18 Dicas Certeiras Para Se Tornar um Bom Líder

Aprender como se tornar um bom líder depende de sua disciplina, trabalho e comprometimento. Para se tornar um grande líder, você precisa trabalhar constantemente em suas habilidades, pois diferentemente do que muitas pessoas dizem, os grandes líderes não nascem, mas são formados ao longo do tempo e da experiência.

Independentemente de suas funções, se você trabalha em uma empresa grande ou pequena ou está iniciando um negócio, o papel da liderança é algo que você deve desenvolver em sua vida.

Aprender a liderar pessoas o ajudará a crescer profissionalmente, abrir novas portas e oportunidades e permitirá que você se diferencie dos outros.

Diferença Entre Ser Chefe E Ser Líder

Nos negócios, muitas pessoas ainda confundem o termo “chefe” com “líder”, mas seu significado é muito diferente.

Um chefe é uma pessoa que está acima dos outros na hierarquia de uma empresa. Ou seja, o chefe tem a capacidade de comandar outras pessoas. Mas isso não significa que ele seja um bom líder ou que exerça sua capacidade de comandar adequadamente.

Pelo contrário, um líder não precisa ocupar um lugar privilegiado dentro da hierarquia da empresa para demonstrar suas habilidades de liderança. Um líder é naturalmente capaz de guiar, convencer e deslumbrar os outros sem que nenhum cargo ou título conceda esse poder.

Em outras palavras, nem todos os chefes são líderes, nem todos os líderes são chefes.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Porque É Importante Saber Como Se Tornar Um Bom Líder

Muito se fala em liderança, devido à sua importância na história das organizações, sejam sociais, políticas ou até militares. Sempre foi um tópico debatido entre as grandes empresas.

No entanto, não importa se o líder da organização nasceu ou foi criado, é claro que as pessoas líderes são valorizadas em sua empresa por serem condutoras e geradoras de valor agregado.

Alguns especialistas veem a liderança como uma atividade ampla e visionária que tenta discernir a competência e os valores característicos de uma organização.

Nesse sentido, a liderança pode ser interpretada e analisada de duas perspectivas: como a qualidade pessoal do líder e como uma função dentro de uma organização, comunidade ou sociedade.

A segunda perspectiva é a que tende a predominar como um estudo de liderança, de modo que ela pode ser entendida como um processo de interação entre pessoas em que uma delas lidera, por meio de sua influência e poder pessoais, as energias, potenciais e atividades de um grupo, para atingir um objetivo comum, a fim de transformar a empresa e as pessoas que nela colaboram.

As organizações dependem de seus líderes para crescer e perseverar, e isso é válido para empresas com fins lucrativos ou não. Um bom líder deve atender à basicamente quatro aspectos muito importantes:

  • Compromisso com a missão;
  • Visão e comunicação;
  • Confiança em si mesmo;
  • Integridade pessoal.

 

O líder deve não apenas cumprir essas condições, mas também apresentar certas virtudes que o guiarão na boa tomada de decisão, como prudência, temperança, justiça e força.

Saber como se tornar um bom líder não é tarefa fácil. Mas, basicamente a liderança consiste em uma maneira de ser, porque o líder está sendo formado dia a dia: na paixão pela missão, na ação e em valores fundamentais.

Além disso, um bom líder deve não apenas delegar responsabilidades, mas também expandir o poder para os outros, ser humilde e ter consciência de que não é insubstituível.

Em resumo, a liderança é importante, pois é vital para a sobrevivência de qualquer organização. É importante, porque é a capacidade de um chefe guiar e dirigir.

Uma organização pode ter planejamento e controle adequados e não sobreviver à falta de um líder apropriado. O contrário também é verdadeiro.

Como Se Tornar Um Bom Líder

 

A liderança organizacional deixa para trás aqueles dias de estruturas de pirâmide dentro da empresa para se concentrar em uma estrutura horizontal, onde todos os trabalhos são mais colaborativos e criativos.

Com esse novo paradigma, um bom líder se torna uma pessoa que busca gerar condições emocionais positivas para todos os membros da equipe.

Humildade e exemplo também são dois fatores-chave: um líder sempre se certifica de liderar pelo exemplo e é o fã número um do trabalho de sua equipe. Para ele, é fundamental que todos saibam da importância que possuem e que seu esforço é percebido e valorizado dentro da organização.

Se você ocupa uma posição de liderança e tem a consciência de que, quanto mais você souber como se tornar um bom líder mais resultados de valor estará agregando ao seu trabalho, conheça algumas sugestões que preparamos para ajudar você a alcançar esse valioso objetivo.

Conhecimento

Aprender como se tornar um bom líder se baseia em saber o suficiente, não apenas sobre você mesmo, mas também sobre a área ou o papel que você desempenha.

Ninguém quer ser liderado por alguém que não tem coragem ou autoconfiança. Além disso, não há seguidores inteligentes que possam ser dominados por muito tempo por esse tipo de líder.

Autocontrole

Há uma frase muito interessante que diz o seguinte: Um homem que não sabe dominar a si mesmo nunca poderá dominar os outros. 

O autocontrole é um exemplo para as pessoas que seguem um líder. Isso ocorre porque eles se identificam com o perfil do bom líder e tentam imitá-lo. Um líder sem autocontrole é, portanto, um mau exemplo a seguir.

Muitas vezes, em nosso trabalho ou na vida, encontramos pessoas que querem ser ou pensam em ter o perfil de um líder, mas que não têm seu próprio domínio e acabam fazendo o oposto do que dizem.

Comunique da forma mais clara e eficiente possível

Sempre ouça o que sua equipe tem a dizer, mesmo quando você não quer ouvir. As críticas e comentários ruins devem se tornar uma fonte de desenvolvimento pessoal para a sua vida.

Além disso, deixe claro quais são suas expectativas e sentimentos em bons termos e de forma contínua. Se você deseja passar de seguidor para líder, deve ser explícito com o que quer dizer. Assim, não haverá espaço para interpretações e mal-entendidos.

Um bom líder também aprende quando permanecer em silêncio, às vezes é melhor não dizer nada do que dizer algo apenas para realizar. Às vezes, você precisa ficar quieto para que outras pessoas tenham espaço para conversar.

Seja um exemplo

Torne-se a pessoa que você deseja que seus membros sejam e, para isso, não há exemplo melhor do que suas próprias ações.

Com base nisso, você deve ter muito cuidado com a primeira impressão que deixar, pois você só tem uma chance de estabelecer uma imagem de liderança.

Para passar de seguidor a líder, deve haver congruência entre o que você diz, faz e pensa. Caso contrário, as pessoas não confiarão em você.

Conheça seus pontos fortes e fracos

Para aprender como se tornar um bom líder, você deve contribuir com sua equipe, utilizando seus pontos fortes.

Por exemplo, se você é bom em resolver problemas, contribua com a equipe resolvendo-os. O importante é que você identifique no que você é bom e se concentre nisso.

Identifique os tipos de habilidades que você possui e aplique-os em favor da sua equipe de trabalho. Da mesma forma, se você sabe que não é bom em algo, reconheça e trabalhe para transformar sua fragilidade em potencial.

Suas fraquezas não são um problema. A questão é não fazer algo a respeito para melhorar e deixar de cumprir seus objetivos.

Mantenha contato com suas emoções

Ter inteligência emocional não significa que você não sente nada, mas que entende e sabe como gerenciar suas emoções. Portanto, conheça a si mesmo, reconheça suas reações e aprenda a lidar com elas.

Quando você não conhece suas emoções e toma decisões com base em reações e não em conclusões racionais, tenderá a estar errado. O ideal é que você reserve um tempo para identificar como está se sentindo, depois esclareça suas ideias e finalmente tome uma decisão.

Seja apaixonado

Se você não é apaixonado pelo que faz, certamente está no lugar errado. Você não pode ser um bom líder em um trabalho que não o inspira a melhorar todos os dias.

Portanto, antes de se perguntar como se tornar um bom líder, pergunte-se qual é o seu propósito de vida.

Planeje suas decisões

Antes de tomar qualquer decisão, realize a tarefa de investigar todas as possibilidades e resultados primeiro. É seu papel como líder tomar decisões baseado em informações, mesmo que elas sejam limitadas, e assumir as consequências das ações de sua equipe.

Não deixe que esse importante trabalho esteja sempre sujeito ao seu instinto e emoções. Embora você deva confiar neles, substitua-os sempre que possível, por dados e análises.

Os melhores líderes sabem como combinar suas decisões com base na experiência com figuras concretas que apoiam suas ações.

De fato, a diferença entre bons líderes e extraordinários é que, seja qual for a decisão que eles tomem, estes últimos são apoiados por dados, números e projeções. Suas opiniões e considerações precisam ser reforçadas com pontos de vista objetivos.

Tenha uma mentalidade de crescimento

Isso não se aplica apenas ao seu papel de líder, mas também ao aprimoramento diário. Trabalhe com a ideia de melhorar constantemente suas habilidades, conhecimentos e processos.

Por exemplo, adquira o hábito de ler e participe do maior número possível de cursos de liderança. Invista em seu conhecimento e treinamento pessoal.

Cuide do ambiente de trabalho da sua equipe

Bons líderes não têm favoritos, pois esta atitude provoca ressentimentos e faz você parecer um líder imaturo. Se você quer se tornar um grande líder, deve tratar todos igualmente.

Isso implica que você saiba como cada membro de sua equipe trabalha, como exigir mais resultados e tornar o ambiente mais descontraído sempre que possível.

Seja acessível

Permita que as pessoas se aproximem de você, favorecendo o acesso sempre que necessário. Mais do que um líder, eles precisam de alguém em quem confiar.

Não há problema em ser amigável e ter bons relacionamentos com sua equipe, mas não pareça ser o melhor amigo de todos, pois eles podem confundir sua amizade.

Isso não significa que você é uma pessoa má, apenas que você deve diferenciar um relacionamento profissional de um pessoal. Quando essa linha é ultrapassada, geralmente há problemas de confiança e sua liderança pode ser prejudicada.

Aproveite o seu dia a dia como líder

Não sinta muito estresse em ser um líder. Aprecie esse momento e todos os seus benefícios. Aprender como se tornar um bom líder é um processo que nunca acaba. Se você prestar atenção neste aprendizado, encontrará grandes recompensas em seu trabalho diariamente.

Mas não sacrifique sua vida pessoal pensando somente em sua meta profissional. Seu bem-estar é necessário para manter o equilíbrio físico e mental.

Conheça sua equipe

Um bom líder deve conhecer as pessoas com quem trabalha e o que pensam. No final, um de seus maiores desafios será ser capaz de trabalhar em equipe da melhor maneira possível.

Invista tempo para conhecer seus colaboradores, não apenas como trabalhadores, mas também como pessoas.

Esforce-se para melhorar todos os dias

O líder é feito, não nasce. Isso implica um caminho ou processo pelo qual você crescerá pouco a pouco. Não desista. Uma das características que define um líder é o seu espírito de superação.

O líder também é uma imagem

O líder deve se comportar e parecer como tal. A imagem de um líder também é a imagem de sua equipe, portanto, essa imagem também contribui  e influi na marca da empresa.

A imagem do líder deve representar o que a empresa deseja vender, sem renunciar à autenticidade.

Expanda sua rede de contatos

O líder é a face visível da empresa nas relações com outras organizações. É importante que você tenha uma boa rede de contatos com a qual estabeleça conexões comerciais ou profissionais.

Lidere projetos futuros

O líder deve ser capaz de oferecer uma visão clara de onde a empresa deve ir e os métodos que ela poderá usar para tentar alcançar seus objetivos. Você precisa ser um conhecedor dos assuntos atuais, novas tendências e oportunidades que surgem no mercado, sabendo como decidir quais negócios são potencialmente lucrativos e quais não são.

Mantenha-se atualizado participando de reuniões, seminários, workshops e tudo mais que agregar conhecimento e aprendizado ao seu trabalho especificamente e a sua vida. É essencial levar em consideração esses aspectos para liderar adequadamente.

Para ser um bom líder, primeiro seja uma boa pessoa

Se você pensar bem, aprender a ser um bom líder nada mais é do que uma extensão da boa pessoa que você é. Comprometida em ser uma boa pessoa, íntegra, com valores e princípios. Tenha a humildade de ter uma mentalidade de crescimento, use suas habilidades para desenvolver outras pessoas, para aumentar seu crescimento e não para impressionar, mostrando alguém que você não é.

Muitas pessoas usam suas posições como líderes para mostrar seu poder, influência e até sua riqueza. Lembre-se de que liderança não é uma questão de aparências, mas de resultados.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.