Como Fazer um Recrutamento On-line de Qualidade

O recrutamento On-line explodiu nos últimos anos. No entanto, conseguir o recrutamento On-line certo é uma arte quando todos estão competindo para encontrar ótimos candidatos em um espaço tão saturado.

Com muita frequência, o recrutamento On-line pode ser um exercício estático de postar alguns anúncios de emprego e cruzar os dedos, quando deveria ser uma estratégia medida e proativa combinando vários métodos que ajudam a identificar candidatos de alto desempenho.

Quando feito da maneira certa, este tipo de recrutamento contribui para a longevidade e o sucesso do seu negócio, evitando contratações ruins e caras e construindo uma empresa com colaboradores de alta qualidade.

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Estratégias de Recrutamento On-line

Se você gerar mais interesse pelo seu cargo, os candidatos terão maior probabilidade de se adequar à cultura da sua empresa, permitindo que você tome a decisão final mais rapidamente.

Para isso, você poderá utilizar algumas estratégias, como:

Fortaleça sua marca de empregador

Uma marca empregadora é mais do que apenas a reputação da sua empresa. É um resumo de como sua empresa é vista em termos de cultura, identidade e missão geral.

Mais do que isso, sua marca empregadora é a soma de tudo o que diferencia sua empresa e sinaliza aos colaboradores em potencial porque eles devem escolher trabalhar para você em vez de outra empresa.

Esta marca deve ficar disponível para que todos possam ver e é composta por muitas peças móveis. Quer os candidatos vejam a página de carreira da sua empresa, os perfis de mídia social ou mesmo as avaliações da Glassdoor, você precisa controlar como sua marca aparece no mundo exterior.

Quanto mais você for capaz de divulgar sua empresa como uma organização única e confiável para se trabalhar, mais você incentivará inscrições de candidatos adequados.

Por padrão, isso também significa que você pode evitar receber inscrições de candidatos que podem não ser os mais adequados para sua empresa.

De acordo com pesquisas, 75% dos candidatos a emprego consideram a marca de um empregador, antes mesmo de se candidatar.

As seguintes informações de marca do empregador devem estar prontamente disponíveis em seu site:

Cultura da empresa

A cultura de sua empresa é o que a diferencia das demais, mas isso não significa que agrade a todos.

Talvez você defina um código de vestimenta casual, incentive confraternizações com a equipe fora da empresa ou permita que seus colaboradores levem animais de estimação para o trabalho.

Você precisa ser franco sobre o tipo de cultura em que atua, ou corre o risco de perder um tempo valioso entrevistando candidatos inadequados.

Visão, valores e missão da empresa

Esclareça a visão, os valores e a missão da sua organização. As declarações de missão fornecem contexto sobre porque a organização existe e seu propósito, as declarações de visão esclarecem quais problemas a empresa busca resolver, enquanto as declarações de valores definem os valores e princípios essenciais que impulsionam a organização.

Os candidatos são muito mais propensos a se inscrever e ser colaboradores de sucesso no longo prazo se seus valores pessoais corresponderem aos do empregador e se eles forem claros quanto ao propósito da organização.

Utilize as mídias sociais

Sua marca empregadora é muito importante para gerar interesse nas vagas. A mídia social é uma ferramenta útil para construir sua marca e mostrar que sua empresa é a melhor opção.

De vídeos divertidos feitos por seus colaboradores no Facebook a artigos informativos e relevantes postados no LinkedIn, as plataformas de mídia social permitem que você publique uma variedade de conteúdos envolventes e de construção de marca.

Incentive os colaboradores a usar a mídia social para promover vagas em aberto. Peça que eles compartilhem a descrição do trabalho que executam ou até mesmo criem um status dizendo que você está contratando.

Esta é uma forma gratuita de acessar as conexões de seus colaboradores e colabora para o recrutamento On-line.

Depoimentos de colaboradores também são uma ótima maneira de destacar exatamente o que eles ganham trabalhando para sua organização, sejam oportunidades de desenvolvimento, vantagens ou os impactos que eles produzem como parte de sua empresa.

Os candidatos querem saber como é realmente trabalhar para você e não apenas o que você diz a eles.

Desta forma, os candidatos ficarão mais engajados no processo de entrevista, crucial para contratar os melhores que, geralmente, possuem muitas opções de emprego.

Identifique candidatos passivos

Candidatos passivos são aqueles que querem trabalhar na sua empresa, mas ainda não sabem disso. Eles já têm um emprego com o qual estão satisfeitos.

Muitos profissionais disponibilizam seus currículos completos On-line em redes profissionais, e a pesquisa nessas redes e nos sites de portfólio pode garantir o interesse de candidatos passivos e, em última instância, contatos qualificados para vagas de emprego.

Incorpore design em seus anúncios de emprego

As contas como LinkedIn, Facebook e Twitter da sua empresa são excelentes plataformas para anúncios e gráficos, visualmente atraentes, para acompanhar as notícias sobre a sua vaga de emprego.

Testes de triagem para recrutar candidatos

Por natureza, a extensão da Internet permite que você alcance um volume maior de candidatos do que o recrutamento off-line.

Entrevistar todos os candidatos é impossível e, com muita frequência, os recrutadores perdem tempo e dinheiro valiosos tentando avaliar e reduzir um grande grupo de candidatos.

Os testes de triagem ajudam a prever o desempenho com base em testes de habilidades e oferecem uma maneira de controlar a quantidade e a qualidade dos candidatos.

Alguns testes classificam automaticamente os candidatos de acordo com suas pontuações e algoritmos exclusivos garantem que os resultados sejam precisos.

Exemplos de testes que podem ajudá-lo a avaliar e medir colaboradores em potencial:

Testes de linguagem

Se você está contratando para funções que exigem um determinado nível de idioma, testar as habilidades dos candidatos antes de entrevistá-los é uma ótima maneira de determinar se eles estariam prontos para uma entrevista inteira no idioma exigido.

Habilidade cognitiva

Se você está preenchendo funções que exigem um nível profundo de pensamento analítico e crítico, testes de capacidade cognitiva ajudam a identificar esses candidatos.

Incluídos nesta categoria estão os testes que cobrem atenção aos detalhes, resolução de problemas, pensamento crítico, raciocínio numérico e compreensão de leitura.

Personalidade e cultura

Os testes de adequação de personalidade e cultura revelam percepções sobre os candidatos e o quanto eles podem ser adequados ou não para o seu local de trabalho.

Uma vez que um candidato conclui o teste, uma página de resultados exibe uma descrição do estilo de personalidade do candidato, sua abordagem para relacionamentos pessoais e sua abordagem para trabalhar em um ambiente profissional.

Julgamento situacional

Os testes de julgamento situacional medem como os candidatos respondem aos desafios e situações relacionados ao trabalho.

Por exemplo se a contratação é para funções com foco em vendas, existem testes de negociação, de conformidade e ética empresarial para lideranças, profissionais de RH e gestores.

Estes testes são uma maneira rápida e fácil de avaliar os conjuntos de habilidades de candidatos em potencial e determinar se eles são adequados para a vaga disponível.

Humanize o processo de contratação para se conectar melhor com os candidatos

Os processos de contratação costumam ser bastante estáticos, especialmente aqueles que começam On-line, e não permitem que a empresa e o candidato tenham uma ideia da personalidade e da cultura até os estágios de entrevista pessoal.

Contratar alguém antes de conhecê-lo pode muitas vezes levar a escolhas ruins de contratação e alta rotatividade.

Quando você se esforça para conhecer os candidatos, acaba por tomar melhores decisões de contratação.

Além disso, tornar as conexões pessoais uma prioridade também lhe dá uma vantagem sobre os concorrentes: os candidatos provavelmente escolherão a oferta da empresa com a qual se sentiram mais confortáveis ou mais próximos durante o processo de recrutamento.

Você deve procurar entender a personalidade dos candidatos e as motivações para se candidatarem à vaga, antes de entrevistá-los.

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Inclua entrevistas de vídeo em tempo real em seu processo de contratação

Entrevistas em vídeo em tempo real são um método de baixo esforço para empregadores e candidatos interagirem em um nível mais pessoal. Além disso são muito utilizadas no recrutamento On-line.

Ver e ouvir os candidatos via vídeo também fornece uma noção muito melhor da experiência e personalidade do candidato e permite que você avalie o interesse e o envolvimento deles melhor do que um currículo ou formulário de inscrição.

Também é uma ótima maneira para ambos os lados fazerem mais perguntas e esclarecerem pontos sobre o trabalho, valores, expectativas e cultura.

Aqui estão algumas dicas para conduzir entrevistas de vídeo em tempo real para ajudar a humanizar o processo de contratação:

  • Use entrevistas estruturadas para fazer a cada candidato as mesmas perguntas
  • Estas entrevistas podem incluir perguntas de conhecimento, como: “Quais são as ações mais importantes para criar uma estratégia de negócios?”
  • E perguntas abertas, como: “Fale sobre um projeto que falhou. O que deu errado e como você agiu?”. Questões como estas permitem que você compare as respostas dos candidatos umas com as outras.

Alguns outros exemplos podem incluir:

  • Quais são seus objetivos de carreira?
  • Você poderia descrever seu ambiente de trabalho ideal?
  • Como você resolveria o seguinte problema? Dê a eles um exemplo de uma tarefa / situação relevante para resolverem.

 

Peça permissão e grave a entrevista: é importante que você possa consultar os vídeos para verificar as respostas e compartilhar com o restante da equipe de contratação, se for o caso.

A entrevista em vídeo é uma ótima ferramenta para adicionar ao seu arsenal de recrutamento On-line. É um método barato, fácil e ajuda a fornecer um aspecto mais humano no que pode ser um processo bastante fixo e independente.

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