Entrevista Por Competências | A Forma Justa E Consistente De Contratar

Entrevista Por Competências

As entrevistas por competências são realizadas quando um empregador sabe exatamente o que está procurando em um candidato ideal e tem uma lista de qualificações ou habilidades pré-definidas que o candidato deve atender.

Todas as perguntas das entrevistas por competência são elaboradas para avaliar se o candidato realmente se encaixa na descrição da vaga.

O comportamento passado de um candidato é uma maneira precisa de prever como ele se sairá em futuros empregos. Nesse modelo de entrevista, os recrutadores procuram exemplos específicos no histórico de trabalho para realmente o candidato possui os conjuntos de habilidades necessárias para o sucesso no cargo.

Para causar uma boa impressão nas entrevistas por competências, o candidato precisa descrever situações que demonstrem:

  • Competências técnicas ou específicas do trabalho. Isso inclui o uso de um programa de software, a reparação de um equipamento ou ter ministrado uma aula;
    Empregabilidade ou habilidades transferíveis. Por exemplo, as habilidades pessoais e de equipe são consideradas fundamentais para ter sucesso em todas as situações de trabalho.

 

Um número crescente de empregadores prioriza contratar colaboradores com habilidades transferíveis e, posteriormente, realizam treinamento para suprir possíveis deficiências técnicas exigidas pelo trabalho.

Ao longo da entrevista, o entrevistador estará prestando muita atenção aos seguintes itens:

  • Nível de autoconsciência, ou seja, conectar ações e comportamentos passados ​​a resultados bem-sucedidos;
  • Instintos ou os traços de personalidade que são naturais no candidato como por exemplo, dedicação, trabalho em equipe, empatia etc.

 

» Encontre o perfil ideal mapeando competências
Não basta apenas encontrar os melhores candidatos. Para uma gestão eficiente de talentos é preciso conhecer habilidades interpessoais e entender em que posição elas terão melhor desempenho, produtividade e satisfação.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

Quando Utilizar As Entrevistas Por Competências?

No caso de candidatos recém-graduados serem uma solicitação da empresa contratante, normalmente eles não têm experiência no setor ao qual se candidataram. Consequentemente, não é possível avaliar sua adequação a uma função com base apenas em seu currículo.

Isso levou ao desenvolvimento de entrevistas baseadas em competências, tornando-se a principal maneira de entrevistar candidatos inexperientes a graduados.

As entrevistas de trabalho convencionais podem se concentrar em perguntas relacionadas à experiência anterior de um candidato no setor, mas essa é uma ferramenta ineficaz para candidatos recém-formados que não devem ter nenhuma experiência anterior no setor em que desejam trabalhar.

As entrevistas por competências podem fornecer informações valiosas sobre o estilo de trabalho preferido de um indivíduo e ajudam a prever comportamentos em situações futuras.

O Que Geralmente Envolve As Entrevistas Por Competências?

Perguntas sobre a experiência no setor geralmente não farão parte desse tipo de uma entrevista. Em vez disso, os entrevistadores farão perguntas que exigem que os candidatos demonstrem uma habilidade específica ou uma competência essencial que a empresa procura.

Os candidatos serão solicitados a fazer isso usando exemplos situacionais de suas experiências de vida, para ilustrar sua personalidade, conjunto de habilidades e competências individuais ao entrevistador.

As entrevistas por competências também podem apresentar perguntas que investigam os candidatos sobre o conhecimento da empresa e do setor ao qual se candidataram. Esse tipo de pergunta da entrevista testa os candidatos quanto à sua motivação e comprometimento com a carreira.

Uma entrevista típica baseada em competências durará uma hora. Na maioria das grandes empresas, as entrevistas também serão padronizadas. Consequentemente, todos os candidatos podem esperar que sejam feitas perguntas idênticas.

O Que São Competências?

Uma competência é uma qualidade específica que os recrutadores de uma empresa identificaram como desejável nos candidatos. Durante as entrevistas e os processos de avaliação, as competências são usadas como referências para avaliar os candidatos.

Nas entrevistas, os recrutadores procuram evidências de um elemento mais específico fazendo perguntas baseadas em competências aos candidatos.

Esse estilo de pergunta obriga os candidatos a fornecer exemplos situacionais de épocas passadas em que realizaram tarefas específicas ou obtiveram resultados específicos usando determinadas habilidades.

As perguntas desse tipo de entrevista geralmente se referem às atividades das quais um candidato participou na escola, faculdade ou a qualquer outra atividade que possa ser usada para exibir efetivamente evidências de competências específicas procuradas.

Uma pergunta típica poderia ser: “Descreva duas situações em que você teve que trabalhar como parte de uma equipe”.

Entrevista Por Competências Menvie

Entrevista Por Competências

Como Usar Entrevistas Por Competências

Você pode realizar uma entrevista eficaz por competência, seguindo estas três etapas principais:

Desenvolver critérios de seleção claros

É importante ser claro quanto às habilidades, atributos, conhecimentos e características comportamentais que você precisa de um candidato para demonstrar, para poder testar e comparar os candidatos de maneira justa e inteligente. Portanto, você precisará desenvolver um conjunto específico de critérios de seleção.

Sua organização já pode ter uma estrutura de competências e você provavelmente terá uma matriz de habilidades de equipe. Complemente-os pesquisando o papel específico que você pretende preencher.

Por exemplo, para uma posição existente, concentre-se na descrição do trabalho: isso reflete com precisão as competências necessárias para executar o trabalho? Converse com a pessoa atualmente na função sobre o que ela faz para verificar se a descrição do trabalho precisa ser atualizada.

Você precisará começar do zero para uma nova postagem. Pense nas responsabilidades de um novo candidato e como você gostaria que ele progredisse na função.

Consulte pessoas que fazem trabalhos semelhantes ou que estarão na mesma equipe que ele. Veja papéis semelhantes sendo anunciados em outros lugares para obter mais dicas.

Decida quais habilidades são essenciais para o papel e quais são meramente desejáveis. Você pode achar que um candidato preenche a maioria dos critérios de competência, mas não todos.

Isso não significa que você deve automaticamente descartá-lo. Ele ainda pode ser um ótimo complemento para sua equipe, desde que esteja disposta a aprender e você seja capaz de fornecer suporte e treinamento.

Prepare perguntas eficazes

Depois de decidir seus critérios de seleção, é hora de elaborar algumas perguntas que se concentram em cada competência principal. Pense cuidadosamente em como você escreverá cada uma delas, estruturando-as de maneira a permitir que o candidato forneça exemplos específicos de cada competência.

Por exemplo, perguntando: “Quando foi a última vez que você teve que lidar com um colega que lutava para organizar sua carga de trabalho? O que você fez?” é mais informativo do que perguntar: “O que você faria se tivesse um membro da equipe desorganizado?”

Da mesma forma, uma descrição do que o candidato fez como parte de uma equipe não lhe dirá que decisões ele tomou. Portanto, esteja pronto para investigar mais com perguntas de acompanhamento.

A técnica STAR pode ser particularmente útil aqui. Representa Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Geralmente é usado como um método para responder a perguntas da entrevista, mas pode fornecer uma excelente estrutura para suas entrevistas por competências.

Por exemplo, você pode usá-la para enquadrar uma pergunta sobre resolução de conflitos da seguinte maneira:

  • Situação: “Conte-me sobre um momento em que você teve que resolver um conflito em sua equipe?”
  • Tarefa: “O que você decidiu fazer para resolvê-lo e por que decidiu lidar com isso dessa maneira?”
  • Ação: “Que ação você tomou e quais habilidades usou?”
  • Resultados: “O que você alcançou? Como sua equipe se beneficiou?”

 

Não há problema em pedir exemplos de quando as coisas não correram tão bem. De fato, isso pode ajudar a testar o quão bem o candidato trabalha sob pressão e se ele demonstrou resiliência.

Mas certifique-se de manter um tom equilibrado e razoável e evite se concentrar no negativo. Você também precisará pensar em como vai testar os atributos que você identificou. Considere uma série de testes de aptidão, proficiência e personalidade, conforme apropriado.

Realize uma entrevista estruturada

Uma boa entrevista baseada em competências deve ser estruturada e ter objetivos definidos com precisão. Portanto, lembre-se de ser disciplinado e manter o foco.

Você está solicitando muitas informações ao candidato e precisa ser capaz de reter, gerenciar e usar as informações que ele fornece, efetivamente. Os seguintes pontos podem ajudá-lo a fazer isso:

  • Tenha uma estrutura definida

Faça a cada candidato exatamente as mesmas perguntas iniciais. Certifique-se de que cada entrevistador do painel entenda o sistema de pontuação e como usá-lo, para que cada candidato seja classificado de maneira justa e consistente.

  • Ouça com atenção

A escuta ativa é particularmente útil quando você precisa processar e entender informações complexas. Preste atenção ao candidato e reconheça suas respostas, balançando a cabeça. No entanto, certifique-se de que suas ações sejam conscientes, e não mecânicas, e não se deixe aborrecer ou perder o foco.

  • Permita tempo para pensar

Não tenha medo do silêncio. Você está fazendo perguntas que exigem muita reflexão, portanto, dê ao candidato o espaço necessário para ele pensar em suas respostas. Também é importante ter tempo para avaliar o que ele está dizendo.

  • Faça anotações

As entrevistas por competências são profundas e, às vezes, os entrevistadores discordam do que se lembram de ter sido dito. Então, faça anotações completas e precisas. No entanto, tome cuidado para evitar preconceitos inconscientes em suas observações. Por exemplo, “ele olhou muito para baixo” é mais objetiva do que a interpretação “ele estava envergonhado e nervoso”.

  • Avalie e discuta

Depois de algum tempo, discuta o desempenho do candidato e analisa alguns exemplos de seu trabalho que ele trouxe. Também compare perguntas para esta etapa.

Dicas

Não deixe a estrutura da entrevista ficar muito rígida. Dê a cada candidato espaço para conversar sobre conhecimentos adicionais ou explicar algo incomum em seu currículo.

Não importa o quão bem o candidato atenda aos seus critérios de seleção, considere também questões mais amplas ao tomar sua decisão final. Por exemplo, seus valores estão alinhados com os da organização? Sua personalidade se encaixará com a de seus colegas? Seu trajeto será sustentável?

Os Benefícios Das Entrevistas Por Competências

Pesquisas demonstram que técnicas de entrevistas sem foco levam a um grande número de contratações insatisfatórias a cada ano, cada uma custando o equivalente a cerca de um quinto do salário do cargo. A contratação da pessoa errada pode resultar em trabalho abaixo do padrão e prazos perdidos, causando sobrecarga na equipe, pois outras pessoas são forçadas a realizar o trabalho.

Você pode achar que precisa gastar em mais treinamento e desenvolvimento do que o planejado, ou mesmo em uma segunda unidade de recrutamento. Portanto, entrevistas baseadas em competências podem ajudar as organizações a evitar essa ineficiência, concentrando esforços nos estágios iniciais do recrutamento.

Os rigorosos critérios de seleção garantem que você possa identificar e eliminar candidatos com uma visão distorcida de sua capacidade e evita a necessidade de confiar em um “palpite”. Tanto a organização quanto seus colaboradores podem se beneficiar. Afinal, um candidato competente e capaz provavelmente será muito mais feliz no trabalho.

Por outro lado, um candidato pode desistir, antes de se comprometer com uma função que não gostaria, e economizará tempo e dinheiro a longo prazo se optar por deixar o processo. Você pode organizar um banco de perguntas de entrevistas com base em competências para facilitar o processo de entrevistas na próxima vez que uma posição precisar ser preenchida.

De tempos em tempos, atualize as perguntas para refletir o papel e as habilidades necessárias no futuro, mas o uso de competências consistentes serve como referência para avaliar os candidatos entre si.

Outro benefício é que os sistemas baseados em competências prevêem desempenho futuro. As competências essenciais são identificadas para funções específicas, avaliando colaboradores antigos ou atuais que tiveram sucesso nessa função.

Por meio do gerenciamento de desempenho, incidentes críticos, decisões e ações são avaliadas para encontrar competências-chave que são incorporadas a um modelo preditivo para informar o processo de recrutamento e seleção.

Esse modelo, chamado de modelo de regressão logística, é usado para identificar outros candidatos ou colaboradores que possuem as principais competências. Essas informações não são usadas apenas no processo de recrutamento e seleção, mas mais adiante no ciclo de vida de talentos no planejamento de sucessão e alocação de recursos.

Por fim, entrevistas por competências podem ajudar no gerenciamento de seus processos de recrutamento. É um processo transparente e baseado em evidências que utiliza critérios específicos para testar todos os candidatos de maneira igual, justa e consistente.

Pontos chave

As entrevistas por competências podem ser usadas para avaliar com precisão se um candidato possui as habilidades, conhecimentos e atributos pessoais necessários para desempenhar uma função específica.

Elas podem ser particularmente úteis para ajudar as organizações a melhorar a transparência de seus processos de recrutamento, reduzir custos e rotatividade de colaboradores e melhorar a satisfação no trabalho.

A preparação é fundamental quando você executa uma entrevista baseada em competências. Primeiro, estabeleça critérios de seleção que se concentrem nas competências essenciais exigidas pela função. Em seguida, desenvolva perguntas sobre cada uma delas para demonstrar os pontos fortes e fracos do candidato.

Por fim, conduza a entrevista rigorosamente, ouvindo atentamente e fazendo anotações às quais você pode se referir quando tomar sua decisão final.

» Conheça o Perfil dos seus Colaboradores
Mapeando competências através do MAP você poderá identificar gaps e potencializar habilidades individuais, direcionando carreiras de forma assertiva.

Não é apenas sobre o que as empresas buscam, é sobre promover o autoconhecimento.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.