Satisfação no Trabalho: Como ser Mais Feliz e Produtivo

Sabia que a satisfação no trabalho pode aumentar a produtividade e os lucros da sua empresa?

Sim, pois quando os colaboradores se sentem satisfeitos no trabalho executam suas tarefas com mais motivação e vestem a camisa da organização.

Além disso, pode melhorar a relação entre funcionários e o clima organizacional, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável.

Para que você compreenda melhor vamos explicar o que é satisfação no trabalho, sua importância para sua empresa e como estimulá-la.

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O que é satisfação no trabalho?

É a forma que uma pessoa se sente em relação ao seu trabalho, seja na realização das tarefas e no ambiente em que atua.

Geralmente essa sensação depende de alguns fatores como o ambiente de trabalho, o clima organizacional, a segurança que a empresa proporciona aos seus funcionários, a forma de gestão, a higiene do local, a cultura da empresa, os resultados obtidos por meio de suas atividades, entre outros.

Se a pessoa tem prazer em trabalhar no que gosta sente satisfação no trabalho e isso influencia em sua produtividade, relação com os colegas e resultados que proporciona à empresa.

Qual a importância da satisfação no trabalho para sua empresa?

A satisfação no trabalho pode melhorar a performance dos seus funcionários, assim como o relacionamento interpessoal e ainda atrair novos talentos para sua empresa.

Além disso, há um prejuízo menor, já que a taxa de turnover diminui e há menos demissões e também reduz a chance de acidentes, doenças e faltas.

Dessa forma a empresa pode ter melhor relação com seus clientes, melhorar seus serviços e produtos e se tornar mais competitiva no mercado.

Por isso é importante a empresa investir na satisfação dos trabalhadores, criando um ambiente de trabalho saudável, melhorando a comunicação, oferecendo um salário competitivo e oportunidades de crescimento para os trabalhadores.

Quais as vantagens da satisfação no trabalho na sua empresa?

Há várias vantagens em estimular a satisfação no trabalho na sua empresa. Vamos conferir quais são elas:

Diminuição da rotatividade

A rotatividade dos funcionários dentro da sua empresa é medida pela taxa de turnover, ou seja, desligamentos e contratações.

Quanto maior for essa taxa significa que a empresa não está conseguindo reter seus talentos e assim aumentam os gastos com demissões e novas contratações.

Além disso, aumenta o tempo perdido com novos treinamentos e pode haver uma desestabilização na equipe que tem que se adaptar a novos integrantes.

Por isso, quando há satisfação no trabalho essa taxa de turnover diminui, gerando menos gastos para a empresa e estabilização das equipes.

Aumento da produtividade

Quando os colaboradores se sentem mais satisfeitos, trabalham melhor, cometem menos erros e assim aumentam sua produtividade.

Isso gera melhores resultados para a empresa e mais lucros.

Mais engajamento

Funcionários satisfeitos com o trabalho se sentem mais engajados e até mesmo motivam a equipe a trabalhar melhor para atingir os objetivos.

Isso ajuda a melhorar o relacionamento entre os funcionários e a equipe a alcançar melhores resultados.

Funcionários promotores

Com mais satisfação no trabalho aumenta o número de funcionários promotores na sua empresa.

Esses funcionários são aqueles que realmente se importam em trazer resultados à organização e as indicam para outras pessoas, seja novos talentos ou mesmo clientes.

A propaganda boca a boca ou mesmo nas redes sociais pode ser muito forte, o que melhora a imagem da companhia e assim atrair mais clientes e talentos.

Aumento da satisfação dos clientes

Colaboradores felizes com seu trabalho atendem os clientes da melhor forma possível, passando uma ótima imagem da empresa.

Pois atendem os clientes com um sorriso, cordialidade e vontade de solucionar seus problemas.

Isso faz com que os clientes se sintam mais satisfeitos e mais aptos a fazer novos negócios com a empresa.

Mais lucro

Com funcionários mais satisfeitos a empresa tem menos gastos e é capaz de atingir os objetivos que estipula.

Além disso, os colaboradores realmente vestem a camisa da empresa e cuidam dela como se fosse sua.

Dessa forma obtêm mais resultados e consequentemente mais lucros.

Como medir a satisfação no trabalho dos seus colaboradores?

É possível medir a satisfação no trabalho de seus colaboradores de três formas. Vamos conhecê-las:

Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI)

É um teste de avaliação do contentamento dos colaboradores em seu ambiente de trabalho e suas tarefas.

Esse teste é calculado por meio de três perguntas que questionam o funcionário sobre:

  • o quanto ele está satisfeito com o local onde atua;
  • o quanto seu local de atuação satisfaz suas expectativas;
  • quão próximo está seu trabalho do ideal.

 

A resposta de cada pergunta varia de 1 a 10. Elas devem ser somadas e colocadas na seguinte fórmula:

{ [ ( Soma de todas as respostas ÷ 3 ) – 1 ] ÷9 } x 100

O resultado vai variar de 0 a 100, quanto maior for o número maior será a satisfação no trabalho dentro de sua empresa.

No entanto, se o valor for menor que 66, significa que ela precisa estimular a satisfação no trabalho.

Faltas

As faltas dos funcionários também é um fator importante para determinar a satisfação no trabalho em sua empresa.

Pois funcionários insatisfeitos costumam faltar mais.

Para calcular o número de faltas você deve usar a fórmula do fator Bradford, que é o índice que determina o quanto as frequentes faltas de um colaborador prejudica a empresa e seus colegas de trabalho.

Para isso você deve usar a fórmula:

Fator bradford= F (freqüência de faltas) x F (freqüência de faltas) x D (número total de dias ausentes)

Se o resultado for maior que 250 significa que as faltas se excederam e nesse caso é importante conversar com o funcionário para verificar por que está desmotivado.

Taxa Turnover

A taxa turnover também é importante para determinar a satisfação dentro da sua empresa, pois quanto mais rotatividade de funcionários houver significa que a empresa não está sendo capaz de reter talentos.

Para descobrir essa taxa é preciso aplicar a seguinte fórmula:

Taxa de Turnover = Número total de demissões /Número médio de funcionários em determinado período

O resultado será dado em porcentagem, se o valor for maior de 5% significa que a rotatividade está muito alta e é necessário estimular a satisfação dos funcionários.

Como estimular a satisfação no trabalho?

Para estimular a satisfação no trabalho na sua empresa é necessário realizar algumas ações. Vamos conhecê-las:

Gerenciar conflitos entre equipes

Um grande desafio para o gestor é gerenciar os conflitos de sua equipe.

Quando um funcionário tem problemas com seus colegas de equipe ou mesmo superiores pode se sentir desmotivado ou mesmo não se entender com os outros, o que pode dificultar a conclusão de projetos.

Por isso é importante que o gestor ouça todos os lados e entenda o que está acontecendo para que possa integrar os colaboradores tanto da mesma equipe quanto de outras.

Dessa forma a relação entre os funcionários melhora e as atividades são realizadas de forma mais eficaz e colaborativa.

Melhorar a comunicação

Estimular uma boa comunicação entre os colaboradores ajuda a gerenciar os conflitos.

Pois assim cada funcionário expõe seus argumentos e pode mostrar de que forma suas ideias podem impactar um projeto, sendo mais fácil lidar com a situação.

Para alcançar isso é necessário realizar reuniões frequentes com pautas definidas para que tudo seja direcionado para a solução do problema.

Também é preciso criar canais de comunicação direta para que o colaborador possa se sentir livre para conversar com o gestor, caso haja conflitos ou seja preciso redefinir estratégias.

Esse contato pode ser feito por meio de e-mails, telefones ou mesmo encontros pessoais na empresa.

Incentivar o crescimento

É importante que os colaboradores sejam motivados a crescer profissionalmente.

Assim eles se sentem mais satisfeitos em aprender algo novo e a se desenvolver.

Por isso é importante oferecer a chance de fazer treinamentos, cursos, participar de palestras e workshops.

Outra forma de incentivo é permitir que os funcionários se desenvolvam e assumam mais responsabilidades.

Além de fazer um plano de carreira para os colaboradores saberem onde podem chegar dentro da empresa.

Delegar tarefas

Os gestores também devem saber delegar tarefas, passando a responsabilidade de atividades importantes para os funcionários.

Dessa forma eles se sentem desafiados e mais motivados a trabalhar, além de ficarem felizes por sentirem que seu superior confia em seu trabalho.

Respeitar os funcionários

Todos os funcionários do cargo mais baixo ao mais alto devem ser respeitados da mesma forma.

Por isso todos devem ser tratados com a mesma consideração e valorizados como parte de sua equipe.

Além disso, é importante levar em conta suas necessidades, dessa forma o ambiente de trabalho se torna mais agradável e eles se sentem mais motivados no trabalho.

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Agora é com você!

Como você viu a satisfação no trabalho é essencial em uma empresa.

Afinal por meio dela é possível aumentar a produtividade, reduzir os erros e os gastos dentro da empresa, alcançar os objetivos e obter mais lucros.

Para estimular a satisfação dos colaboradores a organização precisa realizar algumas ações que os motivem a trabalhar melhor e vestir a camisa da empresa.

Entre essas ações estão:

  • gerenciar conflitos entre equipes;
  • melhorar a comunicação;
  • incentivar o crescimento;
  • delegar tarefas;
  • respeitar os funcionários.

 

Dessa forma é possível aumentar a satisfação dos colaboradores dentro da empresa, tornar o ambiente de trabalho mais saudável e assim melhorar seus negócios.

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