Métodos Para Desenvolver Habilidades de Liderança

Exercendo um cargo de liderança ou buscando uma promoção, você deve saber que habilidades técnicas e um diploma universitário levam somente até certo ponto.

Para ser um líder eficaz e impulsionar sua carreira, você também precisará de habilidades sociais, como ser um bom ouvinte e comunicador.

Existem várias habilidades de liderança que são consideradas características essenciais.

Seja tomando a iniciativa, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico ou aprendendo a motivar e capacitar as pessoas ao seu redor, você deve estar constantemente se desafiando para aprimorar o seu potencial.

Desde cedo, saia da sua zona de conforto, desafie-se a melhorar e lembre-se: quanto mais trabalho você assume, mais você aprende.

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O que são habilidades de liderança?

Uma definição ampla de liderança concentra-se na capacidade de inspirar e organizar outras pessoas para atingir um objetivo compartilhado, geralmente em um cronograma.

As habilidades de liderança são importantes em qualquer organização, pois desenvolvem equipes fortes e com capacidade de realizar tarefas de maneira mais eficiente.

Como as pessoas não são iguais, também não é igual seu conjunto de habilidades.

Você pode demonstrar habilidades de liderança “soft” como paciência, empatia e escuta ativa, enquanto seu colega demonstra pontos fortes na tomada de riscos e decisões.

Quaisquer que sejam seus pontos fortes naturais, preencher as lacunas irá torná-lo um profissional mais capacitado e com maiores chances de sucesso em sua carreira.

Por que é importante desenvolver habilidades de liderança?

Esse é um dos movimentos mais poderosos que você pode fazer para transformar sua vida.

O aprendizado não é apenas para sua carreira. Ele também pode melhorar seus relacionamentos pessoais.

À medida que você desenvolve as habilidades de liderança, aprende sobre comunicação e construção de conexões com os outros.

Isso é chamado de inteligência emocional. Se você estiver negociando com um cliente ou até mesmo tarefas com seu cônjuge, a capacidade de influenciar será necessária.

Desenvolver habilidades de liderança também irá permitir que você cresça como pessoa. É um processo empoderador de aproveitar seus talentos naturais para inspirar os outros.

Você ficará mais sintonizado com seus pontos fortes e fracos, criando uma autoconsciência que pode ser utilizada para ajudá-lo a controlar suas emoções, aumentar seu foco e ser mais produtivo.

Melhores práticas para desenvolver habilidades de liderança

As hard skills que você precisará para ter sucesso variam de acordo com seus objetivos e os da organização para a qual você trabalha.

Mas em todos os setores, existem habilidades sociais que podem impulsionar sua carreira e melhorar sua capacidade de liderar uma equipe.

Ao mostrar que você tem o que é preciso para ser um líder, você pode acelerar seu processo de desenvolvimento.

Se você está procurando um novo emprego ou promoção, é mais provável que chegue onde deseja se tiver um histórico constante de sucesso em sua vida profissional e pessoal.

Existem muitos tipos diferentes de líderes, mas poucas pessoas são líderes natos. A maioria de nós precisa aprender, desenvolver e melhorar nossas habilidades.

O desenvolvimento da liderança envolve identificar e dominar as principais características necessárias para se tornar um profissional de sucesso.

Algumas áreas consideradas essenciais e que você pode desenvolver, são:

Dominar os três componentes-chave da liderança bem-sucedida

Os três componentes principais da liderança são liderar a si mesmo, liderar uma equipe e liderar o negócio. Os melhores líderes mostram domínio nesses três componentes.

Liderando a si mesmo

Os melhores líderes são autoconscientes. Eles entendem seus pontos fortes e fracos e trabalham ativamente para melhorar quaisquer lacunas de habilidades que possam ter.

Eles também são capazes de traduzir esse aprendizado para se tornar um líder melhor e mais eficaz.

Liderar uma equipe

Para liderar com sucesso uma equipe, os líderes precisam entender como motivar, engajar e gerenciar seus funcionários.

Eles devem ser capazes de dar feedback honesto, ter conversas difíceis e fornecer suporte quando os funcionários precisarem.

Liderar o negócio

Os líderes são responsáveis ​​por produzir resultados.

Para que isso aconteça, os líderes precisam estar à vontade com a estratégia e o gerenciamento de mudanças e entender como assumir riscos calculados.

Iniciativa

A maioria das pessoas em posição de chefia só atribui aos seus subordinados tarefas que eles já dominam.

Por isso é importante se voluntariar para assumir mais responsabilidades, indo além de sua posição atual.

Concentre-se nas competências de aprendizagem que estão fora de sua área de conhecimento primária.

Aprender mais e assumir outros compromissos irá ajudá-lo a se preparar e ser mais considerado para uma posição de liderança, quando a oportunidade surgir.

Pensamento crítico

Para uma função de alto nível é necessário ser um pensador crítico, tendo a capacidade de prever situações problemáticas, antes que elas aconteçam.

Bons líderes também estão cientes das oportunidades potenciais e as aproveitam para beneficiar a empresa e os colaboradores.

Em outras palavras, seja proativo. Não espere que as coisas aconteçam. Em vez disso, antecipe-se e ajude a equipe a estar pronta para enfrentar situações adversas.

Se você é um líder e um colaborador lhe apresenta um problema, ajude-o a determinar a causa e implemente medidas preventivas para garantir que isso não afete negativamente os funcionários, a empresa e os clientes.

Escuta ativa

As habilidades de comunicação são essenciais para um líder eficaz, seja criando e apresentando uma estratégia de negócios ou comunicando-se com colaboradores e clientes.

E saber ouvir é uma das qualidades mais importantes de um líder.

Sem habilidades de escuta, você não consegue ter um bom relacionamento com seus colaboradores, obter feedback e saber como os membros da equipe estão se sentindo em relação ao trabalho ou até mesmo se estão enfrentando alguma questão pessoal.

Permita que eles se expressem em grupo ou individualmente.

Para ouvir com eficiência, você precisa manter contato visual, evitar distrações e responder adequadamente. Tenha em mente que a comunicação não é apenas sobre falar.

Esteja ciente da linguagem corporal e gestual para entender o que as pessoas estão realmente dizendo.

Motivador

Um verdadeiro líder deve influenciar positivamente as pessoas.

Quando funcionários ou colegas de trabalho demonstram baixa motivação, um bom líder possui a capacidade de energizá-los e motivá-los.

Às vezes, as pessoas perdem a motivação porque estão enfrentando dificuldades, estão cansadas de fazer as mesmas tarefas repetitivas ou estão desapontadas por não serem envolvidas nos processos.

Criar um ambiente de trabalho positivo também é um fator de motivação fundamental.

Você pode estabeleça recompensas para atingir os benchmarks.

Mas na maioria das vezes, um reconhecimento genuíno ou mostrar que você também vê seus colaboradores como pessoas é suficiente para renovar as energias.

Saber delegar

Um líder de sucesso não microgerencia. Ele delega tarefas para seus funcionários e deixa-os se sentirem capacitados.

Fazendo isso, os colaboradores se sentirão mais envolvidos e terão mais oportunidades de desenvolver novas habilidades.

Delegar permitirá que você se concentre em seus próprios objetivos. Se você é um líder de projeto, ainda é responsável pelo trabalho no final.

Estabelecer clareza de funções, responsabilidades e prazos é fundamental para delegar e concluir uma tarefa.

Lidar com conflitos

Os líderes precisam saber lidar com situações difíceis e resolver conflitos.

Se um funcionário não trabalha com o melhor de sua capacidade e traz uma atitude negativa para o grupo, será necessário abordar a questão de forma honesta, mas direta.

Isso requer muita coragem. Não é fácil apontar um problema ou demitir alguém, então lembre-se de sempre ouvir todos os envolvidos, antes de chegar a uma conclusão e agir.

Capacitar sua equipe

Os líderes devem reconhecer o valor dos membros da equipe e aprender com eles, incentivando dessa forma a troca de conhecimentos.

Ajude-os a sair de sua zona de conforto e testar novas ideias.

Valorize e incentive o aprendizado contínuo de seus colaboradores.

Faça o que for possível para auxiliar no processo, como por exemplo, possibilitando horários flexíveis, ajuda de custo, entre outros.

Reconhecer seus pontos fortes

O desenvolvimento de habilidades de liderança geralmente se concentra nos pontos fracos, mas não se esqueça de que você também pode desenvolver seus pontos fortes.

Uma compreensão de suas fraquezas fornece áreas que você sabe que pode melhorar, mas um forte conhecimento de seus dons e habilidades inatas significa que você pode colocá-los em ação agora.

Existem áreas que você tem  mais facilidade e pode colocá-las em prática de uma nova maneira?

Se você tem o dom da oratória, por exemplo, faça apresentações sobre tópicos desafiadores ou participe de grupos para melhorar ainda mais suas habilidades.

Estabelecer metas concretas e executar

Mesmo os líderes mais formidáveis ​​não chegam ao sucesso sem esforço. A visão mais grandiosa nunca sairá do papel se você não traçar um caminho para chegar lá.

Quando você estiver desenvolvendo habilidades de liderança, invista tempo em definir seus objetivos e executá-los.

Formular o plano certo e determinar benchmarks significativos ao longo do caminho fornece um mapa a seguir, uma metodologia que guiará suas ações pela próxima semana, mês, ano e década.

Depois de atingir um objetivo específico, olhe para o próximo. O esforço constante para atingir a próxima referência dará a você e a sua equipe uma sensação de significado e orgulho.

Ser autoconsciente

Ser um líder eficaz significa nunca cometer erros? O erro faz parte do aprendizado. Aprenda com eles.

Assuma seus erros de forma aberta e faça o que for possível para corrigi-los. Peça opinião. Discuta com sua equipe.

Expor suas falhas envia uma mensagem poderosa para aqueles ao seu redor. Eles irão entender que o erro é permitido na busca pela excelência.

Encontrar seu propósito maior

Ao desenvolver habilidades de liderança, é essencial que você saiba por que está dedicando tempo e esforço ao objetivo escolhido. O que move você?

Sua resposta imediata pode ser direta: um salário maior por um trabalho bem feito ou o prestígio que vem de uma posição mais alta.

Mas recue por um momento. Por que você quer esse salário maior? É assim que você e sua família se sentem mais seguros?

Talvez você queira liderar porque sente que pode ajudar os outros desenvolvendo produtos e serviços, ou vê um lugar onde pode causar mudanças positivas em seu setor.

À medida que você aprimora sua eficácia como líder, fortalece os esforços que coloca em seus próprios objetivos.

Aqueles ao seu redor verão o seu empenho e a paixão que você demonstra no seu trabalho, estimulando-os a desenvolver suas próprias habilidades também.

Ter um plano de crescimento e desenvolvimento

Para crescer como líder, é preciso priorizar o aprendizado e ter um plano de desenvolvimento profissional.

Não importa o quão ocupado você esteja, sempre há tempo para aprender. Invista tempo para ler um livro, ler artigos ou assistir a um vídeo sobre liderança.

Quando você planeja o seu desenvolvimento, é mais provável que siga o plano que você traçou.

Se tornar um modelo ou mentor

Para se tornar um líder, você precisa sinalizar ao seu gerente que deseja se tornar um. Então, ele ou ela pode ajudá-lo a identificar oportunidades para começar a praticar a liderança informalmente.

De forma alternativa, tente buscar essas oportunidades por si mesmo. Há uma infinidade de maneiras de testar suas habilidades de liderança.

Você pode se oferecer para se tornar um mentor de um novo funcionário, fornecendo orientação e suporte.

Fora do trabalho, você pode procurar áreas em sua comunidade compatíveis com suas habilidades e oferecer assessoria.

Pensamento estratégico e liderança

Para ser um líder de sucesso, ter a capacidade de pensar estrategicamente e pensar sobre o quadro geral é fundamental.

Muitos consideram até mais importante do que as habilidades de comunicação, de tomada de decisão e habilidades interpessoais.

Mas pensar estrategicamente não acontece da noite para o dia.

Quando você está em uma função que exige sua concentração nos detalhes básicos, pode ser difícil recuar para analisar tendências, desafios e soluções maiores, mas é vital que qualquer líder seja capaz de fazê-lo.

Aqui estão algumas maneiras para exercitar e desenvolver essa habilidade.

Faça perguntas mais amplas em reuniões

Mesmo que o assunto não esteja diretamente ligado a sua função, levantar questões mais amplas irá aumentar sua área de conhecimento.

Por exemplo, se você é um profissional de marketing de mídia social e precisa postar stories no Instagram para um próximo lançamento de produto, pode explorar perguntas como:

  • Por que nossa equipe executiva optou por se concentrar em investir no desenvolvimento deste produto em especial?
  • Como este produto irá expandir nossa proposta de valor? e
  • Que narrativa estamos contando sobre este produto e como ele se encaixa em nosso acervo de produtos existente?

Esteja disposto a falar

Além de fazer perguntas nas reuniões, pratique sentir-se à vontade em compartilhar sua própria perspectiva ou opinião.

Mostre aos seus colegas que você está disposto a comunicar novas ideias ou ser criativo quando se trata de estratégias existentes.

Amplie sua rede fora de sua equipe imediata

Almoce com membros da organização de vendas ou serviços e reserve um tempo para conversar com pessoas de fora de sua equipe.

Isso o ajudará a começar a entender o que está acontecendo em outras áreas da organização, em quê outras equipes estão trabalhando e os desafios que outras equipes estão enfrentando.

Organize-se com a forma como você gasta seu tempo

Embora suas tarefas do dia a dia sejam importantes, é igualmente vital que você reserve um tempo para se concentrar em projetos maiores ou oportunidades de desenvolvimento profissional.

Para fazer isso, você pode reservar uma hora a cada duas semanas para se concentrar no brainstorming pessoal.

Durante esse período, você pode escrever uma lista de projetos de maior visibilidade que deseja testar ou procurar workshops e cursos em sua área, ajudando a desenvolver habilidades que sua equipe não possui atualmente.

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