Hard Skills: O que são, Exemplos e como Desenvolver em sua Empresa?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
As soft skills ou competências pessoais tem sido muito mencionadas no ramo empresarial. Afinal habilidades como trabalhar sob pressão, colaboração, flexibilidade e comunicação são muito importantes, mas também não podemos nos esquecer das hard skills ou competências técnicas, que são necessárias para se exercer um cargo ou função.

Essas habilidades são obtidas por meio de estudos ou mesmo experiências pessoais. Esses conhecimentos permitem que o profissional seja mais eficiente e realize seu trabalho com agilidade, assim podendo apresentar um melhor desempenho.

Neste artigo você vai entender melhor o que é hard skills, conferir exemplos e dicas de como desenvolvê-las em sua empresa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é hard skills?

São habilidades técnicas que o colaborador adquire por meio de sua vida acadêmica, sendo capaz de comprová-las ao mostrar certificados de conclusão de curso, diplomas, testes práticos, entre outros métodos.

É comum ver essas competências descritas no currículo, sendo que até poucos anos atrás eram elas que as empresas mais prestavam atenção ao analisar o perfil de um candidato.

Atualmente as soft skills estão sendo cada vez mais valorizadas, mas um candidato que tem boas hard skills e que principalmente estejam relacionadas ao cargo a que ele está se candidatando continua sendo essencial. Pois prova que ele terá os conhecimentos necessários para exercer a função.

Quais os benefícios das hard skills para as empresas?

Possuir funcionários com habilidades técnicas ajuda a proporcionar muitos benefícios para as empresas. Vamos conhecê-los.

Otimização do desempenho

Quanto mais colaboradores com hard skills que se destacam na sua empresa melhor desempenho as equipes vão apresentar. Pois todos vão poder trabalhar melhor e assim aumentar sua produtividade, o que pode gerar melhores resultados.

Melhora do clima organizacional

Com todos trabalhando melhor, haverá uma melhor interação entre os colaboradores e gestores, assim tornando o trabalho mais ágil e eficiente, evitando erros e a necessidade de realizar o retrabalho.

Aumenta a autonomia

Profissionais com hard skills que fazem a diferença na empresa podem ter mais autonomia na gestão de projetos, assim deixando o gestor livre para lidar com outras questões pertinentes ao seu cargo, o que agiliza o trabalho e proporciona melhores resultados.

Exemplos de hard skills

Existem diferentes tipos de competências técnicas, confira alguns exemplos:

  • cursos técnicos;
  • graduação;
  • especializações;
  • mestrado ou doutorado;
  • conhecimento em outras línguas;
  • manuseio de ferramentas;
  • funcionamento de máquinas;
  • conhecimento em informática.

 

Quais as hard skills mais requisitadas atualmente?

O mercado de trabalho vem mudando muito com o passar do tempo, hoje vemos muito a necessidade dos profissionais se atualizarem no uso de softwares que podem tornar o trabalho mais ágil e eficiente.

Confira as hard skills que estão em alta segundo o site Seja Trainee:

Computação em nuvem

Essa tecnologia já está presente na rotina das empresas, uma vez que permite o compartilhamento de arquivos, programas e serviços por meio da internet.

Por isso a computação em nuvem já está inserida no currículo de diferentes cursos que tem relação à tecnologia da informação.

Blockchain

Esse sistema possibilita o rastreamento do envio e recebimento de negociações por bitcoin e outras criptomoedas. É uma ferramenta que pode ajudar a proporcionar mais segurança a esse tipo de transação que está se tornando tão comum.

Raciocínio Analítico

Desenvolver a capacidade analítica de seus funcionários é uma ótima forma de prepará-los para realizar análise de dados, o que é essencial na realidade informatizada e dinâmica que vivemos.

Por meio dessa competência é possível explicar as coisas, dividindo-as em partes mais simples e que podem ser explicadas de forma mais fácil, promovendo o entendimento completo.

UX (Experiência do Usuário)

A User Experience é a experiência do usuário com o produto, envolvendo toda sua interação ele. A partir do momento que ele vê uma propaganda, fala sobre o produto, o compra e o leva para sua casa.

Existem duas ramificações principais da UX que é designer que envolve criação de sites e aplicativos e writer que se baseia na criação de conteúdos para tornar mais fácil para o usuário utilizar essas ferramentas.

Cursos de formação ligados à área de Design já estão integrando esse assunto ao seu currículo escolar.

Inteligência artificial

A inteligência artificial tem crescido cada vez mais no mercado de trabalho, os sistemas inteligentes tem facilitado a gestão de empresas, como no caso dos chatbots, por exemplo.

Por isso se faz necessário profissionais que saibam usar e desenvolver esses sistemas. Existem cursos online que ensinam a aprimorar essa hard skill.

Análise de negócio

Essa competência está relacionada à capacidade analítica e também à habilidade de tomar decisões. É possível desenvolvê-la por meio de cursos voltados aos fundamentos relacionados ao mundo dos negócios e da utilização de programas de dados.

Computação científica

É o campo de estudo voltado à criação de modelos matemáticos e técnicas de soluções com números por meio de computadores com o intuito de analisar e solucionar problemas científicos e de engenharia.

Ela pode ser usada para entender eventos como um desastre natural e até mesmo prever o futuro. A computação científica pode ajudar a criar novas tecnologias e assim modernizar as empresas.

Vendas

Possuir colaboradores que tenham conhecimentos mais profundos sobre vendas pode trazer muitas vantagens para seu negócio. Atualmente é importante que além de conhecer técnicas de vendas o profissional saiba utilizar ferramentas como o CRM, funil de vendas e sucesso do cliente.

Gestão híbrida de projetos

A metodologia híbrida é a junção de métodos e ferramentas que une aspectos positivos da gestão tradicional para adquirir melhores resultados durante o planejamento e execução de projetos.

Essa hard skill une a tecnologia com boas práticas de gestão, assim otimizando a elaboração de projetos e oferecendo melhores resultados.

Como desenvolver hard skills na empresa?

Como vimos no tópico anterior existem muitas hard skills novas que estão surgindo devido o desenvolvimento da tecnologia, por isso existem profissionais que ainda não tiveram acesso a esses conhecimentos.

Para ajudar seus funcionários a desenvolverem essas hard skills e outras relacionadas ao seu trabalho é importante que a empresa realize algumas ações, como:

  • implementar programas de capacitação;
  • promover palestras educativas;
  • oferecer treinamentos corporativos;
  • auxiliar no financiamento de cursos e especializações;
  • disponibilizar material de treinamento.

 

Como definir o perfil profissional do cargo antes do processo seletivo?

Também é importante que antes de realizar o processo de recrutamento e seleção você já defina o perfil profissional de determinado cargo, dessa forma será mais fácil avaliar os candidatos e escolher aquele que for mais adequado para a vaga.

Para isso você deve seguir três passos:

1º Passo: Selecione as hard skills necessárias para a função

O primeiro passo que você deve dar é selecionar as habilidades técnicas que são necessárias para a execução das atividades que o cargo exige. Para isso você deve levar em conta o nível de interação com os outros funcionários, a cultura organizacional da empresa e as atividades que deverão ser realizadas.

2º Passo: Elabore a descrição da vaga

Em seguida você deve elaborar a descrição da vaga, colocando as hard skills escolhidas e todas as funções que o cargo exigirá. Assim você saberá avaliar os currículos e ver quais deles correspondem mais suas expectativas.

3º Passo: Entrevista

Nesse terceiro passo o recrutador poderá avaliar os candidatos selecionados por meio de entrevistas, dinâmicas de grupo ou individuais e testes comportamentais. Dessa forma é possível analisar cada um dos selecionados e filtrar os que corresponderem às hard skills exigidas na vaga.

Como reconhecer as hard skills no processo seletivo?

Não dá para ter certeza sobre as informações inseridas em um currículo apenas por lê-lo. Por isso para que você identifique as hard skills que os candidatos colocaram é indicado que o recrutador aplique testes para comprová-las.

Ele também pode solicitar cópias de certificados de conclusão de curso e verificar se as instituições de ensino são reconhecidas e confiáveis.

É importante levar em consideração a vaga em questão e verificar se o candidato possui os conhecimentos exigidos, por exemplo, no caso do cargo de analista de marketing em que é desejável saber fazer apresentações de produtos e serviços, usar ferramentas de análises de mercado e ter conhecimento em sistemas de informática.

As hard skills são competências que todo profissional deve desenvolver independente de que área pertença. É possível identificar se os candidatos possuem conhecimento nas áreas mostradas no currículo por meio de testes, entrevistas e dinâmicas.

Mas também é interessante que você analise seu quadro de funcionários e identifique onde há necessidade de investir em conhecimento. Pois a própria empresa pode ajudar os colaboradores a se capacitarem por meio de palestras educativas, programas de capacitação, treinamentos e financiamento de cursos e especializações.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Desenvolva novas competências!

Como você viu existem hard skills da atualidade que é importante que os profissionais tenham conhecimento, como:

  • computação em nuvem;
  • blockhain;
  • raciocínio analítico;
  • user experience;
  • inteligência artificial;
  • análise de negócio;
  • computação científica;
  • vendas;
  • gestão híbrida de projetos.

 

Converse com os gestores de todas as áreas da sua empresa e verifique quais as competências que mais necessitam ser desenvolvidas em seus funcionários.

Dessa forma você poderá tomar medidas como as que citamos acima para capacitá-los e assim não só ajudar sua empresa a crescer como proporcionar o desenvolvimento de seus colaboradores.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?