Como Liderar Uma Equipe Para O Alto Desempenho

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Você sabe como liderar uma equipe? O maior trunfo na liderança de equipes e no gerenciamento de projetos não é encontrado em ferramentas e procedimentos técnicos, mas na habilidade em se relacionar com as pessoas.

Você pode ter todos os processos memorizados, ter todas as certificações, ser um especialista em todas as ferramentas técnicas, mas se você não conseguir interagir e se comunicar corretamente com sua equipe, não terá sucesso.

Ser líder não é uma  tarefa simples. A liderança requer uma mistura única de carisma, visão e traços de personalidade, além de reflexão pessoal constante e ação baseada em feedback regular.

Os verdadeiros líderes sabem que não basta simplesmente entrar em uma sala e dizer: “Eu sou o líder. Sigam-me”. As pessoas até poderão segui-lo, mas será por questões de hierarquia e obediência. Não por convicção.

Como Liderar uma Equipe Atraindo Seguidores

As empresas deixaram de ser uma massa uniforme de trabalhadores que dificilmente se diferenciavam entre si para se tornarem espaços de inter-relação em que o fator humano é sua maior prioridade. Foi uma das mudanças mais significativas quanto aos modelos tradicionais de gestão.

Essa mudança exigiu, entre outras coisas, novas habilidades para os responsáveis ​​pela liderança empresarial, incluindo empatia, comunicação eficaz, capacidade de transformar seu ambiente, motivação, gestão de talentos, reconhecimento de conquistas, etc.

O contexto atual deu importância a um elemento que, na verdade, sempre deveria ter existido: a gestão do fator humano, que necessariamente nos leva a encontrar fórmulas sobre como liderar uma equipe de profissionais e a maneira eficaz de melhorar as habilidades de seus membros.

Outra estratégia que você pode implementar quando tiver dúvidas sobre como liderar uma equipe é reconhecer o trabalho de seus colaboradores e até mesmo estabelecer um sistema de incentivos que os faça ver quão importantes são suas contribuições. Além de ser um impulso moral, ajuda a fortalecer a dinâmica dos grupos de trabalho.

Como Liderar Uma Equipe

Equipes líderes de trabalho exigem hábitos inteligentes de comando e delegação.

Os resultados, também em relação à liderança, são geralmente obtidos com um bom treinamento, uma motivação adaptada e bem direcionada, uma harmonia com o grupo e tomada de decisão inteligente.

Aqui estão alguns dos hábitos mais poderosos que você pode usar para orientar sua equipe e levá-la ao sucesso.

Dê-lhes a liberdade de usar seus talentos

Os melhores líderes se afastam e permitem que aqueles em sua equipe façam o que fazem melhor. O controle leva à conformidade, mas a autonomia leva ao engajamento.

Dê-lhes permissão para cometer erros

Certifique-se de que seu pessoal saiba que é melhor falhar do que não fazer. Se você deseja criar grandes equipes, treinar aqueles que lidera, saiba que os erros fazem parte do processo e que eles têm o poder de transformar para melhor.

Crie um clima altamente produtivo

Incentive a participação, liberdade, cooperação, interação direta e decisões conjuntas e consensuais. Nessas condições seus colaboradores estarão dispostos a entregar o melhor de si mesmos e articular esforços para alcançar objetivos comuns.

Desenvolva líderes

Como líder, você descobrirá que seus próprios hábitos se propagam para sua equipe. Então, mostre-se como líder e dê o exemplo. Certifique-se de que o que você diz é congruente com o que você faz.

Em seguida, dê o próximo passo incentivando sua equipe a assumir sua própria liderança. Dê a cada membro da equipe a capacidade de assumir um papel de liderança adequado, capacitando-os e incentivando-os.

Dê a eles o que eles precisam para ter sucesso

Há uma maneira simples de descobrir o que sua equipe precisa: pergunte a eles. Você pode nem sempre ser capaz de lhes dar tudo o que eles querem, mas você sempre pode trabalhar para ter certeza de que eles têm tudo o que precisam.

Crie um ambiente de diversão e prazer

Todo mundo tem um desempenho melhor quando consegue relaxar e se divertir. A diversão é o elemento que permite que as pessoas passem pelas tarefas difíceis e estressantes.

Os melhores líderes sabem como fazer isso acontecer, sem comprometer a ética de trabalho da equipe ou o compromisso com a excelência.

Modele e ensine a responsabilidade

Seja o tipo de líder que as pessoas podem confiar para seguir em tudo que você diz. Grandes líderes sabem que precisam desenvolver uma reputação de serem fiéis a sua palavra. Diga a sua equipe que eles podem contar com você e mostre o tipo de comportamento que você espera.

Seja decidido

As decisões precisam ser tomadas de forma constante e as equipes prósperas sabem como agir de forma decisiva e com propósito. O crescimento e o sucesso dependem de determinadas ação.

A procrastinação e o perfeccionismo retardarão consistentemente os resultados. Os melhores líderes têm confiança para ficar sozinhos, coragem para tomar decisões difíceis e compaixão para ouvir as necessidades dos outros.

Não subestime o poder do Quociente Emocional – QE

Pode ser difícil de entender, mas o QE é tão importante quanto o QI. Se suas habilidades emocionais são fracas, se você não tem autoconsciência, se você não é capaz de controlar suas emoções aflitivas, se você não pode ter empatia e manter relacionamentos eficazes, então não importa quão inteligente você seja. Você não irá muito longe com sua equipe ou liderança.

Ensine-os que tudo é difícil antes que seja fácil

Incentive sua equipe a persistir até que algo aconteça. Lembre-se de que eles nunca conhecerão seus limites até serem testados. Grandes líderes sabem que quando você empurra as pessoas para os seus limites, você está ensinando-os a ir sempre mais longe.

E quando você ultrapassa seus limites, percebe que, na verdade, não há limites.

Dê-lhes algo para aprender e crescer

As melhores equipes, como os melhores líderes, nunca estão estagnadas. Crie oportunidades para os membros de sua equipe aprenderem e crescerem, seja um curso, uma conferência ou até mesmo um grupo de leitura ou uma série de seminários.

Respeito

Ganhe o respeito deles e dê a eles o seu. A maneira de construir grandeza em sua equipe é mostrar a eles respeito e dar motivos para respeitá-lo. Respeito mútuo é crítico para qualquer equipe, então dê o exemplo tratando todos que você encontrar com respeito.

Admita que você não tem todas as respostas

Saber como liderar uma equipe também significa se expor. A transparência é importante, porque está mostrando o seu lado humano. Deixe sua equipe ver que a liderança não significa ter todas as respostas ou fingir. Em vez disso, mostre os benefícios da solução colaborativa de problemas.

Crie situações em que todos saem ganhando

O nível mais alto de sucesso não vem de derrotar os outros, mas de criar soluções ganha-ganha. Todos se beneficiam de pequenos ganhos ao longo do caminho, e quanto mais oportunidades você cria, maior o benefício.

Seja ágil e flexível

Grandes líderes adotam agilidade e flexibilidade, porque sabem que as coisas estão mudando constantemente e a flexibilidade é um requisito fundamental para a liderança.

Ser um líder ágil e flexível se alinha à necessidade de sua equipe ser colaborativa e capacita as equipes a manter essas qualidades.

Seja pessoal, além de profissional

Construir uma ótima equipe significa construir um relacionamento pessoal com cada membro. Não precisa ser uma amizade íntima, mas um reconhecimento de pessoas como seres humanos totalmente desenvolvidos e não apenas membros da equipe que realizam o trabalho.

Certifique-se de passar algum tempo para conhecê-los, mostrar-lhes que você realmente se preocupa com eles e tem seus interesses em mente e se esforça para satisfazer suas necessidades profissionais e pessoais.

Seja honesto e incentive a franqueza

Grandes lideranças encorajam suas equipes a serem transparentes e falarem com franqueza. Especialmente quando as coisas dão errado, é importante que todos sintam que podem falar com honestidade. Esse comportamento leva à solução dos problemas, ao invés de criar outros.

Seja acessível e disponível

Parte de ser um líder envolve estar lá para sua equipe. Se eles tiverem alguma dúvida ou precisarem de conselhos, devem ter em mente que você é de fácil acesso.

De forma pessoal ou considerando estarmos na era tecnológica, não há motivos para sua equipe não conseguir entrar em contato com você quando precisar.

Sempre elogie-os e sempre os aprecie

Se você quer um ótimo time, se você quer pessoas felizes, você tem que elogiá-los e reconhecê-los. Quando você deixa sua equipe saber que você está ciente do quanto eles são e do muito mais que eles podem ser, você estará atraindo lealdade e comprometimento.

Dicas de Como Liderar Uma Equipe de Alta Performance

Uma equipe de alto desempenho é um grupo de pessoas que trabalham juntas por um objetivo comum e são capazes de alcançar resultados extraordinários. Equipes de alta performance são criadas sobre uma base sólida de:

  • Comunicação produtiva;
  • Soluções inovadoras, e;
  • Excelência de resultados.

 

Uma equipe bem integrada e de alto desempenho depende de uma liderança forte. Para que seja bem-sucedida, uma visão clara de para onde a equipe está indo precisa ser estabelecida desde o início, e precisa ser descrita em linguagem simples para que todos possam entender e seguir facilmente.

As equipes simplesmente não acontecem. De fato, as equipes são muito mais do que grupos de pessoas. Elas se tornam verdadeiros organismos individuais quando há objetivos, valores e comportamentos comuns.

E todo líder tem um papel a desempenhar na construção de equipes. Considere os elementos a seguir para construir equipes de alta performance:

Excelência modelo

Seja uma referência para aqueles ao seu redor. Suas ações terão pouca legitimidade se você não tiver coerência entre o seu discurso e suas práticas. Por exemplo, não fale sobre participação, diversidade e decisões conjuntas se você impuser sua autoridade e seu julgamento. Então, seja consistente.

Comportamento gera comportamento. Entenda que nossas atitudes e comportamentos afetam diretamente as atitudes e comportamentos dos outros.

Contato direto

Lembre-se de que você trabalha com pessoas e cada uma delas tem suas necessidades, peculiaridades, talentos e habilidades. Ou seja, um bom líder sabe combinar comunicação individual com comunicação em grupo, escolhendo o melhor canal dependendo do receptor, da mensagem, e do momento.

Nesse sentido, a comunicação é a rota pela qual a informação viaja. Assim, quanto melhor for projetado, mais eficaz será. Desta forma, conversas construtivas podem ser realizadas que permitirão que cada membro da equipe dê o seu melhor em um ambiente próximo e dinâmico.

Uma marca das equipes de alta performance é um alto nível de comunicação aberta, honesta, robusta e transparente. Equipes de alto desempenho aumentam a confiança construindo uma cultura de parceria e valores compartilhados.

Isso começa com uma comunicação aberta e honesta. Quando faltam honestidade e transparência, não pode haver confiança. Sem confiança as equipes não conseguem resolver problemas ou tomar decisões. Sem confiança, os conflitos se tornam uma constante.

Um ambiente de apoio

As equipes de alto desempenho se reúnem regularmente e discutem o progresso, as preocupações e as ideias para melhoria.

Da mesma forma, o líder da equipe é acessível aos seus colaboradores para falarem sobre seus objetivos, desenvolvimento e desempenho. A equipe de alta performance sustenta a união de seus membros, por:

  • Aceitar as diferenças e diversidades;
  • Encorajar os pontos fortes de cada um e;
  • Apoiar seus membros em momentos de desafio pessoal ou profissional.

 

Entenda a especialização

Conheça os pontos fortes e talentos da sua equipe. Motivação e atitude positiva são mais valiosas para as equipes de alto desempenho do que a experiência e habilidades.

Líderes para alto desempenho motivam e treinam os colaboradores menos experientes para atingirem todo seu potencial. Além disso, escutam a todos e criam um senso de pertencer.

Gerencie conflitos

Todos os grupos têm problemas, diferenças, dificuldades e contratempos. A questão é saber intervir a tempo, ouvir atentamente cada uma das partes envolvidas em tal situação e, finalmente, agir com justiça e ponderação.

Liberdade com responsabilidade

Trata-se de dar total liberdade aos colaboradores para definirem sua programação de trabalho. Se cada pessoa se sentir totalmente responsável por suas funções e estiver ciente de que seus parceiros dependem deles, agirão de forma mais sensata, criteriosa e equilibrada.

Contribuição proativa

As pessoas querem se juntar a um grupo ou seguir uma causa que tenha um impacto duradouro ao longo do tempo. Elas precisam sentir que o que estão fazendo não é um desperdício de esforço ou tempo, mas que estão contribuindo para alcançar algo maior.

Sua equipe precisa perceber o valor do que faz. Desta forma, a motivação será dada não por tarefas específicas, mas pelo desejo de alcançar um resultado final.

Celebre o Sucesso

Compartilhe boas notícias. Que todos saibam quando a equipe ou um membro da equipe faz algo excepcional.

E finalmente, encoraje atividades fora do trabalho para que os membros da equipe criem relacionamentos estreitos e construam altos níveis de confiança mútua e amizade.

Não vá embora! Temos muito mais artigos como este.

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?