O que é Proatividade? Como desenvolvê-la em sua Empresa?

As empresas valorizam os profissionais proativos, pois são capazes de ver além da situação que se mostra.

Assim eles tomam atitudes à frente dos outros, prevendo problemas antes que eles aconteçam.

Por isso as organizações visam desenvolver esse tipo de trabalhador, pois ele ajuda no desenvolvimento da empresa.

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O que é proatividade?

É um comportamento em que a pessoa antecipa e se responsabiliza pelas próprias decisões e ações impostas pelo meio.

Esse termo surgiu na década de 1930 por meio de uma psicologia experimental.

Viktor Frankl foi quem formou a ideia, devido aos horrores que passou no campo de concentração nazista, perdendo sua esposa, mãe, pai e família.

A ideia se baseava em realizar a escolha entre ser reativo ou proativo.

Qual a importância da proatividade para a empresa?

De acordo com Meiry Kamia, psicóloga e palestrante, o trabalhador que é proativo tem três características principais:

  • busca sempre por oportunidades de mudança;
  • faz o planejamento e coloca ideias em prática;
  • enfrenta obstáculos.

 

Segundo José Roberto Marques uma pessoa proativa visa as oportunidades, objetivos e metas, ajudando a solucionar problemas e a alcançar resultados melhores.

Por isso, quem tem esse perfil pode ajudar bastante a empresa a se desenvolver.

Qual a diferença entre proatividade e reatividade?

Pessoas reativas esperam as coisas acontecerem para tomar alguma atitude e mudar a situação.

Por isso podem não se manifestar e agir apenas se tiver a permissão de outra pessoa para realizar alguma tarefa.

No ambiente de trabalho esse comportamento não é muito valorizado, pois os funcionários ficam dependentes do gestor, que nem sempre está a par de todos os assuntos da empresa.

Por outro lado, as pessoas proativas não esperam nada para assumir o controle da situação e tentam encontrar a melhor solução.

Por isso, a proatividade ajuda a pessoa a identificar chances de interferir de forma positiva sobre determinada situação, visando o melhor resultado.

Como desenvolver a proatividade na empresa?

Para desenvolver a proatividade na empresa você deve realizar algumas ações que podem ajudar como:

Compreender sua equipe

A primeira coisa é tentar entender cada membro de sua equipe e identificar profissionais proativos ou reativos.

Para isso é preciso observar quais colaboradores têm iniciativa durante as atividades rotineiras da empresa.

Como a participação nas reuniões… Eles têm uma participação ativa ou reativa? Ou seja, esperam que seja dado um estímulo externo antes de agir ou são proativos?

Assim o RH pode identificar quais profissionais precisarão de mais treinamento e quais não.

Treinar os líderes

O segundo passo é treinar os líderes para que tenham uma postura proativa e assim sua equipe se inspire em sua atuação.

Além disso, os líderes devem saber ouvir seus colaboradores para que possam incentivar a proatividade para tornar o clima da empresa mais saudável.

Cuidar da cultura da empresa

Você também deve realizar ações que ajudem a fortalecer os ideais da empresa e incentivar um ambiente que haja a liberdade e a participação.

Incentivar o autoconhecimento da equipe

A pessoa que se torna mais proativa deve se conhecer bem para saber o que pode melhorar.

Isso é algo que depende de cada um, por isso é importante estimular o autoconhecimento.

Isso deve ser feito de forma privada, para que todos tenham uma reflexão, por isso não deve ser compartilhado com a equipe.

Realizar dinâmicas em grupo com exercícios que tenham essa finalidade é uma boa forma de fazer isso.

A análise SWOT pode ser usada nesse caso. Trata-se de uma técnica de planejamento estratégico que tem como objetivo ajudar pessoas ou empresas a reconhecer pontos fortes, pontos fracos, chances e ameaças que têm relação com a competição em negócios ou planejar projetos.

É recomendado não aplicar essas informações em pessoas que você conhece, colaboradores, líderes e concorrentes.

Pois as pessoas proativas costumam se autocriticar.

Investir em recompensas

Outra dica é desenvolver um sistema que ofereça prêmios aos trabalhadores que tiverem atitudes proativas.

Como criar novas ideias para melhorar os processos internos e concluir cursos de capacitação.

Estimular o treinamento

Outra forma de desenvolver a proatividade dentro da empresa é por meio de treinamentos, com técnicas que facilitem a aprendizagem como o EAD e a gamificação.

EAD (Educação à Distância) são aulas realizadas por meio da tecnologia em que alunos e professores têm um contato remoto.

Já a gamificação envolve técnicas de design de jogos que usam jogos, especificamente, para tornar o aprendizado divertido.

Valorize funcionários proativos

É importante valorizar pessoas que trazem soluções e não problemas como no caso de fofoqueiros e puxa-sacos.

Estimule a proatividade com os problemas da empresa

É preferível também estimular os funcionários a se empenharem a solucionar as questões da empresa.

Eles também devem ser incentivados a tirar dúvidas sobre estratégias, decisões e processos.

Incentive a capacitação profissional

Caso os profissionais tenham interesse em realizar cursos é bom sempre incentivá-los a aprender.

Estimule o trabalho em equipe

É muito bom também estimular o trabalho em equipe com os funcionários para que eles se ajudem e se comuniquem entre si.

Isso ajudará a melhorar a proatividade e também a união da equipe.

Deixe os funcionários atuarem de forma independente

Deixe sua equipe resolver os problemas sem a sua ajuda para que eles consigam desenvolver esse comportamento proativo.

Incentive novas ideias

Esteja sempre aberto a receber novas ideias para que o ambiente de trabalho se torne mais positivo.

Pois assim os funcionários se sentirão mais seguros para compartilhar suas ideias, que poderão contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Por isso, sempre que implementar uma ideia sugerida por um funcionário dê o crédito a ele.

Assim ele se sentirá parte do processo.

Planeje as tarefas que devem ser executadas

Planejar as atividades que serão realizadas é outra forma de influenciar na produtividade da equipe.

Pois a ajuda a ter um ponto de partida, assim definindo quais são as prioridades dentro do projeto.

Como ser um profissional mais proativo?

Confira algumas dicas que vão te ajudar a ser um profissional mais proativo e assim ajudar no crescimento da empresa e em seu próprio desenvolvimento.

Faça cursos profissionalizantes

Uma forma de se tornar mais proativo é se tornar mais qualificado, para que assim encontre mais oportunidades no crescimento da carreira.

Por isso invista em cursos, sejam treinamentos, profissionalizantes ou pós-graduação.

Realize tarefas sem ordem

Você pode ser mais proativo se também realizar tarefas importantes no trabalho antes que seu chefe peça.

É uma boa oportunidade para planejar como solucionar problemas que ainda não foram identificados.

Saiba mais sobre a empresa

É importante conhecer a estrutura da empresa em que trabalha e seu funcionamento para que possa tomar decisões de forma independente.

Dessa forma você mostra que está se dedicando e se comprometendo com o trabalho.

Seja pontual

Quem é proativo sempre se dispõe a oferecer ajuda a quem precisa.

Por isso deve ser pontual e prever momentos em que será chamado para a realização de alguma tarefa.

Fale o necessário

Você não precisa falar sua opinião sobre os assuntos relacionados à empresa o tempo todo.

É importante ser um bom profissional e mostrar que pode fazer a diferença na sua empresa.

Cuidados para não exagerar na proatividade

Ser proativo dentro da empresa é importante, mas você deve tomar alguns cuidados para não exceder os limites e tornar essa iniciativa chata no ambiente de trabalho.

Por isso, confira algumas atitudes que você pode tomar para se tornar mais ponderado.

Ajude apenas quando necessário

É preciso ajudar, mas apenas quando precisarem, se observar um problema que ninguém notou.

Mas quando não precisam de soluções e ficam procurando problemas que não existem acabará deixando todos irritados.

Faça o que for de sua competência

Apenas dê sua opinião quando souber de algo.

Caso seu conhecimento seja superficial não se envolva e deixe para quem tem essa responsabilidade e souber de fato como realizar o trabalho.

Seja você mesmo

Não precisa chamar a atenção dos outros para se destacar. Seja você mesmo.

Por isso tenha personalidade e atitude, conhecendo a hora certa de realizar um problema.

Assim você vai acabar chamando a atenção naturalmente.

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Agora é com você!

Como você viu, a proatividade é um tipo de comportamento em que a pessoa se antecipa e se responsabiliza pelas próprias decisões e ações impostas pelo meio.

Por isso está sempre em busca de realizar mudanças, planeja e coloca as ideias em prática e enfrenta obstáculos.

As empresas valorizam esse comportamento, pois o funcionário que age de forma independente pode contribuir para a busca por soluções e melhoramento da organização.

Para desenvolver a proatividade na sua empresa é preciso realizar algumas ações, como:

  • compreender a equipe;
  • treinar os líderes;
  • cuidar da cultura da empresa;
  • incentivar o autoconhecimento da equipe;
  • investir em recompensas;
  • estimular o treinamento;
  • valorizar funcionários proativos;
  • incentivar a capacitação profissional;
  • estimular o trabalho em equipe;
  • deixar os funcionários atuarem de forma independente;
  • incentivar novas ideias;
  • planejar tarefas que devem ser executadas.

 

Essas ações ajudam a estimular esse comportamento em seus funcionários que poderão prever e ajudar a solucionar problemas que não foram descobertos.

Os próprios funcionários podem se beneficiar com a proatividade, pois poderão gerir melhor seu tempo, ter mais foco e planejamento e aprimorar habilidades produtivas.

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