Pesquisa de Clima Organizacional: O Seu Guia Prático!

A pesquisa de clima organizacional é uma das ferramentas mais importantes disponíveis para a área de recursos humanos.

Pode ajudar uma organização a criar as condições necessárias para melhorar os resultados do seu negócio e a retenção dos seus talentos.

Está comprovado que funcionários engajados entregam melhores resultados para suas organizações.

Portanto, é uma questão estratégica.

Porém, pesquisas também mostram que a grande maioria da força de trabalho é pouco engajada: a Gallup, referência no assunto, constatou em um estudo que apenas 13% da força de trabalho mundial pode ser considerada engajada.

Mas por que falamos de engajamento em um artigo sobre pesquisa de clima organizacional?

Porque o clima organizacional e engajamento andam de mãos dadas.

E como sabemos, engajamento gera resultados.

Se você quer utilizar a pesquisa de clima organizacional para entregar mais resultados na sua organização, continue lendo e saiba mais!

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Vamos começar entendendo o que é clima organizacional

De forma simplificada, o clima organizacional é a percepção dos colaboradores sobre os processos, políticas e práticas da empresa.

O clima organizacional é um conceito criado a partir de outros conceitos. Portanto, quando falamos de clima, falamos necessariamente dos seus componentes.

O clima organizacional é uma combinação das percepções dos colaboradores em relação a diversos aspectos de sua experiência, tais como:

  • pagamento e benefícios;
  • oportunidades de crescimento na carreira;
  • justiça em relação a méritos e promoções;
  • equipamentos de trabalho (software, escritório, computadores, etc.);
  • trabalho em equipe;
  • liderança direta, entre outros.

Caso do Facebook

Existem empresas que são modelos em clima organizacional. O Facebook é um deles.

Entre os principais pilares adotados pelas empresas destacam-se a colaboração, a liberdade e a inovação, o que garante uma boa comunicação entre os profissionais.

Consequentemente, cria-se um ambiente que possibilita a busca contínua por novos aprendizados, bem como abre espaço para que os profissionais exponham suas ideias em relação as suas áreas de atuação.

A estrutura física é um dos fatores que refletem no clima.

Mesmo sendo uma empresa presente no mundo todo, o escritório do Facebook traz diferenciais aos seus colaboradores, permitindo um ambiente mais agradável e inspirador para a realização de suas atividades.

Na empresa, os profissionais podem usufruir da flexibilidade de horários. Os benefícios oferecidos aos colaboradores vão muito além dos obrigatórios, abrangendo serviços como:

  • lavanderia;
  • consultório médico;
  • acupunturistas;
  • cabeleireiro, entre outros.

Assim, existe a oportunidade de realizar algumas das atividades dentro da organização, o que não ocuparia tempo fora do espaço de trabalho.

Caso Google

Tomar decisões com base em dados está entre os principais pilares do Google para criar uma cultura de inovação.

Através deles, os recursos humanos do gigante global são capazes de compreender a dinâmica das próprias interações humanas e das práticas de liderança para fazer escolhas mais inteligentes.

Googlegeist, por exemplo. Esta é uma pesquisa anônima enviada todos os anos a Googlers de todo o mundo.

Com alta taxa de resposta, cerca de 90%, a pesquisa aborda pontos como:

  • qual a sua percepção em relação à diversidade;
  • qual a percepção sobre sua liderança;
  • qual a percepção sobre a remuneração;
  • como está o bem-estar dos profissionais;
  • o que os funcionários e colaboradores pensam sobre a cultura da empresa;
  • equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • oportunidades de carreira; entre outras questões.

Quando a pesquisa é aplicada, a equipe de People Operations Analytics divide os resultados em todas as formas, como departamento, gestão, região, tempo de permanência na empresa, etc., e compartilha com todas as pessoas.

Os gestores então analisam os dados de suas respectivas áreas e são incentivados a utilizar essas informações para melhorar a tomada de decisões.

Em uma organização com um bom clima organizacional os colaboradores têm uma percepção positiva das suas práticas, processos e políticas.

Importância do clima organizacional

Como também definiu o renomado especialista na área, Robert Stringer, o clima organizacional é o conjunto e o padrão de determinantes ambientais que despertam a motivação.

Seguindo esta definição, o objetivo final do clima organizacional é explicar as razões pelas quais as pessoas que trabalham em uma organização se sentem mais ou menos motivadas no desempenho das suas obrigações profissionais.

É muito importante estar ciente das razões motivacionais subjacentes para que as organizações possam melhorá-las.

Todos os estudos atestam a forte relação entre a motivação dos colaboradores e os resultados da empresa.

As empresas, tanto as PMEs como as grandes organizações, devem medir e gerir o ambiente de trabalho para alcançarem melhores resultados econômicos.

No caso das pequenas empresas o fator humano é muitas vezes ainda mais importante, pois elas não têm o mesmo potencial econômico, inércia de mercado ou poder de marca que as grandes corporações.

Além de medir o clima organizacional, as empresas podem e devem gerenciá-lo para realizar as modificações necessárias.

Assim, uma vez obtidos os resultados que explicam a situação atual, é possível criar um plano para um determinado período e depois influenciar os fatores subjacentes que ajudarão a atingir esses objetivos.

Com o passar do tempo, a organização irá adaptar seus objetivos e corrigir seus rumos de acordo com o seu desenvolvimento.

O método de gestão do clima organizacional é semelhante ao utilizado para elaborar o orçamento do próximo ano, por exemplo.

Porém, no caso do ambiente de trabalho, trata-se de elementos intangíveis que não podem ser medidos, interpretados ou geridos da mesma forma que os aspectos mais concretos do negócio.

A avaliação e gestão do clima organizacional é um componente essencial da gestão empresarial e parte indispensável das mais respeitadas metodologias de gestão – o Balanced Scorecard.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que mede as percepções dos colaboradores sobre diversos aspectos de sua experiência, aspectos que são entendidos como preditores de engajamento.

O resultado desta pesquisa é um diagnóstico do clima organizacional da empresa, ou seja, a percepção dos colaboradores de uma organização em relação aos seus processos, práticas e políticas.

A pesquisa sobre clima organizacional costuma ser dividida em dimensões ou temas.

Em cada um desses tópicos há uma série de afirmações que geralmente são avaliadas em uma escala Likert de 5 pontos, que vai de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

Algumas suposições ilustrativas são:

  • aqui na empresa as pessoas são reconhecidas pelo seu trabalho;
  • aqui na empresa somos remunerados de forma justa;
  • aqui na empresa nossos equipamentos de trabalho são adequados para trabalhar.

É importante ressaltar que a investigação do clima organizacional por si só serve apenas como diagnóstico.

O próximo passo da área de RH é estudar os resultados, planejar intervenções nas práticas, políticas e processos da empresa, bem como monitorar se essas intervenções:

  • geraram mudanças no clima organizacional;
  • quando positivo, se a mudança no clima organizacional promoveu resultados tangíveis.

Como fazer pesquisa de clima organizacional

O método habitual de avaliação do clima organizacional envolve a utilização de questionários que podem ser complementados com entrevistas pessoais.

Criar e implementar pesquisas de clima organizacional exige conhecimentos sobre ambientes de trabalho, psicologia, estatísticas e métodos de questionamentos.

Por isso, muitas empresas contratam prestadores de serviços especializados que já possuem o know-how, ferramentas e software necessários para realizar projetos deste tipo.

Um dos aspectos fundamentais na realização de uma pesquisa de clima organizacional é o anonimato.

A metodologia utilizada deve preservar a identidade dos colaboradores entrevistados, o que é fundamental para garantir que as respostas sejam tão honestas quanto possível.

Em geral, os questionários de clima organizacional são compostos por três tipos de perguntas:

Perguntas demográficas e de segmentação

Fornecem informações sobre o entrevistado que podem ser utilizadas para enriquecer a análise coletiva dos resultados.

São relacionadas à idade, raça, gênero, etnia, etc.

Questões de ambiente de trabalho

Permitem avaliar os fatores que determinam a motivação.

Esta é a parte mais importante da pesquisa de clima organizacional e deve conter questões que irão avaliar os fatores que compõem o ambiente de trabalho da empresa.

A maioria das empresas que realizam estudos de ambiente de trabalho já possuem determinadas perguntas que podem ser adaptadas às necessidades individuais de seus clientes.

Alguns exemplos, são:

  • Você se sente informado e “por dentro” das coisas?
  • Você sente que os membros da organização confiam uns nos outros e oferecem apoio mútuo?
  • Você acha que os processos estão bem organizados e os objetivos claramente definidos, em vez de serem confusos e caóticos?
  • Você recebe a responsabilidade de atingir metas, tomar decisões e resolver problemas sem consultar os superiores em cada etapa do processo?
  • Você acha que os membros da organização trabalham juntos para atingir os objetivos gerais?
  • Você se sente reconhecido e recompensado pelo bom trabalho ou se sente ignorado, criticado ou punido quando algo dá errado?
  • Quais você vê como os principais desafios que nossa organização enfrenta?
  • O que você vê como os principais ativos da nossa organização?

Perguntas abertas

As empresas costumam utilizar uma pesquisa de clima organizacional para fazer outras perguntas que muitas vezes não estão estritamente relacionadas ao ambiente de trabalho, mas também ajudam a melhorar a gestão organizacional.

As perguntas abertas permitem obter informações mais qualitativas, o que ajuda a adaptar os resultados obtidos em outros questionários.

Etapas da pesquisa de clima organizacional

É importante definir objetivos claros ao iniciar uma pesquisa de clima organizacional.

Um projeto de avaliação de clima organizacional raramente pode ser concluído em menos de um ou dois meses, uma vez que existem várias etapas a serem concluídas, tais como:

Fase de concepção da pesquisa

Devem ser estabelecidos os fatores, questões, escala de resposta, amostra (se utilizada), variáveis ​​de segmentação e formato, como o anonimato, por exemplo.

Fase de comunicação

Definir e implementar a estratégia de comunicação com os colaboradores.

Esta é uma etapa importante para tornar os colaboradores coparticipantes do projeto de pesquisa de clima organizacional.

Isto também maximiza a participação na pesquisa e elimina possíveis receios relativamente ao anonimato.

Fase de levantamento

Os questionários costumavam ser impressos em papel.

Hoje estão sendo substituídos por pesquisas eletrônicas que permitem maior rapidez, conforto e economia de custos.

O software de pesquisa facilita a combinação de perguntas em papel com a captura de dados online, por meio de sites criados para responder questionários.

Os funcionários podem acessar sites com códigos de identificação privados em seu local de trabalho ou em qualquer ponto de acesso online.

Análise e comunicação de resultados

Obtenha resultados, produza relatórios e defina a estratégia a seguir.

Depois que a administração tiver analisado os resultados, é importante informar todos os funcionários sobre eles.

Isto ajuda a mantê-los envolvidos no projeto, fornecendo informações adicionais e talvez uma melhor participação em pesquisas futuras.

Interpretação de resultados e gestão do clima organizacional

Os softwares de pesquisa não apenas automatizam a pesquisa em si, mas também permitem que os resultados sejam visualizados mediante solicitação, durante e após a pesquisa.

As estatísticas de resposta são calculadas automaticamente, assim como o painel com os indicadores, isto é, fatores, calculados com base nas respostas.

Eles proporcionam uma visão de valor acrescentado dos resultados.

As pesquisas de clima organizacional geralmente contêm muitas perguntas, muitas vezes mais de 50, o que torna difícil localizar e visualizar possíveis pontos fortes ou fracos no ambiente de trabalho.

Por isso é importante implementar um sistema de indicadores automáticos, os KPIs, que facilitem a visualização dos resultados e a compreensão de como melhorar o clima organizacional.

Além de analisar os resultados através do software, é importante realizar uma análise qualitativa do conteúdo das questões de resposta aberta, bem como cálculos estatísticos.

Esta análise qualitativa deve ser realizada pela organização e por um especialista em clima organizacional, geralmente de uma empresa externa.

A participação da gestão é necessária para situar os resultados em um contexto apropriado.

O especialista em clima organizacional fornecerá o conhecimento necessário em RH e estatística, além de oferecer a opção de comparar os resultados obtidos com outros casos e empresas.

Isso permite uma compreensão e análise mais profunda dos fatores motivacionais que estão por trás do modelo de ambiente de trabalho.

Ambas as partes podem cooperar na concepção da estratégia a seguir para alcançar os objetivos do clima organizacional no futuro.

Vantagens da pesquisa de clima organizacional

Aqui estão algumas das principais vantagens da adoção da pesquisa de clima organizacional.

Retenção de talentos

Através de ferramentas adequadas à aplicabilidade de pesquisas de clima organizacional, existe a possibilidade de cruzar dados de desempenho com dados de pesquisas de clima e engajamento.

Assim, existe a possibilidade de compreender a percepção dos talentos sobre:

  • a própria empresa;
  • benefícios oferecidos;
  • cultura;
  • políticas e processos de recursos humanos;
  • estratégias; entre outros.

Promover iniciativas de diversidade e inclusão

O tema diversidade é um dos pontos que podem ser adotados nas pesquisas de clima organizacional.

Desta forma, é possível verificar qual é o sentimento de pertença por parte das minorias.

Com base nos resultados, as organizações podem traçar planos de ação específicos para que todos se sintam parte da cultura.

Gerar ações para melhorar a liderança

As pesquisas de liderança contribuirão para que a empresa tenha uma ideia precisa da percepção dos liderados em relação a seus líderes.

A partir desse entendimento, existe a possibilidade de traçar ações de treinamento e desenvolvimento, bem como utilizar outras ferramentas que possam trazer mais proximidade entre gestores e suas equipes.

Entender a percepção que as equipes têm sobre diferentes temas é fundamental para que os líderes tracem estratégias eficazes, contribuindo no engajamento e retenção de bons profissionais.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Pesquisar

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.