O que fazer depois da Avaliação de Desempenho?

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Há muitos materiais provenientes de diversos estudos na área de Recursos Humanos que dizem como uma empresa deve se preparar para uma Avaliação de Desempenho, como realizar avaliação de desempenho ou como participar de uma avaliação de desempenho.

Com uma perspectiva diferenciada, este artigo vai lhe dizer o que fazer depois de uma Avaliação de Desempenho e que é tão importante quanto o processo de avaliação.

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Tenha uma conversa honesta

Depois que acabar a avaliação, você não pode simplesmente encerrar o ciclo, pois é necessário conversar sobre os resultados da avaliação.

Especialmente se a sua empresa tiver optado por uma avaliação feita pelos gestores e uma autoavaliação, feita pelos próprios empregados, já que os profissionais podem se ver de uma forma diferente de como você visualiza o trabalho deles.

Se prepare para ter uma conversa honesta sobre desempenho e ações futuras na reunião de feedback.

Ajuste os objetivos

Você precisa definir metas a cada avaliação realizada. Use as metas do último trimestre como uma base para definir as metas para o novo trimestre, por exemplo.

Também leve em conta se o colaborador conseguiu cumprir as suas metas anteriores, ou se está perto de cumprir ou se foi incapaz.

Definir boas metas e objetivos para os colaboradores também é um aspecto importante de Avaliações de Desempenho.

Analise as funções e responsabilidades

Os empregados não podem continuar fazendo o mesmo trabalho ao longo de toda a sua trajetória na empresa.

A medida que suas carreiras avançam, as responsabilidades também devem mudar. Este é o grande objetivo da Avaliação de Desempenho: analisar se os colaboradores estão crescendo na empresa e prontos para assumirem outras responsabilidades.

Assim, depois de cada avaliação de desempenho, você deve avaliar quais os colaboradores estão prontos para assumirem novas funções ou fazer parte de outros projetos.

Demitir quando necessário

Esta é uma das partes mais difíceis do processo de Avaliação de Desempenho. Não é fácil de informar para um colaborador que ele não se encaixa com os objetivos e expectativas da empresa. Mas, como gestor, você deve tomar as decisões mais favoráveis para a empresa e precisa fazer isso, se há na equipe colaboradores com desempenho e/ou comportamento aquém do desejado.

Também não é justo com os demais membros da equipe manter colaboradores que não produzem e não rendem como o esperado para a empresa.

Obviamente, o resultado da avaliação de desempenho não deve ser a única referência para decidir sobre uma demissão. Como gestor sua responsabilidade pelos colaboradores começa desde o processo seletivo, integração, acompanhamento e desenvolvimento de pessoas, passando pela prática do feedback constante. Só demita se tiver feito a sua parte.

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