Quais são as características essenciais de um líder?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

O líder é essencial em uma empresa, pois ele tem o papel de conduzir as pessoas a seu encargo a um objetivo comum, ajudando todos a evoluir de alguma forma durante o processo.

Se você deseja ser um líder ou busca um líder para ocupar um cargo em sua empresa saiba que é importante conhecer as características de um líder e como elas podem influenciar positivamente os resultados de seu negócio.

Neste artigo você vai conferir as principais características que um líder deve ter e sua importância.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Ser ousado

Uma das características de um líder é a ousadia, ter o desejo de avançar cada vez mais e buscar novas conquistas. Essa postura ajuda a empresa a se desenvolver e a ficar um passo à frente dos concorrentes.

No entanto é importante que o líder esteja disposto a lidar com seus erros, vendo-os como aprendizado e assim continuar avançando.

Agir como instrutor

O líder também deve agir como instrutor, ajudando seus colaboradores a se desenvolverem e se tornarem profissionais melhores.

Ele não tem medo que possa ser substituído por um de seus subordinados, mas entende que o seu sucesso está diretamente ligado à evolução dos mesmos.

Por isso é bom que o líder sempre esteja atualizado e faça cursos e incentive seus colaboradores a seguirem seu exemplo.

Saber lidar com diferentes pessoas

Em um grupo é normal haver pessoas com personalidades diferentes e formas diferentes de agir, por isso um bom líder deve saber lidar com a diversidade, para que dessa forma possa orientar e compreender melhor cada membro da equipe.

Dar bom exemplo

Um bom líder também deve saber dar um bom exemplo aos funcionários, devendo ser o primeiro a chegar e o último a sair, trabalhar com vontade e animação e estar disposto a ouvir seus subordinados.

Além disso, ele deve ser honesto e passar esse sentimento aos funcionários, inspirando-os a seguir seu exemplo, assim influenciando de forma positiva o ambiente de trabalho.

Saber dar e receber feedbacks

Os feedbacks são muito importantes em uma equipe, pois eles ajudam as pessoas a saberem onde estão acertando e no que estão errando e assim poderem se desenvolver melhor profissionalmente.

Um bom líder deve saber dar o feedback, mesmo que ele seja negativo, mas sem causar nenhum mal estar ou constrangimento, apenas tendo como objetivo ajudar seu subordinado a melhorar.

Por outro lado ele também deve saber receber bem os feedbacks dos funcionários, pois diferentes pontos de vista podem ajudar a melhorar o trabalho e assim afetar positivamente os resultados.

Ser sociável

O líder também deve ser sociável e saber se relacionar bem com as pessoas, dessa forma poderá manter seus subordinados motivados e direcionados em suas tarefas.

Saber controlar suas emoções

É importante que o líder saiba controlar suas emoções e assim consiga lidar com situações difíceis, como uma crise interna ou algo pessoal, dessa forma saberá a melhor maneira de enfrentar a situação.

Ser positivo

É importante que o líder seja positivo e assim tenha atitudes otimistas, isso ajudará a melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o mais leve e produtivo.

Além disso, é bom que o líder seja bem humorado, isso vai ajudar a motivar os colaboradores a se sentirem mais animados para trabalhar, proporcionando um clima melhor.

Ter um objetivo claro

Um bom líder deve ter um objetivo claro, dessa forma suas ações tem sentido e ele consegue inspirar a equipe na busca por bons resultados.

Estar sempre atualizado

É importante que o líder esteja sempre atualizado, principalmente se tratando de novas tecnologias. Dessa forma saberá quais delas podem beneficiar a empresa e como usá-las de forma correta para melhorar o desempenho no trabalho.

Ser acessível

Outra característica que deve ser levada em conta é que o líder precisa ser acessível, estando sempre disponível aos funcionários.

Por isso é importante responder e-mails, Whatsapp, entre outros tipos de comunicação para poder ajudar o funcionário e assim contribuir para o bom desempenho da equipe.

Saber reconhecer os limites de cada um

Um bom líder também sabe reconhecer os limites de cada membro de sua equipe, além de respeitar os limites pessoais de cada um, não invadindo sua privacidade.

Saber reconhecer o desempenho

Outra característica de um bom líder é saber reconhecer o bom desempenho dos funcionários, dessa forma cada membro da equipe se sentirá reconhecido e ficará mais motivado a trabalhar cada vez melhor.

Saber tomar decisões

É essencial que um líder saiba tomar decisões, principalmente em situações difíceis. Assim ele poderá optar pela escolha mais acertada e poderá ajudar a equipe a cumprir o objetivo, enfrentando novos desafios.

Estimular o trabalho em equipe

Apesar de ser o líder quem toma a decisão final ele deve sempre estimular o trabalho em equipe, conversando e desenvolvendo as melhores soluções.

Pois o líder não faz as coisas sozinho, é necessário ter a equipe para lhe ajudar não apenas a executar o trabalho, mas encontrar as melhores respostas.

Por isso ele deve pedir ajuda quando precisar, isso não é demonstração de fraqueza, mas sim de que tanto o líder quanto seus subordinados têm um papel importante a exercer na empresa e que um precisa do outro.

Assumir suas responsabilidades

É importante que o líder assuma sua responsabilidade, que é tirar os obstáculos que a equipe pode encontrar pela frente. Dessa forma pode abrir novos caminhos, permitindo que seus subordinados tenham melhor desempenho no trabalho.

Por isso cabe ao líder oferecer suporte aos funcionários, dando as ferramentas necessárias para que possam realizar o trabalho com eficácia. Além disso, o líder também deve dar suporte emocional e ajudar a equipe a gerenciar conflitos e ansiedades, ajudando seus subordinados a manter o foco.

Delegar tarefas

O líder, por mais eficiente que seja deve saber delegar tarefas, pois algumas pessoas tem receio de que outros não realizem as tarefas de forma bem feita.

Mas um bom líder não deve fazer tudo sozinho, ele deve confiar no trabalho dos outros e caso algo não saia como esperado, ele deve mostrar ao funcionário o que precisa mudar e melhorar.

Dessa forma não só ajudará a equipe a ter um melhor desempenho, mas também proporcionará mais agilidade nas tarefas e bons resultados para a empresa.

Ser claro quanto às expectativas

É importante que o líder seja claro quanto ao que espera de seus subordinados, falando da importância que seu trabalho tem na empresa.

Desafiar a equipe

O líder também deve desafiar a equipe, dessa forma aumentará o interesse deles e os motivará a ter um melhor desempenho no trabalho. Isso ajudará a desenvolver seu potencial e promoverá o crescimento da empresa.

Motivar a equipe

Um bom líder deve saber motivar a equipe para que possam fazer um trabalho cada vez melhor e assim tragam benefícios para a empresa.

É possível fazer isso através de benefícios como bons salários, bom ambiente de trabalho, bônus ou premiação.

Além disso, o líder também deve saber tocar nas emoções das pessoas, fazendo-as se sentirem orgulhosas e vitoriosas por conquistas através de um discurso inspirador, por exemplo.

Ou quando merecerem dar um feedback positivo, assim os funcionários vão ter mais segurança para executar o trabalho e poderão se desenvolver cada vez mais.

Gerar resultados

O líder também precisa gerar resultados, pois não adianta nada motivar os subordinados se não consegue chegar ao objetivo final. Pois isso significará que não consegue exercer bem seu papel.

Por isso cabe ao líder se empenhar para ter sucesso no cumprimento do objetivo, isso ajudará a equipe a se sentir vitoriosa e aumentará seu desempenho.

Ser compassivo

Outra característica de um bom líder é a compaixão, pois através dela é possível se colocar no lugar do outro e realizar uma ação para melhorar a situação de quem está passando por algum problema ou dificuldade.

Dessa forma, o líder poderá tornar o ambiente de trabalho mais agradável e terá o respeito e consideração de seus colaboradores.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Ganhar o respeito da equipe

Os verdadeiros líderes são respeitados pela equipe, pois sabem ganhar seu respeito. Eles o fazem tratando as pessoas com respeito, da forma que merecem, através de um salário justo, qualidade de vida e reconhecendo o desempenho no trabalho de cada um.

Dessa forma constrói uma boa relação com seus subordinados e ganham seu respeito e confiança, evitando que eles desejem deixar a empresa.

Assumir a culpa e dar crédito

Um bom líder não se importa em assumir a culpa ou dar créditos a alguém. Pois caso a equipe cometa algum erro, mesmo que não esteja ligado diretamente a ele, assumindo a culpa o líder não desmotiva a equipe e sim o contrário, os motiva a melhorar.

E dando o crédito a equipe, mesmo que tenha feito a maior parte do trabalho, seus subordinados ficam engajados e continuarão desempenhando um bom trabalho.

Saber lidar de igual para igual

Outra boa característica do líder é que ele não trata os funcionários como se fossem inferiores, mas de igual para igual. Pois ele sabe que todos têm algo para oferecer e por isso merecem ser tratados da mesma maneira.

Isso ajuda a tornar a equipe mais próxima e assim ter mais confiança para se comunicar com o líder.

Como você viu neste artigo existem várias características que definem um bom líder, se o seu objetivo é se tornar um é importante que você analise cada uma delas e comece a trabalhá-las em si mesmo.

Pois nem sempre o líder nasce com o dom da liderança, sendo possível desenvolvê-lo através de estratégias e atitudes.

E se você busca por um colaborador com essas características, saiba identificá-las durante uma entrevista de emprego, isso vai te ajudar a escolher o melhor candidato para o cargo, que será essencial para melhorar o desempenho de sua empresa.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?