Análise Comportamental: Quais as Características do Perfil de Liderança?

Hoje vamos conhece as características do Perfil de Liderança.

Embora não haja uma única maneira correta de liderar uma equipe de forma eficaz, existem várias características comuns entre líderes e gerentes de sucesso que você deve considerar ao desenvolver suas habilidades de liderança.

A liderança ineficaz pode custar às empresas mais do que apenas o moral.

De acordo com pesquisas, 24% dos funcionários estão ativamente desengajados como resultado de uma má gestão, levando a equipes menos produtivas, menos lucrativas e mais propensas a causar rotatividade.

E essa rotatividade aumenta rapidamente. Traduz-se em quase duas vezes o salário anual de cada funcionário que se demite.

É por isso que a liderança eficaz é tão importante. Para reter funcionários, satisfazer clientes e melhorar a produtividade da empresa, é necessário pessoas que possam comunicar efetivamente a visão da organização, orientar equipes e influenciar mudanças.

Características do Perfil de Liderança

Liderança não é um conjunto de traços de personalidade, mas sim ações e comportamentos que inspiram os outros a querer seguir.

Lideranças bem-sucedidas possuem certas qualidades e atitudes em comum que as destacam. Neste artigo você irá conhecer algumas delas.

Considerando esses fatores, os grandes líderes:

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

São aprendizes constantes

Grandes líderes acreditam na aprendizagem ao longo da vida e são energizados por descobrir mais não apenas sobre seus negócios, mas também sobre outras áreas.

É esse impulso para o aprendizado constante que também ajuda a promover a inovação.

São responsáveis

Muitas vezes falharam em algum ponto de suas carreiras. Eles passaram por experiências difíceis, cometeram erros e têm a coragem de assumi-los.

Esses fracassos e sua responsabilidade por seus erros deram a eles importantes lições que os tornaram bem-sucedidos.

Têm uma atitude positiva

Embora não devam ser cegamente positivos, os líderes de sucesso tendem a ser aqueles que veem oportunidades apesar das dificuldades.

Eles entendem que sua própria negatividade obscurece não apenas seu próprio julgamento, mas também o de outros funcionários, então optam por adotar uma atitude positiva.

São realistas

Enquanto uma atitude positiva é apreciada pelos funcionários, as expectativas irreais não são. Um grande líder espera que os membros de sua equipe tenham sucesso e então torna isso possível.

Se os colaboradores perceberem que nunca conseguirão fazer o que o líder pede, eles irão parar de tentar.

Um bom líder mantém os objetivos otimistas, mas razoáveis, para que a equipe possa experimentar a sensação de realização.

São autoconscientes

Os líderes bem-sucedidos compreendem seus próprios pontos fortes e desafios. Eles dedicam tempo para refletir sobre si mesmos e se concentrar no autoaperfeiçoamento.

Também reconhecem que precisam contratar pessoas para reforçar suas fraquezas e confiar nelas para fazer seu trabalho.

Têm a capacidade de abordar pessoas diferentes de forma diferente

Em vez de abordar todas as situações a partir de suas próprias perspectivas, os grandes líderes se comunicam e trabalham com colaboradores e parceiros de todas as origens.

Procuram atender às preferências desses indivíduos, independentemente de suas preferências de pensamento ou comportamento.

Não são passivos

Eles são altamente motivados e realmente acreditam na visão da organização. Essa paixão é contagiante.

Os funcionários com um líder motivado encontram razões para trabalhar com maior engajamento.

Possuem ética de valor e integridade

Um líder com altos padrões éticos transmite um compromisso com a justiça, inspirando confiança de que eles e seus liderados honrarão os compromissos assumidos.

Da mesma forma, quando os líderes comunicam claramente suas expectativas, eles evitam enganar as pessoas e garantem que todos estejam na mesma página.

Os funcionários querem se sentir seguros em seu ambiente e saber que seu gerente irá defendê-los, tratá-los de forma justa e também fazer o que é melhor para a organização.

A integridade é fundamental, tanto para criar confiança na equipe quanto para criar um comportamento modelo a outras pessoas na organização.

Um líder com integridade baseia-se em seus valores para orientar suas decisões, seu comportamento e suas relações com os outros.

Os grandes líderes têm convicções claras sobre o que é certo e errado e são respeitados por serem genuínos, com princípios, éticos e consistentes.

Eles têm um forte senso de caráter, cumprem suas promessas e se comunicam aberta, honesta e diretamente com os outros.

Possuem criatividade

A criatividade é a habilidade número um em falta no espaço de trabalho. Líderes criativos resolvem problemas de maneiras únicas e inovadoras. Eles estão dispostos a experimentar e pensar fora da caixa.

Criatividade é buscar a melhor solução, mesmo quando não é a típica. E um líder criativo não tenta ser o gênio solitário. Em vez disso, explora o potencial inovador de seu pessoal.

Além disso, estão prontos para ajustar e criar novas opções ou abordagens com base em novas informações ou em uma situação em evolução.

Quando uma ideia ou plano não está funcionando, os líderes criativos procuram novas maneiras de usar os recursos e reúnem suas equipes para desenvolver novas perspectivas e abordagens inovadoras para os problemas que estão tentando resolver.

“Inovação distingue um líder de um seguidor.” – Steve Jobs

 

Têm habilidades de comunicação

A grande liderança tem tudo a ver com comunicação. A clareza é especialmente importante.

De acordo com estudos, dos gerentes classificados como “ruins” por seus colaboradores, 58% não comunicam expectativas claras.

Isso pode ser imensamente frustrante para toda a equipe. Portanto, desenvolver boas habilidades de comunicação é uma parte importante para se tornar um líder forte.

Têm habilidades de escuta

Comunicar-se bem não é apenas falar. Ouvir é essencial para construir confiança e relacionamento com a equipe.

Boas habilidades de escuta ajudam a entender o que os funcionários precisam e onde estão seus pontos problemáticos. Isso mostra a eles que seu líder realmente se importa.

Esta pode ser uma qualidade difícil para os líderes desenvolverem, porque às vezes está em desacordo com outras boas qualidades de liderança.

Líderes fortes são confiantes e cheios de ideias empolgantes, o que torna muitos deles propensos a dominar a conversa.

Os melhores líderes sabem como se envolver completamente com o que outra pessoa está dizendo e ter a mente aberta para ouvir novos pensamentos.

Possuem alto grau de empatia

Um líder empático é compassivo e sabe como se conectar com os outros. Ele se preocupa com as necessidades e esperanças dos membros de sua equipe.

Em vez de tirar conclusões precipitadas se o desempenho de um funcionário cair, procuram entender a causa raiz.

Esse tipo de inteligência emocional cria confiança e ajuda o líder a ter uma visão melhor de sua equipe.

“Inteligência emocional é a capacidade de usar a emoção para aumentar o seu próprio sucesso e o dos outros” – Annie McKee

 

Sabem decidir

Grande parte do trabalho de um líder é tomar decisões – e muitas delas. Por isso, um bom líder precisa saber como tomar decisões com eficiência e eficácia.

Os líderes terão que tomar pequenas decisões todos os dias. Mas eles também terão que tomar grandes decisões que afetam sua equipe e até mesmo sua organização como um todo.

Possuem mentalidade estratégica

Os colaboradores que são promovidos a um cargo de gerência geralmente têm grande atenção aos detalhes. Eles foram excelentes em seus papéis anteriores, acertando cada etapa do processo.

Mas os líderes precisam ver o quadro geral. Eles podem estar envolvidos em táticas e operações em graus variados.

Apesar disso, precisam saber quando focar na estratégia e confiar os pequenos detalhes a outros membros da equipe.

Focam nos talentos

Bons líderes criam novos líderes. Parte da liderança é escolher as pessoas certas para o trabalho e depois ajudar essas pessoas a desenvolver suas próprias habilidades.

Um grande líder pode reconhecer e promover traços de liderança mesmo nos membros mais jovens da equipe.

Têm capacidade de motivar

Os verdadeiros líderes inspiram e motivam seus seguidores, mostrando apreço pelos membros de sua equipe e reconhecendo suas realizações.

79% das pessoas que deixam seus empregos dizem que é por falta de reconhecimento. Ser um excelente líder já motiva os funcionários por si só.

Têm capacidade de delegar

Com certeza os líderes se preocupam profundamente que cada aspecto do trabalho de sua equipe seja bem feito.

Mas confiam no trabalho de seus colaboradores e sabem que delegar responsabilidades também pode ajudar todos a sentir que estão contribuindo para a equipe.

Possuem conhecimento profissional

Os líderes devem ser altamente qualificados e conhecedores em sua área. Isso nem sempre significa competência técnica.

Por exemplo, o CEO de uma empresa de software pode não saber escrever códigos. Mas ele deve ter um profundo conhecimento da indústria e dos produtos.

É esse tipo de conhecimento que permite que um grande líder crie uma visão inteligente e alcançável.

Compartilham sua visão

Um líder com visão tem uma ideia clara de onde quer ir e como chegar lá.

Ele articula essa visão de forma clara e apaixonada, garantindo que sua equipe entenda como seus esforços individuais contribuem para metas de nível superior.

Trabalha pessoalmente em direção à sua visão com persistência, tenacidade e entusiasmo inspirando e incentivando outros a fazerem o mesmo.

Lideram pelo exemplo

Como líder, a melhor maneira de construir credibilidade e ganhar o respeito dos outros é dar os exemplos certos.

Se um líder exige muito de sua equipe, também deve estar disposto a estabelecer altos padrões para si mesmo.

Os grandes líderes alinham suas palavras e ações ajudando a construir confiança e tornando sua equipe mais disposta a seguir seu exemplo.

Possuem humildade

A humildade traz resultados. Quanto mais um líder conter seu ego, mais realista ele será em relação a seus problemas, aprenderá a ouvir e admitir que não sabe todas as respostas.

Um verdadeiro líder exibe a atitude que pode aprender com qualquer pessoa a qualquer momento.

Seu orgulho não atrapalha a coleta das informações que precisa para obter os melhores resultados e isso não o impede de compartilhar o crédito que precisa ser compartilhado.

Um líder leva sua equipe para o sucesso e não tem problemas em admitir quando alguém sabe mais do que ele, dando a oportunidade de tomar a iniciativa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Exercem a cooperação

Uma das qualidades de liderança mais importantes é a cooperação. A cooperação é o processo de trabalhar em conjunto para alcançar o mesmo fim.

Bons líderes têm a capacidade de colocar todos da equipe na mesma página para que algo seja feito.

Essa habilidade é fundamental para o sucesso de um líder, pois criará um ambiente útil e colaborativo dentro da equipe, permitindo um trabalho melhor.

Uma boa liderança ganha a cooperação dos outros, comprometendo-se a conhecer a equipe e entender os pontos fortes pessoais de cada um.

E quanto mais o líder se esforçar para entender seus colaboradores, mais eles se sentirão ouvidos e reconhecidos.

Quando alguém se sente compreendido, é mais provável que coopere. Todo mundo quer sentir que seus pensamentos e ideias têm valor.

Perfil Liderança na Análise Comportamental

Por melhor que seja um líder, não existe líder perfeito e, como as mudanças são constantes, é imperativo que os líderes continuem aprimorando suas habilidades e estejam a par das inovações do setor.

Se você deseja aprender como se tornar um líder ou melhorar seu estilo, deve avaliar suas qualidades de liderança, juntamente com seus pontos fortes e fracos.

Há uma infinidade de ferramentas de avaliação para ajudá-lo a fazer isso. Depois de identificar as áreas que você gostaria de fortalecer, é hora de aprender novas ações e comportamentos.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.