Os Testes Admissionais Mais Eficientes Para Contratação Assertiva

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Os testes admissionais são solicitados para que o empregador conheça as condições gerais de saúde física, mental e social do trabalhador, antes de ser contratado.

Estes exames devem ser realizados de acordo com as condições a que o trabalhador vai se encontrar exposto no local de trabalho, do seu perfil e do trabalho que irá realizar.

Alguns processos de seleção incluem a realização de testes de triagem e testes psicotécnicos. Esses testes são usados ​​para ajudar a determinar a capacidade profissional dos candidatos, conhecer sua personalidade e avaliar suas habilidades.

Embora as entrevistas sejam muito mais decisivas na seleção de pessoal, os testes admissionais constituem um elemento útil de informação, por um lado, para descartar candidatos que não atendem aos requisitos do cargo a ser preenchido e, por outro, para confirmar as informações obtidas na entrevista pessoal.

O objetivo dos testes é avaliar o potencial do candidato e descobrir em que medida ele se adapta à vaga e a um ambiente de trabalho específico.

Esses testes nem sempre são exigidos, mas é aconselhável estar preparado para eles. Dependendo do perfil da posição a ser preenchida, variam em sua complexidade e extensão.

Existem três tipos principais de testes admissionais:

  • Testes profissionais, também conhecidos como testes de conhecimento;
  • Teste de personalidade e;
  • Testes psicotécnicos, que incluem testes de inteligência e aptidão.

 

Além destes, também existem os testes conhecidos como dinâmica de grupo e o exame médico admissional.

Tipos de Testes Admissionais

Cada organização geralmente tem seus próprios testes. O importante não é conhecer o teste em si, mas os processos mentais subjacentes. Os testes mais conhecidos, são:

Testes profissionais ou de conhecimento

São exercícios que avaliam o conhecimento e o grau de habilidade necessários para desenvolver um trabalho específico. Eles pretendem obter informações sobre o treinamento, experiência e conhecimentos específicos que dão valor ao candidato.

As empresas elaboram esses testes de acordo com os requisitos da posição e geralmente são preparados pelo departamento de RH. Eles podem ser feito oralmente ou por escrito e, dependendo do tipo de atividade, podem consistir em:

  • Teste de digitação;
  • Teste de domínio de ferramentas tecnológicas;
  • Teste de idioma;
  • Elaboração de um relatório baseado em uma determinada informação;
  • Reparar ou montar um dispositivo;
  • Encontrar uma solução para um problema específico.

 

Teste de personalidade

Dependendo das exigências do trabalho, a personalidade do candidato será mais ou menos decisiva na seleção. Os testes de personalidade tentam extrair, através de perguntas pessoais, as principais características do caráter de um indivíduo, o que permitirá deduzir sua adaptabilidade ao trabalho oferecido.

Existem aspectos gerais da personalidade que são valorizados em praticamente qualquer trabalho: a capacidade de iniciativa, persuasão e empatia, adaptação social, normas ou mudanças, o nível de maturidade e responsabilidade, motivação e estabilidade emocional.

As respostas não são boas ou ruins, elas simplesmente refletem o caráter do candidato ou seu modo de pensar em certas situações. O que o recrutador está procurando é ver se o perfil do candidato se encaixa na posição que ele precisa preencher.

Assim, se precisam de um porteiro, podem procurar uma pessoa de natureza mais submissa do que se necessitassem de um diretor comercial, cuja personalidade seja mais agressiva.

Existem dois grandes grupos de testes admissionais de personalidade: o introspectivo e o projetivo.

Teste de personalidade introspectiva

Os testes de personalidade introspectiva geralmente consistem em uma lista de perguntas fechadas com três opções de resposta em cada questão. Uma opção indica um polo, outra indica o outro polo oposto e, finalmente, o terceiro seria indicado para os indecisos.

A informação obtida é estruturada em um perfil de traços diferenciais de personalidade e mede seu grau de sociabilidade, estabilidade emocional, introversão / extroversão, autonomia, autoritarismo, autoconfiança, flexibilidade, sinceridade, lealdade, agressividade, etc.

As questões do questionário são desenvolvidas segundo um princípio no qual cada pessoa tende a um pólo em qualquer traço que é medido. Os itens são geralmente muito nítidos e opostos, para forçar o candidato a escolher entre uma das duas opções, o que permite definir seu perfil de forma mais aproximada.

Qualquer pessoa que tenha feito esse tipo de teste terá encontrado a sensação de que as perguntas estão repetidas e não estão erradas. A explicação é que, para medir um traço de personalidade, são usados ​​itens diferentes, que juntos resultam nessa parte da personalidade do indivíduo.

Teste de personalidade projetiva

Nos testes de personalidade projetiva surge uma série de situações plausíveis nas quais você deve propor uma solução ou uma resposta. Posteriormente, um especialista interpreta as respostas para ter uma visão geral de sua personalidade.

Em outras palavras, são perguntas ou situações que precisam de uma resposta aberta que implique uma identificação pessoal com a questão ou problema a ser resolvido, projetando a personalidade na resposta.

 

Testes psicotécnicos

Estes testes admissionais, também chamados testes de inteligência ou testes de aptidão, são projetados para avaliar suas habilidades intelectuais para executar tarefas relacionadas a um trabalho específico. Eles consistem em questionários onde você deve escolher entre várias respostas possíveis.

Testes psicotécnicos tentam investigar as habilidades intelectuais da pessoa, como inteligência geral, memória, percepção ou atenção. Outros aspectos mais específicos da inteligência também são estudados nesse tipo de teste, como aptidão verbal, aptidão numérica, aptidão espacial, capacidade de abstração e concentração entre outras, de acordo com as características da posição em aberto.

Testes psicotécnicos têm um limite de tempo para realizá-los. Portanto, a interpretação ou correção é feita com base em dois critérios: sucessos e erros e velocidade.

Estas são as habilidades mais frequentes medidas em testes psicotécnicos:

Teste de proficiência verbal

Aptidão verbal refere-se à capacidade de compreender e expressar conceitos através de palavras, oralmente e por escrito.

Entre os testes que medem a aptidão verbal estão exercícios de ortografia, definições, uso de sinônimos ou antônimos, analogias, vocabulário, compreensão verbal, frases desordenadas ou incompletas.

Teste de proficiência numérica

Este teste admissional refere-se à capacidade de compreender e trabalhar com operações numéricas, razão e manipular habilmente números.

Entre os testes que medem a aptidão numérica estão operações com adição, subtração, multiplicação e divisão, frações, potências, raízes, porcentagens, equações e problemas matemáticos.

É necessário conhecimento das operações com decimais, problemas simples de regras de três, problemas de porcentagem, instruções com letras, listas de operações lembrando a ordem de prioridades: primeiros colchetes se houver, chaves, parênteses, multiplicação e divisão na ordem em que aparecem e, finalmente, adição e subtração).

Teste de aptidão espacial

A aptidão espacial refere-se à capacidade de diferenciar formas, volumes, distâncias, posições no espaço e representar mentalmente figuras e objetos em duas ou três dimensões.

A aptidão espacial é medida principalmente através de testes como rotação de figuras, construção de figuras e quebra-cabeças.

Teste de raciocínio abstrato

O raciocínio abstrato refere-se à capacidade de observação e organização lógica, de modo que as conclusões podem ser tiradas de dados específicos, usando a lógica dedutiva.

Para medir esta série, números, letras, figuras, dominós, cartões ou moedas são utilizados.

Na série de números qualquer operação pode aparecer, mas o normal é que são adição e subtração, multiplicação e divisão, sempre preferindo a lógica mais simples.

O restante dos exercícios de testes admissionais de raciocínio abstrato que utilizam desenhos, dominós ou moedas é semelhante e você deve sempre procurar a lógica implícita e aplicá-la.

Teste de atenção – concentração – retenção

Estes testes referem-se à capacidade de estar atento e focado durante a execução de uma tarefa repetitiva e monótona.

Para medir essa habilidade, geralmente são usados ​​exercícios de memória visual, que consistem em memorizar objetos ou figuras e depois reproduzi-los.

Dicas Para Passar Nos Testes Admissionais Psicotécnicos

Ficar relaxado e descansado, estar alerta, mas sem ansiedade, é uma das melhores estratégias para passar nesse tipo de teste. Além disso:

  • Ler atentamente e entender completamente as instruções, seguindo as regras ditadas pelo examinador. Você não deve ter medo de perguntar o que você não entende;
  • Ler atentamente as declarações e todas as alternativas de resposta. Aproveitar ao máximo a oportunidade de fazer alguns exemplos, que você costuma dar antes de cada teste, para automatizar o procedimento a ser seguido e mostrar que você entendeu bem as instruções;
  • A maioria dos testes psicotécnicos tem um limite de tempo. A pontuação final é o resultado das respostas corretas em relação ao tempo consumido. Se ficarmos presos em um elemento, é melhor passar para o próximo e, assim que o exercício terminar, voltar para às perguntas que não foram respondidas;
  • Há perguntas óbvias, então o ideal é usar o bom senso. Às vezes as respostas mais simples são as corretas;
  • Manter o nível de concentração alto. Uma certa tensão melhorará o desempenho e à medida que o teste avança, a confiança também aumentará. Você deve se concentrar no teste e esquecer o resto das pessoas;

 

Dinâmica de Grupo

Há cada vez mais empresas que integram os testes admissionais com dinâmica de grupo em seu processo de seleção. No caso de cargos de liderança, é um dos testes mais confiáveis ​​para se ter sucesso na escolha do profissional certo.

A dinâmica de grupo é um método de seleção através do qual são feitas tentativas para identificar e avaliar as competências e habilidades dos candidatos e prever seu desempenho em um determinado trabalho.

O que estes testes admissionais avaliam não são os traços de personalidade, mas o fato do candidato possuir as habilidades necessárias para alcançar um determinado objetivo, pois seu desempenho revelará competências naturais que podem ser potencializadas com treinamento, mas dificilmente adquiridas.

Este método consiste em vários testes de grupo de até 10 candidatos, onde eles são convidados a realizar atividades que se aproximam das funções e tarefas que podem ser encontradas no trabalho real. Os testes podem durar de 45 a 90 minutos e as sessões geralmente são de um ou dois dias.

Os avaliadores simplesmente dão as instruções iniciais, observam os eventos e os anotam. Eles observam principalmente o grau em que o candidato efetivamente possui e usa as competências previamente estabelecidas como necessárias para o trabalho a ser preenchido.

Algumas das competências que se refletem nessa metodologia são: capacidade de tomar decisões, capacidade de trabalhar sob pressão, motivação, liderança, capacidade de trabalhar em equipe, visão estratégica, capacidade de analisar e sintetizar, capacidade de comunicação verbal e escrita, sociabilidade, gestão do tempo, negociação e persuasão, resultados e orientação para o cliente.

As atividades que você pode propor são muito variadas e podem incluir:

Escrever um relatório

É fornecido um material escrito, geralmente relacionado a uma atividade da empresa e o candidato terá que escrever um relatório com suas recomendações. Este exercício tem um tempo limitado. Avalia a capacidade de análise, raciocínio e expressão escrita.

Fazer uma apresentação

Avalia a capacidade de estruturar uma apresentação, capacidade de expressão oral e de falar em público.

Bandeja de tarefas

A atividade consiste em assumir que o candidato já foi contratado para o cargo a ser preenchido, assim ele recebe uma bandeja cheia de documentos, cartas dos clientes, pedidos de relatórios, chamadas recebidas, e-mails, etc.

O esperado é que o candidato realize as atividades necessárias: responda a correspondência, envie e-mails, prepare os relatórios, etc., em um tempo limitado. Avalia a capacidade de planejamento, gerenciamento de tempo, capacidade de resolução, comunicação verbal e escrita.

Exame médico

Uma avaliação médica pré-contratação ajuda a gerenciar possíveis riscos no local de trabalho com o objetivo de evitar doenças ou ferimentos ao candidato ou colega de trabalho.

Além disso, alguns trabalhos também têm requisitos e padrões legais que precisam ser cumpridos, como os padrões nacionais para condução de veículos comerciais e pesados, máquinas e equipamentos que oferecem riscos, para citar apenas alguns.

Esse é um dos testes admissionais que faz parte do processo de contratação ou implantação e é usada para avaliar a adequação do candidato à posição e ao ambiente de trabalho físico para o qual está sendo considerado.

Cada avaliação de saúde ocupacional envolverá aspectos variados, dependendo do trabalho e da organização em questão. No mínimo, é exigido o preenchimento de um questionário de avaliação de saúde e um exame médico realizado por um profissional de saúde qualificado.

Em algumas situações mais específicas são solicitados exames de pressão sanguínea, visão, coração, abdome, membros e coluna.

Para trabalhos fisicamente exigentes que estão em ambientes remotos e quentes, você pode ser solicitado realizar uma avaliação da aptidão no trabalho, também conhecida como avaliação da capacidade funcional ou avaliação musculoesquelética.

Dependendo da atividade, a avaliação médica pode envolver uma radiografia de tórax, exames de sangue, rastreamento de drogas na urina, teste de alcoolemia, audiometria, espirometria, teste de condicionamento físico, ressonância magnética e / ou ECG.

Não vá embora! Temos muito mais artigos como este.

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?