Como Desenvolver Seu Pensamento Crítico

Como Desenvolver Seu Pensamento Crítico

O pensamento crítico é o processo intelectualmente disciplinado de conceituar, aplicar, analisar, sintetizar e / ou avaliar ativamente e habilmente as informações coletadas ou geradas pela observação, experiência, reflexão, raciocínio ou comunicação, como um guia para a crença e a ação. 

Em resumo, é a sua capacidade de pensar, saber como fazer conexões entre ideias e avaliar criticamente as informações.

Não é sobre os fatos que você conhece, mas sobre sua capacidade de avaliá-los.

O pensamento crítico é apenas o processamento deliberado e sistemático de informações para que você possa tomar melhores decisões e, em geral, entender melhor as coisas.

Ele exige que você aplique diversas ferramentas intelectuais às diversas informações.

Formas de pensar criticamente sobre informações incluem:

  • Conceitualizando
  • Analisando
  • Sintetizando
  • Avaliando

As informações podem vir de fontes como:

  • Observação
  • Experiência
  • Reflexão
  • Raciocínio
  • Comunicação

E tudo isso serve para orientar:

  • Crenças
  • Ação

Você também pode definir o pensamento crítico como sendo o oposto do pensamento comum e cotidiano.

Momento a momento, a maioria dos nossos pensamentos acontece automaticamente. Quando você pensa criticamente, você emprega deliberadamente qualquer uma das ferramentas intelectuais acima para chegar a conclusões mais precisas do que seu cérebro faria automaticamente.

Por que o pensamento crítico é importante?

A maior parte do nosso pensamento cotidiano não é crítica. Se você pensar sobre isso, faz sentido. Se tivéssemos que pensar deliberadamente sobre cada ação como a respiração, por exemplo, não teríamos mais nenhuma energia cognitiva para as coisas importantes. É fundamental que muito do nosso pensamento seja automático.

Podemos, porém, nos deparar com problemas quando deixamos nossos processos mentais automáticos governarem decisões importantes.

Sem um pensamento crítico, é fácil para as pessoas nos manipularem e para vários tipos de situações negativas acontecerem.

Mesmo dia a dia, é fácil ser pego em argumentos inúteis ou dizer coisas estúpidas só porque você não parou e pensou deliberadamente.

Maneiras de pensar mais criticamente

Então, como podemos melhorar o nosso pensamento crítico? Abaixo, você encontrará algumas maneiras de começar.

Faça perguntas básicas

O mundo é complicado. Mas todo problema exige uma solução complicada?

Às vezes, uma explicação se torna tão complexa que a questão original se perde. Para evitar isso, volte sempre às perguntas básicas que você fez quando resolveu o problema.

Aqui estão algumas perguntas básicas que você pode fazer ao abordar qualquer problema:

  • O que você já conhece?
  • Como você sabe disso?
  • O que você está tentando provar, refutar, demonstrar, criticar, etc.?
  • O que você está negligenciando?

Algumas das soluções mais impressionantes para os problemas são surpreendentes não por causa de sua complexidade, mas por causa de sua simplicidade elegante. Procure a solução simples primeiro.

Questione suposições básicas

É muito fácil errar simplesmente por não questionar suas suposições básicas. Alguns dos maiores inovadores da história da humanidade foram aqueles que simplesmente olharam por um momento e se perguntaram se uma das suposições gerais de todos estava errada. 

Você nem precisa ser um aspirante a Einstein para se beneficiar de questionar suas suposições. Essa viagem que você queria fazer? Aquele passatempo que você queria experimentar? Aquele estágio que você queria ter? Aquele emprego que você está cobiçando?

Todas essas coisas podem ser uma realidade se você apenas questionar suas suposições e avaliar criticamente suas crenças sobre o que é prudente, apropriado ou possível.

Esteja ciente de seus processos mentais

O pensamento humano é incrível, mas a velocidade e a automação com as quais isso acontece podem ser uma desvantagem quando estamos tentando pensar criticamente.

Nossos cérebros usam naturalmente heurísticas, isto é, atalhos mentais para explicar o que está acontecendo ao nosso redor.

Isso era benéfico para os humanos quando estávamos caçando animais grandes e combatendo animais selvagens, mas pode ser desastroso quando tentamos decidir em quem votar.

Todos nós temos preconceitos em nosso pensamento. Tornar-se consciente deles é o que possibilita o pensamento crítico.

Tente inverter as coisas

Uma ótima maneira de se libertar de um problema difícil é tentar inverter as coisas. Pode parecer óbvio que X causa Y, mas e se Y causou X?

O problema da “galinha e do ovo” é um exemplo clássico disso. No começo, parece óbvio que a galinha tinha que vir primeiro.

O a galinha põe o ovo, afinal. Mas então você logo percebe que a galinha tinha que vir de algum lugar, e como as galinhas vêm dos ovos, o ovo deve ter vindo primeiro. Se você já pensou de forma parecida, utilizou seu pensamento crítico.

Mesmo que o inverso não seja verdadeiro, considerar isso pode colocá-lo no caminho para encontrar uma solução.

Avalie a evidência existente

Quando você está tentando resolver um problema, é sempre útil analisar uma solução já existente. Não há motivo para começar a resolver um problema do zero quando alguém já preparou o terreno.

É importante, no entanto, avaliar criticamente essas informações, ou você pode chegar facilmente à conclusão errada. Faça as seguintes perguntas de qualquer evidência que você encontrar:

  • Quem reuniu essa evidência?
  • Como eles a reuniram?
  • Por quê?

Tomemos, por exemplo, um estudo mostrando os benefícios para a saúde de um determinado produto. No papel, o estudo parece bastante convincente. Isto é, até você descobrir que uma empresa fabricante do produto financiou a pesquisa.

Você não pode supor automaticamente que isso invalida os resultados do estudo, mas você certamente deve questionar os  resultados quando um conflito de interesses é tão aparente.

Lembre-se de pensar por si mesmo

Não fique tão atolado em pesquisa e leitura que você se esqueça de pensar por si mesmo. Seu próprio raciocínio sempre será sua ferramenta mais poderosa.

Ninguém pensa criticamente 100% do tempo

O pensamento crítico de qualquer tipo nunca é universal em nenhum indivíduo. Todos estamos sujeitos a episódios de pensamento indisciplinado ou irracional.

Você não pode pensar criticamente o tempo todo, e tudo bem. O pensamento crítico é uma ferramenta que você deve implantar quando precisa tomar decisões importantes ou resolver problemas difíceis, mas não precisa pensar criticamente sobre tudo.

E mesmo em assuntos importantes, você experimentará lapsos em seu raciocínio. O que importa é que você reconheça esses lapsos e tente evitá-los no futuro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Assine nosso Blog

Recebe na hora as atualizações

Não vá embora! Temos muito mais artigos como este.

Relacionamento Interpessoal

Melhore Seu Relacionamento Com Os Colegas De Equipe

Melhore Seu Relacionamento Com Os Colegas De Equipe Os seres humanos são naturalmente criaturas sociais. Nós ansiamos por amizade e interações positivas. Então, faz sentido

Desenvolvimento

Como Desenvolver Seu Pensamento Crítico

Como Desenvolver Seu Pensamento Crítico O pensamento crítico é o processo intelectualmente disciplinado de conceituar, aplicar, analisar, sintetizar e / ou avaliar ativamente e habilmente

O que podemos fazer para melhorar sua gestão?

Deixe seu contato abaixo que logo entraremos em contato.

WhatsApp Fale conosco

Qual Solução você gostaria?