Mentiras no Ambiente de Trabalho: como lidar e resolver

Mentiras no ambiente de trabalho se enquadra na categoria de gestão de conflitos de funcionários.

Antes de decidir um curso de ação, você deve primeiro examinar por que as pessoas mentem e até que ponto você está preparado para lidar com isso.

Neste artigo, vamos ajudar você a abordar esse tema tão delicado, oferecendo práticas eficazes de como lidar com mentiras no ambiente de trabalho. Continue lendo!

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Mentiras no ambiente de trabalho: por que isso acontece?

Vamos começar estabelecendo que as pessoas são intrinsecamente boas e geralmente desejam coisas positivas em seu trabalho e vida.

Elas querem construir relacionamentos, conquistar admiração e alcançar o sucesso. Trabalhando com base nesta suposição, pode-se perguntar: por que elas mentiriam?

Geralmente, há dois motivos pelos quais as pessoas mentem no ambiente de trabalho: medo ou ambição.

O medo geralmente decorre de:

  • perder o emprego;
  • não pertencer, não se sentir parte do grupo ou de ser excluído;
  • não saber realizar seu trabalho;
  • perder o respeito dos outros;
  • não ser respeitado;
  • não saber como lidar com conflitos.

Quando se trata de ambição, os fatores comuns são:

  • ter status, impulsionado pelo ego;
  • ter dinheiro, título ou prestígio;
  • ter poder ou controle sobre uma situação ou sobre as pessoas.

Necessidades e desejos básicos fora do local de trabalho também entram em jogo aqui.

Trabalhamos para manter um estilo de vida e as pressões fora do trabalho podem levar as pessoas a fazerem coisas que normalmente não fariam.

Tipos de mentiras comuns no ambiente de trabalho

De acordo com pesquisas, certas mentiras são muito comuns nos ambientes profissionais. Elas são:

Mentiras sociais

Alguns consideram esse tipo de mentira o “lubrificante das relações” no local de trabalho e que não é possível sobreviver nos negócios – ou na sociedade – sem elas.

Com mentiras sociais ou “brancas”, há um acordo implícito entre as partes: “Você não me conta tudo e eu não vou examinar minuciosamente tudo o que você diz”.

Mentiras de exagero

São os enfeites usados ​​quando as pessoas tentam parecer mais capazes do que realmente são.

Mentiras por omissão

Têm como objetivo enganar, deixando de fora uma informação crítica, permitindo que o destinatário tire conclusões erradas.

Mentiras protetoras

São frequentemente vistas como uma alternativa altruísta para não ferir os sentimentos de alguém. “Eu elogiei o trabalho dele porque não queria que desistisse”.

Mentiras defensivas

São uma tentativa de se proteger ou evitar punição. “Não é minha culpa. Ninguém me disse que eu era o responsável pelo envio da agenda”.

Mentira maliciosa

Tem como objetivo minar, prejudicar ou destruir a carreira de outra pessoa.

Os funcionários geralmente justificam suas mentiras utilizando algumas explicações, como:

“Serei penalizado se disser a verdade”. De longe, essa é a maior razão pela qual as pessoas mentem no trabalho.

“Eu preciso cuidar de mim mesmo”.

“Ninguém por aqui quer realmente ouvir a verdade”.

“Enganando é como os negócios são feitos aqui”. Esta é uma questão cultural muito séria!

Maneiras de identificar se um funcionário está mentindo para você

Como empregador, a confiança em seus funcionários é fundamental.

Se eles mentirem, na melhor das hipóteses isso irá minar essa confiança e, na pior das hipóteses, poderá ser um perigo para os seus negócios e para os outros colaboradores.

Por isso é tão importante estar atento aos acontecimentos. Aqui estão algumas maneiras de detectar se um funcionário está mentindo.

Procure sinais de estresse

Se alguém estiver dizendo a verdade, parecerá relaxado.

Se estiverem mentindo, ficará estressado. Afinal, a pessoa está formulando uma mentira, muitas vezes improvisando, o que é muito desgastante para ela.

Existem vários gestos físicos que podem indicar que alguém está mentindo.

Por exemplo, o funcionário “congela”. Esta é a primeira resposta ao estresse, portanto, se alguém parar de gesticular, prender a respiração ou der um sorriso forçado, isso é sinal de que está mentindo.

Além disso, procure gestos de inquietação, como balançar os pés ou ficar mexendo em objetos, pois também são sinais de estresse.

Identifique emoções falsas

Quando alguém está mentindo, está tentando fingir a emoção correta para a situação.

O mentiroso sabe que sua atitude não é correta e isso irá transparecer em suas expressões e movimentos.

Por exemplo, se alguém está sorrindo, mas seus olhos não enrugam nos cantos, é sinal de que o sorriso é falso.

Se você vir uma expressão mantida por mais de alguns segundos, isso também é um sinal de mentira.

Naturalmente, tendemos a manter as expressões apenas por poucos segundos. Se durar mais do que isso, a pessoa em questão está tentando convencê-lo de que está sentindo aquela emoção.

Ouça dicas verbais

Haverá pistas no discurso do seu funcionário que mostrarão se ele está mentindo.

Por exemplo, ele pode fazer declarações qualificativas como “Tanto quanto me lembro…” e “Pelo que me lembro…”, pois são subjetivas e dão uma opção de exclusão.

Há também declarações de apoio, como “Com toda a honestidade…” e “Para dizer a verdade…”. Elas são usados ​​para enfatizar demais sua honestidade, mas geralmente significam o contrário.

Ouça como uma história é contada

Quando alguém responde a uma pergunta honestamente, vai direto ao ponto. Se você perguntar por que ele chegou atrasado ​​ao trabalho, ele dirá: “Meu carro quebrou”.

Se alguém estiver mentindo, tornará a história muito mais complicada e envolvente.

O mentiroso também irá adicionar detalhes que você não precisa saber.

Nesse caso, ele pode dizer: “Eu estava dirigindo pela rodovia e o trânsito estava muito ruim. Foi quando percebi que a luz de verificação do motor estava acesa…” e assim por diante.

Mentiras no ambiente de trabalho: como lidar e resolver

O comportamento desonesto no local de trabalho pode representar uma séria ameaça para uma empresa. Você não deve tolerar nem mesmo transgressões menores.

Então, quando um funcionário está mentindo, manipulando os fatos e possivelmente afetando seu trabalho e a organização, o que você faz?

Considere seguir estas etapas ao lidar com mentira no local de trabalho.

Certifique-se de que a pessoa está realmente mentindo

Embora pareça básico, também é essencial. Portanto, antes de se envolver na questão, verifique se realmente é mentira.

Para dizer algo que evidentemente não é verdade, o cérebro precisa realizar um trabalho razoável.

Depois de mentir, a mente da pessoa precisa lidar imediatamente com as consequências emocionais da culpa, da ansiedade e do medo de ser descoberta.

Tudo isso quer dizer que muitas vezes você pode perceber uma mentira prestando atenção a pistas sutis.

O primeiro passo é ter uma noção dos hábitos básicos da pessoa. Observe como ele age e se comporta quando não está mentindo.

Isso não envolve perseguição ou espionagem fora do expediente, apenas prestar atenção aos gestos e padrões de fala comuns.

Depois de estabelecer essa linha de base, preste atenção aos sinais de alerta que muitas vezes sinalizam uma mentira:

  • movimentos incompatíveis, como um leve aceno afirmativo ao mesmo tempo em que a pessoa diz a palavra “não”;
  • gestos que indicam retenção de informações, como cobrir a boca ou franzir os lábios;
  • microexpressões ou expressões faciais involuntárias que escondem uma emoção.

Lembre-se que um sinal de alerta ou mudança no comportamento básico não significa automaticamente que alguém não está dizendo a verdade.

Procure por “grupos” desse tipo de comportamento – três ou mais sinais de alerta em uma resposta.

Finalmente, siga seu instinto. Ele também pode ser eficaz para detectar uma mentira.

Analise a forma como as perguntas abertas são respondidas

O truque por trás do uso de perguntas abertas é que elas exigem mais informações e, às vezes, muita explicação.

Por exemplo, se você perguntar: “O que aconteceu ontem à noite?” é provável que você obtenha mais detalhes do que se perguntar: “Onde você estava ontem à noite entre 21h e 22h? “

Perguntas diretas muitas vezes deixam espaço para muitas lacunas. Ao tentar pegar uma mentira, talvez seja necessário elaborar cuidadosamente as perguntas para que elas possam fornecer informações reais.

Observe que perguntas gerais podem não funcionar, pois há muitas maneiras de desviar-se do assunto pretendido.

Por exemplo, “Você pode descrever o software?” pode ser muito claro e vago em comparação com “Quais são as ameaças potenciais do uso do software?”.

As pessoas que mentem sempre irão procurar maneiras de fugir do assunto, mas especificar suas perguntas pode mantê-los contidos no tema, para que possam inventar uma história ou revelar mais do que pretendiam.

Esteja atento a sinais não verbais

Quando alguém está mentindo, os sinais não verbais podem expor uma mudança na linha de base antes, durante e depois da conversa.

Mesmo para aqueles que costumam mentir habitualmente, o ato ou pensamento de convencer os outros de uma verdade falsa é desconfortável.

No entanto, interpretar alguém através da sua linguagem corporal representa um desafio, pois o desconforto pode ser desencadeado por qualquer coisa, desde uma cadeira desconfortável até ansiedade.

Portanto, os resultados são baseados principalmente em suposições.

Alguns sinais não verbais a serem observados incluem movimento dos olhos, mudança na aparência, mudança repentina no tom de voz, inquietação ou balanço.

Outros tentarão fingir calma, o que você pode detectar pela rigidez ou pela garganta seca.

Verifique se as histórias fazem sentido

Acompanhe o fluxo da história.

As pessoas que mentem tentam fabricar verdades com bastante antecedência. Você pode esperar respostas prontas em um nível perfeito.

No entanto, com as perguntas certas, você pode atingir uma carga cognitiva que fará com que elas preencham a verdade.

Portanto, você pode esperar muita gagueira e o uso de filtros de pausa como “ããã”.

Além disso, algumas falam demais e acabam se contradizendo.

A linha de base delas lhe dirá se falam naturalmente ou se estão apenas fazendo isso para lhe vender uma suposta verdade.

Estude o comportamento da pessoa ao sair da conversa

Quando alguém mente, vai querer estar em qualquer lugar, menos ali, sendo questionado.

Portanto, os líderes podem observar como uma pessoa se comporta no final da conversa.

Normalmente, ela se sentirá aliviada quando a conversa terminar ou irá olhar constantemente para o relógio ou a saída mais próxima tentando encerrar a intensidade do momento.

Além da vontade de sair, você pode notar que ela retoma repentina ou gradualmente seu estado “normal” e tenta desviar a conversa para outro assunto.

Além dessas dicas, considere o seguinte:

Obtenha provas irrefutáveis ​​do comportamento

Como mediador de um caso de mentira no local de trabalho, você precisa ter certeza absoluta de que isso realmente aconteceu.

Você deve procurar evidências claras de que um funcionário não foi honesto, mas só deve fazê-lo usando métodos legais e respeitando totalmente as leis de privacidade.

A palavra de outro colaborador não é uma evidência forte o suficiente para concluir que você está lidando com um caso de mentiras no ambiente de trabalho.

Avalie o impacto que isso tem sobre você e sua organização

Depois de concluir que você está de fato lidando com um comportamento desonesto de um funcionário, o próximo passo geralmente é avaliar quais são as consequências para a empresa.

Avaliar realisticamente o impacto potencial desta situação pode ajudá-lo a traçar um plano sobre como lidar com a questão de forma adequada.

Faça uma verificação de antecedentes do funcionário em questão

Você precisa descobrir se o funcionário em questão tem histórico de comportamento desonesto ou se o caso é isolado.

Um curso de ação recomendado para isso seria entrar em contato com qualquer um dos seus antigos empregadores.

Discuta o assunto com o funcionário

Quando tiver certeza de que o comportamento desonesto ocorreu e estiver ciente do impacto potencial que ele pode ter na organização, será necessário discutir aberta e honestamente o assunto com o funcionário em questão.

Tal discussão pode revelar alguns dos motivos do seu comportamento e até resolver toda a questão, em situações em que o dano foi mínimo.

Estabeleça consequências claras

Se você considera o comportamento grave, é necessário definir consequências claras para tais ações, desde advertências verbais, por escrito ou até demissão.

Saber que existem efeitos claros e bem definidos para tais ações pode determinar que o funcionário corrija suas atitudes, além de potencialmente enviar uma mensagem aos outros colaboradores.

Descubra a razão por trás do comportamento

Pode haver muitos motivos para um funcionário mentir.

Ao ter uma discussão aberta, você pode descobrir sua motivação e talvez trabalhar junto para resolver a raiz do problema que levou ao seu comportamento inadequado.

Se o motivo não representar uma ameaça séria para a empresa, você pode oferecer ao funcionário diversos programas de aconselhamento e treinamento para ajudá-lo a lidar com os problemas que o levaram a agir de maneira indevida.

Por exemplo, ele pode estar sob extremo estresse no local de trabalho e ficar tentado a mentir sobre seu desempenho.

Esteja pronto para encerrar o vínculo do funcionário com a empresa

Se o funcionário não mostrar sinais de estar disposto a resolver seus problemas ou se suas ações colocarem seriamente em risco a empresa, talvez seja necessário encerrar imediatamente o vínculo empregatício.

Dependendo da situação exata e da natureza do relacionamento, pode ser uma boa ideia consultar um advogado trabalhista, para ter certeza de que está em total conformidade com as leis.

Dicas para incentivar a honestidade no ambiente de trabalho

Locais de trabalho onde a honestidade faz parte da cultura geralmente oferecem melhores resultados. Aqui estão algumas dicas sobre como promover a sinceridade no ambiente de trabalho.

Promova a comunicação aberta

Incentive seus funcionários a serem abertos com você e entre si. Faça-os compreender que podem denunciar qualquer comportamento inadequado sem quaisquer consequências negativas.

Todos os envolvidos devem compreender que a comunicação é crucial para o bem-estar da empresa e para si.

Estabeleça um código de conduta claro

Os funcionários precisam ter a oportunidade de saber quais são as regras de conduta.

A falta de políticas claras pode dificultar a avaliação de um caso de mentiras no ambiente de trabalho.

Seja consistente no estabelecimento e aplicação das políticas estabelecidas

Os funcionários são mais propensos a respeitar as políticas da empresa, quando são aplicadas indiscriminadamente em todos os níveis.

Se um gestor ou outro funcionário de alto nível receber o mesmo tratamento que um funcionário iniciante para o mesmo problema, isso pode enviar uma mensagem ao restante da equipe de que todos dentro da organização são tratados de forma justa, independentemente de seu status.

Certifique-se de que os funcionários respeitem todos os procedimentos

Uma cultura de honestidade e integridade no local de trabalho geralmente começa com pequenas ações cotidianas.

Certifique-se de que os funcionários sigam e respeitem todos os procedimentos, mesmo aqueles sem consequências aparentes, como deixar um colega usar seu cartão-chave ou realizar uma operação no computador utilizando seu nome de usuário.

Os funcionários que percebem uma consistência clara na promoção do comportamento honesto têm maior probabilidade de respeitar todas as políticas da empresa.

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