Diversidade nas Organizações: Por que ela melhora a Produtividade?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Desde a década de 90, implementar a diversidade nas organizações tem sido uma preocupação do mundo corporativo. Por meio da globalização econômica e com a redução das barreiras no mundo, as companhias começaram a precisar de profissionais com diferentes tipos de conhecimento.

Além disso, devido à luta de inclusão por meio de movimentos sociais a ideia de aceitar as diferenças começou a ser mais difundida. A diversidade nas organizações permite melhorar a cultura organizacional da empresa, aumentar a produtividade e por consequência colher melhores resultados.

Neste artigo você vai entender melhor o que é a diversidade nas organizações, sua importância para a empresa, os benefícios que ela proporciona e como executá-la no seu negócio.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é a diversidade nas organizações?

Diferente do que muitos imaginam, a diversidade não é representada apenas por diferentes raças ou gêneros.

Esse termo se refere à presença de diferentes tipos de pessoas dentro das empresas e ao respeito a cada indivíduo independente de seu gênero, etnia, religião, nacionalidade ou costumes.

Existem muitas características que diferenciam uma pessoa de outra, entre elas:

  • etnia;
  • nacionalidade e naturalidade;
  • idade;
  • pessoas com deficiência;
  • costumes e hábitos;
  • histórico de vida que sai fora do considerado comum, por exemplo, no caso dos ex-presidiários;
  • orientação religiosa;
  • orientação sexual e de gênero.

 

Antigamente as empresas buscavam ter profissionais que tivessem o mesmo padrão, que realizam as tarefas da mesma maneira para que sua performance fosse igual. Mas atualmente a diversidade tem sido valorizada, pois há o reconhecimento de que na diferença há potencial.

Por que a diversidade nas organizações é importante?

A diversidade traz muitos benefícios para a organização e seus colaboradores. Ela permite que haja uma troca de experiências entre diferentes tipos de pessoas, proporcionando um ambiente mais receptivo, onde se torna mais fácil aceitar as diferenças.

Ela também aumenta a motivação dos funcionários assim como sua produtividade, o que interfere diretamente nos resultados da empresa.

Além disso, uma companhia onde há diversidade promove serviços e produtos diversos e que podem atender melhor a sociedade, assim gerando mais valor para a empresa.

Quando a organização aceita a diversidade e é inclusiva é mais fácil para as pessoas enxergarem os objetivos que tem maior relevância, pois visões diferentes permitem que haja um entendimento mais amplo sobre o negócio e assim geram mais oportunidades.

Quais os benefícios que a diversidade nas organizações proporciona?

A diversidade melhora a cultura organizacional das empresas. Ela torna o ambiente mais agradável, onde as diferenças são respeitadas. Isso acaba diminuindo os conflitos e aumentando a motivação dos funcionários.

Assim acaba trazendo muitos benefícios às organizações, como:

Maior diversidade de ideias

Quando as pessoas têm contato com novas culturas e costumes há uma troca de experiências e ideias, o que ajuda a otimizar a elaboração de projetos e soluções.

Dessa forma há uma maior diversidade de ideias e a empresa consegue atender melhor seus clientes e assim gerar melhores resultados.

Melhor clima organizacional

Em um ambiente onde há mais diversidade existe uma tendência maior das pessoas serem mais solidárias e empáticas, uma vez que são “obrigadas” a conviver.

Assim há mais respeito, melhor comunicação e contribuição, o que gera um ambiente mais agradável, melhorando o clima organizacional da empresa.

Melhores resultados

A diversidade, como mencionamos anteriormente, ajuda a melhorar o clima organizacional das empresas além de aumentar a variedade de ideias e a produtividade dos funcionários. Isso consequentemente faz com que os funcionários tenham um desempenho melhor e as organizações alcancem melhores resultados.

Redução da taxa de turnover

Com os colaboradores mais satisfeitos e engajados a taxa de turnover também diminui, pois profissionais felizes no trabalho não desejam deixar a organização.

Isso é muito benéfico para a empresa, pois acaba diminuindo os custos com novos processos seletivos, treinamento de novos colaboradores e encargos com as demissões.

Equipes criativas

A troca de experiências e a geração de novas ideias permite que a equipe se torne mais criativa quando há diversidade. Dessa forma os funcionários se sentem motivados a discutirem mais e a propor soluções inovadoras que podem aumentar o nível de competitividade da empresa, fazendo com que ela se destaque no mercado.

Como incorporar a diversidade na sua empresa?

Para que a diversidade seja implementada é necessário realizar um planejamento para colocá-la em prática da melhor forma possível. Confira algumas ações que você deve fazer para que isso aconteça:

Elabore uma política de diversidade

É importante que você elabore uma política de diversidade dentro de sua empresa para que haja a criação de um ambiente mais receptivo.

Por isso você deve implementar os princípios fundamentais de inclusão, de modo que a conscientização seja trabalhada e haja a promoção de eventos multiculturais. Dessa forma a diversidade começará a fazer parte da rotina dos funcionários e será muito mais fácil aceitar as diferenças.

Faça um censo dentro da empresa

Você também deve saber como está a situação de sua empresa quanto à diversidade, fazendo um censo para verificar se nos cargos de gestão há a presença de pessoas pertencentes a grupos minoritários como negros, mulheres, idosos, deficientes e homossexuais.

Você deve conhecer as equipes que fazem parte de sua organização, dessa forma poderá realizar processos de seleção justos.

Também é essencial que você saiba como as pessoas estão se sentindo dentro da empresa, se há casos de discriminação ou mesmo piadas ofensivas. Assim você poderá tomar medidas para que essas coisas não aconteçam.

Determine metas de diversidade

Você deve determinar metas de diversidade de modo que elas apresentem um plano de carreira adequado, realizando a estrutura de cargos e salários de acordo com padrões de diversidade que foram definidos pela empresa.

Por exemplo, se há poucos cargos executivos ocupados por negros, você pode fazer um processo seletivo apenas com pessoas dessa etnia, da mesma forma no caso de mulheres, idosos e homossexuais.

Você também pode definir uma porcentagem para vagas de determinada função para incluir grupos minoritários, como no caso de imigrantes e indígenas. No entanto é importante que seja levado em conta as competências e habilidades do profissional, para que ele seja adequado para a vaga.

Elabore políticas de contratação

Depois de realizar as etapas acima você deve elaborar políticas de contratação para que o processo seletivo seja mais justo, considerando apenas aspectos profissionais, para que dessa forma os profissionais sejam contratados por meio de suas competências e habilidades e não por aspectos físicos e sociais.

Para que isso aconteça você pode aplicar alguns métodos como fazer o recrutamento digital, assim o recrutador apenas conhece o candidato nas últimas etapas.

Outra opção é fazer um processo seletivo a cegas, atraindo os talentos de acordo com as políticas de diversidade ou simplesmente contratando uma empresa de recrutamento e seleção que coloque em prática o conceito de diversidade e apenas apresente o candidato nas últimas fases do processo.

Promova a honestidade na comunicação

É importante que você tenha uma comunicação honesta com seus funcionários, para que as informações e metas sobre diversidade sejam compartilhadas com todos que fazem parte de sua empresa. Assim as equipes vão saber que medidas tomar para implementar a diversidade.

Aperfeiçoar os treinamentos

Você também deve incluir a diversidade nas organizações por meio dos treinamentos. Assim os funcionários poderão ter uma perspectiva melhor e menos preconceituosa, aceitando com mais facilidade o que é considerado diferente.

Por isso é bom incluir assuntos que falem sobre as vantagens de possuir uma equipe formada por pessoas de diferentes tipos.
Determine penalidades para ações discriminatórias

Muitas vezes para que as pessoas passem a respeitar umas às outras é necessário haver regras, e assim como acontece em uma escola que o aluno que pratica bullying leva uma advertência e em casos mais graves é expulso na empresa deve ser feito da mesma forma.

Você deve elaborar regras claras sobre o comportamento que é esperado de todos os funcionários da empresa e determinar penalidades para quem desrespeitá-las.

As penalidades podem ser dadas em forma de advertências orais e escritas, multas ou até mesmo suspensões dos profissionais ou demissão por justa causa, no caso de repetirem as ações apesar das advertências.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é sua vez de agir!

Como você pode ver neste artigo a diversidade é muito mais do que diferenças étnicas e de gênero ela compreende diferentes características que diferenciam as pessoas umas das outras tanto em aspectos físicos como sociais.

O conceito de diversidade é importante para as empresas, pois por meio dela é possível tornar o ambiente mais receptivo, havendo troca de experiências e mais empatia, ao mesmo tempo em que os funcionários se sentem mais engajados e assim aumentam sua produtividade.

A empresa também obtém bons resultados, pois com uma maior diversidade de pensamentos e ideias há mais criatividade e a geração de melhores soluções e projetos.

Mas para que a diversidade nas organizações seja incorporada é necessário que a empresa tome algumas ações como:

  • elaborar uma política de diversidade;
  • fazer um censo dentro da empresa;
  • determinar metas de diversidade;
  • elaborar políticas de contratação;
  • promover a honestidade na comunicação;
  • aperfeiçoar treinamentos;
  • determinar penalidades para ações discriminatórias.

 

Implementando essas práticas dentro de sua empresa você não só irá melhor os resultados como formará um ambiente muito mais agradável e receptivo.

Assim, estas ações poderão ser refletidas na vida de cada funcionário, tornando-os pessoas melhores, que é o que o mundo necessita.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?