Âncoras de Carreira: Como Saber Quais São as Suas?

Âncoras de carreira são a combinação de motivos, competências e valores que representam suas motivações profissionais. São elas que definem como você é em sua vida profissional, tanto em sua atuação como na empresa que trabalha.

Existem oito tipos de âncora de carreira, conhecer qual é a sua vai ajudar você saber qual rumo tomar em sua carreira e assim ter mais motivação em seu trabalho.

Ao mesmo tempo em que entender o que são as âncoras de carreira e como descobri-las em futuros colaboradores é importante para que a empresa possa contratar apenas pessoas que estejam alinhadas com sua cultura organizacional, o que trará melhores resultados.

Neste post você vai compreender melhor o que são as âncoras de carreira, conhecer cada uma delas e saber como descobrir qual é a sua.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que são âncoras de carreira?

O termo âncoras de carreira foi criado por Edgar Schein, que é especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor de gestão da Sloan School Of Management-MIT.

Esse termo é na verdade as motivações dos profissionais. Segundo Schein a relação de trabalho deve ser mútua entre a empresa e o colaborador, pois suas necessidades devem ser atendidas de maneira igual.

Isso permite que haja mais produtividade e o desenvolvimento de competências dos funcionários, o que ajudará a expandir a empresa e destacá-la entre os concorrentes.

Por que é importante saber sua âncora de carreira?

Porque ao conhecer suas motivações você será capaz de escolher um trabalho e empresa que estejam alinhados a elas e assim ter um melhor aproveitamento de suas habilidades e ser capaz de trabalhar de maneira satisfatória.

Ao mesmo tempo em que as empresas conhecem as motivações profissionais de seus colaboradores poderão entender como é a relação de trabalho de cada um com a organização.

Assim você poderá alinhar a âncora de carreira de seus funcionários com o que oferece. Por exemplo, se um profissional busca atuar em um cargo de especialização ofereça cursos de qualificação e ajude-o a ser colocado em uma posição que seja mais adequada às suas habilidades.

Caso contrário você não conseguirá alcançar os resultados que deseja com o desempenho desse profissional.

Tipos de âncoras de carreira

Existem oito tipos de âncora de carreira, cada uma delas corresponde a uma motivação profissional. É importante conhecê-las, assim você poderá analisar qual a mais adequada para você.

Vamos conferir:

Competência técnica e funcional

Pertencem a esse primeiro tipo pessoas que estão comprometidas com uma carreira de especialização.

Elas se preocupam em trabalhar sua capacidade pessoal na área em que são especialistas. Por isso buscam trabalhos que as desafiam e testam seu conhecimento e habilidade.

Geralmente pessoas com esse tipo de âncora não querem atuar em cargos administrativos, que geralmente são generalistas, mas em cargos de especialista como técnicos e especialistas.

Competência administrativa geral

Pessoas com esse tipo de âncora desejam se desenvolver em suas carreiras e atingir cargos administrativos de grande responsabilidade na empresa em que atuam.

Por isso não querem se especializar, mas entender as áreas funcionais como um todo para poder gerenciá-las. Sua preocupação é com a interação e integração entre os membros da equipe e os resultados obtidos pelo trabalho em conjunto.

Geralmente esses profissionais visam cargos de gerente, CEO, gestor, coordenador e supervisor.

Autonomia e independência

Já esse tipo de âncora se relaciona com pessoas que desejam independência e autonomia em seu trabalho e que possam atuar de acordo com suas próprias condições.

As pessoas que vão por esse caminho desejam fazer as coisas do seu modo, por isso organizam sua vida profissional de acordo com trabalhos que deem o poder de escolha.

Elas têm a preocupação em ser livres e independentes, geralmente profissionais liberais, empreendedores e consultores fazem parte desse grupo.

Segurança e estabilidade

Pertencem a esse tipo de âncora pessoas que necessitam se sentir seguras e estáveis no ambiente de trabalho. Elas buscam por empregos que proporcionam estabilidade financeira, com planos de aposentadoria e boa reputação.

Fazem parte desse grupo profissional que tem anos de atuação em uma mesma empresa e funcionários públicos.

Criatividade empreendedora

Nesse tipo de âncora se encontram profissionais que gostam de criar novos negócios e empresas. São pessoas que têm uma veia empreendedora e desejam ter negócios próprios.

Geralmente esses profissionais gostam de correr riscos, ter desafios e criar coisas. Fazem parte desse grupo desenvolvedores de softwares e jogos, arquitetos e profissionais criadores de novas tecnologias.

Dedicação a uma causa

Já nesse tipo de âncora de carreira as pessoas não se importam tanto com suas habilidades, mas sim em seu desejo de ajudar a tornar o mundo um lugar melhor por meio de seu trabalho.

Por isso sua maior preocupação é ajudar os outros. Fazem parte desse grupo professores, trabalhadores voluntários, cuidadores de crianças e idosos.

Desafio Puro

Nesse tipo de âncora se encontram profissionais que desejam enfrentar desafios impossíveis ou encontrar a solução para problemas insolúveis. São pessoas que precisam sentir que são capazes de conquistar o que desejarem.

Por isso que todas as suas decisões no trabalho sempre terão o objetivo de ultrapassar obstáculos cada vez maiores. Fazem parte desse grupo scrum master e lutadores.

Estilo de vida

Esse último tipo de âncora de carreira se refere às pessoas que desejam encontrar uma forma de alinhar sua vida profissional com a pessoal. Por isso não veem o trabalho como o fator mais importante, mas uma parte da sua vida e nem por isso são menos engajadas no trabalho.

Essas pessoas querem ter flexibilidade e por isso quando buscam uma vaga de emprego procuram empresas que tenham um programa de trabalho mais flexível para que possam equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Entre as pessoas que fazem parte desse grupo estão: profissionais que trabalham em home office e consultores.

Como descobrir qual a sua âncora de carreira?

Agora que você conheceu os tipos de âncoras de carreira chegou o momento de descobrir qual a sua. Para isso existe o teste de âncora de carreira, o qual foi criado por Edgar Schein.

Ele criou esse teste na década de 1970 por meio de uma pesquisa que realizou com estudantes e profissionais. Ele selecionou um grupo de 44 alunos, entrevistando-os a respeito de seus interesses escolares e profissionais.

Schein acompanhou o desenvolvimento desses profissionais em suas carreiras, por cerca de 10 a 12 anos. Assim, a partir dos históricos dos entrevistados ele observou que os motivos que levaram os entrevistados a escolherem seus caminhos e o padrão de sentimentos no trabalho tinham coerência entre si.

Dessa forma ele pode avaliar que aquelas pessoas que trabalharam com algo que não era adequado para elas desejavam buscar outro caminho que estivesse mais alinhado a seus valores.

Essa análise o ajudou a classificar os interesses dos entrevistados nos oito grupos que falamos no tópico anterior. Ainda que tenha sido criado nos EUA, esse teste é universal e pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil.

O teste aborda 40 afirmações que você deve concordar ou não e responder de acordo com seus interesses. Ao final dele você poderá conferir os resultados e assim analisar qual sua âncora de carreira.

Perguntas para refletir sobre sua âncora de carreira

Além do teste há três perguntas que podem te ajudar a refletir sobre qual é sua âncora de carreira. Vamos conhecê-las:

O que você sabe fazer melhor do que as outras pessoas?

Você deve pensar na habilidade que mais se destaca em você, como pensamento analítico, falar em público, entre outras. Assim você poderá refletir o que mais gosta de fazer em seu trabalho.

Em quais situações você é elogiado pelos outros?

Você deve analisar o que você faz que os outros reconheçam seu trabalho, tem relação com fazer as coisas do seu jeito, resolver um problema difícil ou alcançar um objetivo que ajudará outras pessoas?

Dessa forma você poderá ter uma ideia de qual a sua âncora de carreira.

Qual o valor que você mais leva em consideração ao realizar um trabalho?

Você deve refletir em valores que você realmente leva em conta e deseja que a empresa em que trabalhe esteja alinhada a ele.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é com você!

Neste post você viu que as âncoras de carreira nada mais são que a combinação de motivos, competências e valores que te motivam profissionalmente.

Esse termo foi criado pelo especialista em desenvolvimento organizacional Edgar Schein.

É importante que as pessoas conheçam sua âncora de carreira, pois assim conseguem escolher um trabalho e empresa que estejam alinhados a elas, podendo aproveitar melhor suas habilidades.

A empresa também se beneficia, pois pode contar com profissionais que atuarão com mais satisfação, apresentando melhor desempenho, mais produtividade e resultados.

Há oito tipos de âncoras de carreira, entre eles:

  • competência técnica e funcional;
  • competência administrativa geral;
  • autonomia e independência;
  • segurança e estabilidade;
  • criatividade empreendedora;
  • dedicação a uma causa;
  • desafio puro;
  • estilo de vida.

 

Para saber qual o seu tipo você deve fazer um teste de âncoras de carreira que foi criado por Schein, por meio das respostas você saberá a qual grupo pertence e poderá alinhar sua vida profissional a ele.

Dessa forma você não só terá mais satisfação no trabalho como desempenhará suas funções de modo melhor, trazendo mais resultados para a empresa em que atua.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.