Home Office com Crianças: Como é a Nova Rotina Familiar

Em meio a proliferação do Coronavírus, muitas empresas começaram a implementar o home office. Trabalhar em casa é uma das medidas adotadas para tentar conter o número de infectados, mas os pais não estão sozinhos nessa jornada remota: as crianças também estão afastadas das escolas!

Com as aulas suspensas e algumas escolas tentando manter uma rotina de estudos online, conciliar trabalho e os cuidados em tempo integral com as crianças é mais um desafio.

Essa seria uma situação em que muitos avós entrariam em cena para ajudar, mas no entanto os idosos fazem parte do grupo de risco da doença.

Para contornar esta situação é necessário encontrar o equilíbrio. Dar atenção para os filhos e ao mesmo tempo ter responsabilidade com os assuntos profissionais. Saber administrar esse tempo é fundamental para que você possa manter a mente sã e dar conta de tudo.

Neste artigo, conheceremos algumas histórias de mães e pais que estão vivendo isso, além de dicas para fazer home office com as crianças em casa. Confira!

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Conciliando a rotina do escritório com a da família

 

A securitária Gisele Vianna está em home office desde 18 de março. Mãe de Pedro Henrique de 1 ano e meio, ela precisa conciliar a rotina da casa, do trabalho e dos cuidados com o pequeno. Procurando otimizar o tempo no dia a dia agitado, ela antecipa algumas atividades, como deixar a roupa separada no dia anterior e limpar os brinquedos.

Apesar de contar com uma rede de apoio, formada pelo parceiro, pelo irmão e pelos pais que vivem na mesma casa, ela sabe que tem momentos que não adianta e que a criança pede a atenção da mãe, ainda mais nesta idade. Mas que como tudo na vida tem seu lado bom:

“Tá difícil, mas é bom porque agora eu consigo ver o crescimento do Pedro. Tem coisas do desenvolvimento dele que antes eu não via. Agora conciliar o trabalho e o filho dentro de casa, nessa idade idade dele é o mais difícil porque ele não entende muito.”, relata.

Nova rotina é um desafio para pais e filhos

Para a bancária Michelle Perez a jornada tem sido de muitas adaptações e mudanças. Ela não estava acostumada ao trabalho remoto e agora tem que enfrentar este desafio criando uma nova rotina. A pergunta mais ouvida nos últimos dias é “Tu já parou de trabalhar, mamãe?”, feita pelo pequeno Gabriel, de 3 anos.

Com o marido saindo para trabalhar, Michelle não tem com quem dividir as tarefas durante o dia e precisa se dedicar entre o trabalho, o filho e a casa. Em casa há 5 semanas, para poder dar conta de tudo, ela precisou liberar o uso da televisão para que ele assista desenhos, coisa que antes era raro na rotina do filho.

Gabriel já entende um pouco o que está acontecendo. Sabe o que precisa ficar em casa por causa do vírus, mas volta e meia chora de saudade dos amiguinhos de escola com quem estava acostumado a brincar.

Michelle diz que por parte da empresa, é tranquilo, que eles são bem compreensivos quanto a situação atípica que estamos vivendo. Ela acredita que estas dificuldades na adaptação são mais da parte dela: “Eu estou trabalhando com uma criança. E eu preciso conciliar isso.”, confessa a bancária.

Na Menvie não é muito diferente

Para nossa CEO, Sansiarai Vargas o desafio é em dose dupla. Mãe de Nicole e Theo, de 10 e 3 anos, a empresária tem que dar conta da rotina puxada da empresa e dar atenção para as crianças.

A escola envia o conteúdo com atividades por e-mail para serem trabalhados durante duas semanas e cabe a ela administrar a rotina escolar da filha. Com isso, depois da jornada de trabalho vem a segunda parte onde a empresária e mãe vira professora.

Além disso, a família busca outras atividades ligadas a arte com pinturas e desenhos para integrar o filho caçula. As próprias crianças escolhem no computador os desenhos que querem trabalhar. “Essa tem sido para mim a parte positiva desse período. O tempo de qualidade com os filhos tem sido prazeroso.”, diz a empresária.

Uma grande experiência

Já para nosso developer, Luã Dutra, está sendo uma grande experiência. Antes da quarentena devido a rotina agitada ele via bem pouco o filho Joaquim, de 10 meses.

“Durante a semana eu via ele no máximo uma hora por dia, pelos horários e distância que eu percorria. Então essa parte tá sendo muito boa, pois convivo mais com ele.”, diz Luã.

Pai coruja, hoje ele conta que aproveita os horários de trabalho em casa para ficar escutando as brincadeiras de Joaquim.

7 Dicas para quem faz home office com crianças

Separamos algumas dicas para ajudar você a organizar sua rotina de trabalho em casa incluindo as crianças. Confira!

1 – Tenha um espaço de trabalho

Uma importantes dica para esse momento, é estabelecer um espaço de trabalho. Procure um local que seja silencioso, organizado e que não permita muitas interrupções.

O ideal é que as crianças saibam que aquele espaço é dedicado para o seu trabalho. Isso contribui para que elas entendam seus horários e busquem mais interações ou atenção em outros momentos.

2 – Crie uma rotina

Defina seu horário de acordar, quanto tempo você irá trabalhar, os horários das refeições, para interagir com os pequenos entre outras atividades do cotidiano.

A rotina é importante para que você mantenha o planejamento e não deixe a produtividade cair muito. Além disso, ela também evita que períodos muito grandes de trabalho sejam comuns.

3 – Estabeleça intervalos

Pare para tomar água, ir ao banheiro, fazer algum serviço de casa, ou qualquer outra atividade. Lembre-se de dar uma atenção para as crianças nessa pausa, pois elas também estão em uma rotina diferente.

Além de ajudar na produtividade, os intervalos contribuem para verificar se tudo está certo com seus filhos. Veja se eles não estão entediados ou sem nada para fazer, proponha outras atividades e mantenha o cuidado a todo momento.

4 – Explique a situação à criança

Fale com o seu filho sobre o que está acontecendo, evite que ele tenha acesso às fake news e demonstre qual é a realidade. Lembre-se de usar uma linguagem adequada à idade do seu filho, para que ele não se assuste de forma desnecessária.

Desse modo, elas entenderão que o trabalho precisa continuar, mesmo sendo feito em casa. Isso contribui para que elas respeitem o seu horário e evitem interromper o serviço, recorrendo a você só em momentos de real necessidade.

5 – Planeje o dia do seu filho

Do mesmo modo que é essencial planejar o seu trabalho, também é fundamental fazer esse planejamento para o dia do seu filho. As crianças estão acostumadas a frequentar a escola, por isso, não sabem fazer a própria organização da rotina.

É necessário ajudá-los a gerir o tempo, principalmente com tantas horas vagas. Estabeleça horários para as refeições, um tempo para estudo e atividades que sejam atraentes, como brincadeiras, jogos, filmes, entre outras opções.

6 – Considere imprevistos

O home office tem algumas vantagens e pode ser produtivo, porém, os imprevistos fazem parte dessa rotina. A crise do Coronavírus pode trazer mais situações imprevisíveis, sendo importante lidar com elas de maneira sábia.

Portanto, não se desespere se o seu planejamento não for cumprido de forma ideal. Tenha em mente que os imprevistos acontecerão, mas que há tempo para realizar tudo o que está planejado, desde que a calma seja mantida.

7 – Reserve um tempo para seu filho logo após o trabalho

Seu período de trabalho não pode durar o dia inteiro. Por isso, ao fim do expediente dedique um tempo para seu filho. Isso é importante para que a criança se sinta valorizada e também para renovar suas forças.

Durante esse tempo, faça alguma atividade em família, algo que seja prazeroso e divertido. Esse será um momento de alívio e conforto, o que é importantíssimo para tempos de crise.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Busque o equilíbrio

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como fazer home office com as crianças em casa. É fundamental não priorizar o trabalho e nem o cuidado com os filhos, ou seja, buscar um equilíbrio.

Essa é uma situação especial, que exige muitos cuidados e atividades extraordinários, sendo importante fazer o máximo para conseguir conciliar todas as responsabilidades. A família e as redes de apoio são fundamentais nesse contexto como podemos ver, são essenciais neste momento.

E não se esqueça: Se você pode trabalhar em casa, mesmo com os imprevistos e desafios, aproveite esta oportunidade para melhorar o seu relacionamento com seus filhos!

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.