Job Rotation: O que é e Como Aplicar na sua Empresa

Você já pensou em usar job rotation para o seu negócio, mas não entende completamente ou não sabe por onde começar? Você já tentou implementar, mas não viu os resultados que queria?

Há muitos motivos para implementar um sistema de jog rotation, incluindo o potencial de aumentar a qualidade do produto, dar aos funcionários a oportunidade de explorar carreiras alternativas, criar um grupo de funcionários que podem preencher vagas temporárias e, talvez o mais importante, evitar a estagnação e o tédio no trabalho.

É aqui que a prática de job rotation entra para fornecer enriquecimento de trabalho da perspectiva de um funcionário.

Colaboradores que participam de programas de job rotation desenvolvem uma ampla gama de habilidades, são mais adaptáveis ​​a mudanças em funções e carreiras e geralmente são mais engajados e satisfeitos com seus empregos, quando comparados a trabalhadores que se especializam em um único conjunto de habilidades ou domínio.

Manter o interesse dos funcionários em um único trabalho não é fácil, o que talvez seja o motivo pelo qual a retenção representa um desafio tão grande para as empresas, particularmente aquelas com trabalho repetitivo ou cíclico.

Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sob job rotation e como aplicar na sua empresa com sucesso.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é job rotation?

Em sua tradução, job rotation significa rotação de trabalho.

Um programa de job rotation é utilizado para permitir que os funcionários trabalhem temporariamente em vários cargos em uma organização.

Isso ajuda os colaboradores a entender os detalhes de cada função de trabalho e como elas se relacionam entre si.

Esses programas também fornecem um contexto valioso sobre a cultura, os valores e o modelo de negócios principal de uma empresa.

Programas de job rotation realmente ajudam a entender como a organização funciona no geral.

Ao trabalhar por várias semanas ou meses realizando outras atividades diferentes de sua função usual, os colaboradores podem entender melhor o que cada departamento faz e como eles podem trabalhar melhor juntos.

Alguns exemplos de job rotation incluem:

  • um desenvolvedor de software está migrando para o atendimento ao cliente por um curto período para entender como os recursos do produto impactam a experiência do usuário;
  • um analista de operações alternando entre cargos em diferentes departamentos para aprender como os departamentos interagem entre si e são afetados por vários fluxos de trabalho;
  • um analista de segurança alternando entre diferentes funções de TI para estudar a infraestrutura de uma empresa e descobrir novas maneiras de aplicar suas habilidades de segurança cibernética.

4 Tipos de job rotation

Aqui estão os quatro tipos de rotação de trabalho:

Rotação horizontal

Os funcionários transitam entre várias funções ou posições dentro do mesmo nível hierárquico ou departamento.

Isso ajuda a ampliar suas habilidades e compreensão dentro de uma área funcional específica.

Por exemplo, um executivo de marketing assume temporariamente uma função de vendas para obter insights sobre as necessidades do cliente.

Rotação vertical

Os funcionários são rotacionados para posições em diferentes níveis hierárquicos dentro da organização.

Isso permite que eles obtenham uma compreensão mais ampla de diferentes níveis de responsabilidade e desenvolvam capacidades de liderança.

Por exemplo, um gerente júnior assume uma função gerencial de nível superior para aprimorar suas habilidades.

Rotação lateral

Os funcionários são rotacionados entre diferentes departamentos ou áreas funcionais.

Esse tipo de rotação promove experiência multifuncional e uma visão mais ampla das operações da organização.

Por exemplo, um desenvolvedor de software passa a trabalhar no controle de qualidade para aprender sobre processos de teste e melhorar a qualidade do produto.

Rotação geográfica

Os funcionários são realocados para diferentes locais ou regiões, ganhando exposição a diversos mercados e ambientes operacionais.

Essa rotação aprimora sua perspectiva e permite que contribuam efetivamente para estratégias globais.

Vantagens do job rotation

Uma rotação de funções pode trazer benefícios significativos tanto para os funcionários quanto para as organizações, como por exemplo:

Melhoria na aprendizagem e desenvolvimento dos funcionários

A rotação de funções pode ajudar os funcionários a aprender novas habilidades, melhorando seu desenvolvimento profissional.

Ao trabalhar em vários departamentos, os colaboradores ganham versatilidade por meio da exposição a uma gama diversificada de habilidades e experiências.

Isso não apenas aprimora seu crescimento profissional, mas também seu desenvolvimento pessoal, fornecendo uma perspectiva mais ampla sobre seus objetivos e interesses, e as várias maneiras pelas quais eles podem se alinhar à visão e missão da empresa.

Oportunidades de treinamento interdepartamental também beneficiam as organizações, pois isso ajuda a desenvolver um pool interno de talentos que podem ser aproveitados para auxiliar outros departamentos quando necessário.

Além disso, as habilidades de liderança e o conhecimento organizacional obtidos com programas de job rotation criam um pipeline de talentos para futuras posições executivas, razão pela qual os programas de rotação de cargos podem ser úteis no planejamento de sucessão.

Maior engajamento dos funcionários

A rotação de funções permite que os funcionários tenham uma melhor compreensão da organização e de sua importância para ela, o que pode aumentar a motivação e o engajamento.

Quando ocorrem essas experiências em toda a organização, fica mais claro como o que acontece no dia a dia impacta a todos de modo geral.

Redução do tédio e do esgotamento

Uma rotação de trabalho expõe os funcionários a novas tarefas desafiadoras, o que pode afastar o tédio.

Se um funcionário estiver se sentindo entediado ou esgotado, novas experiências podem tirá-lo da rotina e revitalizar seu senso de curiosidade e criatividade, inspirando-o a pensar em seu trabalho sob uma nova perspectiva, ou pode simplesmente acabar com a monotonia.

Recrutamento e retenção mais eficazes

Job rotation ajuda as empresas a recrutar e reter funcionários.

Os candidatos geralmente deixam os empregos porque se sentem presos, como se não estivessem aprendendo novas habilidades ou crescendo em suas carreiras.

Esses funcionários seriam atraídos por um empregador que investe no aprendizado e desenvolvimento.

Se um colaborador tiver em mente outro caminho de carreira, um programa de job rotation pode dar a ele a oportunidade de experimentar essa carreira sem correr riscos ou deixar a empresa.

Depois de desenvolver suas habilidades e experiências, ele pode mudar internamente para um novo caminho. Caso o resultado não seja o esperado, ele pode retornar a sua posição atual após o programa de rotação.

Desvantagens do job rotation

Embora a rotação de funções possa ser extremamente benéfica para os funcionários, há alguns desafios que as organizações devem conhecer antes de implementar um programa de rotação de trabalho.

Despesas adicionais

Um programa de rotação de trabalho pode não ser viável em organizações menores ou mesmo de médio porte devido à quantidade de recursos que ele requer.

Quando bem executado, exige uma equipe e orçamento específicos garantindo que os colaboradores estejam recebendo o aprendizado, a orientação e o suporte de que precisam para ter sucesso em suas novas atribuições.

Se uma empresa vai alocar um orçamento e pessoal para um programa de job rotation, ela deve saber o que quer do programa e fazer o que for necessário para atingir essas metas.

Menor produtividade

Quando um funcionário muda para um novo departamento, ele geralmente passa por uma curva de aprendizado antes de se atualizar completamente.

Caso não receba amplo suporte, sua falta inicial de produtividade pode impactar outros colaboradores.

O desempenho da equipe pode cair se os fluxos de trabalho forem interrompidos ou se os funcionários tiverem que investir muito tempo integrando e dando suporte a colegas que estão participando do programa.

Frustração dos funcionários

Se feito de maneira inadequada, um programa de job rotation pode frustrar alguns colaboradores.

Caso um funcionário seja forçado a participar de um programa de rodízio, o que os especialistas não recomendam, ele pode questionar por que está sendo afastado de seu trabalho.

Um colaborador que tem um foco de carreira específico pode não estar interessado em aprender sobre outros departamentos que não estão diretamente relacionados a sua área de especialização.

Os funcionários também podem ficar frustrados se participarem do programa acreditando que isto representará uma promoção, o que geralmente não é garantido.

As organizações devem deixar muito claro como irá ocorrer todo o processo e o que ele representa.

Os funcionários devem perceber o programa como uma oportunidade de aprendizado e não uma oportunidade de promoção.

Programas de job rotation podem levar ao avanço na carreira, mas o verdadeiro benefício vem das habilidades, experiências e conexões que levarão ao crescimento ao longo do tempo.

Melhores práticas de como aplicar job rotation na sua empresa

Muitos dos desafios de uma rotação de trabalho podem ser amenizados desenvolvendo metas claras, gerando apoio aos participantes, criando processos transparentes e avaliando continuamente a eficácia do programa.

Tenha uma meta e cronograma claros

Uma rotação de trabalho deve ter um propósito declarado, princípios orientadores e critérios de seleção bem definidos.

O programa deve ser baseado nas necessidades do negócio e os critérios de seleção baseados nas habilidades que a empresa deseja.

Os colaboradores que participam do job rotation também devem receber um cronograma para que saibam quanto tempo permanecerão na nova função antes de retornar ao cargo regular ou fazer a transição para outra função.

Forneça treinamento e suporte

As organizações devem criar um programa que proporcione uma experiência completa. Além disso, deve oferecer o treinamento e o suporte necessários para que os participantes tenham sucesso.

Os funcionários devem receber o treinamento antes de iniciarem as atividades diferentes das que executam normalmente.

Quanto às tarefas em si, as organizações devem integrar experiência prática baseada em habilidades em cada função.

Os participantes também devem ter acesso a coaching e mentoria para orientar seu crescimento e responder a quaisquer perguntas que possam surgir ao longo do caminho.

Seja transparente

Os empregadores devem ser claros com os colaboradores sobre os critérios de seleção, o processo de nomeação e os resultados esperados do programa.

Quando se trata de selecionar candidatos, é recomendável que os líderes criem um processo de inscrição em vez de um processo de nomeação, o que ajuda a evitar favoritismo.

Meça o sucesso do programa

Uma rotação de trabalho deve ser continuamente avaliada para garantir que esteja oferecendo uma experiência valiosa ao funcionário e atingindo as metas organizacionais.

Os gerentes do programa devem realizar sessões regulares de feedback com os líderes de departamento para averiguar como os participantes estão respondendo e como o programa pode ser melhorado.

O sucesso do programa pode ser avaliado medindo o tempo de proficiência dos colaboradores, a taxa de retenção e o sucesso geral na função.

As empresas também podem comparar os níveis de engajamento dos funcionários que passaram pelo programa versus aqueles que não passaram.

Crie um plano e documente os processos

Crie um plano para cada função que estaria envolvida na rotação de cargos. Especifique áreas de foco, habilidades e conhecimentos nos quais os funcionários devem se concentrar.

Fornecer documentação escrita de cada posição também pode proporcionar aos funcionários um recurso para treinamento.

Planejar com antecedência e documentar processos também ajuda a minimizar riscos de ineficiência e preparar os funcionários para cenários incomuns envolvidos em cada função.

Planeje o programa de job rotation durante a baixa temporada

Se o seu negócio depende de trabalho sazonal, é melhor planejar a rotação de tarefas em um período de baixa atividade.

Ao fazer isso, seus funcionários não ficarão sobrecarregados com tarefas e atividades e, portanto, a empresa não sofrerá com perdas de produtividade e problemas inesperados.

Alinhe a rotação de cargos com os planos de carreira dos funcionários

Tente implementar a rotação de funções tendo em mente os objetivos de carreira do funcionário.

Ao planejar as funções nas quais o funcionário pode revezar, o programa de rodízio pode manter os colaboradores alinhados com o caminho de carreira desejado e prepará-los para futuras mudanças ou promoções.

Crie objetivos e metas mensuráveis

Deve haver objetivos específicos para cada trabalho dentro do programa de rotação.

Isso garante que os gerentes possam medir o sucesso dos funcionários, bem como permitir que eles experimentem os benefícios por si mesmos.

Essa prática também ajuda os colaboradores a entender seu papel e os incentiva a se tornarem mais independentes enquanto aprendem cada nova posição.

Colete feedback de todas as partes envolvidas

O feedback construtivo é uma parte essencial de qualquer programa de desenvolvimento.

Encoraje as pessoas a darem feedback sobre o processo de job rotation. Isso ajudará você a melhorar, bem como a encontrar lacunas em outros aspectos do negócio.

Além disso, os gerentes devem monitorar o sucesso dos funcionários na função e fornecer feedback regularmente, para que possam usá-lo em seu desenvolvimento e avanço na carreira.

Exemplos de rotação de trabalho

Muitas empresas líderes usam programas de job rotation em diversas áreas de carreira, incluindo finanças, RH, TI e operações comerciais. Veja alguns exemplos.

Microsoft

O Microsoft Aspire é um programa rotativo de dois anos projetado para ajudar recém-formados a aprender sobre a empresa, construir sua rede e explorar como seus pontos fortes e interesses se alinham com oportunidades de emprego dentro da organização.

O programa tem uma trilha para recém-formados na faculdade e outra trilha para candidatos que se formaram recentemente com um MBA.

Alunos matriculados em um programa de mestrado em Recursos Humanos ou MBA também podem participar do programa de rodízio de RH da Microsoft, que consiste em um estágio de 12 semanas e um programa de rodízio de três anos projetado para impulsionar sua carreira em RH.

General Eletric – GE

A GE oferece programas de liderança rotacional para recém-formados interessados ​​em gestão de operações, tecnologia digital, gestão financeira e outras concentrações.

Os programas de dois anos consistem em atribuições rotacionais, coaching e exposição à liderança da empresa.

O programa de liderança de RH, por exemplo, rotaciona funcionários por três funções reais de RH abertas por oito meses por vez.

Deloitte

O programa SHINE da Deloitte é voltado para recém-formados em marketing ou comunicações.

O programa rotativo designa os participantes para várias rotações de três meses na equipe de crescimento de clientes e mercados.

Os associados ganham experiência em uma variedade de projetos de marketing, incluindo campanhas de mídia social, apoiando iniciativas de expansão de negócios e desenvolvendo ferramentas promocionais de marketing e vendas, entre outras responsabilidades.

Eles também se beneficiam de sessões educacionais, workshops e sessões de perguntas e respostas com profissionais de marketing e comunicações da Deloitte.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Pesquisar

Descubra seu Perfil Comportamental!

Responda ao rápido questionário e receba um relatório completo sobre suas habilidades pessoais e interpessoais!