Entenda O Que é Gamification e Quais Seus Benefícios

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O gamification no local de trabalho pode ser uma ferramenta poderosa para os empregadores, usando o design de jogos e a psicologia humana para gerar resultados comerciais desejáveis, como maior produtividade e engajamento dos colaboradores.

Você não precisa jogar videogames para entender a capacidade do gamification de modificar os comportamentos humanos.

Como os designers de jogos entenderam há muito tempo, os humanos parecem estar conectados para se divertir interagindo com elementos básicos do jogo, como sistemas de pontos, níveis cada vez mais desafiadores, enfrentando desafios intermitentes, vencendo e querendo estar no placar e classificados.

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O que é gamification?

Gamification tem 75% de psicologia e 25% de tecnologia. Ele joga com a psicologia que impulsiona o envolvimento humano – a motivação para competir, melhorar e superar – e para ser recompensado instantaneamente ao fazê-lo.

Esse conceito de motivação digital promete trazer novos engajamentos aos colaboradores em todo o mundo, falando em termos rápidos e instantaneamente gratificantes com os quais nos acostumamos na era da transformação digital.

É uma ferramenta de engajamento de equipe real e uma das muitas tendências surgindo no futuro do trabalho. A forma de aplicação do sistema na sua empresa determinará onde você se enquadra no espectro de engajamento.

Gamification empresarial utiliza elementos do jogo para impulsionar o desempenho dos colaboradores. Os KPIs de desempenho são medidos em tempo real, mostrando onde eles estão se saindo melhor, competindo com seus objetivos e realizações passadas.

Ele é feito para impulsionar a motivação intrínseca, o senso de domínio e controle que vem quando sabemos que estamos fazendo bem o nosso trabalho.

Embora o engajamento e a produtividade sejam ideias complexas, e muitas vezes altamente individualizadas, eles se enquadram ao gamification.

Um componente-chave do sucesso desse conceito é identificar os resultados desejados e fornecer toda a gama de recompensas e reconhecimentos que motivarão as pessoas.

Muitos modelos oferecem um menu completo de motivadores adequados às preferências individuais, incluindo recompensas financeiras, oportunidades para aprender e ganhar confiança, reconhecimento por colegas no local de trabalho, recompensas baseadas na comunidade, competição e outros incentivos.

Se, por exemplo, sua organização reconhece a melhoria na saúde dos colaboradores como uma forma de aumentar a produtividade, reduzir o absenteísmo e diminuir os custos relacionados à saúde, você pode adotar um modelo que contemple  sua própria iniciativa de bem-estar.

Comece esclarecendo os resultados desejados e as modificações comportamentais que você procura. Em seguida, estruture a concorrência de maneira que funcione melhor para sua organização em particular, estabelecendo um sistema de recompensa e reconhecimento que esteja alinhado à sua cultura.

Pesquisas mostram que 70% dos esforços de transformação de negócios falham devido à falta de engajamento. Na época atual em que a transformação está ocorrendo em uma velocidade vertiginosa no cenário digital, as empresas não podem desconsiderar essas mudanças.

Elas precisam envolver os colaboradores de forma que eles não se envolvam apenas no trabalho em si, mas no pacote completo que representa toda a organização.

O envolvimento não é um problema novo. É apenas um cada vez mais importante. Durante décadas, os colaboradores reclamaram sobre favoritismo, falta de feedback, falta de transparência, objetivos imprecisos – todas as coisas que matam o comprometimento e a cultura corporativa em geral. Gamification pode mudar isso.

Os colaboradores querem saber como estão se saindo e também querem saber que o que estão fazendo realmente importa para alguém.

Aplicação do Gamification

Se bem aplicado, o gamification traz enormes benefícios. As organizações estão se concentrando em encontrar novas maneiras de tornar o treinamento mais envolvente e agradável para os colaboradores, ao mesmo tempo em que melhora o impacto dos resultados na organização.

As tecnologias emergentes abriram muitas novas maneiras de tornar o treinamento mais eficaz. O conceito gamification é uma delas, cujos benefícios podem ser:

Oferece feedback em tempo real

Ninguém gosta de ser surpreendido em sua avaliação de desempenho. Com o gamification, os colaboradores não precisam trabalhar em direção a metas anuais que geralmente são irrelevantes – ou esquecidas – no momento em que a revisão é programada.

Em vez disso, eles podem trabalhar em direção a metas significativas, mensuráveis ​​e em tempo real, e obter feedback de nível superior à medida que esses alvos são atingidos ou perdidos.

Evita o medo do favoritismo

Os boatos sobre o que acontece a portas fechadas das lideranças: “Eles estão escolhendo favoritos? Recompensando alguns trabalhadores e outros não?

Aplicado de forma correta, o gamification pode eliminar esses medos, permitindo que os próprios colaboradores façam comparações entre si e como eles estão sendo recompensados pelos desempenhos.

Eles não precisam mais temer que seu empenho e dedicação sejam esquecidos, pois serão rastreados e reconhecidos quando acontecer.

A psicologia é parte do gamification, e um dos objetivos é simplesmente tornar a vida cotidiana mais agradável.

Outra oportunidade real para o gamification é através da crescente cultura da mobilidade. Como muitos líderes não têm mais uma linha direta de visão para os colaboradores no ambiente de trabalho, esse conceito oferece uma chance de rastrear, comunicar e recompensar o trabalho das equipes facilmente, independentemente de onde elas estejam.

Os colaboradores e seus objetivos, não estão mais fora de vista, fora da mente. Eles são uma presença constante e ativa na tela digital.

Quais São as Advertências?

Enquanto algumas pessoas trabalham em empregos onde é fácil “contar” o desempenho, muitas realizam atividades nas chamadas “áreas cinzas”: escrevendo, comunicando ou aconselhando.

Nesses casos, é um pouco mais difícil de interpretar as atividades profissionais. Nessa aplicação do gamification, será necessário encontrar algumas soluções alternativas, números que representem a meta que precisa ser atingida.

Pode ser a satisfação do cliente ou o engajamento do artigo, por exemplo, números associados à qualidade, e não somente à quantidade.

Outra advertência que deve ser enfatizada é o estresse. A necessidade de os colaboradores estarem constantemente ligados ou em permanente atividade pode causar um grande cansaço e até mesmo o temido desgaste.

A transparência constante pode parecer uma violação. Afinal de contas, todos nós precisamos fazer uma pausa, fora da zona de acesso, para renovar nossas energias de vez em quando. E nem sempre queremos que outros colegas saibam disso.

A questão, então, é encontrar o equilíbrio certo de gamification para manter seus colaboradores engajados, mas não estressados ​​ou sobrecarregados.

Na verdade, essa é uma questão para quase todas as transformações digitais hoje: quanto de tecnologia para inspirar e quanto trabalho para manter humano.

O gamification ainda requer uma cultura de transformação para ser eficaz. O envolvimento ainda requer forte liderança humana e inspiração para se manter.

Como acontece com qualquer nova tecnologia hoje, esse conceito precisa fazer parte de uma estratégia digital e empresarial, para realmente gerar resultados.

Gamification  na construção de habilidades, no engajamento e na produtividade.

Os videogames são altamente “pegajosos” pelo design. Eles são máquinas de engajamento que mantêm os usuários jogando por horas.

Os jogadores podem continuar adicionando habilidades e conhecimentos que os ajudam a navegar melhor no jogo, ganhando mais pontos e subindo para níveis mais altos.

As técnicas de design de jogos também funcionam bem para o desenvolvimento de habilidades e treinamento, adicionando diversão e competição ao mix de aprendizado.

De acordo com pesquisas, existe uma clara ligação entre o gamification e o desenvolvimento de habilidades no local de trabalho.

Estratégias de gamification podem aumentar a motivação dos colaboradores e, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade deles de manter o conhecimento relacionado ao trabalho.

Organizações como a Microsoft têm gamificado feedback de desempenho, oferecendo aos trabalhadores uma maneira de medir e melhorar sua produtividade à medida que ajudam os clientes.

Na verdade, a Microsoft viu grandes melhorias em seu centro de suporte ao consumidor quando alinhou suas métricas de atendimento ao cliente com um sistema de recompensas e reconhecimentos gamificados.

O gamification do local de trabalho tem um número crescente de aplicativos quando se trata de aumentar a produtividade e o engajamento.

Os jogos são ótimos veículos para oferecer o tipo de recompensas e reconhecimento econômicos que podem motivar os colaboradores para os resultados de negócios específicos, seja em termos de aprendizado, eficiência, melhor prestação de serviços ou vendas maiores.

Nenhuma carreira pode ser divertida o tempo todo. Na maioria das vezes, os colaboradores simplesmente precisam se concentrar em suas obrigações de trabalho e se comunicar de forma eficaz com os colegas.

Mas muitos locais de trabalho modernos estão incorporando o gamification em suas melhores práticas. Por quê? Porque a gamificação tem o potencial de aumentar o engajamento e a produtividade dos funcionários.

Quando os trabalhadores se sentem realmente engajados, eles tendem a investir mais em seus cargos e a permanecer com seus empregadores por um longo período de tempo.

A força psicológica motriz por trás da gamificação está tocando na motivação humana. As pessoas tendem a responder bem à competição, colaboração, feedback em tempo real e a chance de atingir metas.

Gamification é o Futuro no Local de Trabalho

O que motiva os colaboradores? Reconhecimento, recompensas e um senso de competição são todos fortes motivadores.

O gamification funciona porque explora cada um desses motivadores para manter os colaboradores engajados. Esta convergência de tecnologia e produtividade é onde a mecânica de jogo é usada em um contexto sem jogo.

Tradicionalmente, o lugar mais distante que as pessoas ficam de um “jogo” é no trabalho. No entanto, em muitas empresas, há um grande problema com a falta de envolvimento. É aqui que entra o gamification.

O que uma ferramenta de gamification faz é explorar os comportamentos psicológicos que governam as decisões do dia a dia, fornecendo uma plataforma para a competição, compartilhando suas conquistas e gerenciando o progresso no trabalho.

O objetivo do gamification, do ponto de vista do empregador, é encorajar o comportamento desejado. No entanto, o comportamento é uma coisa difícil de mudar.

De acordo com psicólogos, há três elementos que devem convergir para que ocorra uma mudança de comportamento: motivação, habilidade e gatilho. O mais importante é que as três coisas devem acontecer ao mesmo tempo.

As ferramentas de gamification bem-sucedidas funcionam porque elas:

  • Dão aos usuários a motivação para fazer algo: a chance de ganhar, receber recompensas ou obter reconhecimento;
  • Oferecem aos usuários a capacidade de realizar uma tarefa, facilitando-a ou dividindo cada tarefa em partes menores, aumentando a capacidade percebida para o usuário;
  • Dão ao usuário um gatilho ou uma sugestão para concluir a ação;

 

Se todas essas condições forem cumpridas, o gamification pode mudar o comportamento, criar motivação e manter os colaboradores envolvidos.

A base para o engajamento dos colaboradores é construída nos primeiros dias de um novo emprego, e uma boa experiência em treinamento é um longo caminho a percorrer.

Se você pudesse escolher entre um manual estático, uma palestra de uma hora em uma sala de reuniões ou um jogo divertido e desafiador que recompensa instantaneamente a compreensão e a retenção, qual você escolheria?

Garantindo o Sucesso com o Gamification

Para garantir que seus esforços de gamification criem verdadeiramente colaboradores engajados e satisfeitos, alguns aspectos devem ser observados:

Seja claro sobre os objetivos

Quando você implementa uma solução gamificada, você provavelmente tem um objetivo claro em mente: você quer que o colaborador aprenda algo, tome uma ação ou alcance uma meta.

Para realmente fazer o trabalho de gamification, você também precisa entender o que o jogador quer e o que torna a experiência gratificante.

Quando você julga o sucesso de um jogo, ambos os conjuntos de objetivos são importantes. Um colaborador pode atingir os objetivos de negócios, mas permanece insatisfeito com o processo: uma receita para o desligamento.

Aprenda a ouvir e entender as necessidades exclusivas de sua força de trabalho. O que os impulsiona? O que os motiva?

Priorize a colaboração sobre a concorrência

Embora a competição saudável possa ser motivadora até certo ponto, qualquer atividade em que haja um perdedor pode prejudicar o objetivo do engajamento.

Ao usar o gamification para medir e recompensar o desempenho, os melhores resultados vêm de processos em que os colaboradores precisam trabalhar juntos para atingir metas.

Se há um elemento de competição, deve ser a autocompetição, onde o trabalhador está se esforçando para superar seus próprios resultados.

Use gamification para o bem-estar no local de trabalho

Esse conceito também pode ser usada para melhorar a vida de seus colaboradores de outras maneiras. A pesquisa mostrou que o uso de gamification em programas de bem-estar pode ser excepcionalmente bem-sucedido.

Uma equipe mais saudável, que acredita que seu empregador está investido em seu bem-estar, é uma equipe mais feliz, mais engajada e mais produtiva.

Para atingir os melhores resultados, teste o processo de gamification que foi implementado. Analise o que funciona e o que não funciona e ajuste o seu plano de gamificação de acordo.

Certifique-se de medir e avaliar as reações dos colaboradores em todas as comunicações internas relacionadas ao processo de gamification.

Eles estão abrindo os e-mails que você enviou sobre a implementação do gamification no local de trabalho? Eles estão respondendo?

Medindo as comunicações de seus colaboradores usando as ferramentas de acompanhamento de e-mail, você poderá avaliar se eles estão abraçando a ideia.

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