A Importância da Motivação no Ambiente de Trabalho

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
A motivação no ambiente de trabalho é muito importante para a empresa, pois a partir dela os funcionários apresentam um melhor desempenho, fator o que afeta diretamente os resultados.

Por isso é essencial que as organizações elaborem estratégias para incentivar a motivação de seus colaboradores, assim não só estarão contribuindo para o crescimento pessoal deles como da própria empresa.

Neste artigo você vai entender melhor o que é motivação no ambiente de trabalho, qual sua importância, seus benefícios, como avaliar a motivação dos funcionários e o que fazer para incentivá-la.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é motivação no ambiente de trabalho?

A palavra motivação significa o conjunto de fatores que estipulam uma ação, ou seja, é o que nos estimula a fazer algo. A motivação no ambiente de trabalho é o sentimento que estimula nossas ações no trabalho.

Quem tem motivação tem a vontade de cumprir objetivos e alcançar bons resultados, influenciando positivamente seu comportamento no ambiente de trabalho, tornando-o mais comprometido com o mesmo.

Quanto mais motivação o colaborador tiver mais ele irá se esforçar para realizar suas funções, aumentando sua produtividade.

Por que a motivação no ambiente de trabalho é importante?

A motivação no trabalho é importante, pois possibilita que as equipes colaborem mais entre si além dos funcionários apresentarem um melhor desempenho em suas atividades individuais.

Pois ao mesmo tempo em que funcionários motivados proporcionam melhores resultados, colaboradores desmotivados diminuem sua produtividade, podendo até mesmo influenciar outros funcionários.

Além disso, colaboradores desanimados tem menos atenção na execução de suas tarefas, podendo cometer erros e assim comprometer o trabalho da equipe.

A motivação no ambiente de trabalho estimula o funcionário a trabalhar com mais afinco e melhor desempenho, tendo influência em seu trabalho em equipe e assim afetando diretamente os bons resultados da empresa. Por isso é algo que deve ser incentivado, pois dele não depende somente o bem-estar dos funcionários, mas também da organização.

Quais os benefícios da motivação no ambiente de trabalho?

Como você pode ver a motivação no trabalho pode beneficiar muito a empresa. Entre os benefícios que ela proporciona estão:

Retém talentos

Um ambiente incentivador e estimulante acaba atraindo talentos a permanecerem na empresa, que por sua vez se empenham mais em seu trabalho e apresentam uma boa produtividade e desempenho.

Dessa forma é possível formar equipes de qualidade e alcançar excelentes resultados.

Melhora a autoestima dos funcionários

A motivação no ambiente de trabalho também melhora a autoestima dos funcionários, pois eles passam a ter mais confiança no que fazem, apresentando um comportamento mais produtivo.

Além disso, eles também melhoram seu relacionamento com os outros colaboradores, apresentando uma melhor interação, criando um ambiente de trabalho mais saudável.

Diminui a rotatividade de funcionários

Outro benefício que a motivação no ambiente de trabalho proporciona é a diminuição da rotatividade de funcionários. Pois motivados, os profissionais se sentem mais satisfeitos e assim tem uma menor inclinação a deixar a empresa.

Dessa forma a organização não tem prejuízos com a rotatividade e nem gasta tempo buscando novos talentos.

Aumenta a produtividade

Como já mencionamos a motivação no ambiente de trabalho ajuda a aumentar a produtividade, pois quanto mais satisfeitos e motivados a trabalhar os funcionários tendem a apresentar um melhor desempenho em suas tarefas, assim como se tornam mais colaborativos para realizar o trabalho em equipe.

Diminui o tempo gasto na execução das tarefas

A motivação no ambiente de trabalho também diminui o tempo gasto na realização das tarefas, pois trabalhadores motivados costumam agir de forma mais rápida e eficiente.

Dessa forma o tempo gasto em cada atividade acaba diminuindo, o que melhora a performance dos funcionários, proporciona mais resultados e assim consequentemente aumenta a lucratividade da empresa.

Proporciona o crescimento pessoal

Um trabalhador motivado tem mais confiança em seu trabalho, fazendo com que ele se desenvolva melhor tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Isso acaba influenciando de forma positiva sua relação com a empresa, assim como seu desempenho no trabalho. Dessa forma não apenas o funcionário cresce pessoalmente como a própria empresa.

Melhora o trabalho em equipe

Os trabalhadores mais motivados também costumam trabalhar melhor em equipe, pois há uma melhora na interação entre colaboradores. Dessa forma a equipe acaba se unindo mais, aumentando seu desempenho e produtividade.

Melhora a imagem da empresa

Funcionários mais motivados acabam defendendo a imagem da empresa perante outras pessoas, assim formando uma imagem forte e competitiva. O que acaba atraindo mais pessoas a fazerem parte da organização.

Como avaliar a motivação dos funcionários?

É importante que você analise o comportamento de seus funcionários para que possa avaliar sua motivação perante o trabalho e a empresa.

Isso vai te ajudar a entender quais atitudes pode tomar para motivar mais seus colaboradores a se tornarem mais comprometidos com o trabalho.

Por isso, caso seus funcionários apresentem de forma frequente os comportamentos abaixo é sinal de quem se sentem desmotivados. Confira:

  • Ter um comportamento negativo;
  • Não estarem dispostos a realizar suas atividades diárias;
  • Se isolarem dos colegas de equipe;
  • Ficarem ansiosos para ir embora;
  • Terem um rendimento baixo;
  • Deixarem de serem proativos e realizarem as tarefas de qualquer maneira;
  • Estarem sempre criticando as mudanças feitas pela empresa;
  • Não atingirem as metas estabelecidas pelo líder da equipe;
  • Se recusarem a participar de novos treinamentos;
  • Discordarem de tudo;
  • Faltarem com frequência.

 

Como aumentar a motivação no trabalho?

É importante saber que existe a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.

A motivação intrínseca vem de dentro de cada um e depende apenas da própria pessoa. No entanto essa motivação pode ser afetada tanto por fatores internos como externos, sendo possível desenvolvê-la através de um ambiente de trabalho motivador.

Por outro lado a motivação extrínseca tem relação apenas com fatores externos, sendo as formas que a empresa encontra para motivar seus funcionários a desempenharem melhor seu trabalho. No entanto os esforços da organização devem estar alinhados com a automotivação.

Tendo isso em mente é importante saber que a empresa pode sim aumentar a motivação de seus colaboradores, realizando determinadas atitudes, como:

Tratar todos com igualdade

É importante que os gestores tratem seus funcionários com igualdade, não se importando com o cargo que ocupam, pois todos merecem o mesmo respeito e atenção.

Dessa forma é importante que todos se cumprimentem e tenham uma relação amistosa, evitando competição entre os funcionários, mas incentivando um bom relacionamento entre todos.

Reconhecer o valor de cada um

Todos os funcionários que realizam bem seu trabalho, merecem ser reconhecidos. Por isso cabe ao líder elogiá-los sempre que atingirem alguma meta e orientá-los da melhor forma possível.

É importante que o líder enxergue o valor de cada um, reconhecendo seus pontos fortes e fracos e considerando suas características pessoais.

Saber estabelecer metas

O líder também deve saber estabelecer metas para manter a motivação dos funcionários. Pois não adianta colocar metas inalcançáveis, pois isso só vai acabar frustrando a equipe.

É essencial que sejam estabelecidas metas realistas e que estimulem os funcionários. Além disso, quando forem alcançadas é importante que os colaboradores sejam gratificados, isso vai motivá-los ainda mais a gerar bons resultados.

Recompensar os colaboradores

Recompensar os colaboradores devido ao alcance de um objetivo é importante para que eles se mantenham motivados e ao mesmo tempo os outros funcionários se esforcem mais para
também serem recompensados.

A recompensa pode ser um bônus no salário, destaque como funcionário do mês, entre outras possibilidades que você achar que mais se adeque à sua equipe.

Investir em treinamentos

Aprender algo novo também ajuda a motivar os colaboradores, pois dessa forma o funcionário poderá se desenvolver pessoalmente, sentindo-se satisfeito consigo mesmo, além de torná-lo mais qualificado para o trabalho.

Dar feedbacks

Para aumentar a motivação no ambiente de trabalho é importante que você dê feedbacks a seus funcionários, dessa forma eles podem saber o que estão acertando e o que devem melhorar.

O feedback deve ser construtivo, sendo assim não é bom fazer críticas que de nada vão acrescentar, o ideal é fazer comentários que ajudem o funcionário a se desenvolver melhor.

É recomendado que feedbacks positivos sejam dados em equipe, mas os negativos devem ser individuais, para que não haja constrangimento entre os funcionários.

É importante também reunir a equipe para dar o feedback sobre seu trabalho e assim discutir o que pode ser melhorado, para que todos possam corrigir seus erros e melhorarem seu desempenho.

Colocar as pessoas certas nos cargos certos

Outra forma de motivar os funcionários é designando-os a cargos que eles tenham maior aptidão. Pois é difícil alguém se motivar com uma atividade que não gosta de fazer.

Por isso é bom dar liberdade para que os colaboradores possam dar feedbacks, para saber o que eles estão achando do trabalho que estão realizando.

Dar liberdade para os funcionários opinarem

Também é importante dar liberdade para que os funcionários opinem e deem ideias sobre o trabalho. Assim como discutir com eles sobre a definição das metas, para que seja decidido em conjunto, dessa forma eles se sentirão mais motivados a atingi-las.

Essa liberdade ajuda no desenvolvimento dos colaboradores, que se tornam mais responsáveis e cooperativos em proporcionarem bons resultados.

Proporcionar um ambiente de trabalho agradável

Como os funcionários passam boa parte do dia no trabalho é essencial que o ambiente seja agradável para que eles se sintam mais motivados.

Para isso é bom que haja equipamentos adequados e que funcionem perfeitamente além de conforto. Dessa forma todos se sentirão mais motivados e apresentarão uma melhor produtividade.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Como você viu neste artigo a motivação no ambiente de trabalho é muito importante para a empresa, pois através dela os funcionários se sentem mais estimulados a trabalhar e apresentam um melhor desempenho, gerando bons resultados para a organização.

Por isso é importante identificar se os funcionários se sentem motivados ou não e tomar atitudes para incentivá-los. Isso não só vai ajudar seus colaboradores a se sentirem bem consigo mesmos e com o trabalho que executam como será benéfico e lucrativo para a empresa.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?