Conheça 4 formas de calcular turnover para aplicar na sua empresa

Saber calcular turnover é o primeiro passo para reduzí-lo. A taxa de turnover é um fator preocupante em muitas empresas, pois ela expressa a rotatividade de pessoal, ou seja, a relação entre funcionários contratados e despedidos.

Pois dependendo do ramo de atuação da empresa quando a taxa de turnover é alta indica que pode haver graves problemas em sua cultura organizacional. Por isso é importante investigar as causas e tomar medidas para contornar a situação.

Vamos mostrar quatro tipos de cálculo de turnover para você aplicar na sua empresa, como identificar e diminuir o aumento da rotatividade.

Mas antes de aprender a calcular turnover, vamos entender:

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Por que é importante calcular a taxa de turnover?

Porque por meio desse cálculo é possível descobrir como está a rotatividade em sua empresa. Uma alta taxa de turnover pode significar um grande prejuízo, uma vez que há vários gastos envolvendo tanto as demissões como contratações.

As demissões compreendem o pagamento de benefícios, bônus, 13º salário, férias, multas, exames, entrevistas de desligamento e pensão ou benefícios no caso de funcionários que se aposentam.

As contratações também envolvem custos como anúncios e divulgação de vagas, despesas com o RH, processo seletivo, treinamento dos novos funcionários e diminuição da produtividade até que eles se adaptem à empresa e à nova função.

A partir do cálculo de turnover você pode tomar medidas para identificar as causas e se planejar para diminuir a rotatividade na sua empresa.

Qual o índice de turnover ideal?

O índice de rotatividade ideal é relativo e depende do ramo em que sua empresa atua. Por exemplo, se você tem uma sapataria, caso sua taxa de turnover seja alta, não é tão preocupante, pois não é necessário realizar um treinamento complicado e custoso, caso tenha que contratar novos funcionários.

Além disso, como o salário é baixo é normal haver uma rotatividade maior. No entanto, se você tiver uma empresa de contabilidade e a taxa de turnover for alta é mais preocupante, pois é necessário que seus funcionários tenham um conhecimento técnico maior, além dos salários serem mais altos.

Por isso é importante que você pesquise qual o índice de rotatividade ideal para seu ramo de atuação. Entretanto, você deve ter em mente que não importa qual seu setor, se a taxa de rotatividade estiver muito elevada pode indicar algum problema interno, por isso é necessário se atentar.

Quais os tipos de cálculo de turnover?

Confira a seguir os quatro tipos de cálculo mais usados e que podem ajudá-lo a descobrir a taxa de turnover do seu negócio.

1 – Cálculo de turnover geral

Para saber em geral qual a relação de funcionários demitidos, admitidos e total de colaboradores você deve fazer o seguinte cálculo: some o número de admissões e demissões, divida por dois e em seguida divida o resultado pelo seu total de funcionários.

Por exemplo, se em um ano você admitiu 50 funcionários, demitiu 30 e tem um total de 200 funcionários em sua companhia a conta fica: 50+30/2/200. O resultado é 0,2 que multiplicando por 100 dá 20%, esse o índice de turnover de sua empresa.

Por meio dessa fórmula você é capaz de saber como está a rotatividade de sua empresa, mas ainda desconhece a taxa de funcionários demitidos e assim ainda não consegue identificar se há um problema quanto a isso ou não.

2 – Cálculo de turnover de demitidos

Por outro lado, com esse cálculo você é capaz de saber se está conseguindo reter talentos. Dessa forma é possível medir a eficiência de retenção.

A fórmula é bem simples e se baseia na divisão do número de funcionários demitidos pelo total de colaboradores da empresa. Vamos utilizar os mesmos números do exemplo anterior, a conta ficaria assim 30/200. O resultado seria 0,15, que multiplicando por 100 daria 15%.

3 – Cálculo de turnover de demitidos passivos e demitidos ativos

Se você quer ser ainda mais específico, pode calcular a relação de demitidos passivos e demitidos ativos. Os passivos são os funcionários que foram demitidos enquanto que os ativos são aqueles que pediram demissão.

Para fazer o cálculo dos passivos você deve dividir o número de funcionários demitidos pelo total de colaboradores da empresa.

Assim sendo se o número de passivos for 20 e o número total de funcionários for 200 a conta ficaria 20/200. O resultado seria 0,1 que multiplicado por 100 é 10%.

Caso sua empresa esteja com o número de demissões elevado pode mostrar que está havendo problemas com admissões, isto é, sua companhia pode estar contratando profissionais inadequados ao seu clima organizacional.

Se o número de demitidos ativos na sua empresa for 10 e o total de funcionários é de 200 a conta ficaria 10/200, o que daria 0,05 que multiplicando por 100 seria 5%.

Já o alto índice de pedidos de demissão pode indicar um problema na empresa de reter talentos, por isso deve ser avaliado o clima organizacional e verificado se esses funcionários tiveram problemas no relacionamento com chefes e colegas ou com as condições de trabalho.

4 – Cálculo de turnover por período

Você também pode calcular a taxa de rotatividade por período para verificar como está a situação de sua empresa e analisar as mudanças que ocorreram de um período para o outro.

Por exemplo, você pode fazer o cálculo de turnover dos demitidos uma vez a cada seis meses, ou mesmo anualmente.

O recomendado é que empresas de pequeno e médio porte façam a avaliação a cada ano, enquanto que companhias de grande porte façam uma vez a cada seis meses. Dessa forma é possível ter uma noção de como o turnover está evoluindo no seu negócio.

Como identificar as causas do aumento de turnover?

O turnover pode ser causado por diferentes motivos podendo ser tanto internos quanto externos. Os motivos internos estão relacionados ao que acontece dentro da empresa e a mesma pode ou não intervir, eles envolvem:

  • salário insatisfatório;
  • péssimas condições de trabalho;
  • desvalorização de talentos;
  • mau relacionamento com gestores;
  • baixo rendimento;
  • problemas pessoais;
  • doenças;
  • mortes.

 

Quanto aos motivos externos se referem a fatores que acontecem fora da empresa e que muitas vezes independem de sua vontade, podem compreender:

  • problemas no mercado de trabalho;
  • crises econômicas ou políticas;
  • oferta e demanda de profissionais;
  • oportunidades do mercado.

 

Para reconhecer as causas sua empresa deve tomar algumas medidas, como fornecer e receber retornos sobre o trabalho dos funcionários, realizar entrevistas com os colaboradores demitidos para saber as razões que levaram às demissões seja de forma passiva ou ativa e investigar o absenteísmo na sua empresa, ou seja, a taxa de funcionários que estão faltando ao trabalho.

Pois quando há muitos funcionários faltando, isso significa que estão insatisfeitos, por isso é necessário realizar o controle da jornada, que é uma ferramenta que ajuda a identificar esses problemas.

Como reduzir a taxa de turnover?

Para diminuir o índice de rotatividade em sua companhia é necessário tomar algumas medidas. Vamos conhecê-las.

Melhore seu processo de recrutamento e seleção

O primeiro passo começa na contratação de funcionários, por isso para contratar pessoas mais adequadas à sua empresa você deve realizar um processo seletivo minucioso, onde deverá avaliar os candidatos com a intenção de selecionar os mais apropriados para trabalharem na sua organização.

Elabore um plano de carreira

O desejo de bons profissionais é crescerem na empresa que trabalham, por isso é importante que sua empresa elabore um plano de carreira para dar a oportunidade de seus funcionários se desenvolverem profissionalmente. Dessa forma se sentirão mais satisfeitos.

Ofereça benefícios

Muitos funcionários se sentem felizes trabalhando na empresa pensando nos benefícios que ela oferece, por isso você deve ir além do mercado e encontrar formas de agradar seus colaboradores, como realizar sorteios de ingressos para atividades culturais, promover horários flexíveis, dar um bônus para as pessoas que cumprem metas de vendas e proporcionar o trabalho home office.

Forneça feedbacks

É importante que seus funcionários recebam feedbacks para saber como anda seu trabalho, onde está acertando e errando, sendo uma ótima forma de reconhecer seu desempenho. Assim o profissional se sentirá mais valorizado e também poderá melhorar sua performance.

Realize o controle da jornada de trabalho

Existem ferramentas que ajudam a acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários, registrando as horas extras, faltas, atrasos e desligamentos.
Tudo pode ser feito por meio de um dispositivo como computador, tablet ou mesmo celular.

Dessa forma você terá um maior controle do que está acontecendo na sua empresa e poderá tomar medidas para solucionar os possíveis problemas.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Calcular turnover é fácil!

Como vimos calcular turnover não é difícil, os quatro cálculos que mostramos permitem que você saiba como anda a rotatividade de pessoal na sua empresa.

Esses cálculos são importantes, pois mostram como está a situação de sua empresa, sendo um alerta caso a taxa de turnover esteja muito alta. Entre os cálculos mostrados vimos:

  • cálculo de turnover geral;
  • cálculo de turnover de demitidos
  • cálculo de turnover de demitidos passivos e ativos;
  • cálculo de turnover por período.

 

Caso os números sejam alarmantes é necessário saber por que isso está acontecendo, por isso você deve realizar entrevistas de desligamento, dar e receber feedbacks de funcionários e saber qual a taxa de absenteísmo.

Assim você pode tomar medidas como: melhorar o processo de recrutamento e seleção, elaborar um plano de carreira, oferecer benefícios, fornecer feedback e controlar a jornada de trabalho.

Dessa forma é possível otimizar o clima organizacional da sua companhia e consequentemente diminuir a taxa de turnover.

Quer aprender mais dicas como está de calcular turnover? Acompanhe nossas redes sociais.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.