Habilidades Interpessoais: O que são? Como Desenvolver?

No mundo corporativo as habilidades interpessoais são essenciais, uma vez que elas permitem que tenhamos um melhor relacionamento com as pessoas, o que torna o ambiente de trabalho mais agradável e proporciona bons resultados.

Para desenvolver essas habilidades é preciso aperfeiçoar as capacidades que você já possui e trabalhar as que estão faltando, dessa forma é possível se tornar um gestor mais capacitado e que servirá de modelo em sua empresa.

Se você ficou curioso para saber como é possível aprimorar suas habilidades interpessoais saiba que aqui ajudaremos você a encontrar essa resposta e a saber mais informações interessantes sobre o assunto.

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O que são habilidades interpessoais?

Trata-se de qualidades que tornam o relacionamento humano mais fácil e que contribuem para a postura ética de cada um, sendo benéficas tanto para gestores como colaboradores.

Essas capacidades reúnem habilidades pessoais, sociais, de comunicação, personalidade, atitudes e características profissionais. Por meio dessas habilidades os gestores conseguem ajudar suas empresas a atrair e reter talentos de alta performance, além de melhorar o clima organizacional.

Qual a importância de desenvolver as habilidades interpessoais?

As habilidades interpessoais permitem que você tenha um melhor relacionamento com as pessoas que trabalham ao seu lado. Isso é fundamental, uma vez que não escolhemos os indivíduos que são nossos colegas de trabalho, assim somos sujeitos a conviver com diferentes tipos de pessoas e se não soubermos lidar com elas podemos acabar prejudicando o ambiente de trabalho, o que é consequentemente ruim para a empresa.

Por meio dessas capacidades você será capaz de se relacionar bem com seus funcionários, assim motivando-os a agirem da mesma forma. Isso não é benéfico apenas para a empresa, mas para você e seus colaboradores que poderão conviver em um ambiente mais tranquilo e com menos conflitos, podendo aumentar o comprometimento e a produtividade no trabalho.

Quais os tipos de habilidades interpessoais existem?

Há vários tipos de habilidades interpessoais que são valorizadas no mercado de trabalho e que você pode desenvolver. Vamos conhecê-las.

Ter boa comunicação

Essa é a principal habilidade que um gestor deve adquirir, uma vez que quem está à frente de uma equipe deve saber falar de forma objetiva e cativante. Dessa forma fica mais fácil informar os colaboradores sobre o que você espera do trabalho deles de forma cordial.

É importante desenvolver tanto a comunicação verbal, quanto não-verbal. Para uma comunicação verbal eficaz você deve falar calmamente, com empatia e levando em consideração as opiniões de seus funcionários.

Por outro lado a boa comunicação não-verbal se dá por meio do contato visual, postura e voz que conseguem indicar a intenção que você tem.

Saber ouvir

É importante saber ouvir com atenção o que o outro está dizendo, pois dessa forma é possível entender melhor as necessidades e aspirações dos funcionários.

Além disso, a simples ação de ouvir também contribui para que haja uma comunicação clara entre o gestor e colaborador, assim como aumentar a segurança e confiança a sua equipe.

Fazer questionamentos

Também faz parte das habilidades interpessoais questionar, pois assim você pode iniciar uma conversa e até mesmo incentivar os colaborares a pensarem em novas formas de solucionar um problema.

Analisar

Como gestor é fundamental saber analisar um problema ou uma situação, o que te permite refletir melhor e encontrar a solução. Por isso você deve levar em conta todos os processos e aspectos de sua organização, assim poderá identificar o que precisa ser melhorado ou mudado.

Ter empatia

Outra habilidade interpessoal que deve ser levada em conta é a empatia, ela se baseia em tentar entender o que o outro está passando. Para isso você deve se colocar no lugar dos seus colaboradores, dessa forma é possível dar sua opinião de maneira mais acertada de acordo com o perfil do indivíduo.

Ter empatia também ajuda o gestor a compreender as limitações e dificuldades de seus funcionários, possibilitando que você encontre respostas para a solução dessas questões e melhore o ambiente de trabalho.

Ser educado

Ser uma pessoa educada e que sabe se portar em diferentes situações é essencial tanto para um gestor como um funcionário de uma empresa. Assim a comunicação se torna mais fácil, além de contribuir para a melhora do relacionamento interpessoal e negociações.

Negociar

Uma habilidade importante é saber negociar, pois isso permite que você se comunique melhor dentro da sua empresa e ao mesmo tempo encontre soluções. Além disso, por meio da negociação você pode chegar a um acordo com seus clientes e poder ter bons resultados na venda de um produto ou serviço.

Solucionar problemas

Também é fundamental desenvolver a habilidade de solucionar problemas, pois no mercado corporativo é comum aparecer situações para resolver no momento em que menos esperamos.

Por isso ter a capacidade de identificar o problema com calma e analisar as diferentes possibilidades para então planejar o que deve ser feito pode ajudar muito no desenvolvimento e sobrevivência do seu negócio.

Trabalhar em equipe

Como gestor você deve saber que o trabalho em equipe é essencial para o bom andamento de uma empresa, afinal o sucesso de um projeto depende não apenas do líder, mas também de seus colaboradores.

Por isso é importante saber atuar em grupo, para isso é preciso haver uma boa comunicação, assim é possível passar as informações de forma positiva. Para desenvolver essa habilidade você também deve respeitar a personalidade e ideias de cada um, o que ajudará a melhorar o clima organizacional e obter soluções mais acertadas do tomar as decisões sozinho.

Ser proativo

Ser uma pessoa proativa significa alguém que é capaz de antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças. Um gestor proativo consegue dividir as tarefas entre os colaboradores da melhor forma possível.

Dessa maneira você pode solucionar problemas com rapidez, cumprir demandas e atingir as metas estipuladas.

Ter responsabilidade

Um bom gestor também deve desenvolver a responsabilidade, ou seja, assumir as consequências de suas ações, sendo uma pessoa confiável e que auxilia os colaboradores. Isso é bom não só para melhorar o relacionamento com seus funcionários como também pode trazer bons resultados para sua empresa.

Ter uma visão sistêmica

Outra habilidade interpessoal importante e que um gestor deve desenvolver é ter uma visão sistêmica do seu negócio, pois isso permite que você entenda como suas decisões podem atingir seus colaboradores e empresa em geral. Assim você poderá decidir de forma equilibrada e justa, pensando na melhor solução.

Desenvolver inteligência emocional

Por meio da inteligência emocional é possível ter autoconhecimento, onde você conhece seus próprios sentimentos e é capaz de direcionar seus pensamentos e comportamentos. Dessa forma você pode gerenciar suas emoções e se adaptar a diferentes situações.

Isso ajuda você a ter um melhor controle emocional, se automotivar, reconhecer os sentimentos de outras pessoas e conseguir interagir melhor com seus colaboradores.

Ter ética

Ao gerenciar uma empresa é importante desenvolver a ética, uma vez que por meio dela você passa a ter mais respeito e honestidade. Isso ajuda a fortalecer suas relações no trabalho, assim como transmitir suas ideias sem ofender ninguém.

Dessa forma seus colaboradores terão mais confiança em você e poderão se guiar por seu comportamento, passando a agir da mesma maneira com seus colegas de trabalho e gestores.

Quais os benefícios das habilidades interpessoais?

Vamos conhecer a fundo quais os benefícios que o desenvolvimento das habilidades interpessoais pode trazer para sua empresa.

Colaboradores mais motivados

Quem não gosta de ser tratado com educação e cordialidade, não é mesmo? Em um ambiente de trabalho onde há pressão por todos os lados é agradável receber um tratamento adequado, onde todos são capazes de resolver tudo por meio da comunicação.
Isso acaba motivando os funcionários com o trabalho, tornando-os mais produtivos e comprometidos, assim resultando no cumprimento de metas e obtenção de lucros.

Melhora do clima organizacional

As habilidades interpessoais ajudam a haver mais cordialidade no ambiente de trabalho, o que acaba diminuindo a hostilidade entre gestores e colegas de trabalho. Assim todos conseguem se tratar de forma mais respeitosa, o que acaba melhorando o clima organizacional, tornando o ambiente mais tranquilo.

Diminuição da rotatividade

Outro benefício dessas capacidades é a diminuição da rotatividade de funcionários, pois se as pessoas se sentem mais satisfeitas no ambiente de trabalho, dificilmente pensam em deixar a empresa, não é mesmo?

Assim você não tem que arcar com os custos de demissões e novas contratações, mantendo uma boa e duradoura relação com seus colaboradores.

Como desenvolver as habilidades interpessoais?

Para desenvolver essas capacidades você deve primeiramente reconhecer as habilidades que você possui e se empenhar em aprimorá-las. Em segundo lugar você precisa entender quais características faltam em você, para saber é indicado pedir um feedback a pessoas de confiança.

Assim você poderá compreender quais habilidades terá que cultivar e trabalhar nisso. Uma boa forma de fazer isso é por treinamentos e práticas realizados dentro ou fora da empresa.

Além de desenvolver em si mesmo você pode ajudar seus colaboradores a aperfeiçoar suas habilidades interpessoais por meio do desenvolvimento de pessoas.

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Traga bons resultados para sua empresa!

Como você viu neste artigo as habilidades interpessoais são muito importantes, pois elas permitem que haja um melhor relacionamento entre todos que trabalham em sua empresa.

Entre as capacidades que não só um gestor, mas também um funcionário devem desenvolver estão:

  • ter boa comunicação;
  • saber ouvir;
  • fazer questionamentos;
  • analisar;
  • ter empatia;
  • ser educado;
  • negociar;
  • solucionar problemas;
  • trabalhar em equipe;
  • ser proativo;
  • ter responsabilidade;
  • ter visão sistêmica;
  • desenvolver inteligência emocional;
  • ter ética.

 

Desenvolvendo essas habilidades é possível obter benefícios como: mais motivação para os colaboradores, melhora do clima organizacional e redução da taxa de turnover. Dessa forma não só sua interação com seus funcionários melhorará como trará bons resultados para sua empresa.

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