O que é Entrevista Estruturada? Descubra Como Aplicar!

Já aconteceu na sua empresa de uma contratação dar errado por haver falhas no processo seletivo? Saiba que a entrevista estruturada pode ser a solução para esse problema.

Pois esse tipo de entrevista é baseado em um roteiro pré-definido que segue perguntas relacionadas à vaga ofertada e à companhia requisitante, assim sendo capaz de detectar os candidatos com perfis mais adequados para seu negócio.

Neste artigo vamos mostrar o que é exatamente a entrevista estruturada, sua importância, vantagens e como aplicá-la no processo seletivo de sua empresa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é entrevista estruturada?

É um tipo de entrevista baseada em perguntas pré-determinadas e que podem ser gerais ou específicas, focando nas experiências de trabalho passadas dos candidatos e em sua qualificação profissional.

Ela tem como objetivo ajudar os candidatos a se expressarem e passarem informações valiosas para o recrutador que poderá verificar quais perfis são mais adequados para a vaga em questão.

Para que seja realizada, a entrevista estruturada deve conter perguntas que tenham relação com o cargo oferecido, depois de respondidas caberá ao recrutador anotar e avaliar as respostas.

Uma forma de facilitar a avaliação é pontuando as respostas, classificando-as em satisfatórias, médias e não satisfatórias. Dessa forma o recrutador poderá saber quais candidatos têm mais chance de passar para a próxima fase do processo seletivo.

Por que a entrevista estruturada é importante?

Porque por meio dela você pode reunir informações profissionais dos candidatos que a empresa não conseguiu analisar. Assim pode ser verificado quais participantes possuem as habilidades e competências requisitadas para exercer a função do cargo oferecido.

Por isso é essencial realizar um bom planejamento da entrevista, para que ela esteja de acordo com o que a organização espera do profissional que irá ocupar a vaga em questão.

Quais as vantagens da entrevista estruturada?

A entrevista estruturada proporciona algumas vantagens para a empresa que está promovendo o processo seletivo. Vamos conferir quais são elas.

Mais assertividade

Como esse tipo de entrevista permite que o recrutador conheça profundamente tanto o objetivo da empresa como as habilidades e conhecimento dos candidatos torna mais assertiva a tarefa de selecionar o profissional que mais se encaixa nas competências exigidas pela organização.

Análise facilitada

A entrevista estruturada segue um padrão, por isso é mais fácil avaliar os candidatos assim como compará-los uns com os outros tendo o intuito de reconhecer o perfil que mais se adéqua à vaga ofertada.

Menos falhas

Como a entrevista estruturada torna o processo mais assertivo, há menos falhas durante a seleção dos candidatos.

Pois o recrutador é capaz de identificar com facilidade o candidato ideal para a vaga ofertada e assim a chance dele se adequar bem ao cargo é grande, o que também ajuda a reduzir a rotatividade.

Como aplicar a entrevista estruturada no processo seletivo de sua empresa?

Agora que você entendeu quais são as vantagens em implementar a entrevista estruturada no processo seletivo de sua empresa, chegou a hora de aplicá-la. Para isso você deve seguir alguns passos, vamos conferi-los.

Passo 1 – Analise a descrição da vaga

O primeiro passo é analisar a descrição da vaga que está sendo ofertada.

Você deve identificar as habilidades e atitudes que tem relação com ela e que deverão ser buscadas nos candidatos.

Não é indicado elaborar apenas um perfil ideal para sua organização, você deve selecionar as habilidades técnicas exigidas e competências comportamentais.

Dessa forma dará oportunidade para que diferentes perfis participem do processo seletivo e assim possa eleger aquele que é mais adequado no decorrer do procedimento.

Passo 2 – Determine o objetivo da entrevista

Ao elaborar a entrevista estruturada você deve definir seu objetivo. Os critérios que você selecionou para a vaga são a chave para que esse procedimento seja realizado.

Uma dica bem legal é se focar em até cinco pontos de avaliação para que assim o tempo da entrevista seja curto e você consiga avaliar se o candidato se adequa aos critérios selecionados.

Passo 3 – Elabore as perguntas

O terceiro passo se baseia na elaboração de perguntas que são adequadas para a entrevista estruturada. Geralmente são questões que solicitam uma resposta mais aprofundada.

As perguntas podem ser:

  • gerais: referentes às experiências profissionais do candidato, como por exemplo, “Quais atividades você realizava em seu último trabalho? Quais foram os últimos cursos que você fez?”;
  • situacionais: estas se baseiam na elaboração de uma situação hipotética em que o recrutador pergunta como o candidato agiria, dessa forma você pode saber se ele tem as competências necessárias para ocupar a vaga;
  • comportamentais: nelas o candidato é questionado sobre sua conduta nos cargos anteriores, contando suas experiências em situações que ele precisou resolver um problema;
  • de conhecimento técnico: nesse caso o candidato é questionado levando em conta os conhecimentos exigidos pela vaga, como por exemplo, fazer a entrevista em inglês se o cargo exige conhecimento no idioma.

 

Passo 4 – Defina os critérios de avaliação

Nessa etapa você deve organizar os critérios pelos quais os candidatos serão avaliados. Uma boa dica é elaborar uma tabela com nota de 1 a 5 com a descrição de cada critério e mostrando exemplos de resposta para eles.

Por exemplo, você pode colocar como critério nota 1 para candidatos que não se preparam para a entrevista e nota 5 que se preparam e vão além, dando respostas mais aprofundadas.

Passo 5 – Ofereça treinamento a seus recrutadores

O quinto e último passo é treinar sua equipe de recrutadores, tendo o intuito de inteirá-la sobre as perguntas que irá fazer e estimulá-la a julgar de forma imparcial os candidatos, para que sejam selecionados os mais adequados de acordo com suas habilidades e competências.

Assim os recrutadores saberão direcionar os candidatos de forma assertiva para que eles possam dar informações valiosas e que poderão ser usadas para avaliar os entrevistados.

Dicas para fazer uma entrevista estruturada

Se você tem o intuito de aplicar a entrevista estruturada em seu processo seletivo saiba que há algumas dicas que podem torná-la ainda mais eficaz.

Confira cada uma delas:

  • descreva de maneira correta detalhada da vaga com informações de área, local e horário de atuação;
  • faça uma triagem automatizada por meio de filtros com palavras-chaves ou qualificações ou até mesmo promover testes para avançar os candidatos de fase de maneira automática;
  • converse com o gestor para decidir qual o melhor candidato e dê o feedback para todos os que não forem aprovados, pois isso influencia na sua marca empregadora;
  • conheça o gestor que está requisitando a vaga e sua equipe para saber identificar o perfil certo para a vaga certa, pois o candidato ideal também precisa ter valores compatíveis com os da empresa, área e gestor.

 

Quando a entrevista estruturada deve ser aplicada?

O melhor momento da entrevista estruturada ser realizada é no começo do processo de recrutamento e seleção. Pois ela ajuda a filtrar os candidatos, selecionando aqueles cujo perfil é adequado para a vaga em questão.

Dessa forma é possível direcionar o restante do processo seletivo a afunilar ainda mais a escolha dos candidatos a fim de permanecer aquele que for ideal para o cargo oferecido.

Um erro que você não deve cometer ao aplicar a entrevista estruturada

Um grande erro que muitos entrevistadores e até mesmo gestores cometem é julgar o candidato no primeiro encontro. Isso acontece de forma inconsciente por meio das crenças e educação de cada um.

Por isso é importante desconsiderar nossos instintos e se ater às habilidades e competências dos candidatos, uma vez que é exatamente isso que a empresa busca.

Pois se nos direcionarmos para nossa primeira impressão podemos acabar desviando o foco principal da entrevista, assim atrapalhando o resultado da mesma.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é com você!

Neste post mostramos como a entrevista estruturada é importante para o processo seletivo das empresas, pois por meio dela os recrutadores são capazes de eleger os candidatos mais adequados à determinada função e assim encontrar o funcionário ideal.

Esse tipo de entrevista sua organização proporciona três vantagens para você em seu processo seletivo: torna a escolha do candidato mais eficiente, auxilia na comparação entre as competências de diferentes candidatos e reduz as falhas do processo, o que consequentemente também diminui a taxa de turnover.

Vimos que a entrevista estruturada pode ser aplicada por meio de cinco passos:

  • analisar a descrição da vaga;
  • determinar o objetivo da entrevista;
  • elaborar as perguntas;
  • definir os critérios de avaliação;
  • oferecer treinamento aos recrutadores.

 

Um grande equívoco que você não deve cometer durante a entrevista é fazer o julgamento do candidato sem conhecer previamente suas habilidades e competências, pois muitas vezes acontece de errar ao julgar e assim acaba sendo influenciado por opiniões prévias, o que impede que você direcione a entrevista de forma assertiva.

Por isso, o recrutador e o gestor devem se ater às habilidades e competências sejam elas técnicas ou comportamentais, pois é realmente o que importa para avaliar se o candidato é ou não adequado à determinada função.

Dessa forma você pode realizar o processo da melhor maneira possível e assim poder selecionar o funcionário ideal para sua empresa, o qual poderá ter grande êxito ao desempenhar sua função e assim trará ótimos resultados.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.