Educação Corporativa: Quais São Os Benefícios Para Sua Empresa

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

A educação corporativa é fundamental para o sucesso de empresas de todos os portes no cenário econômico dinâmico de hoje. O grande desafio dessas organizações é manter seus colaboradores engajados e motivados com o trabalho e com a empresa. Desse modo, eles rendem mais e trazem benefícios, não só em termos financeiros, mas também para o clima e a produtividade.

E é aí que entra a educação corporativa. Ao se criar uma rede de gestão de conhecimento em uma empresa é possível ter como oferecer aprendizado aos colaboradores. Dessa forma, ela pode articular corretamente as competências individuais e organizacionais no contexto mais abrangente da organização.

As empresas também começaram a enxergar que oferecer bons salários e posição de destaque aos colaboradores já não é mais suficiente. As pessoas precisam de um motivo maior para abraçar as causas e objetivos da empresa.

É preciso entender o que é educação corporativa, quais são as vantagens e trazer essa prática para a sua realidade. Nesse post, você vai conhecer mais sobre o assunto e saber como implementar essa estratégia na sua empresa. Confira!

O que é educação corporativa?

Resumidamente, educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento dos colaboradores. Em outras palavras é a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa.

Olhando mais a fundo, percebemos que é mais do que treinamento de mão de obra ou o desenvolvimento de habilidades específicas: são ações que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e objetivos macro da empresa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

A educação corporativa no Brasil

Quando analisamos sob um contexto como o nosso no Brasil em que o conhecimento que o Estado fornece é cada vez mais insuficiente, as empresas pararam de esperar que os colaboradores tivessem todas as habilidades necessárias para o trabalho já desenvolvidas e começaram a criar seus próprios sistemas de capacitação.

Aqui a educação corporativa ainda é um ponto muito negligenciado e isso precisa mudar ou colocará em risco questões competitivas e estratégicas das empresas. Para ilustrar fazendo uma rápida comparação, enquanto as empresas norte americanas investem cerca de U$1252 anuais no treinamento de cada colaborador, no Brasil esse valor é de R$788, mesmo em empresas de grande porte.

Felizmente, cada vez mais as empresas estão se dando conta da importância dos treinamentos e capacitações no Brasil e esse cenário tende a se alterar.

Características da educação corporativa

Atualmente as empresas têm começado a investir mais fortemente em educação corporativa.  Com isso, algumas características já são bem marcantes nesse cenário, principalmente quanto ao local de realização dos cursos, ao perfil do corpo docente e do público impactado. Vamos a elas:

Realização dos cursos ou aulas

A maioria das ações de educação corporativa hoje é realizada dentro das próprias empresas, seja em salas exclusivamente dedicadas a esse fim ou nos espaços disponíveis como salas de reunião ou espaços para conferências.

Porém, os cursos e aulas realizados a distância ou de modo semi presencial têm se tornado mais populares e, cada vez mais, os gestores estão dando preferência a esses modelos de ensino.

Público

Hoje, a maior parte das ações de educação corporativa é voltada para o público interno das empresas. São eles os colaboradores, de todos os níveis, cargos e com diferentes tipos de experiência profissional.

Contudo, o público externo, como as famílias dos colaboradores, a comunidade e até fornecedores e clientes, também pode ser alcançado por essas ações estratégicas, relacionadas principalmente a questões de responsabilidade social ou ambiental, além de capacitação sobre temas relacionados ao negócio da empresa.

Quem ensina

De acordo com pesquisas, hoje até 70% do corpo docente das empresas em ações de educação corporativa é formado pelos próprios gestores desses negócios.

Isso, além de representar um benefício econômico, já que corta-se boa parte dos gastos com professores e instrutores externos, é muito relevante em termos de relacionamento e valorização dos profissionais.

A importância e os benefícios de investir na educação corporativa

Uma empresa que investe em educação corporativa, além de sair na frente de seus concorrentes por se preocupar com um fator tão importante como a capacitação de seus colaboradores. Ela acaba recebendo um retorno imenso em questões como motivação, engajamento e produtividade por parte desses colaboradores, que resulta em uma série de outros benefícios para ela.

Vamos entender melhor cada um deles:

Funcionários mais motivados

Funcionários que recebem treinamento, sentem que a empresa se preocupa com seu crescimento. E como esse é um investimento financeiro e de alta qualidade, se sentem em uma posição de destaque na corporação e ficam mais impelidos a retornar o que foi gasto com sua capacitação.

Além do mais, com mais recursos e conhecimento sobre seu trabalho, a empresa e sua área de atuação, o funcionário se sentirá mais confiante ao realizar suas tarefas, tomar decisões importantes e até sugerir melhorias para processos e a corporação como um todo. E isso também resulta na diminuição do turnover, rotatividade de colaboradores, o que em grandes proporções poderia gerar prejuízos para a empresa.

Aumento de produtividade

Um colaborador que sabe somente como executar seu trabalho e não questiona o processo de desenvolvimento ou é capaz de propor mudanças para otimizar suas tarefas, pode estar gerando prejuízos e estagnação para a empresa em diversos níveis.

Através da educação corporativa, com treinamentos e conhecimento da empresa e seu cenário atual, caso esse colaborador precise tomar alguma decisão importante, ele estará muito mais bem preparado. Assim os riscos de que ele traga prejuízos de qualquer tipo são bem menores.

Confiança e inovação

Sem a educação corporativa e sem que ele tenha os conhecimentos adequados sobre a empresa e sua área de atuação, o colaborador pode não se sentir seguro para sugerir soluções a seus problemas ou para apontar falhas, por mais que ele esteja certo e isso seja visível.

Com o treinamento oferecido pela própria empresa através das ações de educação corporativa, o funcionário terá mais referências. Assim com conhecimento e mais confiança, ele se sentirá impelido a colocar todo seu aprendizado em ação dentro da empresa, não só apontando falhas e propondo melhorias, mas também trazendo inovação.

Desenvolvimento de Líderes

Um líder em uma empresa é a figura mais importante de seu time, mas não só isso. Além de possuir as informações estratégicas do negócio e da área e ser responsável pelo repasse de demandas, responsabilidades e feedbacks, ele joga junto com sua equipe.

A figura de um líder é uma das mais importantes dentro de qualquer organização. Ele é uma figura de referência para sua equipe, capaz de motivar outros colaboradores. Além disso, é ele quem mantém os níveis de excelência e produtividade elevados e ainda impede que a rotatividade de funcionários seja alta e prejudique a empresa.

Portanto, investir em educação corporativa e manter seus líderes bem treinados, vai fazer com que sua empresa ganhe muito em motivação, união e produtividade.

Pratique a cultura de aprendizado na sua empresa!

Agora que você já sabe o que é educação corporativa e como ela pode ser benéfica para seu empreendimento, já pensou em como aplicar na sua empresa?

Com algum esforço, planejamento, levando em conta o cenário e as necessidades de sua corporação, você consegue instaurar uma cultura de aprendizado e desfrutar de todos os seus benefícios.

Invista em pessoas. Elas são sem dúvida o melhor bem das empresas.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?