O que é e Como Aplicar o Desenvolvimento de Lideranças

Já pensou em como está o desenvolvimento de lideranças em sua empresa? Ter bons líderes é fundamental, uma vez que por meio do trabalho deles é possível motivar as equipes e proporcionar bons resultados. No entanto nem todos os funcionários de uma organização possuem habilidades de liderança, por isso se faz necessário realizar um programa de desenvolvimento de liderança.

Essa prática visa ensinar habilidades a pessoas que você julgue que tenham capacidade para liderar, assim ajudando a formar gestores engajados e que saibam repassar a seus liderados os objetivos da empresa e os incentive a trabalhar em conjunto em prol do sucesso do negócio.

Se você não sabe como encontrar funcionários que tenham características que formem um bom líder e deseja saber mais sobre o programa vamos ajudar a tirar suas dúvidas para que você possa realizar o desenvolvimento de lideranças e encontrar gestores capacitados e que auxiliarão sua empresa a se desenvolver.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é o programa de desenvolvimento de liderança?

É um conjunto de ações que tem como foco otimizar as competências e confiança dos líderes. O programa pode variar de acordo com a instituição que o oferece, podendo ser mais aprofundado ou não e ter um estilo de ensino diferenciado.

Para que a prática cumpra seu objetivo é necessário que ela tenha qualidade, um bom apoio, estar de acordo com as metas da empresa e tenha técnicas de aprendizagem eficazes para os gestores envolvidos.

Geralmente os profissionais que são direcionados a esse programa tem uma excelente performance.

Qual a importância do desenvolvimento de lideranças?

Uma boa liderança é capaz de motivar e ajudar na produtividade de uma equipe, assim tornando-a mais comprometida e aumentando sua performance para que possa atingir excelentes resultados.

Por esse motivo as empresas que mais se desenvolvem procuram investir no desenvolvimento de lideranças, uma vez que um líder bem desenvolvido auxilia no crescimento de seus liderados.

Além disso, o programa de desenvolvimento de lideranças auxilia no entendimento de que forma os líderes devem ser e como devem agir para que os funcionários possam ter um bom desempenho e a empresa tenha os resultados que busca.

Em suma um bom líder deve apresentar as seguintes funções:

  • cuidar para que o ambiente de trabalho seja psicologicamente seguro para que os funcionários possam atuar com qualidade;
  • reconhecer as necessidades da equipe e retirar obstáculos;
  • formar resultados e comportamentos que estejam de acordo com os objetivos da empresa;
  • motivar os funcionários;
  • dar feedbacks para guiar o trabalho de seus liderados e ajudá-los a se desenvolver;
  • comemorar casos de sucesso;
  • reconhecer membros que estão tendo uma boa performance no trabalho;
  • estimular o trabalho em equipe.

 

Quais habilidades de liderança um líder deve possuir?

O programa pode ajudar a desenvolver determinadas competências nos profissionais indicados, mas também é interessante observar em seus funcionários as habilidades que já se encontram neles, assim será mais fácil selecionar os que você considera mais capacitados para participar dessa prática.

Vamos conhecer as principais habilidades de liderança que um líder deve possuir.

Saber ouvir

O líder não deve apenas delegar tarefas, mas também ouvir a equipe, pois ao fazer isso ele tem conhecimento sobre o papel de cada um e assim poderá direcionar as atividades com mais precisão.

Dar feedback

É importante que o líder esteja sempre atento à performance de sua equipe, pois dessa forma poderá dar sua opinião de maneira mais acertada e ajudar os funcionários a melhorarem e se motivarem no trabalho.

Delegar tarefas

Um bom líder também deve dar espaço para os membros de sua equipe tomar decisões, sozinhos, auxiliando apenas quando for chamado. Dessa forma ele demonstra confiança no trabalho de seus liderados, o que ajuda a aumentar sua confiança e produtividade.

Motivar a equipe

Outra habilidade que um líder deve possuir é ser otimista e motivar a equipe por meio de bônus e remunerações a cada vez que um objetivo ou projeto for cumprido. Além disso, é importante reconhecer o sucesso de cada colaborador e dar um feedback positivo.

Isso faz com que os funcionários se sintam mais valorizados e se tornem mais comprometidos.

Ajudar no crescimento da equipe

O líder deve ser o primeiro a pensar no desenvolvimento de sua equipe, estando disposto a incentivar os funcionários a crescerem e se tornarem cada vez melhores. Isso não só ajuda a manter a motivação como também melhora o clima organizacional e a confiança dos colaboradores no gestor.

Ter empatia

Outra habilidade que o líder deve possuir é a empatia, pois por meio dela é possível entender o que o outro está sentindo e assim encontrar a melhor forma de tratar sua equipe e realizar o trabalho em conjunto.
Para isso é necessário que o gestor conheça o perfil dos funcionários, dessa forma é possível construir uma relação profissional baseada na confiança.

Se tornar um bom exemplo

Não adianta impor aos subordinados que sejam responsáveis e pontuais se o líder não é. As pessoas se guiam mais pelas ações do que pelas palavras.

Por isso é necessário que o gestor tenha cuidado com seu comportamento, procurando ter atitudes positivas, tratar todos com respeito, seguir as regras da organização, ter congruência, ou seja, colocar em prática as coisas que se fala, compartilhar conhecimento e inspirar os liderados a serem mais produtivos e engajados.

Ter inteligência emocional

Essa habilidade é muito importante em um líder, uma vez que ela permite que se tenha conhecimento sobre os próprios sentimentos e emoções e a de outras pessoas e assim consiga ter autocontrole para que seja possível se adaptar a diferentes situações.

Pois um líder que tem equilíbrio emocional inspira os funcionários a terem o mesmo comportamento, o que auxilia muito em mudanças e situações inusitadas que podem acontecer dentro da empresa.

Como aplicar o programa de desenvolvimento de lideranças?

Para colocar em prática o desenvolvimento de lideranças em sua empresa é preciso que você siga alguns passos. Vamos conhecê-los:

Passo 1 – Faça um bom planejamento

O primeiro passo é se planejar. Você pode fazer isso por meio de uma lista onde se encontram os principais objetivos da sua empresa. Então você deve analisar como os gestores podem ajudar a atingi-los.

É importante que você se pergunte sobre o que sua organização espera de seus gestores, o que eles têm que os diferenciam de um colaborador comum e quais seriam as características necessárias para ser um líder em sua empresa.

Depois de feita essa análise você poderá selecionar quais profissionais de sua empresa se encaixam melhor em cargos de gestão. Os líderes dos setores de sua organização podem indicar quais os candidatos mais capacitados.

Dessa forma eles poderão recomendar as pessoas mais aptas a participar do programa.

Passo 2 – Coloque o programa de desenvolvimento de lideranças em prática

Depois de ter escolhido os profissionais mais indicados para se tornarem gestores chegou o momento de estabelecer quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas nesses colaboradores e elaborar ações para que isso seja cumprido.

Existem duas formas de aplicar o programa: por meio de uma empresa especializada ou sua própria equipe de RH, que pode planejar como será dado o conteúdo e o método mais recomendado.

Passo 3 – Manter o desenvolvimento de lideranças

O terceiro passo é manter o programa de desenvolvimento de liderança, para isso é indicada a criação de metodologias que possam ser aplicadas nas rotinas de trabalhos dos profissionais.

Entre esses métodos estão:

  • direcionamento dos objetivos da organização: pois permite que o trabalho do líder seja mais eficiente, uma vez que ele auxilia a equipe a caminhar na direção certa e tomar decisões que estejam de acordo com o que a empresa espera;
  • treinamentos técnicos e workshops comportamentais: ajudam na formação dos gestores;
  • recolhimento de feedbacks: é importante saber a opinião de outros profissionais que trabalham com os líderes para saber se eles tem um bom relacionamento interpessoal.

 

Passo 4 – Medir resultados

É importante que você também analise se o programa de desenvolvimento de lideranças está tendo uma boa resposta. Uma forma de fazer isso é traçar objetivos para os futuros gestores que possam ser facilmente analisados.

Assim o profissional saberá qual o objetivo da empresa em relação a ele e poderá se empenhar em cumpri-lo. Dessa forma é possível analisar se o investimento realizado no programa foi bem empregado e verificar se existem problemas e pontos que devem ser melhorados nos métodos aplicados.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Contribua para o sucesso de seu negócio!

Como você viu o desenvolvimento de lideranças é muito importante em uma empresa, pois ele permite que se forme líderes capazes de incentivar e motivar as equipes, assim aumentando a produtividade e tornando-a mais comprometida com o trabalho para que possa alcançar melhores resultados.

Um bom líder deve possuir determinadas habilidades de liderança, como: saber ouvir, dar feedback, delegar tarefas, motivar e ajudar no crescimento da equipe, ter empatia, se tornar um bom exemplo e ter inteligência emocional.

Para isso é preciso realizar um programa de desenvolvimento de lideranças, ele pode ser aplicado por meio de uma empresa especializada ou pela própria equipe de RH da empresa.

Aplicando-o da forma correta é possível formar bons líderes que não apenas cumprirão suas metas e atuarão segundo os valores da organização, mas ajudarão no desenvolvimento dos funcionários, o que poderá contribuir para o sucesso do seu negócio.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.