Jogos Em Equipe Para Você Engajar, Divertir E Motivar!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Os jogos em equipe devem ser não apenas educacionais, mas também agradáveis. Eles ajudam a equipe a aprender uns sobre os outros – como cada pessoa pensa, trabalha, resolve problemas e se diverte.

Mas nem todos os jogos em equipe são benéficos. Quando você planeja desenvolver essas atividades e lê sobre quais jogos pode usar, todos podem parecer bons no papel.

No entanto, alguns se transformam em um desastre quando você realmente tenta implementá-los. As pessoas ficam entediadas, não entendem as regras ou acham que o jogo não tem sentido.

Ao planejar uma sessão de jogos em equipe, você precisa saber que os jogos serão eficazes e envolventes, desenvolvem o trabalho em grupo e ajudam as equipes a se divertirem.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Trabalho em Equipe

“Nenhum de nós é tão inteligente como todos nós”, palavras simples, mas com muito peso.

O sucesso organizacional depende em grande parte de quão rápido e de que maneira as pessoas se conectam umas com as outras para benefício mútuo.

O trabalho em equipe tem estado no centro do palco por muitos anos, no que diz respeito às iniciativas voltadas para os colaboradores, e seu valor na obtenção da felicidade no local de trabalho permanece indiscutível.

Os benefícios do trabalho em equipe se aplicam a todos os setores. Alguns empregos simplesmente não podem ser feitos sozinhos, enquanto outros serão aprimorados pelos esforços de mais pessoas.

Todos os indivíduos têm suas próprias forças, suas próprias habilidades e suas próprias ideias para trazer à mesa e, quando trabalham juntos como uma equipe, criarão algo muito mais poderoso do que qualquer coisa que seja revelada por uma única pessoa.

Por que as Empresas Precisam de Jogos em Equipe?

Em função de passarmos longos períodos com nossos colegas de trabalho, os benefícios de investir tempo e dinheiro em atividades de jogos não podem ser subestimados.

Os benefícios mais óbvios de se fazer iniciativas de jogos em equipe incluem:

  • Facilita a cultura de trabalho colaborativa e motivada, uma vez que essas atividades são vistas como um movimento para unir os indivíduos;
  • Ajuda na solução ágil de problemas e na tomada de decisões, já que muitas cabeças / mãos contribuem no processo;
  • Promove uma comunicação responsiva e significativa, à medida que os colaboradores passam a conhecer a personalidade, os desejos, os pontos fortes e os pontos fracos de seus colegas;
  • Ajuda a usar a criatividade e o pensamento fora da caixa ao afastar os colaboradores do trabalho habitual;
  • Cria atmosfera para aumentar a produtividade, identificando e eliminando obstáculos ou melhorando as formas existentes de trabalho;
  • Aumenta o moral dos colaboradores, pois eles sentem que a empresa e os colegas estão interessados ​​em conhecê-los e desenvolvê-los, uma razão válida para a retenção;
  • O aprendizado e os insights dos jogos em equipe podem ser transferidos para o ambiente de trabalho real, resultando em melhores desempenhos.

 

Jogos em Equipe Para Aquecimento

O objetivo dos jogos de aquecimento é preparar as pessoas para o jogo principal, estimulá-las, definir o clima e quebrar o gelo se as pessoas não se conhecerem. Você usará um rápido jogo de aquecimento e um longo jogo principal.

Cada jogo precisa de um facilitador que explique as regras e oriente o grupo. Um jogo de aquecimento não deve durar mais que 10 a 15 minutos.

Duas verdades e uma mentira

Este jogo é um grande quebra-gelo para equipes que podem não saber muito sobre o outro, mas as equipes que trabalharam juntas por anos também podem se divertir muito com isso.

O conceito é simples: todos se apresentam e depois dão três declarações sobre si mesmos. Duas são verdade e uma é mentira.

O grupo então tem que adivinhar qual é a mentira. Você pode até mesmo realizar uma votação. Incentive as pessoas a serem criativas e tornar as mentiras difíceis de adivinhar.

Sete

Neste jogo, faça com que sua equipe fique em um círculo e comece a contar. A primeira pessoa diz 1, a segunda diz 2 e assim por diante.

Quando chegar na pessoa de número 7 ou um de seus múltiplos (14,21,28,35 …), a pessoa deve bater palmas em vez de dizer o número.

Se alguém disser o número, está fora. Para tornar o jogo mais difícil, você pode alterar o número ou introduzir novos movimentos, como pular, sentar, tocar o nariz, etc). O vencedor é o último em pé.

60 segundos de discurso

O objetivo deste jogo é falar sobre um tópico definido por 60 segundos sem parar. Escolha tópicos engraçados ou ridículos e deixe que as pessoas se divirtam com eles.

Aquele que estiver com a palavra, ao encerrar o seu tempo, escolhe o próximo a fazer o discurso. O facilitador pode quebrar o gelo demonstrando primeiro.

Exemplos de Jogos Em Equipe Para Engajar E Motivar

As equipes são mais eficientes e colaborativas quando se conhecem melhor. No entanto, até grupos fortes e já bem constituídos podem se beneficiar de jogos em equipe.

Essas atividades podem ser usados por qualquer empresa, grande ou pequena, para promover melhorias no local de trabalho.

Se você estiver procurando por atividades divertidas que todos realmente queiram fazer, veja os exemplos a seguir e escolha os que melhor se encaixam em seu espaço, humor e tempo disponível.

Cão, Arroz, Frango

Um jogo que estimula o pensamento e o planejamento, além da resolução criativa de problemas dentro da equipe.

Um dos membros do grupo recebe o papel de fazendeiro e a equipe restante age como os peões. O fazendeiro foi às compras e tem que voltar para casa junto com suas 3 aquisições: cachorro, arroz e frango.

Ele deverá cruzar um rio em um barco, mas só pode carregar apenas um item com ele.

Ele não pode deixar o cachorro sozinho com o frango, porque o cachorro vai comer o frango, e ele não pode deixar o frango sozinho com o saco de arroz, porque o frango vai comer o arroz. Como ele consegue levar as três compras de volta para casa em segurança?

Os peões devem ajudá-lo a chegar à solução, o que é realmente simples se o grupo pensa de forma criativa e em conjunto.

Dois lados de uma moeda

Com base na noção de positivo e negativo de uma determinada experiência, uma equipe de 2 ou mais se reúne e discute uma situação.

Por exemplo, se houver dois membros, o parceiro A compartilha algo negativo que aconteceu em sua vida com o parceiro B. Pode ser uma memória pessoal ou profissional, mas obrigatoriamente um acontecimento verdadeiro.

Em seguida, o parceiro B discute a mesma memória novamente, mas desta vez se concentrando no lado positivo, com conclusões positivas. O parceiro B tenta mostrar uma perspectiva positiva da experiência. Depois, eles trocam de papéis.

Esta atividade curta, mas eficaz, ajuda os membros da equipe a ver o que há de bom nas coisas e nas pessoas e desafia as noções preconcebidas.

Cuide onde pisa

Selecione uma área aberta como um estacionamento ou um parque para fazer esta atividade.

Prepare uma área fechada e marque o ponto inicial e o ponto final. Ao longo da rota, coloque vários objetos aleatoriamente a uma distância específica.

Distribua próximo aos objetos algo que caracterize minas explosivas, como por exemplo, folhas de papel amassadas.

Divida o grupo em equipes de 2 ou 4 e coloque uma venda em um dos membros.

Os outros ficam do lado de fora da área fechada e instruem verbalmente o companheiro de equipe vendado a navegar pela rota, pegando os objetos e evitando pisar nas minas ou fora da área fechada.

Esta atividade é altamente envolvente e leva cerca de 15 a 30 minutos. É um dos jogos em equipe utilizado para transmitir a aprendizagem em confiança, escuta ativa e comunicação.

Para tornar isso mais difícil, crie rotas específicas para as quais os membros da equipe vendados devem caminhar ou apenas permita que certas palavras / pistas sejam usadas para guiar.

Quando é meu aniversário?

Uma excelente atividade de equipe quebra-gelo, este jogo rápido e simples é recomendado para treinamento que envolve foco na resolução de problemas, comunicação e cooperação.

Os participantes são convidados a se alinharem lado a lado. Eles então são solicitados a reorganizar sua linha na ordem de seus aniversários.

O desafio é que os membros do grupo não podem falar nada. Eles podem usar linguagem de sinais, toques e outras técnicas para ajudar os colegas a se posicionarem corretamente.

Este é um jogo de desafio de equipe ideal para mais de 8 participantes e você pode ver alguns membros assumindo a liderança e direcionando os outros para alcançar o resultado desejado.

Quebra-cabeças

Essa atividade dura de 1 a 2 horas, dependendo do nível de cooperação / negociação e velocidade de tomada de decisão entre diferentes grupos de igual tamanho.

Cada grupo recebe diferentes quebra-cabeças com o mesmo nível de complexidade. A equipe que conseguir juntar todas as peças no menor tempo possível é a vencedora.

O desafio vem com peças de quebra-cabeças sendo misturadas com quebra-cabeças de outros grupos. A equipe tem que encontrar maneiras de recuperar as peças por meio de negociação, troca pura e simples, troca de membros da equipe, etc.

No entanto, deve ser uma decisão em grupo e não uma escolha individual. Isso exige muita resolução de problemas e construção de consenso dentro do grupo.

Perguntas do balão

Quando se trata de equipes novas / dispersas / virtuais, esse é um dos jogos em equipe onde é possível aprender mais sobre os outros membros de maneira livre de estresse, divertida e interativa.

Perguntas de balão é a escolha ideal em tais cenários. Tudo que você precisa é de balões, papel e canetas / lápis. Dê a cada pessoa um balão e uma pequena tira de papel.

Peça-lhes para escrever uma pergunta no pedaço de papel e colocá-la dentro de seu balão, depois encher o balão e amarrá-lo.

Quando todos tiverem terminado, instrua o grupo a jogar seus balões para o ar e tentar mantê-los flutuando o maior tempo possível.

Depois de alguns segundos, diga a todos para deixarem balões caírem.  Quando todos os balões estiverem no chão, peça ao grupo para caminharem entre os balões, com idas e vindas cuidadosas para não estourarem e afastando-se do seu balão.

Essa caminhada deve fazer com que os balões se misturem. Depois de uns instantes, peça a cada um que pegue o balão mais próximo de si e sentem em círculo. Cada um deve estourar o balão e responder a pergunta que está dentro dele.

Caça ao tesouro

Esse é um dos jogos em equipe que nunca deixa de divertir e sempre incentiva os membros a colaborarem de forma criativa.

Divida o grupo em duas ou mais equipes, dependendo da força total dos participantes. Faça uma lista de itens a serem encontrados ou coisas a serem feitas por cada equipe com prazo. A primeira equipe a realizar todas as tarefas listadas ganha.

Este exercício pode ser mais divertido, incluindo enigmas, pistas, etc., para abrir caminho aos itens finais. As Caças ao Tesouro são populares para promover o trabalho em equipe e a criatividade entre equipes interfuncionais e não relacionadas.

Torre de espaguete

Este jogo em particular coloca os melhores solucionadores de problemas em ação, pois eles precisam de criatividade e trabalho em equipe real para montar uma torre frágil.

Materiais fornecidos para construir a torre incluem palitos de espaguete, rolo de fita adesiva e cordão para cada equipe. Usando esses suprimentos, as equipes precisam construir a torre mais alta.

A torre tem que ficar em pé por cinco segundos sem qualquer suporte externo.

Sobrevivência no deserto

Esta atividade é uma abordagem clássica à colaboração para o bem comum e testa a lógica da equipe e as habilidades de resolução de problemas ao máximo.

O grupo recebe um cenário em que um avião caiu, deixando todos presos em um deserto distante. Uma lista de itens que podem ser úteis para a sobrevivência e resgate é dada aos participantes.

Com base na importância e relevância dos itens, primeiro individualmente, os membros priorizam e classificam os itens e depois repetem a classificação pelo método de consenso do grupo.

Esse jogo de 30 a 40 minutos ajuda a refletir sobre as diferenças entre escolhas singulares e coletivas, nas quais nossos favoritos pessoais podem não corresponder à classificação do grupo.

Também mostra como a equipe se sai quando uma pessoa em particular domina a discussão ou quando os membros não colocam suas opiniões com força.

Classifique isto

O objetivo deste exercício é ajudar as equipes a revisitar seu processo de pensamento de ver coisas / objetos do cotidiano e encontrar pontos em comum em coisas aparentemente não relacionadas.

Colete uma variedade de objetos e coloque-os no centro da sala em uma mesa, de modo que fique visível para todas as equipes.

Os objetos devem ser coisas muito diferentes e variadas, como artigos de papelaria, bolo, brinquedos, jóias, guarda-chuva e assim por diante. Reúna cerca de 25 peças diferentes.

Cada grupo recebe folha de papel e caneta. Em seguida, eles são instruídos a classificar as coisas apresentadas em 4 categorias ou mais.

Um porta-voz de cada grupo apresenta como eles classificaram as coisas e a lógica utilizada. Pode ser o uso final, aparência, alguns traços comuns etc.

Essa atividade de jogos em equipe irá demonstrar que é possível ver as mesmas coisas por ângulos diferentes.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?