Perguntas Para Entrevistar | Conheça As Melhores Abordagens

Perguntas para Entrevistar

Quando se trata de escolher as perguntas para entrevistar um candidato, a preparação é fundamental. Essa conversa é sua chance de determinar se o candidato é adequado para a posição, sua equipe e sua empresa em geral.

No entanto, essas informações são realmente reveladas apenas se você souber quais as perguntas certas para fazer ao entrevistado.

Aparentemente, é fácil entrevistar um candidato a uma vaga disponível. Com a descrição do trabalho em mãos descrevendo conjuntos de habilidades e experiências específicas, o recrutador realiza uma dúzia de perguntas ou mais e pronto: ele está preparado para tomar uma decisão de contratação.

Mas não é tão assim tão simples.

Perguntas para entrevistar candidatos se estendem muito além das habilidades em áreas de nível de maturidade, ajuste cultural e autoconsciência para avaliar a qualidade geral do candidato. Depois de atrair candidatos que se encaixam perfeitamente, convém fazer perguntas sobre o setor e a experiência, além de perguntas de base mais ampla para saber como eles atuam em equipe.

Essas perguntas são uma oportunidade de saber mais sobre o que é importante para um candidato e quão bem ele interage com os outros.

Idealmente, o objetivo deve ser uma conversa colaborativa e comunicativa durante as entrevistas, deixando os candidatos à vontade e criando uma interação agradável e confortável, pois o fato das pessoas estarem procurando emprego já é um fator estressante.

Enquanto o candidato a emprego está do lado mais estressante da mesa, as entrevistas são suficientes para inspirar certa ansiedade em você também. Você quer ter certeza de fazer as perguntas certas para realmente encontrar o melhor candidato.

Então, o que você deve perguntar? Aqui estão algumas sugestões de perguntas para entrevistar candidatos, que você poderá colocar em prática na sua próxima sessão com um colaborador em potencial.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Qual habilidade faz de você o candidato mais qualificado para esta posição?

Embora elementos como o ajuste da cultura sejam importantes, seu foco é, em primeiro lugar, encontrar alguém que possua as qualificações necessárias para preencher a posição aberta.

É por isso que uma pergunta como essa é tão importante. Você não apenas obtém mais detalhes sobre o que esse candidato considera ser suas principais competências, mas também uma chance de confirmar que ele tem o entendimento adequado de tudo o que o papel implica.

Por exemplo, se ele defende uma habilidade que é impressionante, mas totalmente irrelevante, é uma indicação de que ele não está na mesma página sobre as principais tarefas do trabalho.

Esta é uma das melhores perguntas para entrevistar a ser feita, porque aborda detalhes específicos sobre o cargo. Ela mostra com que cuidado o candidato lê a descrição do trabalho e também oferece a chance de compartilhar por que ele se sentem bem.

Uma resposta bem elaborada abordará as habilidades que o candidato possui e as que deseja desenvolver ou melhorar.

Até o momento, de qual conquista profissional você mais se orgulha?

Os candidatos aparecem em entrevistas com o objetivo de impressionar você. Então, as chances são de que o candidato esteja armado e pronto com algumas realizações importantes na manga.

Seja um prêmio, uma certificação ou um grande projeto que foi excepcionalmente bem, perguntando ao entrevistado o que, em sua história profissional, ele tem mais orgulho, lhe dará uma noção melhor de onde realmente estão seus pontos fortes.

Além disso, essa é uma das perguntas para entrevistar candidatos que oferece a chance de ele expandir algo sobre o que se sente bem, o que pode aliviar seus estresse e ajudar a aumentar sua confiança no restante da entrevista.

Você pode me contar sobre um momento em que superou um desafio?

Você sabe que a maioria dos candidatos a emprego teme absolutamente essas perguntas comportamentais da entrevista. Mas isso não muda o fato de que elas são uma maneira eficaz de você entender melhor como a experiência dessa pessoa se traduz do papel para o mundo real.

Essa pergunta específica é popular e por boas razões. Iniciar um novo trabalho não é uma caminhada simples. E, mesmo depois que o novo colaborador é estabelecido, ele costuma lidar com alguns obstáculos de vez em quando, seja um conflito dentro de sua equipe ou um projeto em que ele não sabe como começar.

Compreender como essa pessoa lida com e, mais importante, aborda circunstâncias difíceis o ajudará a encontrar o melhor ajuste para o papel em aberto.

Todos experimentaram circunstâncias desafiadoras no trabalho e, frequentemente, é nesses momentos que os profissionais crescem mais. Essa pergunta permite que o candidato fale sobre seu desempenho sob pressão e também discuta suas habilidades de resolução de problemas e a capacidade de gerenciar o estresse.

Como você descreveria seu próprio estilo de trabalho?

Embora você não deseje formar uma equipe completamente homogênea, você precisa garantir que as novas adições funcionem de uma maneira que não interfiram no modo como as coisas já funcionam.

Por esse motivo, é importante que você pergunte a cada candidato sobre seu estilo de trabalho. Ele adota uma abordagem realmente colaborativa ou prefere trabalhar de forma independente? Ele tem um bom desempenho com muita direção ou é mais independente?

Essa percepção de como cada candidato prefere lidar com seu trabalho será inestimável para determinar não apenas a combinação certa para esse trabalho, mas para toda a equipe.

Quais são as três palavras que você usaria para descrever seu ambiente de trabalho ideal?

Da mesma forma, é inteligente perguntar o que esse candidato prefere em termos de atmosfera para garantir que você encontre alguém que não apenas possa sobreviver, mas prosperar em sua cultura existente.

Talvez ele afirme que gosta de um ambiente mais calmo. Se o seu ambiente for extremamente rápido e com muita energia, isso poderá causar algum atrito.

Ou talvez ele explique que prefere muita estrutura e previsibilidade, o que não existe muito na sua startup descontraída, onde todo mundo faz diversas atividades.

Para o bem ou para o mal, essa pergunta pelo menos ajudará você a determinar se esse candidato se sentiria confortável ou não no ambiente de trabalho que a empresa já adotou.

Se contratado, qual é a primeira coisa que você abordaria nesta posição?

Essa é uma ótima questão a ser abordada em uma rodada de perguntas para entrevistar posteriormente, quando você escolher os candidatos finais.

Ela é eficaz por algumas razões. Primeiro, é mais uma oportunidade para confirmar que o entrevistado tem o entendimento correto de toda a responsabilidade que a posição exige.

Em segundo lugar, oferece a chance de entender as prioridades dele. O que ele acredita que deveria estar no topo da lista de tarefas dessa posição?

Por último, uma pergunta como essa significa que você pode estender-se além das generalidades que frequentemente acompanham as entrevistas e obter algumas dicas sobre como esse candidato realmente se sairia nesse papel.

Por que você está deixando o seu empregador atual?

Esta é mais uma pergunta que certamente fará todos os candidatos a emprego se retraírem. Ninguém quer parecer que está falando mal de um líder ou empregador anterior, o que dificulta a resposta dos candidatos.

Ao fazer essa pergunta, preste muita atenção em como o candidato fala sobre seu antigo emprego. Ele se concentra mais nos aspectos negativos ou mais no lado positivo, direcionando suas esperanças para o futuro?

A capacidade do entrevistado de mostrar respeito pelo empregador e pelo local de trabalho anteriores demonstra sua civilidade e profissionalismo, que são dois atributos essenciais em qualquer função.

Fazer essa pergunta fornecerá uma visão mais aprofundada da história profissional do candidato, além de ajudá-lo a identificar quaisquer sinais de alerta, como o fato do candidato reclamar incessantemente sobre seu antigo líder, por exemplo, que possam indicar que o candidato não é o melhor para o trabalho.

Qual habilidade você gostaria de melhorar e qual é seu plano para fazer isso?

Em vez de pedir a um entrevistado que aponte suas falhas e faça um estrago em sua própria candidatura, você pode se concentrar em áreas de melhoria.

Além disso, a segunda metade dessa pergunta oferece a ele a chance de se redimir, por assim dizer, explicando que plano de ação ele tem para continuar a crescer e se desenvolver em seu próprio campo.

O que mais lhe estimula nessa posição?

As habilidades podem ser ensinadas, mas há uma coisa que não pode ser: entusiasmo. Quando um entrevistado está realmente empolgado com uma oportunidade, isso geralmente se traduz em excelente trabalho e maior longevidade em sua empresa.

Pergunte a esse colaborador em potencial sobre o que o atraiu inicialmente para o cargo. O que o deixa mais animado com a perspectiva de trabalhar na sua empresa?

Fazer isso não apenas mais uma vez confirmará a compreensão do candidato em relação aos deveres do papel, mas também dará a chance a você de descobrir quais aspectos do trabalho que mais interessam a ele.

Perguntas para Entrevistar

Perguntas para Entrevistar

O que você gosta de fazer fora do trabalho?

Esta não é uma das perguntas para entrevistar candidatos considerada mais comum. Mas é importante lembrar que você está contratando uma pessoa por inteiro.

Você quer alguém que possa se conectar com você e sua equipe e não um robô incapaz de criar laços, compartilhar interesses e construir relacionamentos.

Se você se sentir desconfortável ao fazer uma pergunta como esta no cenário formal da entrevista, trabalhe-a em conversa descontraída antes ou depois da sua sessão.

Você terá a oportunidade de se conectar com esse candidato em um nível mais pessoal, além de ter uma visão mais holística dos seus gostos pessoais.

Diga-me algo sobre você que não consta do seu currículo.

Os candidatos a emprego elaboram cuidadosamente seus currículos para fornecer o melhor resumo de sua experiência profissional, mas você não pode aprender tudo sobre um candidato com base no que eles colocam no papel.

Esta pergunta é propositadamente vaga e permite ao entrevistado decidir se deseja compartilhar algo relacionado ao trabalho ou não. Eles podem optar por contar sobre um trabalho voluntário, uma viagem dos sonhos ou outra experiência marcante.

A maneira como eles decidem responder a essa pergunta e a história que compartilham pode lhe contar muito sobre o tipo de colaborador que serão.

Porque você quer trabalhar aqui?

Esta é a sua oportunidade de determinar quanto um colaborador pesquisou a empresa e ter uma ideia melhor do que está procurando em um empregador.

Ao fazer essa pergunta, ouça com atenção os detalhes sobre sua organização e os paralelos que o candidato está traçando entre sua empresa e suas aspirações de carreira.

Que tipo de supervisão e interação seu líder ideal deve ter?

Você quer saber como o candidato é autodirecionado. Em uma empresa que enfatiza o empoderamento, por exemplo, um candidato que exige orientação constante não será adequado.

Se você sabe que o líder do setor em questão é um microgerente, um candidato autodidata pode não ter sucesso. De fato, a maioria dos seus melhores candidatos não terá sucesso com uma liderança de microgerenciamento.

Quais são os três atributos ou habilidades mais importantes que você acredita que traria para a nossa empresa se o contratássemos?

O que você quer saber: A resposta do candidato diz o que ele considera mais importante em seu conjunto de habilidades. Você também aprenderá sobre como o candidato vê sua posição em aberto e sua capacidade de fazer contribuições nesse trabalho.

Você pode me contar sobre uma ocasião em que teve um desentendimento com sua liderança ou colega e como lidou com a situação?

Essa é uma das perguntas para entrevistar mais valiosas a serem feitas, porque você terá uma noção das habilidades de resolução de conflitos, personalidade e potencial para problemas futuros.

Que tom a pessoa usa quando fala das outras pessoas envolvidas? Ele foi capaz de lidar com a situação descrita adequadamente? Ele encontrou um terreno comum?

A resposta mostrará até que ponto o candidato possui uma inteligência emocional desenvolvida, o que é extremamente necessário tanto na vida pessoal quanto profissional.

Como seus colegas de trabalho o descreveriam?

Essa pergunta pode ajudar a prever como um entrevistado trabalhará com os outros membros da sua equipe. Entenda as personalidades de seus colaboradores atuais e esteja atento a um candidato que os complementará.

Por exemplo, determinados colaboradores podem prosperar com um novo membro assertivo da equipe, enquanto isso pode ser um desafio para colaboradores mais introvertidos.

Como seu líder o descreveria?

Uma das perguntas para entrevistar que pode lhe dar uma noção do relacionamento do candidato com as lideranças anteriores, é essa.

Confiável? Pronto? Eficiente? Mas lembre-se de quem você está perguntando. A resposta será simplesmente a opinião deles sobre o que o chefe poderia ter dito. Por isso, ainda é crítico verificar as referências.

Onde você se vê daqui a cinco anos?

Um candidato que tenha motivação profissional e aspirações de carreira, é valioso. Procure alguém que esteja envolvido em sua carreira e tenha objetivos claros e considere mencionar como sua organização pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos.

Encontrar um candidato em potencial interessado em avançar na carreira e enxergar oportunidades com sua empresa, aumenta as chances de ser feliz a longo prazo.


 

Resumindo, as 18 melhores perguntas para entrevistar candidatos são:

  1. Qual habilidade faz de você o candidato mais qualificado para esta posição?
  2. Até o momento, de qual conquista profissional você mais se orgulha?
  3. Você pode me contar sobre um momento em que superou um desafio?
  4. Como você descreveria seu próprio estilo de trabalho?
  5. Quais são as três palavras que você usaria para descrever seu ambiente de trabalho ideal?
  6. Se contratado, qual é a primeira coisa que você abordaria nesta posição?
  7. Por que você está deixando o seu empregador atual?
  8. Qual habilidade você gostaria de melhorar e qual é seu plano para fazer isso?
  9. O que mais lhe estimula nessa posição?
  10. O que você gosta de fazer fora do trabalho?
  11. Diga-me algo sobre você que não consta do seu currículo.
  12. Porque você quer trabalhar aqui?
  13. Que tipo de supervisão e interação seu líder ideal deve ter?
  14. Quais são os três atributos ou habilidades mais importantes que você acredita que traria para a nossa empresa se o contratássemos?
  15. Você pode me contar sobre uma ocasião em que teve um desentendimento com sua liderança ou colega e como lidou com a situação?
  16. Como seus colegas de trabalho o descreveriam?
  17. Como seu líder o descreveria?
  18. Onde você se vê daqui a cinco anos?

 

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.