O que é headhunting no RH – Benefícios para sua Empresa

Às vezes, headhunting é a opção mais eficiente para empresas ao invés dos processos tradicionais de recrutamento.

Também conhecido como caça de talentos ou busca executiva, o headhunting envolve encontrar o profissional mais adequado e qualificado para uma função específica em uma empresa, mesmo que o indivíduo não esteja procurando ativamente por um novo emprego.

O processo é extremamente complexo e normalmente envolve selecionar cuidadosamente os melhores candidatos — alguns dos quais podem estar trabalhando para concorrentes — e contatá-los diretamente para convencê-los a participar do processo de recrutamento e se envolver com a nova empresa.

Então, quais são os benefícios desse modelo de contratação em comparação aos métodos tradicionais de recrutamento?

Neste artigo você vai saber o que é headhunting e como essa prática pode beneficiar sua empresa na hora de contratar o melhor talento.

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O que é headhunting no RH?

O headhunting é um estilo particular de processo de contratação. Consiste no recrutamento de profissionais para preencher cargos altamente qualificados ou seniores.

Os departamentos internos de RH , bem como as agências de recrutamento, podem optar por usar o headhunting para certos processos de seleção, dependendo da natureza da vaga de emprego.

Qual é a diferença entre headhunting e recrutamento?

Existem algumas diferenças fundamentais nas abordagens utilizadas por headhunters e recrutadores quando se trata de encontrar a contratação certa.

Os recrutadores publicam anúncios de emprego em seus sites, nas mídias sociais, além de quadros de empregos em geral.

O objetivo é compartilhar a oferta de emprego com o maior público possível. Os recrutadores, então, esperam que os candidatos enviem suas inscrições.

Os headhunters, no entanto, abordam apenas alguns candidatos que se encaixam no perfil desejado. Eles não publicam ofertas de emprego, mas entram em contato com o potencial contratado diretamente.

Os headhunters focam na posição que precisa ser preenchida e procuram o profissional.

Os recrutadores têm uma estratégia diferente. Eles não procuram o ajuste perfeito e tentam combinar a vaga com qualquer candidato em potencial, ao invés de focarem em requisitos específicos.

O headhunting é geralmente usado para encontrar indivíduos altamente especializados.

Os recrutadores também podem, às vezes, operar dentro de um setor especializado, mas o recrutamento tradicional é muito mais comum.

Entenda melhor!

Headhunting e recrutamento servem ao mesmo propósito, que é preencher uma posição aberta com o melhor candidato.

A abordagem para cada um desses processos difere de várias maneiras, incluindo:

Atividade

Os headhunters procuram a melhor opção para preencher a posição.

Eles podem buscar indicações de outros funcionários de alto nível na empresa ou encontrar candidatos por meio de sua extensa rede.

Os recrutadores normalmente trabalham apenas com candidatos que estão procurando uma nova posição. Eles normalmente publicam vagas de emprego abertas online.

Em muitos casos, os recrutadores encontram candidatos em potencial participando de feiras de carreira ou consultando outras pessoas em sua rede profissional.

Posição

Para preencher cargos executivos, as empresas usam o headhunting porque essas funções geralmente exigem muitas qualificações e encontrar o melhor candidato exige mais esforço.

Por essas razões, pode ser mais desafiador preencher cargos de gerência de nível superior ou mais especializados do que preencher outros cargos da empresa.

Os recrutadores podem ajudar a encontrar candidatos para preencher esses cargos executivos, mas, na maioria das vezes, o processo de recrutamento busca preencher cargos abertos nos níveis médio e de entrada da empresa.

Metodologia

Os headhunters buscam candidatos em potencial que não estejam se candidatando ativamente para uma nova posição, então eles geralmente usam uma abordagem proativa.

Isso inclui entrar em contato com profissionais em sua rede para encontrar leads e pesquisar funcionários em empresas concorrentes para pedir que se candidatem.

Os candidatos em geral estão buscando a vaga que um recrutador tenta preencher, então os recrutadores podem normalmente usar uma abordagem reativa.

Isso significa que os recrutadores podem encontrar candidatos com base nos interessados que reagem às ofertas de emprego.

Custo

Normalmente, custa mais para uma empresa fazer headhunting do que recrutar candidatos para uma vaga.

Isso ocorre porque o headhunting exige mais trabalho investigativo para analisar candidatos ativos e passivos, enquanto o processo de recrutamento envolve analisar apenas candidatos ativos.

Como o headhunting geralmente busca preencher cargos de alto nível e especializados, isso também pode custar mais do que recrutar para cargos de nível básico e médio.

Atrair candidatos com qualificações mais altas para essas funções executivas pode exigir mais marketing.

Benefícios do headhunting para sua empresa

Você não deve usar o headhunting para preencher todas as vagas. Mas, às vezes, é a opção mais eficiente.

De fato, o headhunting pode trazer muitos benefícios em comparação ao recrutamento tradicional.

Algumas das principais vantagens, são:

Atrai candidatos passivos

Um dos principais benefícios desse modelo é que pode atrair candidatos passivos que normalmente não seriam expostos ao seu anúncio de emprego.

Isso significa que você abre mais seu pool de talentos e potencialmente atrai candidatos de melhor qualidade.

Essas pessoas não estão buscando mudar de emprego, mas os headhunters usarão suas habilidades de networking ou alcance para procurá-los e abordá-los proativamente.

Melhora a eficiência

Os headhunters podem melhorar a eficiência do seu processo de recrutamento assumindo a responsabilidade de localizar e abordar talentos e usando suas habilidades e experiência para identificar os candidatos mais adequados para a vaga.

Eles economizam tempo removendo a necessidade de filtrar um grande número de candidaturas não qualificadas e apresentando apenas os candidatos mais relevantes.

Acesso a talentos de alto nível

O headhunting permite que as organizações alcancem indivíduos que já são bem-sucedidos em suas funções e podem não estar buscando ativamente novas oportunidades.

Essa abordagem amplia o conjunto de talentos, fornecendo acesso a profissionais de alto nível com históricos comprovados.

Ela fornece acesso a indivíduos com habilidades e conhecimentos especializados e a oportunidade de atrair candidatos que podem não ser visíveis por meio de métodos tradicionais de recrutamento.

Confidencialidade e discrição

A caça de talentos é frequentemente conduzida com um alto grau de confidencialidade, crucial ao recrutar para cargos executivos ou sensíveis.

Essa discrição protege tanto a posição atual do candidato quanto os planos estratégicos da organização contratante.

Busca personalizada e direcionada

A caça de talentos envolve uma abordagem personalizada, com foco nas necessidades e cultura específicas da organização.

Os headhunters personalizam essa busca para identificar candidatos que não apenas possuem as habilidades necessárias, mas também se alinham com os valores da organização.

Esse método alinha a busca com os requisitos exclusivos da organização.

Expertise no setor

Os headhunters geralmente se especializam em setores específicos, obtendo insights profundos sobre a dinâmica do mercado, concorrentes e o cenário de talentos.

Essa expertise aumenta sua capacidade de identificar candidatos que não apenas têm as habilidades necessárias, mas também entendem as características do setor.

Mas, embora o headhunting tenha grandes vantagens, também apresenta desafios. Vamos dar uma olhada em algumas das desvantagens do headhunting.

Candidatos procurados são mais exigentes

O headhunting deixa bem claro para potenciais novos contratados que suas habilidades e capacidades estão em demanda. Quando se trata de negociações de salário e benefícios, isso pode colocar a organização em uma situação mais difícil.

Além disso, os candidatos recrutados não estão procurando ativamente por um novo emprego. Isso, presumivelmente, significa que eles estão pelo menos razoavelmente satisfeitos com sua situação atual.

Atrair esse tipo de talento pode ser mais complicado do que recrutar alguém insatisfeito em seu emprego.

Esses fatores significam que as empresas que buscam grandes talentos podem ter que fazer ofertas salariais mais generosas do que aquelas que dependem de métodos tradicionais de recrutamento.

A despesa contínua com salários mais altos pode rapidamente superar qualquer economia em custos de recrutamento.

Headhunting pode ser encarado como “roubo”

Seu employer branding é vital para sua estratégia de recrutamento, não importa se você usa métodos tradicionais ou headhunting.

Ser visto como uma empresa que “rouba” funcionários de seus concorrentes pode prejudicar sua marca de empregador, dificultando o recrutamento futuro.

Em setores profundamente interconectados, isso pode criar sentimentos negativos com seus concorrentes, clientes ou fornecedores.

O headhunting não vem apenas com ramificações sociais. Se você buscar de maneira mais seguida funcionários de um único concorrente, também pode estar vulnerável a consequências legais.

Você tem que se adaptar ao candidato

Normalmente, espera-se que os candidatos se ajustem para atender às necessidades de um potencial novo empregador para que possam comparecer a entrevistas.

Quando você está recrutando no modelo headhunting, esse padrão se inverte.

Eles estão felizes em sua posição atual, e você está tentando convencê-los a mudar. Isso significa que você pode ter que agendar suas entrevistas de acordo com a conveniência deles.

Talvez você precise oferecer opções fora do horário comercial ou ajustar suas expectativas para se adequar ao cronograma.

A diversidade pode estar em risco

As empresas frequentemente dedicam tempo e esforço significativos para criar processos de recrutamento sem preconceitos para melhorar a diversidade da equipe.

Como os headhunters estão buscando grandes talentos, há um risco de que eles só entrem em contato com candidatos que sejam semelhantes aos que já estão na área.

Novas contratações em potencial de diversas origens ou aqueles que seguiram um caminho de carreira diferente podem nunca aparecer no seu radar.

Embora o recrutamento tradicional e o headhunting tenham abordagens diferentes e seus próprios pontos fortes e fracos, também é possível encontrar um meio termo.

Como funciona o processo de headhunting?

Cada empresa pode gerenciar as práticas desse modelo de forma diferente, mas na maioria dos casos, o processo de contratação segue estas etapas:

Determinar a necessidade de um novo funcionário

Normalmente, o CEO ou outro líder da empresa aborda a equipe de contratação e headhunting sobre a necessidade de um novo profissional.

Ocasionalmente, a transição entre o colaborador atual e a nova contratação é confidencial, particularmente no caso de executivos de alto nível em grandes corporações.

Às vezes, os headhunters envolvidos no processo de busca devem usar considerável discrição ao procurar candidatos.

Estabelecer as competências e a experiência necessárias

Trabalhando com recursos humanos e outros funcionários da empresa, os headhunters determinam quais habilidades, experiência e outras qualificações a empresa busca em um candidato.

Entender a função para a qual eles estão buscando candidatos é essencial para encontrar a melhor opção.

É útil criar um perfil e escrever uma descrição de vaga para garantir clareza na busca.

Identificar candidatos passivos

Um candidato passivo é um profissional que não está procurando emprego e que normalmente está empregado.

Um headhunter pode procurar por esses candidatos e convencê-los a mudar de empresa.

Normalmente, a equipe de headhunters cria uma lista de candidatos em potencial e os aborda para avaliar o interesse na vaga em aberto.

Considerar candidatos ativos

Às vezes, a equipe de headhunting busca candidatos ativos além de sua busca passiva.

Para encontrar candidatos ativos, eles usam métodos como postar uma vaga em quadros de empregos como Indeed ou participar de feiras de empregos.

Os candidatos então enviam materiais de inscrição, como currículos, cartas de apresentação e listas de referências, para que a equipe de contratação possa revisar suas qualificações.

Revisar e examinar

Depois de encontrar um grupo de candidatos em potencial, os headhunters analisam as inscrições com o departamento de RH e os gerentes de contratação para selecionar os melhores candidatos.

Ao comparar cada candidato à descrição do cargo e à lista inicial de requisitos, eles podem restringir a pesquisa.

Isso ajuda a selecionar candidatos para passar para a próxima etapa do processo, que geralmente é uma entrevista.

Entrevistar e avaliar

Na contratação de funcionários para cargos de alto nível, os empregadores geralmente exigem uma série de entrevistas até encontrar o melhor candidato.

Depois de entrevistar todos, a equipe de contratação se reúne para discutir quem tem mais qualificações e se encaixa melhor na função.

Ampliar oferta de emprego

É responsabilidade da empresa oferecer a posição ao candidato.

As negociações raramente envolvem headhunters, mas eles podem ajudar nas negociações se recrutarem um candidato passivo de outra empresa.

Uma oferta de emprego inclui remuneração, benefícios e uma descrição das expectativas da função.

Quem é um Headhunter?

Um Headhunter, também conhecido como recrutador executivo ou consultor de busca, é um profissional contratado por organizações para identificar, abordar e recrutar indivíduos altamente qualificados para cargos executivos ou especializados.

Ao contrário dos recrutadores tradicionais que se concentram em preencher uma variedade de funções, os headhunters se especializam em recrutar para cargos de nível sênior ou de nicho, onde encontrar o candidato certo costuma ser mais desafiador.

Os headhunters geralmente se especializam em indústrias, setores ou funções de trabalho.

Essa especialização permite que eles desenvolvam conhecimento profundo da indústria, incluindo os principais participantes, tendências de mercado e os conjuntos de habilidades necessários para o sucesso em funções executivas.

Headhunters bem-sucedidos constroem e mantêm extensas redes profissionais.

Essas redes incluem líderes da indústria, executivos e profissionais que podem não estar buscando ativamente novas oportunidades, mas são considerados talentos de ponta.

Os headhunters usam uma abordagem estratégica e direcionada para recrutamento.

Eles conduzem pesquisas completas sobre candidatos em potencial, identificando indivíduos que possuem as qualificações e expertise específicas buscadas por seus clientes.

Dada a natureza sensível do recrutamento executivo, os headhunters priorizam a confidencialidade.

Eles abordam discretamente candidatos em potencial para avaliar o interesse em novas oportunidades sem revelar a identidade do cliente até um estágio posterior.

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