Características da Geração Z: Atrair e Reter esses Talentos

A geração Z é o mais novo público que acabou de entrar no mercado de trabalho. É importante conhecer as características da geração Z, pois assim você como gestor saberá como lidar com ela e reter talentos.

Essa geração é antenada e super conectada à internet, eles não são ligados a status social e dinheiro, desejando apenas trabalhar por prazer e crescer em suas carreiras.

Também são pessoas criativas e que estão sempre em busca de inovações, o que pode trazer bons resultados para sua empresa.

Neste post você vai entender o que é a geração Z, suas características e como sua empresa poderá atrair e reter os talentos dessa geração.

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O que é geração Z?

É a forma sociológica de definir pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. Como é a geração mais nova no mercado de trabalho, estão sendo feitos vários estudos sobre seu comportamento no trabalho.

Uma característica importante dessa geração é que ela antecipa e simplifica as coisas, o que é muito bom para as empresas, uma vez que as tarefas se tornam mais eficientes, assim aumentando a produtividade.

Além disso, como nasceu em meio à evolução tecnológica, a geração Z tem muita facilidade com tecnologias, sabendo utilizar naturalmente aplicativos e softwares.

Dessa forma se tornam pessoas valiosas no meio corporativo, uma vez que atualmente as empresas estão investindo na implementação de várias tecnologias no ambiente de trabalho.

No entanto, ao mesmo tempo em que essa geração traz vantagens, também apresenta impaciência e não gosta de seguir regras, tendo o hábito de questionar.

Quais as características da geração Z?

Como você viu, a geração Z tem características que a diferenciam bastante de outras gerações.

Você pode conhecê-las para que seja capaz de alcançar os jovens que pertencem a essa geração e assim proporcionar a eles um bom ambiente de trabalho para que possam dar mais resultados.

Vamos conhecer seis características que foram determinadas pela Mckinsey Company para você analisar:

1 – Pragmática

Essa geração é prática e realista, tendo como objetivo atender suas necessidades financeiras e se desenvolver.

Pensa de forma lógica, sendo autodidata e responsável, mas sem se esquecer de sua parte emocional.

Ela tenta viver de maneira mais pragmática, principalmente após a crise de 2008.

2 – Indefinida

A geração Z também não se importa em se definir, quebrando os estereótipos e não dando atenção para determinação de idade, classe ou gênero.

Ela valoriza a identidade espontânea, aceitando as diferenças e sendo individualista.

3 – Comunicativa

Ela também é comunicativa, sendo capaz de dialogar, entender e agregar. É capaz de compreender as diferenças e respeitar as pessoas.

Por meio do diálogo é que se consegue conciliar as informações. As pessoas dessa geração também costumam ser compassivas, empáticas e ativistas.

4 – Selfies reais

Essa geração está bem acostumada a utilizar a internet e a expor sua vida nas redes sociais, se mostrando autêntica e espontânea, sem medo de mostrar seus defeitos e intimidades.

5 – Comuna holics

Outra característica da geração Z é ser inclusiva, tendo a capacidade de mobilizar diferentes grupos.

Por isso faz parte de várias comunidades diferentes, não dando importância à sua ideologia e corrente de pensamento.

6 – Meme Thinkers

Como você já deve ter notado, a comunicação nas redes popularizou o uso de memes e emojis.

É por meio deles que a geração Z realiza críticas com humor, sendo uma linguagem amplamente utilizada.

Característica da geração Z no mercado de trabalho

As características que citamos anteriormente mostram como é a linha de pensamento e vida social da geração Z. Mas agora iremos mostrar como ela se comporta no mercado de trabalho, o que pode te ajudar a alcançá-la.

Digital

Como nasceram e cresceram em meio à tecnologia, os centennials (geração Z) não conseguem viver sem celular e internet.

Por isso são capazes de se adaptar facilmente a diferentes aplicativos e softwares.

Apesar disso, essa geração também valoriza o contato presencial no ambiente de trabalho, tendo o desejo de ter em sua equipe pessoas inovadoras.

Por isso é importante essas pessoas terem o apoio dos líderes e diálogos construtivos que possam cultivar boas relações no ambiente de trabalho.

Proativa

Essa geração também atua de maneira proativa, pois não espera receber ordens para agir, oferecendo-se para participar dos processos.

Além disso, como é ágil quando termina uma tarefa logo parte para outra, assim apresentando mais independência.

Por isso delegar tarefas em que essa geração possa ter total autonomia é essencial para motivá-la no ambiente de trabalho.

Criativa

No ambiente de trabalho a geração Z também se mostra criativa, sendo capaz de pensar de maneira diferente das outras gerações.

Como os jovens dessa geração não gostam de regras, ficam constantemente pensando em formas de simplificar as tarefas e ir direto ao ponto, ao que é importante para a organização.

Empreendedora

Essa geração também tem o sonho de ter seu próprio negócio, estando ciente sobre os desafios de criar uma empresa.

As pessoas que pertencem a essa geração são capazes de se encaixar nas empresas, no entanto valorizam a independência e sucesso financeiro.

Elas também apreciam o trabalho home office, pois assim podem ter mais flexibilidade e liberdade para trabalhar onde quiserem.

Desprendida

A geração Z também é desprendida, não se preocupando em fazer carreira em uma empresa, pois é individualista e deseja se desenvolver profissionalmente ao mesmo tempo em que valoriza seu estilo de vida.

Multitarefas

Ela também é capaz de realizar várias atividades ao mesmo tempo, o que a torna mais produtiva.

Essa característica é ótima para trabalhos em que é necessário ficar atento a vários detalhes ao mesmo tempo.

Como atrair e reter os talentos da geração Z na sua empresa?

Para atrair e reter talentos dessa geração em sua empresa é preciso que você implemente algumas ações dentro dela para que se torne mais atraente e satisfatória aos colaboradores da geração Z.

Conheça essas ações e entenda por que devem fazer parte da rotina da sua empresa.

Estabelecer ética

Para a geração Z a ética é muito importante nas empresas. Por isso o marketing deve ser verdadeiro, assim as organizações devem ser transparentes e saber apresentar produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes.

Além disso, no trabalho as empresas também deverão apresentar transparência, atuando com verdade e singularidade, garantindo a elas um espaço no mercado.

Proporcionar flexibilidade

A geração Z não gosta de horários rígidos e que tudo seja estabelecido por meio de regras, ela valoriza a flexibilidade para sair da monotonia.

Por isso é importante proporcionar horários flexíveis e dar autonomia para que as pessoas dessa geração possam estabelecer sua própria rotina.

Oferecer boa remuneração

Ainda que a geração Z não tenha como prioridade a remuneração são ambiciosos e gostam de trabalhos em que recebam um salário justo e que tenha possibilidade de crescimento.

Por isso é interessante que sua empresa faça uma pesquisa de cargos e salários e ofereça um plano de carreira, o que pode ser muito atrativo para as pessoas que pertencem a essa geração.

Dar feedback

Apesar de gostar de autonomia, a geração Z valoriza o feedback dos líderes, pois ainda é insegura por estar entrando no mercado de trabalho.
Por isso que você deve proporcionar o feedback, para que possa ser direcionada e aprenda com suas falhas.

Fortalecer a cultura organizacional

A geração Z dá importância à identificação com a cultura da empresa, sendo essa a principal razão de se manter trabalhando nela.

Por isso você deve compartilhar os valores da organização, formando um ambiente justo, sem desigualdade e que valorize a interação entre os colaboradores e respeite as diferenças.

Definir planos estruturados

Para que sinta que está se desenvolvendo profissionalmente para os centennials é importante ver planos e resultados.

Por isso os líderes devem orientá-los ao longo dos processos e determinar um objetivo final para que assim se sintam estimulados.

Além disso, a empresa também deve se empenhar em mudar a metodologia de ensino das equipes para que incentive a criatividade dessa geração, o que também ajudará a atrair e reter talentos.

Determinar metas

Também é interessante que a empresa crie metas, dividindo o objetivo principal em desafios menores para manter a motivação da geração Z que é impaciente e quer ver resultados rápidos.

Dessa forma poderá ver resultados menores durante o trajeto, assim engajando-a ainda mais com o trabalho.

Valorizar os funcionários

Outra ação essencial é valorizar os funcionários, pois a geração Z realmente quer ser reconhecida por seu trabalho.

Por isso, o ideal é oferecer apoio a ela, auxiliando em seu desenvolvimento profissional e ajudando-a a se sentir parte da equipe, mostrando como seu trabalho na empresa é importante.

Isso pode ser feito por meio de bolsas de estudo, horários especiais para quem estuda, treinamentos, workshops e palestras.

Engajar em causas

Pelo fato da geração Z ter crescido vendo vários problemas no mundo, seja na economia, política ou meio ambiente está comprometida a prestar ajuda, já que se preocupa com o futuro.

Por isso a empresa deve realizar ou valorizar projetos relacionados a causas sociais e motivar as pessoas que pertencem a essa geração a participar.

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Geração Z: Atraia esses talentos

Neste post você viu que geração Z compreende os jovens que nasceram da metade para o final dos anos 90 e a primeira década dos anos 2000.

São pessoas antenadas, que se encontram constantemente de olho no futuro e que estão iniciando sua jornada no mercado de trabalho.

Para entendê-las melhor é importante conhecer suas características, como:

  • pragmática;
  • indefinida;
  • comunicativa;
  • selfies reais
  • comuna holic;
  • meme thinkers.

 

Dessa forma é possível realizar ações para atrair e reter esses talentos que são o futuro do mercado de trabalho e que se forem valorizados poderão trazer bons resultados para sua empresa.

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