Como Fazer uma Entrevista Semiestruturada de Sucesso!

Entrevista Semiestruturada

Uma entrevista semiestruturada é um modelo em que o entrevistador não segue estritamente uma lista formalizada de perguntas. Ele fará mais perguntas abertas, permitindo uma discussão com o entrevistado, em vez de um formato direto de perguntas e respostas.

Ao procurar emprego, você deve estar ciente de que pode encontrar muitos tipos diferentes de entrevistas, à medida que passa pelo processo de contratação em diferentes empresas. Um tipo comum de técnica de entrevista é uma entrevista semiestruturada.

O entrevistador pode preparar uma lista de perguntas, mas não necessariamente faz todas elas, ou as utiliza em uma ordem específica. Em alguns casos, o entrevistador prepara apenas uma lista de tópicos gerais a serem abordados, chamados guia de entrevista.

Na entrevista semiestruturada, algumas perguntas são pré-determinadas e feitas a todos os candidatos, enquanto outras surgem espontaneamente em uma conversa de fluxo livre.

Conduzida em forma de conversação com um entrevistado de cada vez, a entrevista semiestruturada emprega uma mistura de perguntas fechadas e abertas, geralmente complementadas com perguntas de acompanhamento do tipo por que ou como.

Cerca de uma hora é considerada uma duração máxima razoável, a fim de minimizar a fadiga do entrevistador e do respondente.

A entrevista semiestruturada também são conhecidas como:

  • Entrevistas moderadamente estruturadas;
  • Entrevistas híbridas;
  • Entrevistas combinadas;
  • Entrevistas mistas.

 

Como as entrevistas semiestruturadas combinam os estilos de entrevista estruturada e não estruturada, elas podem oferecer a melhor forma dos dois estilos.

Esse modelo de entrevista pode garantir uma comparação objetiva dos candidatos, mas, ao mesmo tempo, fornece uma abordagem mais personalizada e espontânea que permite a exploração de pontos interessantes no currículo de um candidato específico.

Uma entrevista semiestruturada é usada para reunir dados textuais qualitativos e focados. Esse método oferece um equilíbrio entre a flexibilidade de uma entrevista aberta e o foco de uma entrevista estruturada.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Técnica De Entrevista Semiestruturada

O empregador geralmente analisa os requisitos para o trabalho e cria um perfil do candidato ideal. Na entrevista propriamente dita, são desenvolvidas perguntas e é iniciada uma conversa para obter informações do entrevistado sobre suas qualificações.

Dependendo de como o candidato responde, o entrevistador pode fazer perguntas de acompanhamento para obter um entendimento mais profundo.

Por exemplo, um empregador que queira contratar um representante sênior de relações públicas pode identificar as seguintes características como vitais para o sucesso nessa função, em sua organização:

  • Histórico comprovado de veiculações de mídia;
  • Um extenso conjunto de contatos nas diversas redes sociais;
  • Sucesso na aquisição de novos clientes;
  • Proficiência no desenvolvimento de conteúdo para mídia online;
  • Sucesso na realização de eventos;
  • Habilidades de planejamento estratégico e de supervisão.

 

Como candidato, você precisaria estar preparado para expandir esses temas, com histórias de suas experiências que destacam essas qualificações.

Uma prática comum em entrevista semiestruturada é iniciar com perguntas abertas e, em seguida, criar espontaneamente perguntas de acompanhamento para extrair evidências mais específicas sobre os ativos do candidato.

Um entrevistador pode começar com uma pergunta geral como "Quais foram as chaves do seu sucesso como representante de relações públicas?" e, em seguida, fazer perguntas mais específicas com base na resposta do candidato para avaliar pontos fortes nos principais critérios de contratação.

Portanto, se você respondeu à pergunta acima e mencionou a conquista de novos clientes como uma chave para o seu sucesso, o entrevistador pode perguntar "Você pode descrever a abordagem que usou para conquistar esses novos clientes que acabou de mencionar?" para oferecer a você a oportunidade de compartilhar algumas de suas habilidades nesse sentido.

Ao adaptar suas perguntas ao entrevistado específico, o entrevistador facilita uma conversa mais espontânea.

Comunicação Entre Entrevistado E Entrevistador

O formato de entrevista semiestruturada incentiva a comunicação bidirecional. O entrevistador e o candidato podem fazer perguntas, o que permite uma discussão abrangente dos tópicos pertinentes.

Por causa do tom de conversação, o candidato pode se sentir mais confortável expandindo técnicas e experiências que destacarão os traços que o torna um bom ajuste para a posição.

A entrevista semiestruturada é mais eficaz quando praticada por um entrevistador bem treinado e experiente. Os entrevistadores com menos experiência podem ter dificuldade em extrair todas as informações necessárias para avaliar se um candidato atende a todas as qualificações para o trabalho, sem uma lista definida de perguntas.

Os iniciantes que usam um estilo de entrevista semiestruturada devem preparar um guia de entrevista bem planejado para garantir que todos os requisitos do trabalho sejam atendidos.

Vantagens E Desvantagens De Uma Entrevista Semiestruturada

Uma entrevista semiestruturada é uma forma de pesquisa que permite que novas informações e ideias sejam incorporadas à medida que a entrevista é realizada.

Enquanto as entrevistas estruturadas são baseadas em um conjunto bem definido de perguntas que são escolhidas previamente, as entrevistas semiestruturadas funcionam apenas com uma estrutura geral de temas.

Várias perguntas podem ser determinadas antecipadamente, especialmente as perguntas iniciais, mas a liberdade é uma característica, dentro de certos limites.

Espera-se que o entrevistador formule a maioria das perguntas em tempo real, com base nas respostas dos entrevistados, e tenha a liberdade de seguir outras direções e ideias relevantes, à medida que surgem ao longo da entrevista, sem estarem vinculadas a um conjunto preconcebido.

Um formato de entrevista semiestruturada é geralmente escolhido porque o formato mais aberto reduz a tendência que pode ser imposta pelas perguntas principais, que geralmente fazem parte de entrevistas estruturadas.

As entrevistas semiestruturadas são extremamente adequadas para várias tarefas valiosas, principalmente quando mais do que algumas perguntas abertas exigem consultas de acompanhamento.

O principal aspecto negativo do uso de um formato de entrevista semiestruturada é que ele requer maior habilidade por parte do entrevistador, que deve ser capaz de estabelecer um relacionamento com o entrevistado e permitir espaço suficiente para explorar ideias relacionadas, mantendo o foco.

Além disso, o processo de preparação, configuração, condução e análise das entrevistas é mais trabalhoso e demorado. Os dados de entrevistas semiestruturadas costumam ser mais difíceis de organizar e analisar do que os dados de uma entrevista estruturada.

Como realizar entrevistas semiestruturadas?

Embora você ainda queira manter a mesma estrutura básica para o processo de entrevista de candidatos, há alguns casos em que faz sentido desviar um pouco e utilizar o modelo semiestruturado.

Esse tipo de entrevista geralmente oferece uma melhor experiência para o candidato. Os melhores entrevistadores não apenas entenderão como manter uma boa conversa, mas também saberão como conciliar o feedback dos candidatos a partir de pontos que são divergentes.

Aqui estão as diretrizes mais importantes para a realização de entrevistas semiestruturadas:

  • Escreva as perguntas mais importantes que deseja fazer a todos os candidatos;
  • Desenvolva algumas conversas para explorar pontos interessantes específicos do currículo do seu candidato;
  • Dependendo das respostas de seus candidatos, faça perguntas de acompanhamento para obter uma compreensão mais profunda de suas qualificações e motivação;
  • Siga o fluxo natural da conversa e fique à vontade para explorar qualquer novo tópico relacionado ao trabalho que surja espontaneamente.

 

Entrevista Semiestruturada

Preparando-se Para Uma Entrevista Semiestruturada

Embora você não saiba ao certo qual será a estrutura da sua entrevista, se estiver bem preparado, deverá estar bem equipado para lidar com qualquer dúvida que o entrevistador possa ter sobre você. Sua entrevista é sua chance de vender-se para o trabalho, portanto, cause uma boa impressão.

  • Revise as habilidades necessárias e recomendadas no anúncio de emprego e pense em exemplos de quando você usou essas habilidades com sucesso;
  • Pesquise a empresa. Saber o que eles fazem, como o fazem e qualquer inovação que os diferencie de seus concorrentes é um excelente material para trazer à conversa durante a entrevista;
  • Revise as perguntas comuns da entrevista que podem ser solicitadas e pense nas perguntas de acompanhamento que suas respostas possam desencadear;
  • Faça perguntas para o entrevistador relacionadas à empresa e à posição e que abram a porta para discutir como você seria um ativo lá;
  • Pratique com um amigo ou mentor. Eles podem fazer perguntas que você não espera, dando a chance de você pensar e se sentir confortável para envolver o entrevistador;
  • Vista-se adequadamente para a posição.

 

O entrevistador será muito claro sobre o objetivo e usará perguntas bem pensadas e formuladas. Embora esse tipo de entrevista não deva ter todas as questões levantadas, é possível fazer um esquema e pensar nas possibilidades que possam surgir.

Algumas perguntas que podem ser feitas são as seguintes:

  • Pergunta principal: Qual foi o motivo do seu último término de emprego?
  • Você acredita sinceramente que pode desenvolver as atividades solicitadas?
  • Se uma pessoa expõe algo com o qual você não concorda, como você lida com o assunto?
  • Se houver uma necessidade oportuna que exija esforço adicional, você está disposto a cooperar em um grau razoável?

 

Dica: Perguntas como essas revelarão a atitude do candidato em relação ao trabalho e suas reações quando surgirem conflitos. Você terá que analisar se o trabalho a ser realizado o sobrecarrega, se resolve conflitos de uma maneira razoável e pacífica ou se você está disposto a fazer esforços pela empresa.

  • Pergunta principal: Você tem família?
  • Onde você mais gosta de realizar as atividades em família?
  • Você gosta de sair de férias nas áreas de praia ou montanha?
  • Seu parceiro trabalha?

 

Dica: Essas perguntas pretendem saber se você é uma pessoa familiar e responsável. Um mau relacionamento familiar pode afetar negativamente o desempenho no trabalho.

  • Pergunta principal: Quais são seus objetivos de trabalho?
  • Você está estudando algo relacionado a este trabalho?
  • Você tem experiência em mais campos do que os descritos no currículo?
  • Você planeja estudar outras atividades?

 

Dica: Essas perguntas mostrarão se você trará mais benefícios para a empresa, se é uma pessoa preocupada com seu futuro e deseja melhorar. Também servirá para saber se seus interesses futuros estão em um ramo de atuação diferente da empresa para a qual você está se candidatando.

Como Responder Em Uma Entrevista Semiestruturada

Pode-se chegar à conclusão errada de que é melhor improvisar ao responder a essas respostas, mas isso não é verdade. Uma preparação para a entrevista permitirá que você tenha a presença certa e responda corretamente, honestamente e sem hesitar.

Para que você chegue bem preparado para sua entrevista, preparamos um pequeno roteiro que você deve levar em consideração antes, durante e após a entrevista.

Antes da entrevista semiestruturada

Não se esqueça de levar consigo todos os documentos pessoais que podem ajudá-lo a ser selecionado. Embora o entrevistador já possua o seu currículo, leve mais cópias juntamente com cartas de referência ou outros documentos que o ajudem a se destacar do resto dos candidatos. Talvez você não precise usar esta documentação, mas é melhor estar preparado.

Escolha um guarda-roupa de acordo com o tipo de trabalho e a filosofia da empresa. Por exemplo, se você deseja se candidatar a uma posição de liderança, use o bom senso e sempre se vista de maneira formal, profissional e elegante.

Colete todas as informações possíveis sobre a empresa. Nesse sentido, a Internet é uma grande aliada, portanto, verifique o site e as redes sociais da empresa para saber mais.

Nunca se atrase. Isso dá uma impressão ruim e não é a melhor maneira de iniciar uma entrevista.

Durante a entrevista semiestruturada

Não pense se uma pergunta é específica para você ou é de natureza geral para todos os candidatos. Basta respondê-la da melhor maneira possível, com base em seu conhecimento e experiência.

Não diga a primeira coisa que vem à mente, pense por cerca de dois ou três segundos, evitando responder algo impreciso ou irreal sobre si mesmo.

Cuide da sua linguagem corporal. Em uma entrevista semiestruturada, a psicologia é muito importante e o entrevistador tomará nota de todos os seus comportamentos verbais e não verbais, para lhes dar uma interpretação adequada.

Use linguagem formal e profissional para que o entrevistador saiba que você sabe do que está falando. Use apenas linguagem coloquial se o entrevistador lhe der abertura para isso e nunca use palavras obscenas.

Após a entrevista semiestruturada

Idealmente, no dia seguinte à sua entrevista, você pode enviar um e-mail ao entrevistador agradecendo seu tempo e disponibilizando-se para o caso de precisar de mais alguma informação.

É muito importante que você seja breve, porque o entrevistador já tem todas as informações de que precisa sobre você e este e-mail é simplesmente uma formalidade que demonstra sua educação.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.