Monitoramento de funcionários: aprenda a fazer da maneira certa

No contexto interno das empresas, os gestores e executivos têm algumas preocupações no que tange à performance e desempenho das equipes. Tais aspectos impactam diretamente os resultados da empresa, por isso, é ideal realizar o monitoramento de funcionários.

Com o volume de atividades e responsabilidades, é normal que os colaboradores sintam dificuldade em administrar todos os prazos de entrega. 

Inclusive, em segmentos distintos como uma empresa de copeira terceirizada essa dificuldade acontece. 

Conhecendo os desafios que podem surgir no decorrer do cotidiano dentro do âmbito corporativo, os gestores tem a responsabilidade de propor soluções assertivas em prol do bom andamento empresarial.

Tão importante quanto focar nos resultados financeiros e comerciais, é dispor de mecanismos que contribuam para a rotina de trabalho.

Para uma consultoria em arquitetura e construção, a gestão deve ter a função de proporcionar técnicas para que as equipes consigam atuar com sucesso no projeto de sala planejada simples

Por isso, é válido contar com ferramentas e outras alternativas que viabilizem o gerenciamento de tarefas bem como o monitoramento dos processos.

O que é o monitoramento de funcionários?

Se engana quem acredita que monitorar as atividades laborais de funcionários é o mesmo que invasão de privacidade e tampouco controlar os afazeres.

O monitoramento de atividades é o processo de supervisionar, acompanhar e verificar as operações realizadas pelas equipes. 

Essa ação além de ser recomendada para todos os segmentos, também se expõe em diferentes cenários.

O proprietário de um negócio dedicado à limpeza de carpete residencial, optou por administrar as atividades dos colaboradores iniciando pela instalação de um aparelho de ponto eletrônico, por exemplo.

Em organizações robustas e que contenham atividades segmentadas, o gerenciamento pode tratar especificamente de algum processo, englobando o uso de ferramentas complementares para o andamento processual. 

Ao implementar métodos de gerenciamento, é importante que as empresas desenvolvam as relações interpessoais. Os funcionários podem se sentir observados e até mesmo invadidos ao ouvirem o termo “monitoramento de atividades”.

Aliás, é importante destacar que essa prática feita nas corporações não é ilegal, e inclusive está no escopo de deveres do empregador. Apesar da legislação brasileira não detalhar na Constituição esse tipo de regulamento, há liberdade de interpretação.

No trecho no artigo 5º, inciso X, está a definição da importância da proteção à intimidade individual.

O qual destaca que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Porquanto, é um direito do proprietário assegurar o bom andamento dos negócios e isso contempla a fiscalização do ambiente de trabalho e o zelo para com as atividades conserto de camara executadas. 

Assim, o monitoramento pode ser entendido como qualquer método selecionado que permita visibilidade sobre o operacional de uma organização, desde que não infrinja a propriedade e intimidade dos colaboradores. 

Saiba a importância do gerenciamento para sua empresa

No sentido macro, pode-se entender que o gerenciamento corrobora em melhorias processuais, dando visibilidade para a gestão e equipes sobre gargalos, investimentos necessários e transações que funcionam perfeitamente.

Abarcando desde o departamento de recursos humanos, o monitoramento deve ser aplicado em diferentes escopos nas empresas. 

É recomendado também para alavancar as vendas de produtos e serviços específicos, como caixão simples

Embora seja uma recomendação unânime entre os especialistas em administração de empresas e negócios, os proprietários podem sentir receio acerca da assertividade e efetividade do recurso adicional.

Pequenas e médias empresas (PMEs) têm preocupação extra em relação ao fluxo de caixa, tendo em vista que a característica destas é a ausência de capital de terceiros.

Nesse sentido, é importante que previamente à tomada de decisão sobre implementação de novos recursos, as empresas tenham efetiva visibilidade das vantagens do monitoramento de processos. 

Proteja o patrimônio empresarial

Dado o fato que as PMEs tem um limitante em relação ao caixa, já que em suma são empresas familiares originadas pelo espírito empreendedor, o gerenciamento de funcionários permite a redução de danos e prejuízos.

Certo empreendedor que investiu na abertura de uma franquia batata recheada com melhor custo benefício, decidiu instalar câmeras de segurança nas dependências do estabelecimento.

A instalação de câmeras de segurança é recomendada em ambientes em que há grande circulação de mercadorias e pessoas porque a empresa pode estar sujeita a ações de pessoas mal intencionadas e de criminosos.

Mas, ao instalar as câmeras, é possível gerenciar a circulação de bens e pessoas, corroborando para mais segurança no dia a dia. 

O cenário acima foi apenas alguns dos que são aplicáveis para a proteção de patrimônio empresarial por intermédio do gerenciamento. As empresas podem dispor de recursos adicionais para atender a demanda interna.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Para enxergar gargalos operacionais, é crucial contar com o controle de atividades dos colaboradores.

Afinal, sem entender a dinâmica diária dos funcionários, os gestores não conseguem propor alternativas inteligentes.

Em um laboratório de análises clínicas, o objetivo é aumentar o ambiente para realização de exame de fezes, sem prejudicar a capacidade produtiva dos colaboradores e tampouco o conforto dos pacientes.

Para proporcionar o atendimento das expectativas citadas, é válido a construção de um cronograma detalhado, determinando a data de cada etapa do projeto de construção.

Entretanto, tal cronograma precisa necessariamente abordar as atividades dos colaboradores e o fluxo de trabalho diário. Somente com tais informações é possível trabalhar para o atingimento de expectativas.

Assim, para que o monitoramento consiga atribuir à produtividade e desempenho, é essencial o levantamento de informações, como:

  • Volume de atividades;
  • Tempo médio para a execução;
  • Identificação de etapas manuais;
  • Ferramentas utilizadas.

Esses são alguns dos indicadores básicos que podem facilitar o mapeamento de produtividade nas organizações, entretanto, o escopo de monitoramento não se restringe à análise de tais tópicos.

Outros indicadores podem ser relevantes para que a equipe gestora consiga ter efetiva visibilidade sobre o desempenho das equipes.

Logo, se o intuito é trabalhar no monitoramento de colaboradores em prol da produtividade, é preciso realizar um mapeamento de indicadores, contextualizando com a realidade empresarial. 

Dicas para implementar métodos de monitoramento 

O monitoramento de pessoas e processos é uma ação recomendada pelos stakeholders (principais agentes de um segmento) do mercado, que referenciam verbalmente e por intermédio das redes sociais, dicas para os empresários.

Visando desmistificar o escopo da melhoria processual, a informação foi divulgada para fomentar as iniciativas empresariais, com o intuito de fortalecer a economia.

  • Trabalhe na cultura empresarial

A missão, visão e valores são aspectos que influenciam diretamente o posicionamento das empresas diante do mercado, concorrentes, organizações complementares e até mesmo de clientes.

Um consultório especializado no procedimento de criolipólise para culote tem como prioridade desenvolver a cultura organizacional, garantindo que ela esteja alinhada aos objetivos empresarias.

Todavia, ao definir a cultura de uma empresa cabe analisar também a expectativa do público-alvo e as expectativas dos colaboradores.

Assim, a cultura propagada e defendida pela empresa consegue atingir mais pessoas, mesmo na mudança de políticas e processos.

Cabe frisar que os recursos de gerenciamento de funcionários também deve estar inclusos na cultura empresarial, como um método de tornar simplificada a adesão dos colaboradores nesse sentido. 

  • Invista na mão de obra

A mão de obra é o ponto que fará o diferencial na dinâmica do cotidiano das empresas, pois a execução de determinadas tarefas requer o conhecimento qualificado para que as entregas sejam feitas dentro do prazo.

Atrair e reter talentos é uma dificuldade comum enfrentada por empresas de diversos segmentos e portes, o relato feito com frequência é que a disputa por bons profissionais no mercado está acirrada.

Se a contratação de pessoas é um desafio, a alternativa é que as empresas invistam em treinamentos para enriquecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, aliás essa inclusive é uma prática altamente recomendada.

Treinar a equipe na pauta de produtividade e desempenho também é uma ação válida para desenvolver e reter talentos porque isso faz com que haja o beneficiamento de duas partes distintas.

Por um lado a empresa é beneficiada por contar com equipes qualificadas e produtivas, por outro o colaborador também é beneficiado, já que recebe investimentos válidos para os âmbitos profissional e pessoal.

  • Direcione orçamento para ferramentas

Ao realizar o mapeamento operacional das equipes, os gestores estarão aptos para notar os gargalos e possíveis melhorias a serem realizadas.

Porquanto, é importante enfatizar que para o monitoramento e aprimoramento das atividades laborais, é fundamental serem feitos investimentos para a contratação de ferramentas e plataformas. 

Considerações finais

Sendo assim, o sucesso empresarial é construído a quatro mãos, isso significa que é requerido o engajamento das equipes, gestores e executivos, levando em consideração que esses desempenham o papel de forças complementares.

Contudo, o monitoramento processual e de pessoas é uma questão importante para a estratégia das empresas bem como para os resultados financeiros, operacionais e comerciais. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.