem colocar tanta ênfase nas pessoas quanto nos lucros como uma ferramenta para avaliar potenciais investimentos juntamente com a análise financeira tradicional.

O crescimento do investimento ESG pode ser resumido a três razões básicas:

  • o mundo como o conhecemos está mudando;
  • a próxima geração de investidores está mudando a forma como os investimentos funcionam;
  • dados e análises evoluíram para fornecer mais informações do que nunca.

Como criar uma estratégia ESG

As empresas devem procurar incorporar várias tendências, práticas e ideias ESG em seus planos de negócios.

Alguns exemplos incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa, a criação de cadeias de suprimentos mais responsáveis ​​e sustentáveis, a implementação de medidas de adaptação climática e a adoção de um modelo de economia circular, que visa reutilizar componentes e materiais de produtos em vez de jogá-los fora ou reciclá-los.

Com base nessas considerações, aqui estão oito etapas a serem seguidas no desenvolvimento e implementação de uma estratégia ESG:

Obtenha informações das partes interessadas internas e externas

Consulte membros do conselho e executivos sobre questões ESG que são importantes para os negócios.

Envolva outras partes interessadas, como funcionários, investidores institucionais, clientes, fornecedores, líderes comunitários, perguntando sobre as questões que são importantes para eles.

Avalie a materialidade de diferentes questões ESG

Use as informações coletadas para identificar os problemas mais relevantes para os negócios e as partes interessadas, bem como questões menos importantes para uma das partes ou para ambas.

Os elementos individuais da estratégia ESG podem então ser priorizados com base nessa avaliação.

Estabeleça uma linha de base sobre o desempenho ESG

Documente os níveis de desempenho, políticas, práticas e estatísticas atuais sobre os fatores ESG que serão abordados como parte da estratégia.

Isso fornece um ponto de partida para futuras comparações na avaliação do progresso dos esforços ESG.

Defina metas mensuráveis ​​para as iniciativas

Isso envolve a definição de objetivos e metas de desempenho para a estratégia ESG como um todo e suas várias partes.

Algumas dessas metas podem incluir melhorias desejadas nos KPIs, enquanto outras podem exigir a manutenção dos níveis e práticas de desempenho atuais que já atendem aos requisitos.

Crie um roteiro de implantação

Em seguida, crie um plano de implementação detalhado para o programa ESG com cronogramas, marcos e responsabilidades do projeto.

Escolha os padrões e estruturas de relatórios a serem usados

Várias opções de relatórios ESG estão disponíveis para as empresas. Você pode usar mais de um modelo para atender a diferentes requisitos de relatórios e divulgação.

Escolher a estrutura certa ou a combinação delas é uma parte fundamental do desenvolvimento de uma estratégia ESG bem-sucedida.

Coletar, analisar e relatar dados ESG

Uma vez que o programa ESG esteja operacional, são necessários processos para coletar e analisar dados sobre os KPIs relevantes e, em seguida, preparar relatórios para as partes interessadas.

Relatórios completos normalmente são feitos anualmente, mas atualizações internas de progresso para o conselho e a alta administração são mais frequentes.

Revise a estratégia conforme necessário

Os requisitos ESG podem mudar à medida que as necessidades de negócios, as preocupações das partes interessadas e os mandatos regulatórios evoluem.

Uma estratégia ESG deve ser reavaliada regularmente para garantir que ainda seja eficaz e para identificar as atualizações necessárias, incluindo pontos fracos que precisam ser otimizados.

Exemplos de iniciativas ESG em uma organização

Uma estratégia ESG normalmente inclui iniciativas separadas em diferentes departamentos e operações em toda a empresa.

Aqui estão alguns exemplos para serem considerados:

TI

No departamento de TI, os datacenters estão no centro dos esforços de computação verde por causa da grande quantidade de energia consumida.

Para ajudar a aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono, as melhores práticas ecológicas incluem:

  • a consolidação de servidores e dispositivos de armazenamento;
  • substituição de tecnologias antigas por equipamentos mais novos que consomem menos energia;
  • usar ferramentas de IA e aprendizado de máquina para criar modelos de eficiência de uso de energia e gerenciar funções HVAC de forma autônoma;
  • redesenhar as instalações para aproveitar as configurações de corredores quentes e frios e portas, janelas e iluminação com eficiência energética.

RH

O departamento de RH desempenha o papel principal nas iniciativas ESG relacionadas aos funcionários.

Isso pode incluir o gerenciamento de programas DEI destinados a aumentar a representação de diferentes grupos de pessoas na força de trabalho e garantir que todos os funcionários sejam tratados igualmente.

A experiência do funcionário e os esforços de engajamento, práticas salariais justas e iniciativas de saúde e bem-estar, apoio à saúde mental e horários de trabalho flexíveis, por exemplo, também se enquadram no RH.

Cadeia de suprimentos

Como parte dos programas ESG, os gerentes da cadeia de suprimentos são responsáveis ​​por iniciativas de fornecimento responsável que levam em consideração fatores ambientais e sociais na compra de materiais e produtos acabados.

Muitas vezes, eles também são encarregados de supervisionar os parceiros da cadeia de suprimentos em práticas trabalhistas, esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outras medidas de sustentabilidade.

Marketing

O departamento de marketing é responsável pelos esforços de marketing ESG que destacam as iniciativas, metas e progresso ESG de uma empresa no cumprimento dessas metas.

Feito corretamente, o marketing ESG pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca, a fidelidade do cliente e, por fim, a receita.

Mas é necessário ser honesto sobre planos e práticas ESG.

Caso contrário, uma empresa pode enfrentar uma reação negativa, incluindo acusações de greenwashing – fazer afirmações falsas, infundadas ou exageradas sobre ações ambientais.

Finanças

O CFO é diretamente responsável pelas iniciativas de transparência financeira e integridade contábil como parte do aspecto de governança do ESG.

O departamento financeiro também ajuda a considerar e financiar iniciativas ESG em outras partes da organização como resultado de seu controle de orçamento, planejamento financeiro, fluxo de caixa e outras funções financeiras.

Jurídico

O desenvolvimento de políticas corporativas sobre práticas éticas de negócios e regras que proíbem ações como suborno e corrupção são geralmente conduzidos pelo departamento jurídico.

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