Quando aplicar a Avaliação de Desempenho na sua organização?

A maioria das organizações realizam a Avaliação de Desempenho anualmente. Entretanto, o crescente desencanto dos profissionais com as revisões anuais, fizeram com que algumas organizações passassem a explorar outras vias para ponderar a performance dos colaboradores.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Mas é aí que reside o problema que  origina o questionamento:

Se um gestor quiser realizar revisões de desempenho frequentes, há um momento certo para realizá-las?

E se há um momento certo, quando é exatamente o momento certo?

Os gestores devem ter em mente que a Avaliação de Desempenho não é bem-sucedida porque é realizada durante o tempo certo. O seu sucesso depende também de da forma como todo o processo de revisão é manuseado e valor dado ao mesmo pelos empregados e gestores.

A premissa de que há uma hora certa para a Avaliação de Desempenho é um mito, pois não há hora certa.

O momento para a organização do processo depende dos gestores e do setor Recursos Humanos da empresa, que devem ter a sensibilidade e a qualificação adequada para identificar se aquele é um bom momento para se realizar a avaliação de desempenho.

E isso varia de empresa para empresa. Por exemplo, se você tem várias sessões informais de feedback de desempenho, então você não precisa de um processo de Avaliação de Desempenho frequente. Podendo assim optar pelo processo uma vez por ano.

Por outro lado, se você enxerga as Avaliações de Desempenho como sendo estritamente necessária para o processo de feedback formal para seus colaboradores, provavelmente é mais prudente para a sua organização  ter avaliações de desempenho com mais frequência.

Portanto, a ideia que queremos passar com este artigo é que  não há tempo certo para as Avaliações de Desempenho, já que você, como gestor, precisa decidir quando o processo de avaliação deve ser aplicado com base no que a organização e seus colaboradores precisam.

Acha que está na hora de aplicar a Avaliação De Desempenho em sua empresa?

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.