Dress Code: Aprenda a se Vestir de Forma Adequada no Trabalho

Dress code é um termo em inglês que significa “código de vestimenta”. Este termo indica a forma mais adequada que uma pessoa deve se vestir em determinada situação.

No mundo empresarial cada empresa adota seu próprio dress code seja no trabalho ou em ocasiões especiais. Conhecer o código de vestimenta da empresa é essencial, seja em uma entrevista de emprego, durante o trabalho ou mesmo em algum evento.

Dessa forma você não vai destoar dos demais e vai se vestir adequadamente para determinada ocasião. Neste artigo você vai entender melhor o que é dress code, sua importância para empresa e tipos de dress code que existem.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é dress code?

Como mencionamos anteriormente o dress code é um código de vestimenta, tendo como objetivo determinar um padrão de traje entre as pessoas que convivem em um mesmo ambiente.

Dessa forma é possível harmonizar as roupas de acordo com a situação e estilo da empresa, evitando o uso de peças inapropriadas.

Inicialmente o dress code tinha como função diferenciar nobres e plebeus, como no caso da cor púrpura que na antiguidade só podia ser usada por reis, imperadores e membros do alto clero.

Atualmente a utilidade do dress code é adequar as pessoas ao ambiente, sendo comum ver o código de vestimenta especificado em convites de casamento, formatura ou mesmo como padrão de vestimenta em uma empresa.

O dress code também pode ser usado para informar a temática de uma festa, dessa forma se for, por exemplo, uma festa a fantasia é mais fácil para as pessoas saberem com que tipo de roupa elas devem comparecer ao evento.

Como é o dress code no ambiente de trabalho?

O que vai determinar o dress code no ambiente de trabalho é o ramo da companhia e seu estilo. É importante que você siga o código de vestimenta mesmo em uma entrevista de emprego, pois assim causará uma boa impressão para a empresa.

Escritórios de contabilidade, direito e empresas multinacionais pedem uma roupa mais formal como terno e gravata para o homem e terninho para a mulher.

Por outro lado ambientes mais informais como escritório de publicidade, engenharia ou arquitetura não são tão exigentes. Um traje casual é suficiente, como camisa e calça social para o homem e saias ou calças sociais em conjunto com camisa social para a mulher.

Já em empresas bem informais como áreas de criação, tecnologia e culinária o traje não precisa ser formal, sendo que o homem e a mulher não necessitam usar blazer ou paletó, podendo substituí-los por cardigã, jaqueta ou suéter.

As empresas de varejo preferem aplicar uniformes, pois assim os clientes podem identificar os funcionários mais facilmente e é possível passar uma imagem mais séria. Entretanto o nível hierárquico também influencia o dress code, sendo que se você tiver um cargo de gestor deve usar uma roupa mais formal.

O código de vestimenta também pode ter relação com a comunicação da saúde e segurança, como no caso de funcionários que trabalham na área de produção, alimentação, serviço de hotéis, trabalho de laboratório ou atendimento médico.

Além disso, existem algumas empresas que aplicam o “no dress code”, onde não há uma política de vestimenta. Assim os funcionários têm a livre escolha de optar pela roupa que quiserem.

Essa política tem como objetivo estimular os colaboradores a usarem roupas que os façam se sentir à vontade, assim proporcionando bem-estar e aumentando a produtividade e por consequência gerando bons resultados. No entanto essa tática não funciona com todas as empresas, pois existem ramos em que é necessário ter mais formalidade.

Por que o dress code no ambiente de trabalho é importante?

Geralmente no ambiente corporativo a aparência é levada muito em consideração, por isso a forma como você se veste influencia o que as pessoas pensam sobre sua performance na empresa.

A vestimenta transmite uma mensagem que passa os valores do funcionário e da organização, pois todo colaborador reflete tudo o que a empresa deseja comunicar para o mercado.

Portanto o dress code estabelece a imagem e o posicionamento da empresa não só para os clientes como para a sociedade. Por uma boa escolha do código de vestimenta é essencial para a organização transmitir a imagem que deseja.

Tipos de vestimenta

Ao vermos um termo de vestimenta podemos ficar perdidos se não o conhecemos. Por isso, para te ajudar vamos deixar a definição de cada tipo de vestimenta, para que você possa tirar suas dúvidas e estar preparado não só para se vestir adequadamente no ambiente de trabalho, mas em qualquer ocasião.

Traje esporte ou casual

Apesar do nome esse traje nada tem a ver com a prática de esportes, são roupas voltadas para eventos sociais durante o dia, almoço de negócios, churrasco da empresa ou aniversários. São peças mais descontraídas, mas ao mesmo tempo discretas.

Os homens podem usar uma calça mais casual como o jeans, uma camisa despojada como camiseta de malha ou com gola polo, um tênis, sapatênis ou mocassim e caso estiver frio pode colocar por cima um blazer.

As mulheres podem usar saia, calça ou shorts combinados com blusas sociais, vestidos lisos ou estampados. Nos pés podem usar sapatos de salto baixo ou médio, bolsas pequenas ou grandes e bijuterias ou joias simples.

Traje passeio

Esse traje é indicado para ocasiões mais formais como para trabalhar, eventos culturais, coquetéis ou inaugurações.

Os homens podem usar calça social e blazer, camisa de manga comprida, podendo ser lisa, colorida ou estampada. Caso o evento seja de dia não é necessário usar gravata, mas se for durante a noite, um terno e uma gravada são recomendados.

Devem também usar sapatos de couro que combinem com o cinto. A mulher pode usar vestidos simples, sendo indicados longos para as de mais idade e curto para as mais jovens. Calça tipo pantalona, túnicas e terninhos também são indicados.
Nos pés a mulher pode usar sapatos de salto médio e alto e bolsas discretas. De dia o look deve ser mais contido enquanto que à noite é possível ousar mais.

Traje social

Também conhecido como traje de passeio completo é uma vestimenta bem formal usada em festas de casamento, premiações, formaturas e jantares especiais.

Os homens devem usar ternos escuros, camisa lisa branca ou azul clara, gravata discreta e
sapato social preto. Enquanto eu as mulheres devem usar vestidos com tecidos mais nobres como cetim, seda, crepe ou veludo, podendo ser curtos ou longos.

Elas também podem usar tailleurs. Os brilhos, decotes e transparências também podem ser usados, mas nada exagerado.

Sapatos ou sandálias de salto alto, bijuterias ou joias finas, além de bolsas pequenas de mão também são indicados. Caso esteja frio as mulheres podem usar xales ou echarpes.

Traje black-tie

Também conhecido como traje de gala já é voltado para festas muito chiques e glamourosas como, por exemplo, o Oscar. Os homens devem usar smoking, com cetim na lapela do blazer, faixa na cintura e gravata borboleta pretas, camisa com pregas na frente, sapatos de verniz ou de couro, devendo estar bem lustrado.

Já as mulheres devem usar vestidos longos e chiques, feitos com tecidos nobres como seda pura, musselines, rendas finas, bordados em pedrarias, cetim, chamalote, crepe romano, entre outros. Os vestidos podem ter caudas, decotes e fendas.

Nos pés deve usar sapatos de salto alto, como acessório podem usar carteiras ou bolsas pequenas e joias. Além disso, o cabelo deve estar muito bem arrumado, mesmo que fique solto.

Outros tipos de traje

Além dos trajes citados também há outros tipos como:

  • Tropical chique – este traje é esportivo temático, devendo ter cores, tecidos e estampas que remetam o verão;
  • Creative black-tie – é um traje de gala tradicional, mas com mais liberdade, em que os homens não precisam usar o smoking completo e as mulheres podem usar roupas mais ousadas;
  • Fashion – esse traje é um esportivo mais moderno, que esteja em combinação com as tendências da moda;
  • Summer ou dinner jacquet – paletó branco com gravata borboleta, calça e faixa pretos.

 

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é com você!

Como você viu nesse artigo o dress code é muito importante em uma empresa, pois é através do código de vestimenta que a organização transmite o que deseja comunicar ao mercado.

E através da vestimenta correta o funcionário demonstra seu bom desempenho no trabalho, mostrando que está realmente comprometido com as regras impostas pela companhia.

Existem empresas que exigem um traje mais formal, enquanto que outras dão liberdade para que o funcionário escolha a roupa que deseja usar. Por outro lado há empresas que preferem o uniforme para que assim os clientes possam identificar os colaboradores da organização e possam mostrar uma imagem séria e comprometida.

É importante que em uma entrevista de emprego você observe a forma como os funcionários da empresa se vestem para que possa seguir o mesmo padrão e assim possa causar uma boa impressão.

Você também deve ficar atento ao dress code ao ser convidado para eventos fora da empresa, assim você poderá vestir trajes adequados e não passará por uma situação constrangedora.

Como você viu dependendo da ocasião há diferentes códigos de vestimenta. Cabe a você ficar atento e se empenhar em seguir o que é indicado.