Análise Comportamental: Quais as Características do Perfil Relacional?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o perfil Relacional.

Todos concordamos que recrutar e selecionar as pessoas certas é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

A melhor forma de fazê-lo, no entanto, continua sendo um desafio. A ciência comportamental tem muito a dizer sobre a maneira como as pessoas tomam decisões na vida pessoal e no local de trabalho.

A Análise Comportamental estuda cientificamente os princípios de aprendizagem e comportamento. Este campo da ciência está preocupado em descrever, compreender, prever e mudar o comportamento.

Esta ferramenta pode ser aplicada de forma muito ampla, abrangendo desde auxiliar os indivíduos na superação problemas até a melhoria do ambiente de trabalho para as organizações.

Uma análise comportamental no recrutamento refere-se a um teste aplicado aos candidatos. Este teste oferece uma maneira de ver como o candidato responde a determinadas situações e oferece uma previsão de seu comportamento futuro.

Através dos resultados, é possível identificar qual é o perfil que o candidato apresenta como sendo sua maior tendência.

Neste artigo, você encontrará informações valiosas a respeito do Perfil Relacional e suas principais características, fornecendo uma base melhor para suas contratações futuras.

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Quais as Características do Perfil Relacional?

A capacidade de se dar bem com as pessoas é uma habilidade indispensável e, de fato, um componente da inteligência emocional.

Pesquisas sugerem que oitenta e cinco por cento do sucesso na vida é determinado pela capacidade de interagir efetivamente e trabalhar bem com os outros.

A maior parte de nossa felicidade é derivada de nossa capacidade de construir e manter relacionamentos bem-sucedidos.

Interagir com outras pessoas requer muito pensamento, incluindo interpretar informações sociais como ler situações e sinais não verbais de outras pessoas.

Indivíduos com pontos fortes nessa área possuem um Perfil Relacional bem desenvolvido e apresentam características, como:

Habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais são as habilidades que usamos todos os dias quando nos comunicamos e interagimos com outras pessoas, tanto individualmente quanto em grupos.

Elas incluem particularmente habilidades de comunicação, como ouvir e falar de forma eficaz, além da capacidade de controlar e gerenciar suas emoções.

Não é exagero dizer que as habilidades interpessoais são a base para o sucesso na vida. Pessoas com fortes habilidades interpessoais tendem a ser capazes de trabalhar bem com outras pessoas, inclusive em equipes ou grupos, formal e informalmente.

Elas se comunicam efetivamente com os outros, sejam familiares, amigos, colegas ou clientes. Elas também têm melhores relacionamentos em casa e no trabalho.

As habilidades interpessoais incluem:

Comunicação

A comunicação é uma habilidade interpessoal por excelência que deve ser demonstrada aos potenciais empregadores.

Os gerentes de contratação estão procurando indivíduos que possam articular claramente ideias complexas para os outros.

Qualquer trabalho que envolva colaboração em equipe, ou lide diretamente com clientes, requer habilidades de comunicação verbal e não verbal.

A linguagem corporal eficaz e o contato visual são tão importantes quanto as palavras que você usa para expressar seus pensamentos.

Escuta

É a forma como interpretamos as mensagens verbais e não verbais enviadas por outras pessoas.

Ouvir é uma das características mais importantes do perfil relacional. O quão bem ouvimos têm um grande impacto na eficácia do trabalho e na qualidade dos nossos relacionamentos.

A maioria de nós não é bom ouvinte e pesquisas sugerem que só lembramos entre 25% e 50% do que ouvimos.

Isso significa que quando você fala com seu chefe, colegas, clientes, amigos ou cônjuge por 10 minutos, eles prestam atenção em menos da metade da conversa.

Ao contrário, quando você está recebendo instruções ou sendo apresentado a informações, também não está ouvindo a mensagem inteira.

Por serem bons ouvintes, indivíduos com perfil relacional melhoram sua produtividade e possuem maior capacidade de influenciar, persuadir e negociar.

Além disso, por saberem escutar, evitam conflitos e mal-entendidos, obtendo maior sucesso no local de trabalho!

A maneira de melhorar as habilidades de escuta é praticar a “escuta ativa” fazendo um esforço consciente para ouvir não apenas as palavras que a outra pessoa está dizendo, mas a mensagem completa que está sendo comunicada.

Também deve-se evitar distrações ou formar contra-argumentos enquanto a outra pessoa ainda está falando.

Inteligência emocional

A inteligência emocional refere-se à capacidade de manter as emoções sob controle.

Essa é uma habilidade essencial em qualquer local de trabalho, pois passamos grande parte de nossa vida no trabalho e, naturalmente, queremos estar cercados de colegas emocionalmente estáveis e atenciosos durante todo esse tempo.

Pessoas com perfil relacional conseguem manter a calma mesmo estando sob pressão e evitam descarregar sua frustração pessoal nos outros.

Isso é inestimável em qualquer posição que exija trabalho em equipe ou comunicação entre colegas.

Trabalho em equipe

O perfil relacional é capaz de trabalhar com outras pessoas em grupos e equipes, tanto formais quanto informais.

Essa habilidade permite que trabalhem bem com outras pessoas durante conversas, projetos, reuniões ou outras colaborações.

Habilidades de negociação, influência e persuasão

Pessoas com esse perfil possuem a capacidade de discutir questões com equilíbrio encontrando maneiras de chegar a um acordo e satisfação mútua.

Também são capazes de mudar as atitudes, opiniões ou comportamentos dos outros.

No local de trabalho, muitas vezes haverá demandas conflitantes de tempo, ou diferenças de opinião ou atitude para as quais essas habilidades são fundamentais.

Além disso, conseguem manter a calma, pois reconhecem que a raiva ou indignação gera mais conflitos.

Argumentam com educação e prudência

Mostram sua perspectiva sobre fatos ou acontecimentos sem colocar as outras pessoas na defensiva, deixando-as mais capazes de ouvir seus argumentos.

Quando são chamados a atenção por algum erro cometido, desculpam-se imediatamente. Essa atitude desarma reações negativas, permitindo que sejam ouvidos em seguida.

Não personalizam seus comentários, focando apenas no problema, não na pessoa.

Evitem o jogo da culpa, pois sabem que isso é algo inútil, quando o objetivo é corrigir um problema.

Perfil Relacional e a Habilidade de Cocriação

A cocriação é um processo no qual várias pessoas trabalham juntas projetando e implementando soluções que criam valor para as partes envolvidas.

Por sua capacidade de nutrir bons relacionamentos, o perfil relacional tem maior facilidade de trabalhar em projetos dessa natureza.

Indivíduos com este perfil participam ativamente durante o processo de desenvolvimento, contribuindo para determinar pontos problemáticos e necessidades.
Iniciativa

Possuem uma abordagem proativa e, por serem persistentes, superam as dificuldades que surgem na busca do objetivo.

Fazem as coisas sem que alguém precise pedir, descobrindo o que precisam saber e continuam agindo mesmo quando as coisas ficam difíceis.

Identificam e aproveitam as oportunidades que os outros deixam passar. O perfil relacional age, em vez de reagir, no trabalho.

A iniciativa tornou-se cada vez mais importante no local de trabalho. As organizações querem colaboradores que possam pensar rápido e agir sem esperar que alguém lhes diga o que fazer.

Afinal, esse tipo de atitude é o que impulsiona equipes e organizações a inovar e superar a concorrência.

Flexibilidade

Flexibilidade no local de trabalho significa ser capaz de se adaptar rapidamente a novas circunstâncias à medida que surgem.

Indivíduos de perfil relacional são flexíveis e conseguem mudas seus planos iniciais superando obstáculos imprevistos.

Ser flexível tem tudo a ver com preparação e aceitação de que as coisas podem mudar.

Embora seja impossível esperar o inesperado, eles ainda conseguem antecipar novos desenvolvimentos antes que aconteçam e ter um plano de ação pronto para atender a ocasião.

A flexibilidade é uma ferramenta importante na resolução de problemas. Projetos com muitas partes móveis são mais gerenciáveis ao trabalhar com membros de equipe flexíveis cujos conjuntos de habilidades se sobrepõem.

Ser adaptável a mudanças repentinas significa que poder reagir a novas condições sem desacelerar ou ficar estressado.

A arte de ser um ótimo colega de trabalho

Geralmente, passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com nossos parceiros, pais, melhores amigos, irmãos, gato, cachorro, enfim…

Pense nisso: se você trabalha 40 horas por semana, 52 semanas por ano, são mais de 2.000 horas por ano gastas com as mesmas pessoas.

Isso é muito tempo e muitas vezes pode levar também a muitas frustrações silenciosas ou não tão silenciosas.

Isso torna a construção de relacionamentos positivos com as pessoas com quem você trabalha uma prioridade – ou, em alguns casos, um meio de sobrevivência.

Há muito o que aprender com nossos colegas de trabalho, e tudo começa com a descoberta de uma maneira produtiva de coexistir e colaborar.

Confira essas dicas e seja o melhor colega de trabalho que você pode ser:

Seja humilde

Ser humilde não significa que você é passivo ou inseguro. Em vez disso, a humildade mostra que você tem uma perspectiva clara e é autoconsciente, o que na verdade é um sinal de inteligência emocional.

Em um ambiente de trabalho, essa capacidade de reconhecer suas próprias limitações e deficiências pode facilitar a construção de relacionamentos significativos com seus colegas.

Por exemplo, saber que você não tem todas as respostas pode levá-lo a pedir a opinião de outras pessoas.

Isso sinaliza para seus colegas que você está aberto a outras ideias, além de ajudá-lo a identificar e resolver suas necessidades específicas.

Evite hábitos irritantes

De acordo com pesquisas sobre hábitos no local de trabalho, quase 29% dos participantes admitiram que acham frustrante quando seus colegas se atrasam regularmente.

Mas isso não é tudo: mais de 20% das pessoas não gostam quando seus colegas não repõem coisas que acabaram, como café, papel de impressora, etc., enquanto quase 21% admitiram ter problemas com quem fala muito alto ao telefone. E a lista continua …

Para evitar conflitos desnecessários, seja atencioso com os outros.

Se você compartilha espaços comuns, certifique-se de manter hábitos corretos de organização, limpeza, silêncio adequado e acima de tudo respeito.

Evite fofocas

O envolvimento em fofocas no trabalho não é apenas arriscado e pouco profissional, mas pode resultar em algumas situações bastante complicadas.

Então, em vez de alimentar fofocas infundadas, faça o possível para evitar comentários prejudiciais.

A melhor maneira de limitar a quantidade de boatos é manter as linhas de comunicação abertas. Quanto mais transparentes e honestos você e sua equipe forem uns com os outros, menos espaço haverá para especulação.

Acolha novos companheiros de equipe

Para fazer com que os novos membros da equipe se sintam à vontade, faça um esforço para ajudá-los a se situar durante os primeiros dias ou semanas no trabalho.

Você pode fazer pequenas considerações, como perguntas de boas-vindas ou dar a eles informações sobre onde fazer as refeições, oferecer um café ou sentar-se ao lado deles em uma primeira reunião.

São pequenos gestos que farão com que eles se sintam ainda mais bem-vindos.

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Compartilhe seus recursos

Independentemente de nossos pontos fortes exclusivos e títulos específicos, é inegavelmente útil quando alguém compartilha um recurso que pode beneficiar a equipe como um todo.

Encontre algo inspirador ou instigante, como um post de blog ou um design interessante. Pode ser exatamente o que seu colega precisa para iniciar um grande projeto.

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