Análise Comportamental: Conheça os Benefícios para Sua Empresa

Adaptada à realidade das empresas, a análise comportamental auxilia na gestão de pessoas e na formação de equipes de alta performance.

Por isso, indivíduos e organizações que buscam o crescimento não podem deixar de conhecer e utilizar as metodologias de análise comportamental.

Através dela fica mais simples impulsionar os projetos, contratar ou realocar funcionários que se identifiquem com a cultura da sua organização.

Neste artigo vamos conversar sobre como a análise comportamental pode ser aplicada de maneira prática, potencializando os resultados do seu time.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é análise comportamental?

A análise comportamental é uma avaliação dos comportamentos dos indivíduos. Ela estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações.

A maioria dos testes comportamentais se baseia em perfis. Ou seja, identificam comportamentos predominantes nos seres humanos, que se resumem a padrões de personalidade e condutas.

A análise comportamental segue as teorias do Behaviorismo, segmento relacionado à psicologia que vê no aprendizado a chave para alterar comportamentos. O entendimento do comportamento está relacionado ainda ao ambiente em que está inserido e às experiências anteriores.

É possível dizer que são reconhecidos três níveis de interferência:

  • Filogenético: compreende as condutas adquiridas hereditariamente e pela evolução da espécie
  • Ontogenético: ocorre a partir das vivências
  • Cultural: acumula os costumes, linguagens e regras impostas para ganhar forma.

 

Para que serve a análise comportamental?

A análise comportamental é frequentemente utilizada para a seleção de talentos. No entanto, esse não é o único meio de aplicação. A avaliação pode ser feita com profissionais mais experientes, que estão reconsiderando os rumos da carreira e para indivíduos que buscam a evolução pessoal.

Muitas pessoas sofrem com as indecisões e dificuldades para trilhar os caminhos e tomar decisões. A análise comportamental ajuda a transformar esse cenário. Ela permite o autoconhecimento. Ou seja, faz com que os indivíduos se conheçam melhor e reflitam sobre as suas atitudes, considerando o poder de influência que elas exercem sobre os resultados alcançados.

Além disso, propicia a compreensão do motivo de serem feitas algumas escolhas, a partir do entendimento das características e comportamentos predominantes. A grande vantagem da análise comportamental é ajustar práticas inadequadas. Afinal, vivemos em constante transição, buscando o desenvolvimento humano.

Por isso, encontrar estímulos que facilitem esse processo é muito benéfico. Sem contar que, muitas vezes, o sucesso que tanto almejamos dependem das mudanças que fazemos em vida. Dessa forma, a análise comportamental se torna importante para alcançar metas e resultados, modificar padrões prejudiciais e melhorar a qualidade de vida.

Quais os benefícios da aplicação da análise comportamental nas empresas?

Investir na análise comportamental agrega benefícios para gestores, equipes e para os próprios funcionários. Isso porque, para que uma organização seja inovadora e competitiva no mercado, é preciso apostar na diversidade, unindo profissionais com experiências e perfis diferentes.

Só que, ao juntar uma mão de obra diversa, a tendência é que aumentem os conflitos, pois há opiniões divergentes. Por isso, a necessidade de saber quais perfis fazem parte das equipes e qual a melhor maneira de lidar com cada um deles. E a análise comportamental auxilia nessa tarefa.

Abaixo, detalhamos as vantagens que essa disciplina oferece no trabalho:

Benefícios para gestores

A identificação dos perfis presentes em uma companhia permite uma gestão aprimorada, mediando possíveis conflitos com sucesso. Afinal, o gestor terá informações que vão além da formação acadêmica e experiências profissionais de cada um, reconhecendo sua conduta no dia a dia. Tais dados permitem, inclusive, que as pessoas mais adequadas assumam atividades e projetos relacionados ao seu perfil.

Se um empregado com função operacional tem as características da liderança, por exemplo, ele pode assumir a frente em projetos menores e receber treinamento para gerenciar um time no futuro. Seguindo esse raciocínio, fica mais simples direcionar a área de Recursos Humanos para melhorar o recrutamento e seleção de candidatos.

Nesse cenário, RH e gestores podem traçar o perfil desejado para uma vaga em aberto e fazer dele um dos quesitos para escolher a pessoa mais apta ao trabalho. Assim, aumenta o alinhamento entre as expectativas de novos funcionários e das empresas, dispensando gastos com uma possível demissão e um novo processo seletivo. Ao estudar as equipes e departamentos, também ficará evidente quais precisam receber capacitação.

Benefícios para equipes

Para ter sucesso, as empresas dependem da performance de suas equipes, e a análise comportamental contribui para o seu fortalecimento, em vários níveis. Desde a etapa de formação dos times, é útil reconhecer as características essenciais que eles precisam ter para cumprir os objetivos.

Uma equipe de vendas, por exemplo, pede uma postura ativa e, por vezes, mais agressiva para captar clientes, junto a uma ampla capacidade de comunicação e influência. Unir funcionários com perfis complementares será uma receita de sucesso para esse time, concorda?

Outra vantagem de aplicar a avaliação da conduta é a diminuição da rotatividade (turnover), uma vez que os talentos dos colaboradores serão valorizados e aplicados. Assim, eles se sentem mais satisfeitos com o trabalho, o que reduz as chances de buscarem novas oportunidades profissionais – e, por consequência, desfalcarem seus departamentos.

Benefícios para os profissionais

Atuando em locais em que se sentem valorizados, os profissionais ganham motivação no trabalho. Também se tornam mais produtivos, já que suas tarefas não serão feitas apenas por obrigação, mas por reconhecerem que fazem a diferença na empresa.

Caso se interessem pelo estudo de seu perfil, os funcionários podem aprofundar o autoconhecimento e aperfeiçoar suas competências. O segredo está no fortalecimento de aspectos positivos e no desenvolvimento de habilidades interessantes para sua carreira e propósito de vida.

O que fazer com os resultados?

A análise comportamental é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Os testes de análise comportamental possibilitam reconhecimentos poderosos. Entretanto, pouco resolvem se não forem usados de forma favorável.

Independentemente do caminho a ser seguido, os resultados dos testes servem de base para iniciar o percurso em busca de melhorias. Além disso, são empregadas técnicas que ajudam a definir metas e persegui-las, o que facilita um acompanhamento constante e a mensuração desses alcances.

Você pode usar a análise comportamental para identificar características do perfil, mas deve entendê-las como mutáveis. Isso significa que todos podemos evoluir e desenvolver novas habilidades e competências para atingir metas pessoais e profissionais.

O que é o People Skills?

É um mapeamento de perfil comportamental baseado no DISC com o objetivo de apoiar os processos de gestão de pessoas, recrutamento e seleção e o autoconhecimento, através da identificação das principais habilidades de cada pessoa.

Ambos são mapeamentos de perfil comportamental (e não testes) que geram um inventário completo de competências agrupadas em 4 fatores, com grau de desempenho por habilidade e objetivo de evidenciar de forma clara o perfil predominante do avaliado.

Esclarecemos que ambos mapeamentos são considerados complementares, desta forma conforme a necessidade da empresa ou processo seletivo terão contribuições diferentes.

A principal diferença entre eles é que o DISC possui uma estrutura mais complexa, requerendo a necessidade de treinamento/curso para que possa ser aplicado, para sua leitura e para suas devolutivas.

Já o People Skills foi construído não apenas com objetivo de apoiar os processos de gestão de pessoas e recrutamento e seleção, mas também para promover o autoconhecimento. Desta forma, a apresentação dos resultados é simples e intuitiva, usando uma redação clara e autoexplicativa, não necessitando de curso ou treinamento para a sua aplicação.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Conheça os 4 fatores comportamentais

Com o People Skills você descobre e potencializa mais de 30 habilidades individuais, agrupadas em 4 fatores comportamentais que irão direcionar carreiras de forma assertiva, pois seus diversos cruzamentos geram uma análise muito mais detalhada.

Conheça os fatores comportamentais que a ferramenta irá destacar:

Fator Relacional

O profissional com grau alto no fator Relacional demonstrará entre suas principais habilidades um perfil colaborativo e que valoriza o relacionamento com as pessoas. O mapeamento deste perfil foi estruturado através das competências:

  • Trabalho em equipe
  • Mentalidade colaborativa
  • Autonomia
  • Flexibilidade
  • Iniciativa
  • Inquietude

 

Fator Liderança

O profissional com grau alto no fator Liderança demonstrará entre suas principais habilidades competências fundamentais para gestão de pessoas. O mapeamento deste perfil foi estruturado através das competências:

  • Dominância
  • Mediação de Conflitos
  • Influência
  • Comunicação efetiva
  • Delegação
  • Integridade
  • Perfil generalista
  • Resiliência
  • Tomada de decisão
  • Visão de dono

 

Fator Execução

O profissional com grau alto no fator Execução demonstrará compromisso e preocupação com a qualidade na execução do trabalho. O mapeamento deste perfil foi estruturado através das competências:

  • Planejamento
  • Organização
  • Determinação
  • Foco
  • Precisão
  • Realização
  • Responsabilidade

 

Fator Emocional

O profissional com grau alto no fator Emocional demonstrará maior habilidade para lidar com as situações emocionais, além de um comportamento mais empático e otimista. O mapeamento deste perfil foi estruturado através das competências:

  • Autoconfiança
  • Autoconsciência
  • Autocontrole
  • Automotivação
  • Comprometimento
  • Empatia
  • Mentalidade positiva

 

Agora é com você!

Neste artigo, falamos sobre a análise comportamental, suas divisões e como ela contribui para o aperfeiçoamento de profissionais e empresas. Essa ciência é fundamental para o autoconhecimento e melhoria do desempenho de diferentes equipes.
Seu processo seletivo se torna mais ágil quando você sabe exatamente quem você quer contratar.

Conhecendo o perfil da vaga, você aplica o mapeamento de competências nos candidatos e avança no processo apenas aqueles que se encaixam nesse perfil, economizando tempo e recursos da empresa.

É isso que o nosso software faz para você. Através de um algoritmo complexo e perguntas estruturadas, o mapeamento é realizado em duas etapas.

São diversos cruzamentos com objetivo de diminuir o viés, gerando uma análise muito mais assertiva e detalhada.

A Menvie desenvolveu o People Skills, uma ferramenta inteligente para mapear competências comportamentais. Acesse https://menvie.com.br/people-skills/ para saber mais e fale com um de nossos consultores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.