Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações: Como funciona?

O desenvolvimento de pessoas nas organizações é essencial, uma vez que a partir dele pode gerar bons resultados como a diminuição da taxa de turnover e funcionários mais produtivos, comprometidos e satisfeitos.

A gestão e desenvolvimento de pessoas pode ser realizada por meio de treinamentos e práticas que visem a evolução dos colaboradores tanto na parte profissional como pessoal. Dessa forma é possível que eles cresçam na empresa e proporcionem mais lucratividade.

Para que você possa entender melhor esse assunto e saber qual sua importância, como funciona e as formas que você pode aplicar na sua empresa continue lendo este artigo. Reunimos informações interessantes para você.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é gestão e desenvolvimento de pessoas?

A gestão e desenvolvimento de pessoas estão relacionados ao comportamento de cada indivíduo dentro da empresa. A área que o RH utiliza para gerir e desenvolver os funcionários é: Treinamento & Desenvolvimento.

O treinamento envolve capacitar o colaborador para que possa cumprir as tarefas competentes ao seu cargo. Já o desenvolvimento envolve um objetivo mais amplo, visando não só proporcionar conhecimento ao funcionário como ajudá-lo a desenvolver habilidades e atitudes, dessa forma tornando-o mais capaz de realizar sua função da melhor forma.

Por que o desenvolvimento de pessoas nas organizações é importante?

Quando uma empresa aplica o desenvolvimento de pessoas não só está promovendo seu crescimento como também aprimorando seus funcionários, assim melhorando sua cultura organizacional.

Pois os colaboradores têm a oportunidade de crescer profissionalmente não apenas visando seu cargo atual, mas para que se torne um profissional melhor.

Isso leva a geração de vários benefícios para a empresa, tornando ela mais atrativa para seus funcionários e novos colaboradores que queiram se integrar a ela, além de auxiliar a fortalecer seu negócio no mercado e assim gerar mais crescimento.

Quais as vantagens que o desenvolvimento de pessoas proporciona?

Há várias vantagens promovidas pelo desenvolvimento de pessoas, entre elas:

Evolução do funcionário

Essa prática ajuda o colaborador a evoluir não só em sua vida profissional como pessoal, pois por meio do conhecimento que ele adquire se torna mais capaz de realizar seu trabalho, assim contribuindo para o crescimento de sua carreira e negócios.

Diminuição da rotatividade

Funcionários que conseguem se desenvolver e sentem o apoio da empresa em sua carreira ficam mais satisfeitos dentro da organização e tem menos vontade de deixá-la. Isso acaba diminuindo a rotatividade de funcionários, o que evita que a empresa tenha gastos com demissões, pedidos de demissão e processos de Recrutamento & Seleção.

Motivação dos colaboradores

Ao sentirem satisfação no ambiente de trabalho, os colaboradores se sentem mais motivados e assim conseguem apresentar um melhor comprometimento ao exercer sua função.

Pois eles veem que a empresa está investindo em sua capacitação, assim se sentem valorizados e conseguem alcançar melhores resultados.

Criação de cultura de aprendizado

É importante que a cultura organizacional da empresa não fique paralisada, pois sempre surgem novidades e desafios que a organização deve aprender a lidar e superar. Por isso é importante ter uma equipe que evolui e cresce a cada dia.

Assim se faz necessária a criação de uma cultura de aprendizado, onde a equipe está apta a adquirir conhecimento e ao mesmo tempo é flexível para ser capaz de seguir as mudanças do mercado.

Melhora o relacionamento entre funcionários e departamentos

Por meio do desenvolvimento de pessoas a empresa em geral começa a compreender que o trabalho em equipe e o bom relacionamento entre funcionários é importante não só para o crescimento da mesma, mas de cada indivíduo que faz parte dela.

Dessa forma todos podem passar a ter um comportamento diferente e a pensarem mais uns nos outros como membros de um mesmo time, que deve trabalhar unido em prol da empresa.

Atração de novos talentos

Além de diminuir a rotatividade de funcionários o desenvolvimento de pessoas também atrai novos talentos para a empresa, pois ao investir na evolução dos funcionários a organização se torna mais atrativa, tornando-se a meta de profissionais talentosos.

Mais resultados

Por meio do investimento no desenvolvimento de pessoas os profissionais que trabalham na empresa se tornam mais aptos a cumprirem suas tarefas, o que contribui para que a organização consiga alcançar objetivos mais elevados.

Pois a empresa depende da capacidade de cada funcionário e equipe a que ela pertence. Assim por meio do trabalho mútuo e da evolução dos colaboradores é possível ter mais resultados.

Como funciona o desenvolvimento de pessoas?

Existem diferentes formas de aplicar a gestão e desenvolvimento de pessoas dentro da organização. Conheça algumas práticas que podem ser realizadas.

Melhoramento da comunicação interna

É importante que a empresa estimule o diálogo entre os funcionários e gestores. Dessa forma é possível alinhar todos com os objetivos da empresa.

A empresa pode usar a tecnologia a seu favor e fazer isso por meio de algumas ferramentas como:

  • redes sociais;
  • TV corporativa;
  • caixa de sugestões;
  • sistemas especializados;
  • e-mail corporativo;
  • intranet.

 

Rotação de cargos

Mudar as pessoas de cargo dentro da organização de forma provisória permite que elas conheçam diferentes funções. Assim, passam a ter experiências diferentes, o que ajuda a aumentar seu conhecimento e promover o desenvolvimento profissional.

Promoção de treinamento aos funcionários

É importante promover o treinamento de todos os funcionários, pois assim eles se tornarão mais capazes de realizarem suas tarefas.

Uma dica para aplicar essa prática é começar com uma análise de desempenho, onde será possível verificar os conhecimentos, atitudes e habilidades de cada indivíduo e assim identificar o que precisa ser melhorado. É uma forma de investir de forma mais certeira e evitar prejuízos.

Você também deve escolher se o treinamento será realizado dentro ou fora da empresa, de forma presencial ou à distância. Tudo vai depender do valor que você tem disponível para esse investimento e a quantidade de funcionários que sua empresa possui.

Aprendizagem prática

Outra forma de aplicar o desenvolvimento de pessoas é por meio da aprendizagem prática, onde os funcionários poderão se empenhar em solucionar problemas de diferentes setores. Dessa forma poderão aprender na prática e assim ganhar mais experiência.

Feedback constante

É essencial que todo o colaborador saiba como está se saindo no trabalho, por isso cabe ao líder dar uma resposta sincera sobre a performance do funcionário dentro da empresa. Assim ele saberá o que está acertando e o que precisa ser aprimorado.

Mas é preciso saber dar o feedback, pois ele não pode ser feito de qualquer maneira. O indicado é escolher um local adequado para fazer isso, citar as qualidades e o que precisa ser melhorado, mostrar como o funcionário pode se aprimorar e ser objetivo para que ele possa compreender de forma correta.

Dessa forma o colaborador será capaz de se desenvolver e crescer dentro da empresa.

Promoção de cursos e seminários

O treinamento dos funcionários pode ser realizado por meio de cursos e seminários, é uma prática bem conhecida e que pode gerar bons resultados. Você pode até mesmo fazer isso pela tecnologia utilizando programas e aplicativos de aprendizado.

Implementação de novos sistemas de gestão

A tecnologia está em constante mudança, por isso é importante acompanhá-la se você tem o intuito de desenvolver sua empresa. Uma forma de fazer isso é implementar novos sistemas de gestão, dessa forma seus colaboradores poderão realizar suas tarefas com mais praticidade e agilidade.

Avaliação de desempenho

Para que você possa analisar se seus funcionários estão se beneficiando do desenvolvimento de pessoas você deve realizar a avaliação de desempenho. Essa ferramenta permite que você faça uma comparação entre a performance esperada e a apresentada, assim podendo avaliar o que precisa ser melhorado em cada setor.

Uma das avaliações mais utilizadas é a avaliação 360°, pois por meio dela é possível analisar um funcionário por todos que se encontram à sua volta, entre eles colegas, gestores, clientes e ele mesmo. Assim o profissional pode ser avaliado com o intuito de conhecer seus pontos fracos e ajudar na sua evolução.

Técnicas de simulação

A simulação lembra a aprendizagem prática, pois coloca o funcionário em uma situação desafiadora, em que ele deve analisar a melhor forma de agir perante um problema. No entanto se trata de uma simulação e não uma situação real, assim é possível que ela seja vista de um ponto de vista diferente, para que assim o funcionário possa se empenhar em encontrar a solução.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Tenha o melhor time!

Como você viu neste artigo o desenvolvimento de pessoas nas organizações é uma prática muito importante. Por meio dela é possível trabalhar na evolução dos funcionários, que poderão crescer tanto no âmbito profissional como pessoal, assim se tornando trabalhadores melhores e mais satisfeitos com a empresa.

Isso leva a várias vantagens dentro da organização como:

  • evolução e motivação dos funcionários;
  • diminuição da rotatividade;
  • mais resultados;
  • melhora do relacionamento entre colaboradores e setores;
  • criação de cultura de aprendizado;
  • atração de novos talentos.

 

A gestão e desenvolvimento de pessoas podem ser feitos por meio de diferentes práticas que envolvem cursos e seminários, técnicas de simulação, feedback e avaliação de desempenho, rotação de cargos, melhoramento da comunicação interna e implementação de novos sistemas de gestão.

Implementando essas práticas na sua empresa você será capaz de ajudar seus funcionários a evoluir e assim proporcionar o próprio crescimento da organização.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.