O conceito de entrevistas de emprego está em uso desde o final do século XIX, quando os empregadores começaram a usá-las como forma de avaliar possíveis funcionários.
As entrevistas evoluíram ao longo do tempo e agora são usadas para compreender não apenas as habilidades de um candidato, mas também sua personalidade e atitude.
As entrevistas podem ser realizadas presencialmente, virtualmente, utilizando serviços de videoconferência, como Skype e Zoom, ou através de sistemas de inteligência artificial – IA, como ferramentas de entrevistas assistidas por computador.
Neste artigo, vamos nos aprofundar no tema entrevista de emprego, os tipos existentes, além de listar os melhores modelos para você aplicar na sua empresa.
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O que é uma entrevista de emprego?
Uma entrevista de emprego representa um diálogo entre um possível empregador e um candidato a uma vaga de trabalho.
Durante a entrevista de emprego, o empregador tem a oportunidade de avaliar as qualificações, a aparência e a aptidão geral do candidato para a vaga.
Paralelamente o candidato tenta saber mais sobre o cargo, avaliar o empregador e saber se as suas necessidades e interesses serão atendidos.
É como um diálogo entre duas pessoas em que cada uma tenta aprender mais sobre a outra. É uma via de mão dupla.
O candidato está caminhando em direção a uma meta – o emprego certo e o empregador está caminhando em direção a outra meta – a contratação certa.
Como regra geral, uma entrevista de emprego é uma parte importante do processo de contratação e pode variar em termos de formalidade, desde uma conversa casual até uma série de discussões com uma variedade de pessoas que trabalham na empresa.
Normalmente, um candidato responde a uma vaga anunciada, fornecendo um currículo e outros materiais solicitados.
O empregador ou um representante analisa todas as candidaturas recebidas e decide quem deve ser convidado para uma entrevista.
Em alguns casos, uma entrevista preliminar pode ser realizada por telefone, economizando recursos e tempo para ambas as partes.
Dependendo do tamanho da empresa e de sua organização, o candidato poderá ter apenas uma entrevista.
Isto é comum nas pequenas empresas, nas quais os candidatos são frequentemente entrevistados diretamente pelo empregador.
Em outros casos, um representante do departamento de recursos humanos pode primeiro entrevistar um candidato e depois passar por uma série de entrevistas com potenciais supervisores e outros funcionários.
As empresas maiores também podem ter painéis de entrevistas com vários membros que cooperam para tomar uma decisão.
Tendências recentes em entrevista de emprego
A utilização da tecnologia e dos painéis de emprego permitiu aos empregadores ampliar o âmbito das suas pesquisas de candidatos, permitindo-lhes acessar um conjunto muito maior de candidatos.
As entrevistas na fase inicial são agora realizadas, em sua maioria, virtualmente, o que elimina restrições geográficas e de agendamento tanto para empregadores como para candidatos.
Ferramentas de entrevistas baseadas em IA também foram desenvolvidas para permitir que as organizações avaliem um maior número de candidaturas a empregos em períodos de tempo mais curtos.
Os entrevistadores podem usar esses sistemas para fazer perguntas predeterminadas e avaliar as respostas com rapidez e precisão.
Vantagens da entrevista de emprego
As entrevistas também proporcionam aos empregadores uma forma eficaz de avaliar potenciais candidatos e avaliar a sua adequação para uma determinada função.
Permitem que investiguem mais profundamente o conhecimento, as competências e a experiência dos candidatos do que pode ser transmitido apenas através de uma candidatura escrita ou de um CV.
Os entrevistadores também podem obter informações sobre a personalidade e a atitude de um candidato, o que pode ser difícil de avaliar com precisão de qualquer outra forma.
As entrevistas também são usadas para explicar melhor os requisitos do cargo e fornecer uma oportunidade para os candidatos fazerem perguntas sobre a função ou organização.
Objetivos da entrevista de emprego
Embora possa variar dependendo da empresa, o objetivo principal de uma entrevista é contratar o candidato mais adequado para a vaga aberta.
Para atingir esse objetivo, os entrevistadores geralmente procuram candidatos que atendam a determinados critérios que possam ajudar a melhorar a força de trabalho.
Aqui estão alguns objetivos gerais que os entrevistadores desejam alcançar durante uma entrevista para atingir as metas organizacionais:
- verificar os fatos fornecidos pelo candidato em seu currículo, carta de apresentação e candidatura de emprego;
- fornecer ao candidato fatos gerais e descrições necessárias sobre o trabalho e a empresa;
- compreender a motivação e a intenção do candidato em procurar um emprego;
- perguntar sobre os objetivos de carreira do entrevistado e considerar como isso se alinha com a função;
- obter informações adicionais sobre as habilidades, experiência e conhecimento do entrevistado;
- verificar a adequação do candidato para o trabalho em termos de personalidade e atitude;
- obter informações sobre o conhecimento racional, raciocínio rápido, habilidades de comunicação e criatividade do candidato;
- verificar se um candidato se enquadra na cultura e ética de trabalho da empresa;
- informar o candidato sobre as expectativas da empresa;
- avaliar os pontos fortes e fracos do candidato para determinar seus requisitos de treinamento;
- criar espaço para o candidato tirar dúvidas sobre o cargo ou a empresa;
- coletar informações sobre as tendências e condições do mercado de trabalho;
- trocar informações gerais entre o empregador e o potencial empregado;
- diminuir a distância entre a empresa e seus candidatos.
17 Tipos de entrevista de emprego – Melhores modelos
As empresas podem realizar entrevistas em vários formatos, dependendo do seu objetivo final e da forma mais eficaz de alcançá-lo.
Por causa disso, você pode encontrar uma variedade de diferentes modos, estilos e formatos de perguntas de entrevista ao se candidatar a empregos.
Entender por que você está sendo entrevistado de determinada maneira pode ajudá-lo a fornecer respostas mais adequadas que possam atender aos objetivos da entrevista.
Aqui estão os melhores modelos de entrevista usados para testar candidatos em potencial:
1. Entrevista estruturada
A entrevista estruturada implica a utilização dos mesmos métodos para avaliar os candidatos.
Nessa abordagem, cada entrevistado enfrenta exatamente as mesmas questões na mesma ordem.
Este é um método de pesquisa quantitativa que os pesquisadores normalmente empregam em pesquisas para remover qualquer questionamento tendencioso que possa prejudicar o resultado.
O objetivo é identificar os candidatos que dão as melhores respostas a todas ou à maioria das perguntas.
Essas entrevistas podem começar como uma entrevista tradicional, mas podem se concentrar mais em um conjunto fixo de perguntas do que em perguntas específicas baseadas na experiência.
As respostas dos candidatos são registradas e avaliadas de acordo com um sistema de pontuação adequado.
Fazer o mesmo conjunto de perguntas na mesma ordem ajuda o recrutador a recolher informações semelhantes dos candidatos num contexto uniforme e, assim, classificá-los de forma imparcial.
Esse tipo de entrevista é benéfico tanto para recrutadores quanto para candidatos. A experiência da entrevista é consistente e menos propensa a erros.
O processo provavelmente será imparcial, pois o recrutador lê um roteiro de perguntas predefinidas.
O recrutador pode facilmente comparar as respostas dos candidatos e classificá-los de acordo, garantindo assim uma entrevista eficaz apenas através de perguntas altamente relevantes e importantes.
2. Entrevista não estruturada
A entrevista não estruturada ou a entrevista não diretiva é útil para a coleta de dados, em que os entrevistadores fazem perguntas aos participantes para obter informações sobre um tópico.
É uma entrevista informal que geralmente segue uma conversa fluida.
Essas entrevistas não possuem um padrão definido e as perguntas variam de acordo com os critérios da empresa e as competências do candidato, ao contrário de uma entrevista estruturada.
Como o objetivo principal é a coleta de dados, é fundamental responder às perguntas de forma adequada e com as informações corretas.
Os formatos estruturados, conforme discutido acima, baseiam-se puramente em um conjunto predeterminado de perguntas em uma ordem e formato específicos.
Por outro lado, uma entrevista não estruturada é espontânea e de natureza coloquial.
Embora este seja um método de entrevista tradicional e testado pelo tempo, não é muito útil para comparar o desempenho dos candidatos.
3. Entrevista semiestruturada
Em uma entrevista semiestruturada, estão presentes elementos de entrevistas estruturadas e não estruturadas.
Esse tipo de entrevista geralmente contém algumas perguntas específicas que os gerentes de recrutamento fazem a cada candidato, mas eles também têm flexibilidade para fazer alterações de acordo com a resposta.
Isso geralmente envolve perguntas de acompanhamento, que fornecem uma explicação mais profunda do entrevistado, tornando este um dos formatos de entrevista mais comuns preferidos por várias empresas.
Uma entrevista semiestruturada combina o melhor dos dois formatos de entrevista.
Utiliza o formato organizado de uma lista estruturada de perguntas para avaliar os candidatos igualmente, mas também adiciona um toque humano por meio de um conjunto de perguntas que não são pré-determinadas.
A maioria das entrevistas realizadas pelas empresas são exemplos de entrevistas semiestruturadas.
4. Entrevista de estresse
As entrevistas de estresse avaliam a resposta de um candidato a situações estressantes apresentadas pelo entrevistador, fazendo inúmeras perguntas ao mesmo tempo ou estabelecendo um limite de tempo para uma pergunta.
Isto testa a presença de espírito do candidato e a sua resposta a desafios práticos, como gerir várias tarefas de alta prioridade ao mesmo tempo, lidar com clientes desafiadores ou enfrentar um colega de trabalho ou gestor difícil.
Passar em uma entrevista de estresse geralmente significa que o candidato pode administrar bem uma crise sem entrar em pânico.
O objetivo é encontrar candidatos eficientes para funções específicas que envolvam situações de alto estresse.
5. Entrevista situacional
Em uma entrevista situacional, os entrevistadores apresentam um problema aos candidatos. As entrevistas situacionais concentram-se no futuro e envolvem questões ou cenários hipotéticos.
Este processo de entrevista avalia a abordagem do candidato para resolver problemas em situações práticas relacionadas ao trabalho.
Ter experiência anterior no tratamento de situações semelhantes pode ser benéfico aqui. O objetivo é encontrar candidatos que dêem as melhores respostas às situações propostas.
6. Entrevista comportamental
A técnica de entrevista comportamental avalia o comportamento do entrevistado em situações específicas relacionadas ao emprego no passado.
Isso geralmente envolve fazer perguntas abertas e registrar as respostas em uma escala de classificação ancorada.
As entrevistas comportamentais analisam as respostas do candidato a situações passadas relacionadas à sua abordagem de trabalho.
Isso ajuda a prever a provável eficiência de um candidato em função semelhante, caso seja contratado.
7. Entrevista técnica
A entrevista técnica avalia a capacidade técnica do candidato para a função e a extensão de seu conhecimento na área escolhida.
Os empregadores que recrutam para funções de engenharia, ciência ou tecnologia geralmente realizam entrevistas técnicas.
Muitas vezes, essas entrevistas são assistidas por computador, em que o candidato escreve um código ou executa uma tarefa praticamente na tela compartilhada do computador.
O objetivo é encontrar os candidatos com maior proficiência técnica.
8. Entrevista individual
Neste modelo, apenas um entrevistador conversa com o candidato e faz perguntas com base em uma área específica do currículo.
O processo compreende múltiplas entrevistas individuais, cada uma delas focada em questões gerais, técnicas e operacionais, de acordo com os requisitos.
O tom geralmente é coloquial, com o entrevistador iniciando a pauta e deixando o candidato fazer perguntas no final.
Compreender os diferentes aspectos da proficiência de um candidato é o objetivo principal deste formato.
9. Entrevista de painel
Numa entrevista de painel, dois ou mais entrevistadores entrevistam o candidato simultaneamente.
O painel geralmente pode incluir uma combinação de pessoas, como supervisores, membros da equipe e representantes de recursos humanos.
Cada entrevistador é especializado em um domínio específico e avalia as habilidades, qualificações e experiências do candidato nessa área, podendo fazer perguntas sucessivamente.
É importante manter contato visual com todos durante a resposta para aumentar as chances de impressionar todo o painel e ter sucesso na entrevista.
10. Entrevista em grupo focal
Em uma entrevista de grupo focal, as empresas entrevistam candidatos com características ou experiências comuns em um grupo.
O entrevistador faz perguntas específicas e observa a resposta de cada candidato.
Os moderadores dos grupos focais também incentivam os participantes a interagir uns com os outros.
Este é um método de pesquisa qualitativa que ajuda a obter dados de um grupo selecionado de indivíduos que analisam novos produtos, funcionalidades ou outros temas de interesse para generalizar a reação de toda a população.
Ajuda a compreender as demandas atendidas e não atendidas dos clientes e se os candidatos podem conceber maneiras eficazes de fazer o mesmo.
11. Entrevista por e-mail
A entrevista por e-mail é uma abordagem comparativamente nova para entrevistar. Neste método, os candidatos são entrevistados de forma assíncrona.
Eles recebem as perguntas e podem responder no seu próprio ritmo, durante um período relativamente mais longo em comparação com os métodos tradicionais de entrevista.
Como resultado, essas entrevistas são menos estressantes e permitem respostas mais detalhadas.
12. Entrevista por telefone
Neste caso, o recrutador entra em contato por telefone com o candidato, até mesmo sem um aviso prévio.
Este método é útil para selecionar os candidatos e convidar alguns para entrevistas presenciais.
É um modo de entrevista econômico e menos demorado que pode avaliar a inteligência, o raciocínio rápido e as habilidades interpessoais dos entrevistados, sem gastar muito tempo ou dinheiro.
13. Entrevista em vídeo
As entrevistas em vídeo são semelhantes às entrevistas presenciais, que as empresas realizam em videoconferências online.
É uma modalidade moderna de entrevista e pode ser eficiente devido à sua conveniência e baixo custo.
Nesta modalidade de entrevista não é obrigatório que o entrevistador e o entrevistado estejam no mesmo local ou na mesma região.
As empresas que oferecem empregos remotos costumam usar esse tipo de entrevista.
14. Entrevista aberta
Uma entrevista aberta oferece a oportunidade de se encontrar com um gerente de contratação, geralmente para cargos sazonais ou temporários.
Nesse tipo de entrevista, pode não haver um processo formal de triagem e seleção antes da entrevista.
O candidato pode simplesmente entrar e aguardar na fila. Estas entrevistas contêm questões específicas do candidato e algumas relacionadas com a função para avaliar critérios específicos definidos pela empresa.
15. Entrevista baseada em competências
Essa entrevistas avaliam as habilidades e competências de um candidato.
Geralmente testam habilidades específicas relacionadas ao cargo, como habilidades de liderança e comunicação para um cargo de gestão.
As entrevistas baseadas em competências podem ser como entrevistas comportamentais porque os empregadores podem combiná-las com outros tipos e incluir perguntas sobre como o candidato lidou com uma situação passada.
A principal diferença é que as entrevistas comportamentais procuram padrões de comportamento, enquanto as entrevistas baseadas em competências procuram evidências de suas habilidades.
16. Entrevista de quebra-cabeça
As entrevistas de quebra-cabeça avaliam a rapidez e a criatividade com que um candidato pode pensar, fazendo perguntas difíceis e semelhantes a quebra-cabeças.
Eles também testam o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas do candidato.
Por exemplo, um entrevistador pode fornecer um enigma e pedir que o candidato responda e explique seu raciocínio.
17. Entrevista unilateral
Entrevistas unilaterais são uma forma mais recente de entrevista que envolve o uso de tecnologia como reconhecimento de voz e IA para pré-selecionar candidatos.
Elas são como uma entrevista em vídeo normal porque o candidato responde as questões diante de uma câmera em um computador, mas em vez de falar com um entrevistador, grava as respostas a perguntas predefinidas.
Em algumas entrevistas unilaterais, o candidato pode regravar uma resposta, mas outras só permitem a primeira tentativa.
Após a entrevista, um gerente de contratação ou um programa de computador analisa as respostas e determina se deve chamar o candidato para uma entrevista tradicional.
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