Humanização do Processo de Contratação: Não se esqueça das pessoas!

Com o surgimento de algoritmos computadorizados e IA, a tecnologia está sendo cada vez mais usada para filtrar os pedidos de emprego em cada estágio do processo de contratação.

Embora o uso de tecnologia avançada permita que os empregadores analisem muitos aplicativos de maneira eficiente e com economia de tempo, também leva à personificação do processo de contratação.

Essa desumanização pode levar a dois problemas fundamentais para o seu negócio a médio e longo prazo:

Valor da marca

O sucesso de qualquer negócio no mundo pós-moderno é praticamente indissociável do valor de sua marca.

Um processo de contratação frio e impessoal pode facilmente causar algum dano ao valor da sua marca nesta era do LinkedIn, Facebook e Twitter.

As más notícias tendem a viajar mais rápido do que as boas notícias, portanto, você deve sempre ter cuidado com os efeitos do seu processo de contratação no valor da marca.

Uma má contratação

Antes de contratar um candidato, você deve ser capaz de examinar seu comportamento, sua tendência para trabalhar em equipe e outros atributos.

Se você não dedicar tempo suficiente para dar um toque pessoal ao processo, pode acabar contratando a pessoa errada.

Embora você possa considerar investir tempo e energia na verificação dos candidatos aparentemente mais adequados quando processos automatizados mais baratos estão disponíveis, os custos de contratação e de ter que substituir os candidatos mais tarde são muito maiores.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Experiência do Candidato

Na economia implacável de contratação de hoje, a experiência de um candidato durante o processo de recrutamento é tudo.

Uma média de 85% das pessoas relata que uma experiência positiva ou negativa do candidato pode mudar totalmente suas ideias sobre uma função ou sobre a empresa.

À medida que o mercado de trabalho continua a se intensificar e se tornar cada vez mais competitivo, fornecer uma experiência de candidato de alto nível é uma prioridade para líderes de aquisição de talentos que buscam obter uma vantagem sobre sua concorrência.

Os candidatos simplesmente não têm tempo a perder com potenciais empregadores que demoram muito para contratar, não se comunicam com eficácia ou deixam uma primeira impressão nada atraente.

Uma experiência memorável e única para o candidato, entretanto, pode ter um efeito profundo na organização em relação a sua capacidade de atrair, contratar e reter os melhores talentos.

Isso nos leva ao conceito de “recrutamento centrado no candidato” – uma estratégia que prioriza os candidatos ao longo de todo o processo, do início ao fim.

O foco principal do recrutamento centrado no candidato é desenvolver estratégias em torno da humanização do processo de recrutamento, a fim de manter os candidatos felizes e engajados antes, durante e até mesmo após a oferta ou rejeição.

De acordo com pesquisa, os candidatos relataram que os três principais motivos pelos quais desistiram do processo de recrutamento foram:

  • Seu tempo foi desrespeitado durante as entrevistas
  • Fraca relação com os recrutadores
  • O processo demorou muito

 

Nesta postagem do blog, responderemos às seguintes perguntas para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de experiência de candidato bem-sucedida:

Mas o que é exatamente a experiência do candidato

É a percepção que o candidato a emprego tem de um empregador, com base em todos os pontos de contato durante o processo de recrutamento.

Esses pontos consistem em qualquer comunicação ou interação com as mensagens de sua marca, sistemas de software e / ou funcionários.

Isso pode incluir seu site de carreira corporativa, comunicação do sistema de rastreamento de candidatos, anúncios de emprego, comunicação com profissionais de RH, membros da equipe e liderança, e até mesmo a rejeição ou oferta de emprego de seu candidato.

Melhorar a experiência do candidato envolve revisar cada ponto de contato do processo de recrutamento para garantir que seja tranquilo, positivo e que aprimore a marca do empregador.

O que uma grande experiência de candidato entrega?

Em geral, os candidatos têm mais probabilidade de ter uma experiência positiva com sua empresa se a comunicação que recebem durante o processo de recrutamento for clara, consistente, honesta e oportuna.

Geralmente resulta de um empregador que:

  • Dá aos candidatos uma imagem clara do que envolve o processo de candidatura
  • Oferece uma experiência de entrevista transparente e perfeita
  • Torna sua Proposta de Valor do Funcionário fácil de encontrar e entender
  • Trata os candidatos com respeito durante todas as fases do processo de entrevista
  • Faz a transição suave de candidatos selecionados para novos funcionários
  • Rejeita candidatos com respeito

 

Por que a experiência do candidato é importante?

Os candidatos começam a formar uma opinião sobre a sua empresa, tanto como futuro empregador quanto como negócio, muito antes de iniciarem o processo de inscrição.

A maneira como você atrai os melhores talentos é um dos componentes mais críticos de uma estratégia moderna de aquisição de talentos, e a maneira como você apresenta sua marca de empregador e as oportunidades que oferece, em última análise, definem o tom para a experiência geral do candidato.

No mercado atual voltado para candidatos, a experiência oferecida impacta profundamente a capacidade da sua empresa de atrair e contratar os melhores talentos.

Humanizando o Processo de Contratação

Humanize o processo do início ao fim. Comece auditando todos os pontos de contato durante o processo de contratação para determinar onde você pode fazer melhorias.

Veja alguns dos pontos de contato mais importantes nos quais vale a pena concentrar seus esforços quando se trata de criar uma estratégia de experiência bem-sucedida.

Site de sua carreira

Não é nenhuma surpresa que 65% dos candidatos consideraram os sites de carreira úteis ao pesquisar uma empresa.

Essa é uma ótima notícia para os recrutadores, pois significa que os candidatos estão se voltando para uma plataforma onde sua marca tem 100% de controle sobre o conteúdo.

Indo mais além, o item número um do conteúdo de marketing que os candidatos desejam é uma lista dos valores essenciais de uma empresa, seguida por depoimentos de funcionários e informações sobre a cultura da organização.

Facilite o acesso dos candidatos às informações que eles mais valorizam, começando pelo seu site.

Além disso, um site de carreiras que defina claramente sua Proposta de Valor do Funcionário, apresente seus funcionários atuais e seja compatível com dispositivos móveis, são ótimas maneiras de impressionar os candidatos e melhorar sua experiência geral.

O processo de candidatura

Em torno de 60% dos candidatos desistem no meio do preenchimento de formulários de emprego on-line por causa de sua duração ou complexidade.

É imperativo que você remova etapas desnecessárias e garanta que seu processo de inscrição seja compatível com dispositivos móveis, a fim de tornar o processo o mais fácil e livre de atrito possível.

Em resumo, quanto mais fácil de aplicar, mais amplo e profundo será o pool de candidatos.

Encaminhe os candidatos para o sucesso

Candidatar-se a um emprego é estressante. Para posicionar sua empresa como mais humana e encorajadora – em vez de fria e intimidadora – certifique-se de fornecer aos candidatos informações suficientes sobre todo o processo de recrutamento desde o início.

A maioria dos candidatos dizem que melhoraria muito sua experiência geral se os empregadores definissem expectativas claras sobre o processo de recrutamento.

Ser transparente sobre o processo de inscrição define o tom para uma experiência positiva e transmite ao candidato que você valoriza seu tempo e esforço.

Comunique-se com frequência

Os candidatos têm mais chances de indicar uma empresa, se inscrever novamente no futuro e também se tornarem cliente, quando recebem feedback no mesmo dia da entrevista.

A comunicação é tudo. Manter um candidato informado sobre seu status e dar-lhe um cronograma reduz muito sua ansiedade e resulta em um nível mais alto de respeito por sua empresa, mesmo que não avance no processo seletivo.

A maneira como você trata os candidatos – os que você contrata e também os que não – transmite uma mensagem clara sobre seus valores e a cultura da empresa.

O processo de entrevista

Uma pesquisa do LinkedIn descobriu que 77% dos candidatos baseiam sua decisão final em sua experiência de entrevista.

Uma tonelada de ônus recai sobre o candidato, mas as entrevistas são uma conversa bidirecional em que sua empresa também é avaliada durante o processo.

É fundamental não ignorar a importância de uma entrevista como uma oportunidade de causar uma impressão positiva duradoura. Esta é sua chance de mostrar aos candidatos por que você é o lugar ideal para trabalhar.

Lembre-se de que a experiência do candidato não termina quando ele aceita uma oferta ou é rejeitado para o cargo.

Só porque um candidato não foi escolhido para uma posição específica, não significa que não seria adequado para uma vaga futura.

É importante ter uma plataforma de gerenciamento de relacionamento de candidatos. Ao mover candidatos de alta qualidade para um pool de talentos ou banco de dados, você continua a nutrir esses relacionamentos e mantê-los engajados.

Essa é uma ótima maneira de fazer contratações eficientes e eficazes quando as oportunidades futuras surgirem inevitavelmente.

Esse tipo de abordagem também reduz significativamente os custos de recrutamento e os ciclos de contratação para você e faz com que seu candidato se sinta valorizado e perceba você como um potencial empregador.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Transforme seu processo de contratação!

O recrutamento nunca foi fácil e, com o competitivo mercado de talentos de hoje, tornou-se ainda mais desafiador.

Para se separar do grupo e atrair profissionais de alto desempenho que procuram mais do que seu próximo emprego, as empresas precisam de uma nova abordagem para a gestão de talentos – e tudo começa com a humanização do processo de recrutamento.

Investir na experiência do candidato para torná-la mais “humana” se resume em atender a três necessidades básicas de toda a pessoa: garantir que os candidatos se sintam ouvidos, atendidos e respeitados.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.