Saiba a importância de incentivar o desenvolvimento do colaborador

Nos dias de hoje, investir na aprimoração e no desenvolvimento do colaborador é essencial. As empresas precisam entender o seu papel no desenvolvimento de pessoas e no benefício que isso leva para o sucesso das estratégias empresariais.

Comece refletindo se as pessoas consideram o investimento na formação dos funcionários como um investimento feito para a própria organização e quantos possuem essa visão estratégica.

A grande verdade é que um empregado bem preparado é o maior ativo de uma organização de sucesso. Para alcançar tal resultado, é necessário ter consciência que contar com as tecnologias e ferramentas é importante, mas o grande diferencial são as pessoas.

Sabemos que uma máquina de café empresarial oferece bastante conforto e bem estar aos líderes de uma organização, mas se não houver uma pessoa que saiba manuseá-la, ela não fará café algum.

Ou seja, o desenvolvimento profissional consiste em compreender o trabalho realizado e buscar ferramentas e aprimoramento de habilidades para melhorá-lo.

Neste artigo, entenda o que é desenvolvimento do colaborador, sua importância e, por fim, serão listados alguns dos benefícios adquiridos ao apostar em tal investimento para a corporação.

Desenvolvimento do colaborador: do que se trata?

Em resumo, o desenvolvimento está relacionado à compreensão do que já está sendo feito e o planejamento estratégico para melhorar e complementar tais práticas, dentro de um ambiente de trabalho bem estruturado.

Se uma empresa possui um sistema de entregas rápidas, é preciso que os seus colaboradores sejam capazes de interpretar um endereço fiscal com inscrição estadual. Caso contrário, não será possível fazer nenhuma entrega desse tipo.

Para que tudo ocorra bem em um negócio, é necessário que esses tipos de conhecimentos sejam passados para todos os empregados através de uma formação profissional bem elaborada e administrada, levando o tempo que for necessário para prepará-los.

O desenvolvimento do colaborador é um processo contínuo, que deve ser estabelecido desde o início de sua carreira, tendo como foco a evolução de habilidades e procedimentos realizados por ele.

Assim, uma pessoa que ocupe a função de segurança de loja deve estar devidamente instruída sobre o funcionamento do alarme e monitoramento comercial para que em um momento de necessidade, seja capaz de realizar ações úteis para resolver problemas.

O desenvolvimento profissional de um colaborador é um conjunto de atitudes e construções de aprendizado que o levam a superar seus desafios e trilhar uma  jornada rumo ao sucesso.

Trata-se de um desenvolvimento que não tem foco apenas na atual função exercida, mas visa tudo aquilo que ele poderá conquistar no futuro.

Aliás, no atual momento do mercado de trabalho, quem não se atualiza acaba estagnado e perdendo a chance de evoluir ou conseguir uma promoção na empresa onde trabalha. 

Até mesmo a utilização de um bloco de pedido personalizado faz a diferença na função dos colaboradores, causando boa impressão para os clientes.

Investir na inovação e sair da zona de conforto é importante, e as empresas têm grande responsabilidade de propiciar e incentivar esse desenvolvimento, fornecendo insumos e todo o apoio necessário para que o profissional esteja em constante crescimento.

Desenvolver bons profissionais também é fundamental, pois colaboradores qualificados, independentemente do cargo ocupado, influenciam diretamente nos resultados da empresa.

Um funcionário de uma gráfica que saiba fazer impressão uv em madeira será alguém que o dono irá querer que trabalhe em seu negócio para sempre.

Além disso, esse desenvolvimento profissional pode ser atingido através de:

  • Cursos profissionalizantes;
  • Treinamentos;
  • Vivência de trabalho;
  • Troca de experiências;
  • Consultorias.

Contudo, em todos os métodos, o apoio da empresa é indispensável. Ao começar a perceber os resultados, será possível perceber mais claramente que o desenvolvimento do colaborador não foi uma despesa, mas tratou-se de um investimento.

A formação que uma empresa dá a um empregado tem a função de fornecer desenvolvimento profissional, juntamente com uma sólida base intelectual, que o torna capaz de fornecer soluções inovadoras.

Isso fará com que ele ajude ela a superar a concorrência, tornando-se um diferencial na corporação e no mercado.

Uma capacitação que torne o empregado possibilitado em aumentar o faturamento de uma loja através do crescimento das vendas de porta de madeira para escritório fará com que a empresa cause um impacto positivo no mercado.

Importância do desenvolvimento de colaboradores

Já deu para perceber o tamanho da responsabilidade social das empresas no desenvolvimento do colaborador, bem como o fato de que essa formação será, antes de tudo, para o maior proveito da própria empresa.

Mas a importância desse desenvolvimento também é grande por conta da escassez de mão de obra qualificada no mercado. As corporações estão se digitalizando cada dia mais, o que mostra o quão necessário e urgente é qualificar as pessoas.

Mais uma vez, a realidade mostra que não adianta de nada a abundância de ferramentas e tecnologias de ponta, diante da falta de pessoas para trabalhar com elas.

Cerca de 89% dos consumidores não dispensam, mas fazem questão do atendimento humano, mesmo com as vantagens e facilidades do atendimento automatizado, feito por secretárias virtuais ou chatbots.

Isso mostra como as pessoas gostam de se comunicar e a importância desse desenvolvimento na equipe.

A competência de um profissional bem formado na área de comunicação e publicidade, por exemplo, se mostra até mesmo na confecção de um adesivo para vidro personalizado.

Afinal, pessoas compram de pessoas, e elas precisam sentir que há conexão humana durante a compra.

A realidade por trás da vantagem do investimento em pessoas se mostra bem mais profunda: na verdade, não existe um antagonismo ou rivalidade entre desenvolvimento de pessoas e uso da tecnologia. As duas andam juntas e são grandes aliadas.

Existe muita humanidade nas luzes vibrantes de uma fachada acm vazado, da mesma forma como existem inovações vantajosas que só a tecnologia pode proporcionar aos trabalhos interpessoais.

A formação dos colaboradores das empresas ganhou novas facilidades, podendo se valer de videoconferências e cursos online, além de lives pontuais sobre questões pertinentes ao bom desenvolvimento do trabalho.

Trabalhar em equipe nunca foi tão fácil, mas as novas ferramentas favorecem, de maneira prática, a agilidade na resolução de problemas, evitam conflitos e encurtam tarefas que, há anos atrás, demorariam uma eternidade.

Portanto, essas vantagens não podem ser negligenciadas, pois é um jeito extremamente rápido e barato de otimizar o trabalho e o crescimento profissional dos colaboradores.

Benefícios de incentivar o desenvolvimento do colaborador

O bom uso das ferramentas tecnológicas poderá proporcionar à empresa grandes vantagens na missão de formar profissionalmente um empregado.

Para começar, a formação profissional pode alcançar para a empresa progressos como:

  • Otimização da produtividade empresarial;
  • Crescimento da motivação dos colaboradores;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Incentivo a soluções inovadores dentro da empresa;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários;
  • Concentração de talentos para a organização;
  • Incentivo ao desenvolvimento de lideranças positivas;
  • Crescimento do faturamento e imagem empresarial.

O empresário que investir nisso hoje, poderá conquistar a fidelidade dos seus funcionários por muitos anos, o que é uma vantagem em relação aos concorrentes.

Relacionamentos profissionais frágeis e de curta duração proporcionam instabilidade dentro das corporações. No cenário atual do mercado, as pessoas têm a sensação de que a qualquer hora as situações podem dar errado, e os empresários ficam desconfiados.

É muito comum ouvir expressões como “hoje em dia não se pode confiar em ninguém” saindo com facilidade da boca de muitas pessoas.

Mas, acontece que, sem um bom investimento em relações profissionais duradouras, as empresas precisarão passar a vida inteira contratando e demitindo. Dessa forma, não há como escolher alguém para confiar.

Para desenvolver relações profissionais que alcancem o longo prazo, os donos das empresas precisam:

  • Manter uma comunicação direta e aberta;
  • Investir em treinamentos;
  • Realizar avaliações de desempenho;
  • Trabalhar a liderança.

Dessa forma, o ambiente de trabalho se tornará um lugar mais leve e confortável, sem perder nunca o clima profissional sério.

Valerá muito a pena para o empresário que fizer isso o mais rápido possível, pois o investimento nos bons profissionais será recompensado em breve.

Considerações finais

O mundo profissional mudou, e a mudança foi para melhor. Aliás, a capacidade das pessoas não deve ser subestimada, daí a relevância do investimento no desenvolvimento do colaborador.

Se o dono de um negócio deseja ver um trabalho sendo bem feito, ele precisa se atentar para a construção da personalidade profissional de quem trabalha dentro da sua empresa.

Como foi visto neste artigo, não é possível ter sucesso pela via do amadorismo. É preciso trabalho duro e bons investimentos para que tudo funcione.

O trabalho intelectual também deve ser levado em consideração, independente do cargo do funcionário. Ele deverá ter bem assimilado em sua consciência todas as necessidades e propósitos da empresa, para que contribua para o sucesso dela com o seu trabalho.

Junto com o crescimento na profissionalização técnica, o empreendedor precisa investir na formação de boas relações de trabalho, para garantir a harmonia na empresa e, principalmente, que ele possa contar sempre com essas pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.