Employee Experience: Construa Uma Empresa Cada Vez Melhor!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Employee experience é um termo em inglês que significa experiência do colaborador. Trata-se das sensações que os profissionais experimentam em suas relações com a empresa durante toda sua trajetória desde a contratação até o desligamento.

Através da employee experience o setor de RH (Recursos Humanos) pode saber como os funcionários se sentem no trabalho, quais os problemas pelos quais eles passam, o que lhes agrada ou não. Dessa forma o RH pode elaborar estratégias para melhorar a satisfação dos colaboradores dentro da organização.

Neste artigo você vai entender melhor o que é a employee experience, qual sua importância e benefícios para a empresa e como desenvolvê-la em sua organização.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é employee experience?

Como mencionamos anteriormente a employee experience se baseia em todas as experiências que o colaborador passa dentro da empresa, envolvendo etapas, como:

  • Processo seletivo;
  • Contratação;
  • Integração;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Crescimento;
  • Demissão e recolocação.

 

O RH passou a se preocupar com a employee experience ao notar que quanto mais positiva ela fosse mais benefícios traria para a empresa, como aumento da produtividade e atração de talentos.

Ainda são poucas as empresas que investem na elaboração de estratégias para a aquisição de uma boa employee experience, mas é algo que vem ganhando importância com o passar do tempo.

Algumas estratégias elaboradas para proporcionar uma boa experiência para o funcionário são:

  • Suporte para os líderes, com relevância no desenvolvimento de cada funcionário;
  • Experiências significativas no ambiente de trabalho;
  • Líderes presentes e que motivem seus subordinados e trabalhem com eles;
  • Um relacionamento consistente, verdadeiro e permanente com todos os colaboradores;
  • Um ambiente inclusivo, que aceita a diversidade e estimule os funcionários a se desafiarem.

 

Por que a employee experience é importante?

A employee experience é importante, pois não só melhora a produtividade e a atração de talentos como também fideliza os funcionários, diminuindo as chances de saírem da empresa, assim reduzindo a rotatividade.

Além disso, uma boa experiência fortalece a cultura organizacional da empresa, melhora seu clima, aumenta o comprometimento, melhora a comunicação e interação dentro da empresa e diminui os erros.

Dessa forma o funcionário se sente mais satisfeito, traz benefícios para a empresa e ambos podem se desenvolver juntos, tendo uma relação mais saudável.

Quais os benefícios que a employee experience proporciona?

Entre os benefícios que a employee experience proporciona para o funcionário e a empresa, estão:

Aumento do comprometimento e da produtividade

A employee experience tem como objetivo conciliar a cultura organizacional com as opiniões dos funcionários da empresa, dessa forma proporcionando um ambiente mais satisfatório.

Ao valorizar os colaboradores a empresa está contribuindo para que eles se sintam mais comprometidos e motivados a trabalhar, dessa forma eles prestam um trabalho de qualidade, aumentando a produtividade.

Além disso, a equipe se torna mais colaborativa, melhorando sua interação uns com os outros e passa a enxergar com bons olhos sua relação com a empresa.

Atração e retenção de talentos

Outro benefício que a experiência do colaborador proporciona é a atração e retenção de talentos, pois atualmente os profissionais não pensam apenas no salário, mas desejam um trabalho que tenha um propósito, um ambiente satisfatório e uma cultura inspiradora.

Assim valorizando o funcionário e proporcionando uma boa vivência para ele, a empresa acaba não só retendo os talentos que possui como atraindo novos talentos que se sentirão estimulados a fazer parte de seu time.

Dessa forma também acaba diminuindo a rotatividade de funcionários e mantendo profissionais talentosos que desejarão se desenvolver juntamente com a organização.

Desenvolvimento do profissional

Faz parte de uma boa employee experience a preocupação em ajudar a desenvolver seus profissionais através de treinamentos, plano de carreira ou avaliações de desempenho. Isso faz com que o ambiente se torne instigante.

Dessa forma os funcionários são motivados a se desenvolver, o que acaba não só os beneficiando como trazendo mais resultados para a empresa.

Melhora do clima organizacional

A employee experience também ajuda a melhorar o clima organizacional da empresa, pois motiva os funcionários a trabalharem com mais afinco e comprometimento.

Dessa forma a produtividade aumenta gerando bons resultados para a organização.

Melhora da reputação da empresa

Outro benefício é a melhora da reputação da empresa, já que através da employee experience ela se torna um ótimo lugar para trabalhar, assim conquistando seus funcionários e atraindo novos talentos.

Aumento da satisfação do cliente

A employee experience também aumenta a satisfação do cliente, já que com a valorização dos funcionários eles tendem a fazer um trabalho melhor e de qualidade. Dessa forma os clientes ficam mais satisfeitos, tendo uma boa experiência.

Melhora da qualidade de vida do funcionário

A employee experience também proporciona uma boa qualidade de vida para o funcionário, uma vez que promove um ambiente mais satisfatório com boas condições tanto físicas quanto psicológicas.

Assim o estresse diminui e o funcionário tem a oportunidade de apresentar um melhor desempenho e atingir as metas que foram estabelecidas.

Como desenvolver a employee experience na empresa?

Não é necessário elaborar estratégias muito custosas para desenvolver a employee experience na sua empresa, através de algumas atitudes você já poderá implantar uma boa experiência para os funcionários.

Entre essas atitudes estão:

Escutar e conhecer seus funcionários

É importante que você dê liberdade para que seus funcionários expressem suas opiniões, dessa forma você poderá saber quais são seus desejos pessoais e profissionais e ficar a par de suas necessidades.

Isso vai te ajudar a ter ideias de como você pode criar um ambiente mais satisfatório para todos.

Relacione os interesses dos funcionários com os da empresa

Depois de conhecer as necessidades de seus funcionários, você deve relacionar seus interesses com os da empresa. Optando pelos desejos que mais se adequarem com a organização.

Claro, que nem todos os desejos poderão ser atendidos, mas os funcionários notarão o esforço da empresa em compreendê-lo e dar liberdade para se expressar.

Entenda a jornada do funcionário

É importante que a empresa também entenda a jornada do funcionário dentro da empresa, desde seu recrutamento até a contratação, desenvolvimento e desligamento.

Dessa forma ela vai entender melhor como a empresa está se empenhando para reter talentos e se eles estão tendo uma boa experiência.

Desenvolva um programa de employee experience

Após analisar a experiência que os funcionários estão tendo em sua empresa chegou o momento de realizar um plano de ação para que você possa decidir como melhorar a employee experience e assim proporcionar mais satisfação a seus colaboradores.

Construa um bom ambiente de trabalho

Você deve se lembrar de que o trabalho é o segundo lugar em que o funcionário mais passa seu tempo, por isso é importante que o ambiente seja satisfatório.

Assim ele deve ser acessível, arejado, higiênico e seguro, um lugar em que seus funcionários se sentirão mais à vontade para trabalhar.

Dê oportunidades de crescimento

É importante fornecer oportunidades de crescimento dentro da empresa, dessa forma os colaboradores se sentirão mais engajados. Por isso você deve incluir planos de cargos e salários, treinamentos, entre outras ações relacionadas ao desenvolvimento dos profissionais.

Estimule os funcionários

É importante também estimular os funcionários a terem autonomia e a desenvolverem suas habilidades. É possível fazer isso através de bons líderes, que atuem como mentores, ajudando a guiar as equipes, ao mesmo tempo em que a gerem com sabedoria e evitam conflitos.

Incentive o feedback

Mesmo após implementar as mudanças para melhorar a employee experience é importante que você continue a incentivar o feedback dos funcionários. Dessa forma saberá se os esforços da empresa deram certo e o que pode ser melhorado.

Qual o papel do RH no processo de employee experience?

O papel do setor de Recursos Humanos não é apenas contratar novos talentos para a empresa, mas também promover ações que ajudem a reter e desenvolver os funcionários.

Por isso durante a implementação da employee experience é importante que as ações sejam passadas por esse setor e posteriormente discutidas com os líderes e funcionários.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Employee experience na prática

Como você pode ver neste artigo a employee experience é muito importante para a empresa, pois além de gerar mais produtividade e atrair novos talentos. Ele ainda diminui a taxa de turnover, melhora o clima, aumenta o comprometimento dos funcionários, assim como melhora a comunicação e interação entre os colaboradores, proporcionando um ambiente mais saudável para todos.

Além disso, a empresa melhora sua reputação tanto para atrair novos talentos como para seus clientes que se sentem mais satisfeitos com um atendimento de qualidade.

Para desenvolver a employee experience dentro da empresa primeiramente é importante conhecer a opinião dos funcionários e saber seus desejos e necessidades.

Dessa forma é possível alinhar seus interesses aos da empresa e pensar na melhor forma de agir e que estratégias elaborar para melhorar a experiência do funcionário.

Também é importante construir um bom ambiente de trabalho tanto físico como psicológico, em que os funcionários tenham apenas a preocupação de realizar um bom trabalho.

Os funcionários ainda devem ser estimulados a terem mais responsabilidade, autonomia e a se desenvolverem através de bons líderes que fazem mais do que mandar, tendo o papel de mentores compreensivos e motivadores.

Ao terminar de implementar a employee experience é interessante sempre pedir o feedback de seus colaboradores, assim você saberá se tudo está caminhando conforme o planejado ou se é preciso mudar alguma coisa. Dessa forma você poderá desenvolver uma employee experience satisfatória e que não só vai beneficiar os funcionários como a própria empresa.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?