O que é Networking e Como Praticá-lo no dia a dia!

Muita gente confunde com a palavra network, mas apesar das suas estarem relacionadas têm significados diferentes. Enquanto network trata-se da rede de contatos, networking nada mais é do que a ação de desenvolver essa rede.

Cultivar os contatos profissionais é extremamente importante para a carreira de qualquer profissional, pois por meio disso você pode alcançar mais clientes e até mesmo ser indicado ou convidado para um trabalho.

Neste post você vai entender melhor o que é networking e para que serve, por que ele é importante, suas vantagens e como aplicá-lo para ter sucesso profissional.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é networking?

Na tradução em inglês as palavras “net” e “work” significam trabalho em rede, mas passando pelo seu real significado seria uma rede de contatos, onde se encontram pessoas que cruzam informações, experiências e conhecimento entre si, assim contribuindo para o desenvolvimento da rede.

Realizar networking é trabalhar essa rede de contatos, mantendo um relacionamento com as pessoas, repassando conteúdos e compartilhando suas conquistas profissionais. Além disso, também é possível indicar uma pessoa para uma vaga de emprego.

Para que serve networking?

O mundo está cada vez mais avançando na era digital, enviar um currículo hoje é muito fácil, basta um clique, por isso devemos saber como se relacionar profissionalmente, principalmente nas redes sociais.

Por meio de uma simples conversa você tem a oportunidade de aumentar sua rede de relacionamentos e assim ter mais chances de conseguir uma boa proposta de emprego ou expandir sua cartela de clientes.

Por isso é bom que você continue mantendo seu network, participando de eventos, fóruns de discussão, postando conteúdos relevantes em suas redes sociais e cultivando as pessoas de sua rede, para que não se tornem meros contatos, mas contatos valiosos e que podem te ajudar a crescer profissionalmente.

Por que o networking é importante?

Porque por meio do networking você pode ter uma indicação de trabalho ou mesmo ser contratado para um cargo em uma empresa, além de atrair novos clientes, se aproximar de novos parceiros comerciais e fornecedores. Assim sendo uma ótima oportunidade para alavancar sua carreira ou negócio.

Além disso, quando você tem um relacionamento com pessoas que atuam na mesma área que você, tem mais acesso a ideias e conteúdos que podem contribuir para você melhorar seus conhecimentos e criatividade e assim atingir seus objetivos profissionais.

Você também tem a oportunidade de trocar conhecimentos e ajudar pessoas a alcançarem o sucesso. Dessa forma você se sentirá mais satisfeito com seu trabalho e poderá melhorar seus resultados.

Se você tem um negócio, o networking também é uma boa oportunidade para encontrar parceiros que tenham o mesmo ponto de visto que você, além de poder divulgar seus serviços e produtos e assim aumentar suas chances de vender.

Quais as vantagens do networking?

O networking proporciona muitos benefícios tanto para profissionais, quanto para empreendedores. Confira as vantagens que você pode ter por meio dessa prática.

Ter apoio para alavancar sua carreira

Sabendo cultivar sua rede de contatos você pode contar com ajuda para alcançar determinado objetivo profissional, podendo receber indicações de emprego e negócios.

Conhecer pessoas novas com pontos de vista parecidos com o seu

Se você tem contato com profissionais da sua área de atuação poderá trocar ideias e informações com pessoas que pensam parecido com você e até mesmo aprender com suas diferentes experiências.

Compartilhar conhecimento e experiências

Você também pode contribuir para que as pessoas da sua rede de contatos conheçam melhor sua carreira profissional e possam se beneficiar de seu conhecimento e experiências e vice versa, assim todos contribuem para o crescimento profissional uns dos outros.

Atingir seus objetivos profissionais

Se você tem a meta de conseguir determinada vaga em uma empresa ou atrair mais clientes, seus contatos podem te ajudar, por meio de indicações, seja para empresas ou clientes.

Ter ideias para melhorar seus projetos

Por meio da troca de conhecimento você poderá encontrar conteúdos valiosos, que estão relacionados com sua área de atuação e que te ajudarão a ter novas ideias para melhorar seus projetos e assim desenvolver-se melhor profissionalmente.

Ampliar suas chances de ter sucesso em sua carreira

Como a rede de contatos ajuda você a ter mais conhecimento e pode até mesmo realizar indicações, as chances de você ter sucesso profissional são maiores do que se você tentar conseguir tudo sozinho.

Como aplicar o networking para ter sucesso profissional?

É importante que você saiba que o networking se baseia em relações de troca, onde você não é o único beneficiado, mas também se oferece para ajudar sua rede de contatos.

Por isso é importante que você siga algumas dicas que podem te ajudar a cultivar melhor sua rede.

Ative seus contatos

Quando você faz um curso, participa de um evento ou palestra é normal ter mais contatos, mas não basta tê-los você tem que ativá-los, isto é, falar com as pessoas novamente após o dia que se conheceram.

Por isso, quando for adicionar seus contatos, selecione aqueles que você julgar mais relevantes e envie uma mensagem. Você não deve levar em consideração a quantidade, mas sim a qualidade, por isso escolha um contato que realmente vai te ajudar profissionalmente.

Informe sua rede de contatos com frequência

Você deve informar a sua rede de contatos com frequência para que seja sempre lembrado. Por isso fale com quem você já trabalhou e reconhece seu trabalho, siga páginas de empresas que almeja trabalhar e aprenda sobre elas.

Dessa forma pode fazer como Adriana Lynch que pertence à rede “Líderes Estudar” de jovens e se mudou para os Estados Unidos. Ela aconselha prestar informações sem cobrar nada a uma empresa que você tem interesse em trabalhar, dessa forma a organização pode conhecer seu trabalho e te dar uma oportunidade.

Saiba responder a pergunta: “Qual sua ocupação atualmente?”

As pessoas estão sempre nos perguntando: “em que você trabalha?” Por isso é essencial que você tenha uma boa resposta para essa pergunta, dessa forma estará informando os outros sobre sua carreira profissional e a partir daí pode surgir uma boa oportunidade.

Pois caso haja um empreendedor ou cliente interessado em seu trabalho aumentam as possibilidades de alavancar sua carreira.

Encontre um colega de networking

Em um evento é normal ficar envergonhado na hora de se apresentar a alguém e falar sobre suas qualidades e trabalho, mas tendo um colega de networking tudo fica mais simples. Pois um vai ajudar a promover o outro, dessa forma torna a conversa mais interessante e ampliam as chances de haver uma proposta de trabalho.

Poste conteúdo

No LinkedIn ou em outras redes relacionadas à sua vida profissional você deve sempre postar conteúdo, compartilhando ideias, projetos e conhecimento. Assim as pessoas poderão conhecer seu trabalho, o que poderá abrir as portas para que ele você seja reconhecido e até mesmo contratado.

Aproxime-se de pessoas que atuem na sua área

É importante que você se aproxime de pessoas que tenha os mesmos interesses que você, pois assim é possível haver uma troca melhor de informações, onde você poderá compartilhar ideias, aprender com o conteúdo de outros colegas e até mesmo haver indicações de trabalho.

Curta e comente os posts de outras pessoas

Assim como você quando compartilha conteúdo também gosta que outras pessoas curtam e comentem você deve fazer o mesmo, dessa forma estará prestigiando os posts de seus colegas, fazendo-os se lembrarem de que você tem interesse em seus projetos.

Mantenha seus perfis atualizados

Você também deve manter seu perfil sempre atualizado com os cursos que realizou ou está fazendo, os trabalhos em que atuou, suas experiências, enfim tudo relacionado à sua carreira.

Dessa forma, se surgir alguém interessado em seus serviços, poderá conferir tudo o que você já fez, o que valorizará ainda mais seu currículo.

Seja uma pessoa agradável

A última dica, mas não menos importante é que você deve ser uma pessoa agradável, pois assim as pessoas sentirão mais empatia e se lembrarão de você.

Por isso você deve se interessar pelo que a pessoa está falando com você, ser fiel e verdadeiro, assim não falar mal de ninguém. Afinal você não gostaria que fizessem o mesmo com você, não é verdade?

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Pratique o networking!

Como você viu neste post, o networking é muito importante para abrir novas oportunidades de trabalho e desenvolver sua carreira profissional. Pois por meio de uma rede de contatos você consegue compartilhar conteúdo e aprender, ser indicado para trabalhos ou mesmo contratado.

Além disso, você é capaz de atrair mais clientes e criar novas oportunidades de negócio. Por isso é algo que beneficia tanto profissionais como empreendedores.

Assim o networking proporciona muitas vantagens, dentre elas listamos:

  • ter apoio para alavancar sua carreira;
  • conhecer pessoas novas com pontos de vista parecidos com o seu;
  • compartilhar conhecimento e experiências;
  • atingir seus objetivos profissionais;
  • ter ideias para melhorar seus projetos;
  • ampliar suas chances de ter sucesso em sua carreira.

 

Para que sua rede de contatos tenha valor é importante seguir as dicas que mencionamos, como:

  • ativar seus contatos;
  • informar sua rede de contatos com frequência;
  • responder com precisão qual sua ocupação atualmente;
  • encontrar um colega de networking
  • postar conteúdo;
  • aproximar-se de pessoas que atuam na sua área;
  • curtir e comentar posts de outras pessoas;
  • manter seus perfis atualizados; e
  • ser uma pessoa agradável.

 

Dessa forma você poderá não só ter uma rede de contatos valiosa como estar sempre em evidência em relação à sua vida profissional, o que poderá abrir novas e boas oportunidades.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.