Como Fazer o Diagnóstico Organizacional da sua Empresa?

O diagnóstico organizacional é a primeira ferramenta que uma empresa de consultoria ou mesmo um consultor realiza em uma companhia com a intenção de reunir informações para explorar como ela pode se desenvolver.

Esse procedimento é capaz de analisar tanto o ambiente interno como externo da organização e até mesmo reconhecer o perfil dos clientes para que seja possível planejar o que pode ser feito.

É importante que o gestor acompanhe esse trabalho, para que o projeto do consultor possa ganhar vida e assim gere bons resultados para a empresa. Neste artigo você vai entender o que é o diagnóstico organizacional, sua importância e vantagens e como fazê-lo.

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O que é diagnóstico organizacional?

É uma ferramenta usada com o objetivo de analisar o estado em que a empresa se encontra. A análise é feita de acordo com dados objetivos, de forma neutra, simples e ágil.

O diagnóstico organizacional permite que se tenha uma visão completa da empresa ou de um problema particular, assim é mais fácil direcionar onde precisa de mais investimento e o que necessita ser melhorado. Dessa maneira é possível descobrir os setores que estão sendo produtivos e os que precisam ser otimizados.

Por que o diagnóstico organizacional é importante?

Porque utilizando essa ferramenta é possível diferenciar os problemas da empresa e assim encontrar formas de resolvê-los. Assim sendo essa ferramenta pode ajudar a evitar situações que possam prejudicar a empresa futuramente.

Além disso, o diagnóstico organizacional pode ser usado em diferentes tipos de organização, seja ela pequena ou grande, seja nova ou antiga. Por isso utilizá-lo é uma ótima estratégia para seu negócio.

Quais as vantagens que o diagnóstico organizacional proporciona?

Como você viu essa ferramenta pode ser muito útil para sua empresa, confira as vantagens que ela pode proporcionar.

Detecta problemas de forma ágil e precisa

O diagnóstico organizacional é capaz de detectar os problemas mais críticos, dando prioridade a cada etapa e assim executando as ações necessárias e realizando uma organização para resolver as situações da melhor forma possível.

Motiva a colaboração

Ao ter conhecimento sobre os problemas da empresa toda equipe é motivada a encontrar soluções, assim estimulando o relacionamento interpessoal dentro da empresa. Dessa forma todos podem participar sugerindo ideias para as melhorias, o que incentiva o trabalho em equipe e até mesmo pode ajudar a melhorar o clima organizacional.

Auxilia a gestão

Outra vantagem do diagnóstico organizacional é que ele ajuda a gestão da empresa, uma vez que permite que o empreendedor analise o que está prejudicando seu negócio. Dessa forma você pode estudar com calma a situação e planejar a ação mais cabível para resolver os problemas.

Reconhece pontos fortes e fracos

Essa ferramenta também ajuda a reconhecer os pontos fortes e fracos da empresa, assim é possível melhorá-los ou repará-los, realizando as mudanças e planejamentos necessários para este fim. É uma ótima forma da empresa se autoanalisar e dessa maneira poder se desenvolver.

Evita o retrabalho

Outra vantagem do diagnóstico organizacional é que ele ajuda a evitar o retrabalho, pois permite o aprimoramento e a aplicação de novas metodologias de trabalho, o que possibilita que as necessidades dos clientes e do mercado sejam atingidas.

Assim é possível usar o procedimento certo para alcançar o objetivo desejado, evitando que seja preciso corrigir o processo e realizar o trabalho novamente.

Como fazer o diagnóstico organizacional?

Como mencionamos anteriormente é necessário contratar uma agência de consultoria ou mesmo ter um profissional consultor que realize esse trabalho.

Mas é importante que você como administrador ou gestor saiba como o processo funciona, dessa forma poderá ficar a par dos problemas e analisar qual a melhor solução para eles para então colocar as resoluções em prática.

Vamos conferir como funciona o processo do diagnóstico organizacional por meio de seus quatro passos.

Passo 1 – Reunir informações

O primeiro passo a ser dado é reunir todas as informações possíveis sobre a empresa. Por isso é indicado reunir dados de todos os setores da empresa.

No setor de marketing, por exemplo, é importante conferir se a empresa possui um público-alvo definido, se está utilizando ferramentas de divulgação modernas e que possibilitam economia, se seus vendedores estão realizando um bom trabalho e se a publicidade de sua empresa tem algum significado para seus clientes.

Já no setor de contabilidade e finanças é bom analisar se os profissionais estão realizando um bom trabalho, se seus vendedores sabem o quanto vale o produto que estão vendendo e com que valores podem trabalhar e se você cobra um preço justo pelos produtos e serviços que está vendendo.

Para encontrar essas respostas o consultor pode tomar algumas atitudes como:

  • entrevistar os colaboradores;
  • calcular a performance da empresa, de cada setor e funcionário;
  • verificar documentos importantes;
  • analisar a quantidade de vendas, lucros, despesas, clientes, entre outros fatores;
  • verificar indicadores como taxa de rotatividade;
  • esquematizar os fluxos de trabalho e processos.

 

Por meio dessas informações é possível saber o que está dando certo na organização e o que precisa ser melhorado. Com a finalidade de tornar o trabalho mais ágil e prático são utilizados softwares que podem auxiliar no processo, pois de acordo com o tamanho da empresa a coleta de dados pode ser mais trabalhosa e demorada.

Passo 2 – Estudar as informações que foram reunidas

Nesse segundo passo a equipe de consultoria ou consultor deverá estudar os dados que foram coletados e assim elaborar formas de organizar o conteúdo.

Isso é feito por meio de gráficos, relatórios, tabelas, planilhas, entre outras maneiras de representação que permitam visualizar as informações com praticidade. Uma boa dica é dividir os dados em categorias, para facilitar o entendimento dos mesmos.

Passo 3 – Reconhecer pontos fortes e fracos

Depois das informações serem organizadas é necessário entender o que elas significam para a organização. Para isso o consultor deverá estudar as informações e identificar os pontos fortes e fracos dentro da empresa.

Algumas perguntas podem facilitar esse trabalho, como:

  • Quais setores da empresa tem a performance abaixo do esperado?
  • Por que isso pode estar acontecendo?
  • Há falta de motivação?
  • Falta de métodos mais modernos e ágeis?

 

Outra dica é dividir cada item como: pontos fortes, fracos, problemas e melhorias, classificando-os de acordo com sua prioridade. Esse reconhecimento possibilita esquematizar estratégias que não teriam sido pensadas se não fosse feito esse estudo assim podendo gerar bons resultados.

Passo 4 – Determinar um plano de ação

Contendo todos os dados e análises em mãos chegou a hora de elaborar uma forma de agir para que os problemas sejam solucionados e as melhorias possam ser realizadas.

Nesse caso é importante determinar estratégias levando em consideração o estado real de sua empresa e o que é possível fazer para corrigir as falhas e otimizar o que está dando certo. Uma boa dica é estabelecer objetivos e realizar um cronograma para que o processo se torne mais eficaz.

Por que é importante ter um serviço de consultoria especializado para realizar o diagnóstico organizacional?

O serviço de consultoria especializado tem o intuito de diagnosticar os problemas que estão ocorrendo dentro da empresa e propor soluções. Ele pode atuar em diferentes nichos e setores, tudo vai depender das necessidades do negócio do cliente.

Os profissionais que trabalham com consultoria têm o objetivo de se concentrar em melhorar a empresa, para que ela otimize seus resultados e consiga se desenvolver de forma sustentável.

É importante que esse trabalho seja feito por uma agência de consultoria ou um consultor especializado, pois essa é a função desses profissionais, sendo que eles têm todo o cuidado de realizar o diagnóstico organizacional para poder elaborar a melhor estratégia possível, realizando as ações necessárias para que a empresa consiga chegar à performance desejada.

Para alcançar esse objetivo se faz necessário listar todas as necessidades da empresa por meio de uma análise de seus setores, pontos fracos e fortes.

Além disso, o serviço de consultoria especializado atua nos pontos mais sensíveis, e ainda prepara os funcionários da empresa, desenvolvendo competências individuais e coletivas, para que eles estejam aptos a proporcionar bons resultados para ela e assim crescerem juntos.

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Elabore sua melhor estratégia!

Como você viu no decorrer deste artigo o diagnóstico organizacional é uma ação necessária a toda empresa que deseja se desenvolver e ter sucesso em sua área de atuação. Pois ele permite que sejam identificados problemas que podem prejudicar a organização no futuro.

Assim o gestor juntamente com o consultor é capaz de elaborar estratégias para poder solucionar essas situações e colocar a empresa nos eixos.

Além disso, o diagnóstico organizacional traz mais vantagens como: motiva a colaboração de todos os que trabalham na companhia, auxilia na gestão do negócio, idêntica os pontos fortes e fracos e ainda evita o retrabalho.

Mas para que essas vantagens sejam alcançadas é necessário seguir 4 passos, entre eles:

  • reunir informações;
  • estudar os dados coletados;
  • identificar pontos fortes e fracos;
  • determinar um plano de ação.

 

É importante que você como gestor acompanhe todos os passos do diagnóstico organizacional e em parceria com um consultor especializado elabore as estratégias necessárias para corrigir as falhas de seu negócio e realizar as mudanças exigidas. Dessa forma sua empresa estará caminhando rumo ao sucesso, apresentando melhores resultados.

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