Análise Comportamental: Quais as Características do Perfil Executor?

Você sabe quais são as características de um colaborador que apresentou o perfil Executor e na Análise Comportamental?

Uma análise comportamental é um teste que os empregadores aplicam aos candidatos a emprego.

As análises comportamentais avaliam até que ponto os candidatos podem se encaixar no cargo em aberto e como eles podem se comportar no local de trabalho.

Assim como um teste de personalidade, uma análise comportamental avalia se um candidato tem o temperamento, as características e os hábitos esperados para um determinado cargo.

No entanto, um teste de personalidade se concentra em categorizar os traços de uma pessoa.

Uma análise comportamental não apenas analisa a personalidade de uma pessoa, mas também prevê seus comportamentos.

Analistas comportamentais, arquitetos de dados, psicólogos e profissionais relacionados geralmente ajudam a desenvolver avaliações comportamentais respeitáveis.

Existem muitos tipos de avaliações comportamentais que os recrutadores podem optar por incorporar em seu processo de contratação.

Alguns, por exemplo, fornecem aos candidatos perguntas de múltipla escolha ou de resposta curta.

Outras avaliações comportamentais usam entrevistas em vídeo unidirecionais, nas quais os candidatos se gravam em vídeo respondendo a perguntas.

Essa análise comportamental tecnologicamente mais avançada pode não apenas registrar as respostas de um candidato, mas também analisar seus movimentos faciais, gestos ou outros detalhes para obter informações sobre seus possíveis comportamentos no local de trabalho.

Benefícios da análise comportamental

Existem vários benefícios ao incorporar uma análise comportamental em seu processo de recrutamento.

Alguns deles, são:

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Avaliar a adequação de um candidato para a função

Uma análise comportamental pode avaliar vários fatores de desempenho no trabalho, como produtividade, estilo de trabalho e métodos de comunicação.

Esse método também pode avaliar as habilidades e características de um candidato relacionadas a funções específicas.

Por exemplo, se você está contratando um gerente de projeto, uma análise comportamental pode avaliar as habilidades de resolução de problemas, processo de tomada de decisão, estilo de liderança e outros atributos necessários.

Decisões baseada em dados

Tome decisões de contratação com base em dados. Psicólogos, cientistas de dados e outros profissionais relacionados geralmente trabalham juntos para criar avaliações comportamentais.

Eles projetaram essas avaliações reunindo e analisando grandes quantidades de dados psicológicos.

Escolher um teste ou empresa de análise comportamental respeitável ajuda a garantir que os resultados sejam psicologicamente precisos.

Menor rotatividade de funcionários

Reduza o número de funcionários que deixam sua empresa. O processo de contratação pode ser uma das principais causas do aumento das taxas de rotatividade.

Com uma análise comportamental, você pode escolher os candidatos que provavelmente serão os mais adequados para a função e para a sua empresa.

Novas contratações qualificadas para o cargo podem ter maior probabilidade de continuar na empresa a longo prazo.

Melhor retorno do investimento

Otimize o retorno do investimento (ROI) do seu negócio. As empresas podem gastar muito tempo, energia e recursos na contratação contínua de novos funcionários.

Uma análise comportamental pode ajudá-lo a melhorar seu ROI ao encontrar candidatos mais qualificados e dedicados.

Oferecer aos candidatos uma prévia do trabalho

Dê aos candidatos a oportunidade de ver como seria a posição em sua empresa. As análises comportamentais testam os candidatos sobre as habilidades necessárias para desempenhar o trabalho com sucesso.

Dependendo do tipo de análise comportamental que você usa, pode incluir uma simulação de trabalho imersiva.

Esse aspecto dá aos candidatos uma melhor compreensão de quão satisfeitos eles estariam com o trabalho, reduzindo ainda mais a rotatividade de funcionários e melhorando o ROI.

Diversificar as equipes

Construa equipes ou departamentos com maior diversidade. Uma análise comportamental pode ajudá-lo a descobrir ótimos candidatos que poderiam passar despercebidos.

Por exemplo, alguns candidatos podem não atender exatamente aos requisitos de experiência desejados para uma função específica.

No entanto, a análise comportamental pode prever que ele provavelmente terá um bom desempenho.

Garantir a adequação da cultura e da visão da empresa

Encontre candidatos que se alinhem com a missão, os valores e a cultura da sua empresa. As análises comportamentais podem avaliar não apenas a adequação de um candidato a uma função, mas também seus valores e hábitos em relação aos objetivos e visão da sua empresa.

Perfil Executor - Análise Comportamental

Você é daquele tipo de pessoa que gosta de trabalhar em grupo, de estar com outras pessoas ou você prefere ficar trabalhando quieto no seu PC?

E na hora de tomar decisões? Você leva mais em consideração a opinião dos outros, o seu instinto ou se baseia em fatos e dados para se decidir?

Saiba que essas informações dizem muito sobre o seu perfil comportamental e conhecer melhor o seu estilo pode mudar a forma como você vê e interage com outras pessoas, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal.

Neste artigo você irá conhecer os traços que identificam o Perfil Executor e como se relacionar com pessoas que possuem essas características.

E se você se reconhece neste modelo, encontrará sugestões para desenvolver e aprimorar o seu estilo de comportamento.

Características do Perfil Executor

Sabe aquelas pessoas que preferem estar na linha de frente, participam das decisões e gostam de fazer as coisas acontecerem?

Por acaso, essa pessoa que você pensou costuma ser bem enérgica, às vezes meio impaciente e parece ser um tanto grosseira quando está argumentando?

Esses são alguns atributos do Perfil Executor na Análise Comportamental.

Pessoas com esse perfil são orientadas por resultados, ou seja, elas querem ver as coisas acontecerem e não medem esforços para isso.

Por ter esse foco nos resultados, elas não costumam gostar de perda de tempo, lentidão ou limitações.

Sendo assim, não gostam de atrasos, principalmente porque têm uma tolerância menor quanto à forma como o tempo delas é utilizado pelos outros.

Na mente de pessoas com o perfil executor atraso é perda de tempo e perda de tempo não traz resultados.

Elas também tendem a assumir mais riscos podendo ser bom ou ruim já que isso gera bons resultados, mas às vezes pode fazer com que elas se exponham a riscos desnecessários.

Indivíduos com o perfil executor possuem inclinação para serem multitarefas buscando vários resultados ao mesmo tempo.

A tendência é que, quando eles conseguem estabilizar as atividades que já têm, acabam incluindo mais e mais tarefas, até que em algum momento ficam sobrecarregados e não dão conta.

Executores costumam contribuir muito para as conversas e são extrovertidos, mas costumam falar mais do que ouvir e usam linguagem direta.

Isso significa que eles se mantém no assunto da conversa, fazem contato visual duradouro e incisivo e expressam suas opiniões sem rodeios, falando exatamente o que pensam.

Não se calam quando discordam e, ao argumentarem, fazem perguntas retóricas que reforçam o seu ponto de vista, ou seja, perguntas do tipo: "É ou não é?!" ou "Quantas vezes eu tenho que dizer a mesma coisa?!"

Eles utilizam o tom de voz para enfatizar o que querem dizer e gesticulam bastante, além de falarem alto e rápido, refletindo o ritmo acelerado da mente deles.

Pessoas com perfil executor não costumam compartilhar seus sentimentos. Elas mostram apenas o necessário e também são mais insensíveis aos sentimentos dos outros.

A razão disso é que pode significar fraqueza para elas ou porque veem isso como perda de tempo. Não significa que não gostem de pessoas. Na mente delas, os processos vêm antes e as pessoas depois.

Ao conhecer alguém elas têm um aperto de mão firme e mais formal e tendem a se apresentarem primeiro.

Ao tomar decisões costumam se guiar por evidências e fatos, ao invés de intuições ou opiniões alheias.

Outra característica dos executores é que eles gostam de desafios, o que faz deles indivíduos competitivos.

Possuem muito autoconfiança e são determinados quando querem algo, o que os torna exímios empreendedores.

Executores apreciam muito a liberdade e autonomia. Sendo assim detestam trabalhos engessados, onde não podem fazer muita coisa além do que foi solicitado.

Pessoas com perfil executor têm uma habilidade natural para liderança, já que elas tomam a iniciativa e seu foco está em resolver problemas.

Líderes com Perfil Executor

Como líderes, pessoas de perfil executor podem parecer autoritárias e até controladoras e suas características gerais ficam ainda mais acentuadas, como a assertividade, a impaciência, a comunicação direta e "sem enrolação" e a pressão por resultados.

O local de trabalho dos executores costuma ser estruturado para a produtividade e a mesa deles parece com a mesa de alguém muito ocupado, com pilhas de documentos.

Geralmente trabalham em mesas grandes que os separam dos demais e nas reuniões se sentam em posição de destaque.

Se for reunião um a um, eles se sentam de frente para a outra pessoa falando o que querem falar, o que pode deixar pessoas de outros perfis como os planejadores, um pouco desconfortáveis.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Dicas para pessoas com perfil Executor

Caso você seja um executor e identificou alguns pontos negativos, você pode trabalhar em melhorar esses pontos, praticando ouvir mais e dar mais atenção à forma como as pessoas se sentem.

Em relação à impaciência, você pode fazer uma autoanálise e perguntar para pessoas próximas o que elas pensam sobre isso.

Pode ser um ponto cego seu ou algo que você já suspeitava, mas agora você sabe que deve estar relacionado ao seu perfil comportamental.

Caso você exerça liderança, lembre-se que seus subordinados têm sentimentos e que a sua personalidade forte, racional e enérgica pode deixá-los ressentidos.

Não esqueça também que erros irão acontecer. Portanto, controle sua impaciência para não ter uma atitude explosiva quando eles acontecerem.

Tente não ser autoritário, pedindo opiniões e sugestões e elogie quando for conveniente. Seus subordinados prestam atenção a esses detalhes e fazer elogios pode aumentar o moral da equipe.

Se você tem filhos executores, pode utilizar a competitividade natural deles e a tendência a gostar de desafios e incentivá-los a praticar esportes, por exemplo.

Esta é uma excelente forma de direcionar o foco, fazendo com que eles utilizem esse "software que já tem de fábrica".

Crianças que praticam esportes tendem a desenvolver hábitos relacionados a autocontrole, autodisciplina, respeito, força de vontade, entre outros atributos muito positivos.

Colaborador x Líder Executor

Você é subordinado a um executor?

Agora que você já sabe que eles têm o foco nos resultados e não gostam de perda de tempo, quando falar com ele vá direto ao ponto, sem rodeios.

Ele irá gostar do fato de que você não está perdendo tempo com conversas desnecessárias.

Por exemplo, se precisar de uma dispensa do trabalho ou algo do tipo, diga o motivo de forma mais clara e objetiva possível.

Tem alguma sugestão ou opinião? Diga quais resultados sua sugestão traria, ou seja, diga o que ele irá ganhar ou perder se aceitar ou não a sua sugestão.

Se você quiser dar a sua opinião ou discordar do seu líder executor, argumente com fatos e dados, ao invés de sentimentos pessoais ou achismos.

Você também pode ganhar pontos extras se, quando apresentar um problema, já tiver alguma ideia que ajude a resolvê-lo.

Lembre-se sempre que eles gostam de solucionar problemas e de verem problemas serem resolvidos.

Líder x Colaborador Executor

Você exerce liderança sobre um executor?

Para extrair todo o seu potencial, explique quais resultados você espera e dê liberdade para que ele busque esses resultados.

Mas fique atento para possíveis atritos que podem surgir e esteja pronto para intervir, se necessário.

Outra fator importante é estabelecer um prazo claro para que ele conclua essa tarefa. Utilize o desafio para incentivar um colaborador executor a obter os resultados que você deseja.

Ao elogiar um executor, direcione seus elogios para os resultados e feitos. É disso que ele gosta e irá motivá-lo a buscar ainda mais resultados.

Em se tratando de perfil comportamental é muito importante lembrar que não existe um perfil melhor ou pior.

Todos têm suas próprias características e cada indivíduo é único.

Um grande benefício de você identificar o seu perfil é que você passa a se entender melhor e consegue extrair o máximo de si, aprimorando seus pontos positivos e trabalhando suas fraquezas.

Além disso, consegue lidar de forma mais consciente com outros tipos de perfis, ampliando seu círculo de relacionamentos pessoais ou no trabalho.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.