Mundo VUCA e RH: O Impacto Desse Momento Na Gestão Organizacional

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Você sabe o que significa Mundo VUCA? O termo pode soar como algo novo, mas ele representa algo que as organizações vivem há décadas – e vão continuar vivendo de forma ainda mais intensa à medida que a tecnologia avança e as exigências do consumidor e do mercado se tornam mais específicas.

Neste artigo, vamos explicar o que é VUCA e como o conceito surgiu. Depois, vamos buscar entender qual o impacto desse momento na gestão organizacional e no RH.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é o Mundo VUCA?

Pode parecer o nome de um mundo fictício, mas VUCA, ou VICA em português, é apenas o nosso próprio espaço regido por condições de:

  • Volatility (volatilidade);
  • Uncertainty (incerteza);
  • Complexity (complexidade);
  • Ambiguity (ambiguidade).

 

Reconheceu essas características no seu cotidiano? Pode até parecer que esse é um contexto relativamente novo, mas o termo Mundo VUCA foi criado nos anos 1990 pelo U.S. Army War College, o colégio do exército norte-americano, para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria.

O termo acabou sendo integrado ao vocabulário contemporâneo, já que esse cenário só se intensificou ainda mais após a crise financeira de 2008.

Apesar do contexto militar, a expressão traduz muito bem os desafios enfrentados no âmbito empresarial, especialmente na era digital. Com o surgimento de tecnologias disruptivas e novos modelos de negócios, as organizações têm desafios cada vez maiores para vencer no mercado.

Ao longo dos anos também, outras ideias similares começaram a desvendar o cenário do Mundo VUCA. O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman (1925-2017), por exemplo, definiu como “modernidade líquida” o tempo em que vivemos, no qual nada permanece no mesmo lugar por muito tempo, tudo é fluido e volátil.

Volatilidade

Trata-se do volume e da agilidade com que as mudanças ocorrem nos dias de hoje. Nada é permanente e as tecnologias, preferências, tendências e certezas são inconstantes e altamente mutáveis.

O mundo é muito fluido, muito líquido, ou seja, muda muito rapidamente. Aquilo que ontem era de um jeito, amanhã já é de outro. E essa volatilidade faz com que o mundo empresarial seja bastante desafiador.

Essa característica indica a magnitude das mudanças, que podem ser maiores e mais surpreendentes. Isso torna muito mais difícil a capacidade de as organizações acompanharem o mercado e é preciso agir rapidamente diante de tais circunstâncias.

Incerteza

Já a incerteza se trata da incapacidade de prever resultados futuros, mesmo quando as análises são baseadas em dados presentes. Se relaciona com as dúvidas, indecisões e imprecisões típicas de um contexto em que os conhecimentos são normalmente incompletos.

Por isso é cada vez mais difícil levantar cenários futuros com base em acontecimentos passados. Nós temos dificuldade de enxergar para onde vamos e qual o próximo passo. Nós não sabemos ao certo o que vai acontecer amanhã.

A imprevisibilidade é o principal elemento que dificulta a aplicação de novas soluções. Há alguns anos atrás, seria um pouco mais fácil fazer previsões, ou seja, olhar para frente e identificar como seria a empresa no futuro. Hoje é muito difícil fazer previsões justamente por causa dessa incerteza.

Complexidade

A natureza interconectada e interdependente dificulta prever o resultado das decisões de negócios em ambientes complexos. Existe dificuldade em compreender o resultado das interações das inúmeras variáveis de uma determinada situação, desafio ou problema.

É comum encontrarmos contextos que possuem múltiplos aspectos ou elementos cujas relações de interdependência são incompreensíveis ou confusas. As respostas para o mundo são muito difíceis assim como as relações são diferentes.

Não podemos dizer que existe apenas uma resposta correta, mas sim diversas possibilidades de respostas para as situações. Essa característica mostra que existem diversos fatores internos e externos que podem afetar o negócio e que, muitas vezes, estão fora do controle do gestor.

Ambiguidade

A ambiguidade se resume à falta de clareza, o que dificulta a capacidade de encontrar a relação entre causa e efeito ao analisar determinado acontecimento. Em outras palavras: é a interpretação dúbia dos fatos que prejudica a capacidade de encontrar uma solução para determinado fenômeno.

A maioria das situações em que vivemos aceita diversas possibilidades de caminhos diferentes justamente porque podem assumir diferentes sentidos. São várias possíveis respostas a uma única questão, mas, nem todas costumam apresentar as melhores soluções.

Essa característica nos mostra que, muitas vezes, é muito difícil entender a natureza do problema. Pelo fato de existir tantas incertezas e falta de clareza no mundo empresarial, torna-se cada vez mais difícil encontrar uma coerência nos acontecimentos em busca da melhor solução, o que pode gerar más interpretações e falsas respostas. Não é mais “isso OU aquilo”.

Como esse ambiente interfere na gestão das empresas?

O principal efeito do Mundo VUCA nas empresas é a dificuldade para se planejar diante das constantes mudanças de cenários. Assim, as organizações podem enfrentar obstáculos em diferentes contextos. Por exemplo:

  • manter a relevância perante o surgimento de novos modelos de negócios ou de uma concorrência disruptiva;
  • lançar um novo produto ou serviço diante da incerteza da receptividade do consumidor;
  • expandir a atuação da empresa em ambientes complexos, como países em desfavorável situação política e econômica;
  • conceber um novo modelo de negócios ou se lançar em um mercado emergente, entre outras situações.

 

Diante de toda a imprevisibilidade do Mundo VUCA, as companhias devem se preparar para lidar tais inevitabilidades – visto que estão na iminência de enfrentarem, eventualmente, alguma dificuldade nesse ambiente.

Quais são as ações que as organizações devem tomar para se prepararem para o Mundo VUCA?

Enfrentar as dificuldades do Mundo VUCA não é tanto uma questão de “se”, e sim de “quando”. Por isso, listamos abaixo algumas formas de se preparar para tais mudanças. Confira!

Seja resiliente

Com a volatilidade iminente no contexto empresarial, a resiliência é um importante elemento para vencer as mudanças da indústria. Ou seja: trata-se da capacidade de a empresa se manter íntegra e buscar alternativas para enfrentar as dificuldades que surgirem.

Busque flexibilidade

Com as incertezas do Mundo VUCA, buscar flexibilidade é essencial para garantir uma melhor adaptação diante de cenários turbulentos. Buscar a aceitação e compreender as diferentes possibilidades para a resolução de problemas é uma virtude importante das organizações.

Seja multidisciplinar

A multidisciplinaridade é uma característica fundamental para lidar com ambientes complexos. Quanto mais abrangente for a visão da empresa, mais fácil será encontrar soluções eficientes para os problemas.

Tome decisões rapidamente

Em contextos ambíguos, tomar decisões rapidamente é importante para o desenvolvimento de uma organização. Isso pode, sim, conduzir a escolhas falhas; porém, o ato de “errar rápido” também possibilita que a empresa tome novos rumos com maior agilidade, o que permite uma melhor adaptação no contexto VUCA.

Busque uma gestão eficiente

A capacidade de se adaptar às mudanças e de trazer inovação para a organização são duas grandes características que as empresas devem buscar nos seus gestores. Afinal, eles serão os líderes responsáveis em transmitir ao restante de suas equipes as habilidades necessárias para se adaptarem em ambientes complexos, o que permitirá que a companhia aja com mais eficiência diante de dificuldades.

Qual o impacto desse momento na gestão organizacional e no RH?

É claro que todas essas transformações alcançam o mundo corporativo de maneira intensa. O trabalho é um dos aspectos mais importantes da sociedade e é afetado pelas quatro características do Mundo VUCA.

Consequentemente, a gestão de RH, que intermedia as relações entre instituições e profissionais, precisa se adequar a esse cenário desafiador. É fundamental, para a área, entender com profundidade quais mudanças impactam o profissional da atualidade e a empresa como um todo.

Em um contexto VUCA, as organizações:

  • precisam tomar decisões de forma rápida e, muitas vezes, correndo riscos;
  • não conseguem se manter competitivas sem estar constantemente aderindo novas tecnologias;
  • sofrem maiores impactos dos fatores externos por conta da globalização;
  • precisam criar experiências satisfatórias para clientes internos e externos para conseguir manter o interesse deles;
  • têm dificuldade em planejar a longo prazo, já que o cenário pode mudar em pouco tempo;
  • devem atualizar as políticas internas para que não perpetuem culturas e comportamentos ultrapassados e negativos;
  • precisam se preocupar mais com a imagem transmitida à sociedade, já que as informações correm de maneira acelerada;
  • têm que administrar um ambiente onde diversas gerações atuam juntas (baby boomers, X, Y, Z).

Como ter sucesso nessa nova era

Você se sente pressionado ao perceber como o Mundo VUCA é instável e complexo? Isso é normal. No entanto, isso não deve ser motivo para recuar frente ao desafio de atuar nele.

Pelo contrário, os desafios dessa nova era motivam o desenvolvimento de competências que permitirão uma atuação profissional verdadeiramente relevante e eficiente, tais como:

  • agilidade;
  • colaboração;
  • multidisciplinaridade;
  • criatividade;
  • mindset digital;
  • resiliência;
  • atualização.

 

Bora lá!

O Mundo VUCA não poder ser dissociado da gestão baseada em riscos. Estar aberto às novas possibilidades em um ambiente de incertezas certamente passa pelo desejo e coragem de transitar em caminhos nunca antes utilizados.

É nessa MUVUCA que estamos vivendo. Sim, MUVUCA. Algumas pessoas, como o palestrante Alexandre Paelles, já complementam o termo dizendo que é o Mundo MUVUCA, adicionando ao conceito: M, de Meaningful (significativo) e U, de Universal.

Ao entender as dinâmicas do Mundo VUCA, é possível compreender as oportunidades desta nova era. Não é preciso temer as mudanças! Em vez disso, que tal se integrar às transformações e abraçar as chances de performar com sucesso nesse cenário?

Não vá embora! Temos muito mais artigos como este.

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?