Estrutura VRIO: O que é e como aplicar na sua empresa

Entender como tirar proveito de sua vantagem competitiva é uma etapa crítica para qualquer empresa e usar a Estrutura VRIO é uma maneira comprovada de fazer isso.

Este modelo de análise ajuda as empresas a entender seu valor único e o que podem fazer para maximizar seu potencial.

Neste artigo, você irá conhecer a Estrutura VRIO, suas vantagens e limitações e as diferenças com a popular análise SWOT.

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Definição da Estrutura VRIO

Toda empresa é construída para oferecer algum tipo de vantagem ou recurso específico ao seu mercado-alvo.

A estrutura VRIO é uma análise interna que ajuda as empresas a identificar as vantagens e recursos que lhes dão uma vantagem competitiva.

A estrutura VRIO é um acrônimo para as várias medidas de sucesso relacionadas ao seu negócio. Inclui valor, raridade, imitabilidade e organização.

Essas quatro categorias são marcadores do valor e dos recursos exclusivos pelos quais sua empresa é caracterizada, e a análise de seus dados ajuda a descobrir quais são as vantagens de longo prazo para sua organização.

Depois de entender profundamente seu valor exclusivo e como seus recursos ajudam a dar vida a isso, você pode começar a criar estratégias de como sua empresa pode capitalizar essa vantagem competitiva e criar um plano sustentável para o sucesso.

Quando você pensa sobre seu valor único, é importante enfatizar o fato de que o sucesso sustentável requer qualidades que não podem ser facilmente replicadas ou integradas por seus concorrentes.

Ser capaz de manter uma vantagem competitiva é fundamental para o seu sucesso, e isso requer uma compreensão diferenciada de por que você é importante e único.

Detalhamento da Estrutura VRIO

A estrutura VRIO é uma análise em quatro frentes dos recursos de uma organização e medidas de sucesso sustentável.

Os quatro principais fatores em que se concentra são Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.

Essas categorias são importantes para entender ao analisar seu negócio em busca de marcadores de sucesso e são o núcleo da estrutura VRIO.

Ao usar o modelo VRIO, você identificará cada uma dessas variáveis ​​para o seu próprio negócio ou negócios que está analisando.

O principal objetivo da estrutura VRIO é identificar esses elementos e, depois de fazer isso, você pode fazer perguntas mais específicas para descobrir mais detalhes sobre eles.

A identificação é importante, porque se você não consegue distinguir uma dessas variáveis ​​é um sinal de que deve repensar algumas das etapas anteriores ou voltar e fazer mais pesquisas sobre a ideia geral que está analisando.

Veja em detalhes o que cada variável significa na estrutura VRIO.

Valor

O valor está relacionado às necessidades específicas que orientam seu produto/serviço e aos recursos que você oferece.

Algumas perguntas a serem respondidas, são:

  • Qual habilidade específica você capacita os clientes a aproveitar?
  • Que recursos de valor você fornece aos clientes?

Sua resposta a essas perguntas deve destacar o produto/serviço de sua organização ou a demanda por trás das necessidades de seu cliente.

Ao estabelecer valor, é importante pensar não apenas sobre qual é o seu valor, mas por que seus clientes precisam de você e por que eles escolhem sua solução acima da concorrência.

Se você não consegue determinar o valor fornecido por sua organização, precisa repensar o valor que espera fornecer e direcionar seus recursos para esse objetivo.

Raridade

A raridade tem a ver com a disponibilidade de seus recursos e o quão acessíveis eles são para seus concorrentes.

Algumas perguntas para esta seção podem ser:

  • Que recursos difíceis de obter você tem à sua disposição?
  • Quais recursos exclusivos você oferece?
  • Que parte do seu produto/serviço tem baixa oferta e alta demanda?

A raridade é fundamental porque, quando ligada ao valor, cria uma receita promissora para o sucesso.

Esses elementos são mutuamente importantes, pois sem raridade pode ser difícil capitalizar o valor que você possui.

Se você não consegue identificar os recursos raros de sua organização, sua equipe deve pensar em algumas novas maneiras de integrar seu valor à experiência de seus clientes.

Como você possui recursos valiosos e comuns, é necessário que haja um elemento único para atrair clientes.

Imitabilidade

A imitabilidade é semelhante à raridade, mas questiona a capacidade de sua concorrência de imitar sua solução dentro de seu próprio modelo de negócios.

As perguntas podem ser:

  • Qual é o custo de duplicação do recurso/solução da sua organização?
  • Existe algo semelhante atualmente?

Para estabelecer uma forte vantagem competitiva, considerar a imitabilidade do seu recurso/solução é muito importante.

Se você estabeleceu o valor e a raridade de sua solução, mas ela parece fácil de duplicar e sua concorrência pode facilmente tirar proveito disso, ela servirá apenas como uma vantagem competitiva passageira.

Se você está buscando identificar a imitabilidade potencial de seu produto/serviço, pense em maneiras de ajustá-lo para aumentar seu valor e anexá-lo a sua marca.

Organização

A parte da organização é uma análise interna de como sua empresa opera e está estruturada para o sucesso.

Algumas questões para analisar, são:

  • Existem fluxos de trabalho confiáveis ​​em sua empresa que geram sucesso?
  • Quais estruturas/sistemas de gerenciamento estão em vigor para garantir que seus recursos e vantagens sejam capitalizados?

Esta é a etapa final da estrutura VRIO e pede que você considere os fatores organizacionais que contribuem para a criação de uma vantagem competitiva sustentável sobre a concorrência.

Isso pode parecer paralelo aos seus objetivos, mas se tornará muito importante quando você começar a entrar no mercado e competir com outras empresas.

Se é isso que você está buscando, faça algumas pesquisas e pense em maneiras de melhorar a eficiência geral de sua organização.

Estrutura VRIO x Análise SWOT

Para o analista experiente, você pode reconhecer algumas semelhanças entre a Estrutura VRIO e a análise SWOT.

Ambos os modelos são muito úteis para o planejamento estratégico em qualquer estágio e fornecem um valor enorme de maneiras diferentes.

Aqui estão algumas das grandes diferenças entre análise VRIO e SWOT:

SWOT

  • Olha internamente para os pontos fortes e fracos e externamente para as oportunidades e ameaças;
  • Ajuda a avaliar oportunidades futuras com base em seu posicionamento atual;
  • Analisa as partes positivas e negativas do seu plano de negócios;
  • Análise mais simples e acessível.

Estrutura VRIO

  • Concentra-se estritamente em métricas e recursos internos que influenciam sua vantagem competitiva;
  • Concentra-se nos pontos positivos que criam uma vantagem competitiva e nas coisas que podem fazer a diferença;
  • Requer compreensão diferenciada de seu valor único e ecossistema competitivo;
  • É capaz de se concentrar nos recursos que possui em vez de pontos fortes gerais, criando soluções mais tangíveis.

Vantagens e limitações da Estrutura VRIO

Poucas organizações reservam tempo para se aprofundar em suas competências essenciais para determinar o que as torna únicas.

A Estrutura VRIO é uma ferramenta muito eficaz na hora de analisar a vantagem competitiva que seu negócio tem em relação ao resto do ecossistema.

Existem algumas outras vantagens que também merecem destaque, como:

  • Ajuda a priorizar a alocação de recursos de negócios para destacar seu valor exclusivo;
  • Pode destacar recursos internos e vantagens que de outra forma seriam difíceis de reconhecer;
  • Possibilita destacar os fatores mais importantes para criar e manter uma vantagem competitiva sobre organizações semelhantes;
  • Permite que você identifique e priorize sua vantagem competitiva;
  • Oferece uma grande oportunidade para realizar um workshop virtual interno;
  • Permite que você aproveite as vantagens competitivas anteriormente não reconhecidas;
  • Pode ajudar a definir o curso para planos futuros, alocando melhor os recursos de negócios;
  • Produz insights que podem identificar e avaliar potenciais oportunidades e ameaças para determinar quais são mais importantes.

Embora a estrutura VRIO seja uma ferramenta realmente útil para muitas empresas, às vezes também é muito restrita para acomodar todo o escopo de suas necessidades.

Aqui estão algumas das limitações da estrutura VRIO:

  • Devido à natureza cíclica do ecossistema competitivo, seu valor e vantagem exclusivos não podem ser previstos a longo prazo;
  • Ela é realmente mais acessível para organizações já estabelecidas. Muitas empresas menores podem ter dificuldades em definir muitos dos termos-chave na estrutura VRIO;
  • Olha estritamente para dentro de seus recursos e capacidades e não analisa oportunidades externas;
  • O ambiente de negócios está em constante mudança, tornando difícil, mas não impossível, ter uma vantagem competitiva sustentável no longo prazo. Três a cinco anos é uma visão mais realista;
  • Empresas novas e pequenas podem achar mais difícil aplicar a estrutura VRIO simplesmente porque ainda não desenvolveram totalmente seus recursos ou capacidades para estabelecer uma vantagem competitiva sustentada.
  • A estrutura VRIO é apenas uma análise interna, então você precisará de outras estruturas para preencher as lacunas.

Usando a Estrutura VRIO

Para aplicar a estrutura VRIO com eficiência, você deve seguir algumas etapas, como:

Etapa 1Identifique recursos valiosos, raros e caros para imitar

Existem dois tipos de recursos: tangíveis e intangíveis. Ativos tangíveis são coisas físicas como terrenos, edifícios e máquinas.

As empresas podem facilmente comprá-los no mercado, de modo que os ativos tangíveis raramente são a fonte de vantagem competitiva.

Por outro lado, ativos intangíveis, como reputação de marca, marcas registradas, propriedade intelectual, sistema único de treinamento ou forma única de executar tarefas, não podem ser adquiridos tão facilmente e oferecem os benefícios da vantagem competitiva sustentada.

Portanto, para encontrar recursos valiosos, raros e caros para imitar, você deve primeiro olhar para os ativos intangíveis da empresa.

Como identificar recursos valiosos

Uma maneira fácil de identificar esses recursos é observar a cadeia de valor e as análises SWOT.

A análise da cadeia de valor identifica as atividades mais valiosas, que são a fonte de custo ou vantagem de diferenciação.

Ao examinar a análise, você pode encontrar facilmente os recursos ou capacidades valiosos.

Além disso, a análise SWOT reconhece os pontos fortes da empresa que são usados ​​para explorar oportunidades ou se defender contra ameaças, que é exatamente o que um recurso valioso faz.

Se você ainda tem dificuldade para encontrar recursos valiosos, pode identificá-los fazendo as seguintes perguntas:

  • Quais atividades reduzem o custo de produção sem diminuir o valor percebido pelo cliente?
  • Quais atividades aumentam a diferenciação do produto ou serviço e o valor percebido pelo cliente?
  • Sua empresa já ganhou algum prêmio ou foi reconhecida como a melhor em alguma coisa, como mais inovador, melhor empregador, maior retenção de clientes ou melhor exportador?
  • Você tem acesso a matérias-primas escassas ou difíceis de obter nos canais de distribuição?
  • Você tem relacionamento especial com seus fornecedores, por exemplo, um sistema de pedidos e distribuição totalmente integrado, alimentado por um software exclusivo?
  • Você tem funcionários com habilidades e capacidades únicas?
  • Você tem reputação de marca por qualidade, inovação e atendimento ao cliente?
  • Você executa alguma tarefa melhor do que seus concorrentes?
  • A sua empresa detém quaisquer outros pontos fortes em comparação com os rivais?

Como identificar recursos raros

  • Quantas outras empresas possuem um recurso ou podem executar a capacidade da mesma maneira em seu setor?
  • Um recurso pode ser facilmente comprado no mercado por concorrentes?
  • Os concorrentes podem obter o recurso ou capacidade em um futuro próximo?

Como identificar custos para imitar recursos

  • Outras empresas podem facilmente duplicar um recurso?
  • Os concorrentes podem desenvolver facilmente um recurso substituto?
  • As patentes o protegem?
  • Um recurso ou capacidade é socialmente complexo?
  • É difícil identificar os processos, tarefas ou outros fatores específicos que formam o recurso?

Etapa 2Descubra se sua empresa possui a organização necessária que permite explorar os recursos

As perguntas a seguir podem ser úteis:

  • Sua empresa possui um processo de gestão estratégica eficaz na organização?
  • Existem sistemas eficazes de motivação e recompensa?
  • A cultura da sua empresa recompensa ideias inovadoras?
  • Uma estrutura organizacional é projetada para usar um recurso?
  • Existem excelentes sistemas de gestão e controle?

Etapa 3Proteja os recursos

Ao identificar um recurso ou capacidade que possui todos os quatro atributos VRIO, você deve protegê-lo usando todos os meios possíveis.

Afinal, é a fonte de sua vantagem competitiva sustentada.

A primeira ação que você deve tomar é conscientizar a alta administração sobre esse recurso e sugerir como ele pode ser usado para diminuir os custos ou diferenciar os produtos e serviços.

Então, pense em ideias de como tornar a imitação mais custosa. Se outras empresas não conseguirem imitar um recurso a preços razoáveis, ele permanecerá raro por muito mais tempo.

Etapa 4Revise constantemente os recursos e capacidades do VRIO

O valor dos recursos muda com o tempo e eles devem ser revistos constantemente para saber se são tão valiosos quanto antes.

Os concorrentes também buscam obter as mesmas vantagens competitivas, portanto, poderão replicar os recursos, o que significa que eles não serão mais raros.

Muitas vezes, novos recursos ou capacidades do VRIO são desenvolvidos dentro de uma organização e, ao identificá-los, você pode proteger suas fontes de vantagem competitiva com mais facilidade.

O que você faz com os insights resultantes do VRIO?

É importante realizar uma análise VRIO nos estágios iniciais do planejamento estratégico, antes de fazer o seu plano.

Em particular, este exercício informará sua declaração de visão, que é uma proclamação com visão de futuro de onde sua empresa deseja estar.

Os diferenciais e vantagens que você identifica por meio do VRIO ajudarão a determinar como abordar o mercado e informar as decisões estratégicas que moldam o destino de sua empresa.

Portanto, pense em como você pode explorar melhor seus recursos VRIO para fornecer o máximo valor ao seu cliente e use essas ideias para formular uma declaração de visão precisa.

A estrutura VRIO também pode informar sua análise SWOT. Quaisquer vantagens competitivas que você descubra devem ser incluídas na seção “Pontos fortes” de sua análise SWOT.

Mesmo alguns recursos que não passam no teste VRIO completo ainda podem ser considerados pontos fortes, por exemplo, se algo é VR – valioso e raro, e sua organização pode capitalizar sobre isso.

No entanto, não identifique um recurso ou capacidade como uma vantagem competitiva sustentável a menos que atenda a todos os critérios, É aí que reside sua singularidade.

Por outro lado, se um recurso existente ainda não é uma vantagem competitiva sustentável e você gostaria de mudar isso, você pode identificá-lo como uma “fraqueza” ou uma área que precisa ser melhorada.

A estrutura VRIO e a análise SWOT são partes importantes da fase de desenvolvimento da estratégia.

Depois de desenvolver seu plano estratégico, você precisará executar ações específicas para que ele se concretize.

Muitas organizações usam uma estrutura como o Balanced Scorecard para ajudar a transformar suas ideias em um plano acionável e um software de estratégia para dividir essas ideias em metas gerenciáveis ​​que podem ser organizadas e rastreadas.

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