Gestão de Equipe: Dicas Para Desenvolver Bons Resultados

Realizar uma boa gestão de equipe faz toda a diferença em uma empresa, pois dessa forma os funcionários são motivados e apresentam um bom desempenho, o que proporciona bons resultados.

Em parte a gestão de equipe é realizada pelo setor de Recursos Humanos, que tem participação desde o processo seletivo, acompanhamento dos processos burocráticos, auxílio dos líderes a conduzir o grupo, encaminhamento sobre a necessidade de capacitação e treinamentos, entre outras responsabilidades.

No entanto o RH sozinho não é capaz de gerir uma equipe é necessário que os líderes se posicionem, pois são eles que devem ajudar o desenvolvimento do grupo.

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas de gestão de equipe que podem ajudar o líder nessa tarefa, para que a equipe possa se desenvolver e gerar bons frutos para a empresa.

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Compartilhe os valores, a missão e a visão da empresa

É importante que os membros da equipe fiquem a par dos valores, missão e visão da empresa. Dessa forma eles se sentirão mais integrados à empresa e terão um sentimento de pertencimento.

Os valores são os princípios que a empresa não se desfaz por nada, enquanto que a missão é o motivo pelo qual a empresa existe e a visão é seu objetivo, onde ela deseja chegar no futuro.

Sabendo bem dessas características os funcionários poderão ter uma direção para realizar suas atividades.

Proporcione uma boa comunicação

Em uma equipe é importante que haja uma boa comunicação entre os membros, por isso você deve mostrar aos funcionários que o ambiente em que trabalham é convidativo para que eles possam se expressar e trocar ideias livremente.

Dessa forma os colaboradores são mais produtivos, sendo que os trabalhos podem ser executados de maneira mais rápida e cada funcionário poderá tirar suas dúvidas com liberdade.

Isso também ajuda a desenvolver a criatividade dos colaboradores que poderão ter maior participação ao compartilhar suas ideias.

Saiba delegar as tarefas

Um bom líder deve saber delegar as tarefas, confiando em seus colaboradores ao invés de querer fazer tudo sozinho. Além disso, é importante que o líder conheça bem os membros da equipe para entender quais os pontos fortes e fracos de cada um.

Dessa forma poderá delegar as tarefas de acordo com as habilidades dos colaboradores, o que tornará o trabalho da equipe mais eficiente.

Para que esse objetivo seja alcançado você deve conversar com cada membro de sua equipe e se atentar às suas características de trabalho, assim poderá analisar em quais tarefas cada colaborador se sairá melhor. Dessa forma poderá ter mais confiança ao delegar as tarefas e terá mais tempo para resolver problemas que compitam mais ao líder.

Dê feedbacks

É importante dar feedbacks à equipe, dessa forma ela saberá no que está acertando e no que está errando, podendo melhorar seu desempenho e realizar um bom trabalho.

No entanto não fique apenas preso aos feedbacks negativos, pois isso apenas desmotivará seus colaboradores, saiba também elogiar quando houve algum progresso. Isso fará com que os funcionários fiquem animados e queiram se empenhar mais no trabalho.

Fazer críticas construtivas também pode ajudar, assim como ouvir a opinião dos colaboradores.
Seja um exemplo para seus colaboradores

Você como líder mais do que ninguém deve ser um exemplo para seus colaboradores, por isso é importante que você tenha amor pelo seu trabalho e vontade de estar ali. Dessa forma poderá passar confiança, inspiração e credibilidade aos membros da equipe.

Além disso, é importante que você seja otimista e encoraje os colaboradores, dessa forma o time se sente mais inspirado a alcançar os objetivos.

A equipe estando motivada também é mais produtiva. Para isso você também deve conhecer os membros da equipe e saber identificar suas necessidades e expectativas e tentar respondê-las com os meios que possui.

Você ainda deve motivar os colaboradores a participar mais, dando espaço para que deem novas ideias e façam parte da tomada de decisão. Isso também vai motivá-los.

O líder também deve saber as habilidades comportamentais dos funcionários, dessa forma pode identificar o que pode ser feito para que eles possam desenvolver melhor seu trabalho.

Além disso, é bom ajudar a tornar o ambiente mais leve e tranquilo, especialmente em épocas que o trabalho deve ser entregue, pois assim os funcionários poderão se sentir aliviados e livres para trabalhar sem pressão e estresse.

Trate os funcionários com empatia

Para ter uma boa gestão de equipe é bom que você tenha empatia pelos seus colaboradores e procure entender o ponto de vista do outro, se colocando no lugar da pessoa e tentando compreendê-la.

Trate seus funcionários como seres humanos e não como máquinas, assim você cria vínculos e mantém uma comunicação aberta. Você também deve evitar ser um chefe arrogante e sempre estar disposto a ouvir a opinião de seus subordinados com respeito e atenção.

Quando o líder da equipe se empenha em compreender as emoções de seus colaboradores é possível haver mais respeito e organização no ambiente. Isso ajudará a manter a equipe motivada e a solucionar problemas.

Faça um bom planejamento

É importante que você faça um bom planejamento e estabeleça estratégias a curto e longo prazo para que seu grupo saiba para onde deve direcionar seus esforços.

Por isso é necessário ter uma boa organização, tendo controle sobre o ambiente de trabalho a gestão de tempo, o acompanhamento das metas, o andamento do processo e a gestão da equipe. Dessa forma você poderá realizar todas as tarefas com eficácia.

Saiba selecionar bem seus colaboradores

É importante saber selecionar os profissionais da sua equipe. Para isso você deve recrutá-los de acordo com as atividades que precisam ser desempenhadas.

Por isso é bom analisar quais as características necessárias para o desenvolvimento do trabalho assim como outras considerações.

Além das características técnicas como formação e experiência, é necessário levar em conta as características comportamentais. Pois dessa forma você poderá identificar qual colaborador tem o melhor perfil para ocupar a vaga.

Dessa maneira na hora de realizar a seleção você deve ter muito cuidado e analisar todos os aspectos do candidato para que dessa forma possa escolher quem melhor se adéqua ao trabalho.

Tenha respeito e evite conflitos

É importante que você respeite os funcionários, sabendo trabalhar apesar das diferenças, deixe os preconceitos e intolerâncias do lado de fora da empresa.

Você também deve ajudar a evitar conflitos entre os membros da equipe, para isso é preciso saber ouvir e encontrar a melhor saída para todos. Isso ajudará a evitar maiores problemas que possam trazer danos para a empresa.

Use o treinamento com sabedoria

O treinamento da equipe é importante para melhorar o desempenho do grupo, por isso ele deve ser visto com bons olhos, uma vez que todos ganham.

Por isso é bom que o líder verifique se há necessidade de treinamento do grupo e também qual curso ou evento se adéqua melhor a cada membro da equipe.

Dessa forma o RH poderá selecionar os melhores cursos que poderão ajudar o profissional a crescer e consequentemente tornar o trabalho mais eficiente.

Ser um bom líder

Ser um bom líder é muito importante para promover uma boa gestão de equipe e duas características que é preciso ter é a autoconsciência e o autocontrole.

A autoconsciência te ajuda a reconhecer a entender a si mesmo, seus pontos fracos e fortes, assim te dando a oportunidade de fazer uma autorreflexão.

Um líder autoconsciente confia em si mesmo, mas ao mesmo tempo não é arrogante, sabendo fazer uma autocrítica realista e construtiva. Além disso, esse tipo de líder sabe rir dos próprios defeitos e inspira o time a ter autonomia.

Já o autocontrole ajuda a controlar impulsos de ansiedade, raiva e medo. Dessa forma não há perigo do líder direcionar sentimentos negativos a seus colaboradores, pensando antes de agir e assim tendo um equilíbrio emocional maior.

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Escolher um bom líder

O gestor também deve saber escolher um bom líder, uma pessoa que motiva o grupo, o conduz, ensina e aprende junto com ele. O líder não precisa saber tudo, mas é necessário que ele saiba fazer as perguntas certas para descobrir o que precisa.

Ele também deve saber reconhecer seus pontos fracos e se empenhar em melhorá-los, assim como dar oportunidade de seus colaboradores atuarem.

Outra característica que deve ser encontrada no líder é a humildade, pois dessa forma ele se empenhará pelo bem da equipe e não apenas de si mesmo. É preciso uma pessoa com carisma para motivar e fazer a equipe andar para frente e não um profissional que deseja apenas se autopromover.

Por isso na hora de escolher um líder para sua equipe é bom se atentar a essas características ao entrevistar os candidatos.

Como você viu neste artigo a gestão de equipe é muito importante para o bom andamento e crescimento de uma empresa, pois através dela a equipe é bem gerenciada e é capaz de cumprir suas funções com um bom desempenho.

As dicas desse artigo podem te ajudar a realizar um bom gerenciamento de equipe, pois através de uma boa comunicação, planejamento, treinamento, seleção, empatia, delegação das tarefas de forma correta, entre outros aspectos você poderá melhorar a performance de seus colaboradores e assim contribuir para o bom desempenho da equipe, o que poderá trazer bons lucros para a empresa.

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